Autor Tópico: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)  (Lida 14482 vezes)

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Online: 22 de Julho de 2012, 16:05 »
Amigos,

Tem como eu instalar o Ubuntu em um pendrive sem fazer dual-boot...  ...funcionando assim:

Se o pendrive não estiver plugado no PC ele inicia o Windows normalmente, más se plugado (e com o boot setado para dar o boot primeiro pelo pendrive) ele abre o linux instalado no pendrive (não ISO,  instalado sim...) e rodar os programas instalados no pendrive (como se fosse um HD...)!

Se sim, como?
Qual o tamanho do pendrive, poderia ser um de 8gb?


Abraços:
Euller

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2012, 16:07 »
sua solução é o UNebootin - http://unetbootin.sourceforge.net - se não me engano ele é instalável pela central de programas.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2012, 16:19 »
Dá sim. Para não correr risco de apagar a MBR do windows, desplugue o HD antes. Na hora da instalação, você verá que na tela em que vocẽ escolhe a partição na instalação avança, lá em baixo aparece a opção de escolher o local de instalação do grub, como vai estar sem HD só terá o pendrive como opção. Se não estiver familiarizado com a instalação avançada do ubuntu, onde você cria as partições, tem diversos vídeos no youtube.

Ou então use o Unetbootin, que te dá a opção de criar um disco de instalação no USB que funciona como um sistema instalado, salvando arquivos e configurações de uso.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2012, 16:38 »
A grande questâo esta em poder instalar outros softers depois de criar o pendrive de boot...

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2012, 16:49 »
Já vem pré instalado no Ubuntu o Criador de Disco de Inicialização, do próprio Ubuntu, sem instalação extra nem nada...!!! ;)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2012, 17:05 »
Amigo, falao de outros programas, não os que já vem junto com a instalação do Ubuntu, estes já conheço....   ...tem um softer de CAD pra linux, e é um dos que tenho o interesse em usar... fora outros que tratem imagem e afins...

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2012, 19:17 »
Já vem pré instalado no Ubuntu o Criador de Disco de Inicialização, do próprio Ubuntu, sem instalação extra nem nada...!!! ;)

De fato... na verdade quando me referi ao Unetbootin deveria ter me referido ao criador do Ubuntu, pois ele sim faz o que eu falei, cria o usb de forma que serve tanto para instalar o sistema quanto para usar, mantendo susa configurações e aplicativos que instalar posteriormente salvos.

Amigo, falao de outros programas, não os que já vem junto com a instalação do Ubuntu, estes já conheço....   ...tem um softer de CAD pra linux, e é um dos que tenho o interesse em usar... fora outros que tratem imagem e afins...

Vocẽ poderá instalar programas nesse disco usb, inclusive o driver da placa de video se houver necessidade. Poderá usa-lo normalmente como se estivesse instalado num HD. Agora o desempenho será um pouquinho atoa inferior, pois não é um HD, a velocidade do HD é superior. Poderá ter um desempenho parecido com o de um HD se usar o metodo que falei no início, mas ocupará mais espaço no USB.

Citar
Dá sim. Para não correr risco de apagar a MBR do windows, desplugue o HD antes. Na hora da instalação, você verá que na tela em que vocẽ escolhe a partição na instalação avança, lá em baixo aparece a opção de escolher o local de instalação do grub, como vai estar sem HD só terá o pendrive como opção. Se não estiver familiarizado com a instalação avançada do ubuntu, onde você cria as partições, tem diversos vídeos no youtube.

Ou então use o Unetbootin, que te dá a opção de criar um disco de instalação no USB que funciona como um sistema instalado, salvando arquivos e configurações de uso.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2012, 17:35 »
Mesmo ao se utilizar um CD ou DVD inicializável para dar boot é possível instalar softwares adicionais, obviamente que ao reiniciar a máquina estes softwares não estarão mais instalados. Ao se utilizar um pendrive com o sistema instalado eles permanecerão normalmente, claro que é importante observar a capacidade do pendrive e o tamanho do(s) software(s) desejado(s).

clodoaldops

  • Visitante

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2012, 21:47 »
Clodoaldo, não deu, usei este softer, até parece que instalou, usei pelo windows, ele foi ate o fim, mas deu algum problema, pois ao tentar inicar pelo pendrive, o computador iniciou a leitura aparentemente normal, até abriu uma tela como se fosse abrir o ubuntu, más depois ficou na tela de abertura do programa eternamente sem abrir completamente o softer...   ...não gostei por não dar a opção de escolher o idioma...

Nomad, estou com problemas, eu achei a sua solução a ideal, más não posso desconectar o hd do notebook ( o pc que está abrindo a ultima versão do ubuntu...   ...pois o mesmo está ainda em garantia...

No desktop estou com problemas, ele não abre as versões mais novas, a última que ele abre e está instalada em dual boot no hd dele, é a 9,4  um amigo identificou que é problema de reconhecimento da placa de vídeo, até abri agora um tópico sobre este problema para tentar encontrar uma solução ou aprender como vencer esta barreira pra instalar o 12,4 nesta máquina também, além de no pendrive...

Aguardo respostas nos dois tópicos...

Abraços:
Euller

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2012, 21:54 »
Se vocẽ quer criar o pendrive pelo windows segue esse tutorial aqui:
Código: [Selecionar]
http://linuxnanet.com/2010/02/criando-um-pendrive-de-boot-liveusb-linux-atraves-do-windows.html
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #11 Online: 23 de Julho de 2012, 22:02 »
Nomade...   ...eu como eu instalaria o Ubuntu por este processo e ele reconhecesse que tem que abrir com a versão em PT (portugues-Brasil....)? por isto estou no outro post querendo uma solução , pois assim eu poderia desplugar os HD's da máquina e instalar normalmente, escolhendo a lingua, teclados, e informando localização e fuso horário, e outras informações necessárias, além de já criar o usuário Root no pendrive...   ... o outro softer criou na unidade do pendrive da mesma maneira (só não abriu o linux...   ...algum erro, pois o softer do outro link, nem reconheceu os 8gb do pendrive que plugei, ele reconheceu só 4gb...

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #12 Online: 23 de Julho de 2012, 22:04 »
Ele tá formatado em fat32?
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2012, 22:12 »
Nomade, eu agora não posso afirmar, pois no link que o Clodoaldo passou eu usei o softer que ele indicou no link, e tentei criar no pendrive a instalação do Ubuntu, más algo aconteceu...    ...aparentemente parecia haver tido uma instalação com suscesso...   ...más ao tentar abrir no notebook, ficou naquela segunda tela da abertura do ubuntu, com aquela cor avermelhada, só que sem nada escrito... ai desliguei o computador e reiniciei no windows para poder comunicar aos amigos...

Se eu conseguisse abrir no desk-top ( que está ao meu lado agora...) eu creio que conseguiria instalar corretamente, más tem o problema de não abrir o ubuntu nem via cd live e nem via pendrive... ( Vide o outro tópico que abri...)!

posso abrir o notebook pelo cd do 12,4 e reformatar o pendrive... ai zero ele... más não posso instalar para não apagar a mbr do windows no notebook, não posso fazer alteração nele para não perder a garantia...

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2012, 22:16 »
é cara.. to pensando aqui em como te ajudar...
Ubuntu Studio 22.04 LTS