Autor Tópico: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)  (Lida 14480 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #15 Online: 23 de Julho de 2012, 22:16 »
Tem como eu instalar o Ubuntu em um pendrive sem fazer dual-boot...  ...funcionando assim:

Se o pendrive não estiver plugado no PC ele inicia o Windows normalmente, más se plugado (e com o boot setado para dar o boot primeiro pelo pendrive) ele abre o linux instalado no pendrive (não ISO,  instalado sim...)

Ola

1) Baixe a .ISO do Ubuntu ( se já não o fez)
2) Grave num cd
3) Inicie pelo cd e escolha testar sem instalar
4) Plugue o pendribe
5) Abra o gparted do live cd
6) Formate o seu pendrive em Ext4 e veja se ele suporta o formato( não crie swap )
7) desmonte o pendrive e remova da USB
8) Reconecte na porta USB
9) Use o comando
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l para ver como o seu pendrive foi reconhecido
10) Anote o nome que o sistema deu ao dispositivo ( geralmente sdb1)
11) Instale o Ubuntu no sdbX ( dado pelo fdisk )
12) Na hora de escolher onde gravar o GRUB escolha sdb ( Dado pelo fdisk)
13) Reinice a maquina com o pendrive já gravado
14) edite as entradas do GRUB e se esejar remova a entrada do Windows.

[]'s

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #16 Online: 23 de Julho de 2012, 22:29 »
Você tem que tomar muito cuidado ao escolher onde instalar o Grub, não esqueça disso!!
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #17 Online: 23 de Julho de 2012, 22:30 »
Tota é exatamente o que eu não quero, é remover a entrada do windows...

No notebook não posso alterar nada, por isto estou querendo criar o pendrive bootavel, para usá-lo sem alterar nada no  notebook, se houver como corrigir o problema no desktop e ele abrir o 12,4 neste PC sim, eu posso desplugar os HD's e fazer como o Nomade disse, e assim fazer a instalação 100%...

Como não sou usuário avançado, tenho receio de fazer o que vc disse e ocorrer em fazer algo errado no notebook, se o Desktop estivesse abrindo o Linux, por ele eu tentaria qqr coisa, hehehe, pois ele eu abro, removo e instalo qqr hardwere e softer sem medo, pois é uma máquina que eu mesmo comprei e montei. agora no notebok é que tenho que ter minhas restrições enquanto ele estíver na garantia, pois além de ser meu melhor pc, é o que uso pra trabalhar e na faculdade...   ...nele não posso vascilar!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #18 Online: 23 de Julho de 2012, 22:58 »
Tota é exatamente o que eu não quero, é remover a entrada do windows...

Voce não entendeu.

Se voce instalar o Ubuntu no pendrive e marcar para instalar o GRUB na Sda, ou seja onde está o Windows, o Grub ira sobrescrever a MBR do hd onde está o Windows.

Se voce gravar o GRUB na Sdb ( onde está o pendrive ) a MBR do hd onde está o windows não será alterada.

Se tem duvidas, Não Faça!!!

[]'s

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #19 Online: 24 de Julho de 2012, 23:18 »
Tota, desculpe ter enviado msg, sei que suporte tem que ser aqui....

Olhe, estou agora logado no pendrive boot, com o 12,4 alternative.

Só que durante a instalação não apareceu local de dar senha para o Root, e não estou conseguindo criar usuários, não estou conseguindo instalar (primerio tenho que aprender como instalar no ubuntu os softers...)...

aguardo retorno, vou (pretendo...) ficar mais uns 30 min logado...

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #20 Online: 24 de Julho de 2012, 23:32 »
Alguem tem uma dica de como resolver isto???

Só consegui entrar como usuário Guest.....
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 23:48 por Euller »

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #21 Online: 25 de Julho de 2012, 00:00 »
Bom, como o horário não está me ajudando e nem aos amigos....

Vou pedir aos moderadores/usuários que são programadores do Linux...   ...que me ajudem, o Tota conseguiu me passar um link de uma versão do Ubuntu com o qual eu consegui no pc antigo criar o pendrive de boot, diversas coisas foram pedidas, menos a de criar (durante a instalação) o usuário de root e sua senha, eu consegui entrar pelo Notebok no pendrive, ele abriu normal, más só consegui entrar no linux via usuario "guest" e não consigo fazer mais nada...


No momento creio que tenho somente à esperar a ajuda e resposta de vocês, e se possível via email, ou msn se puderem, (não sei qual a melhor opção de resolver isto...

No aguardo:
Euller

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #22 Online: 25 de Julho de 2012, 10:20 »
criar (durante a instalação) o usuário de root e sua senha

No Ubuntu a conta root é desabilitada por padrão. A conta que você cria ao instalar o Ubuntu é uma conta comum. Quando quiser utilizar poderes de administradores, você utiliza o sudo juntamente com o restante do comando. Isso, por questões de segurança para o Ubuntu.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #23 Online: 25 de Julho de 2012, 14:06 »
Bom, como o horário não está me ajudando e nem aos amigos....

Vou pedir aos moderadores/usuários que são programadores do Linux...   ...que me ajudem, o Tota conseguiu me passar um link de uma versão do Ubuntu com o qual eu consegui no pc antigo criar o pendrive de boot, diversas coisas foram pedidas, menos a de criar (durante a instalação) o usuário de root e sua senha, eu consegui entrar pelo Notebok no pendrive, ele abriu normal, más só consegui entrar no linux via usuario "guest" e não consigo fazer mais nada...


No momento creio que tenho somente à esperar a ajuda e resposta de vocês, e se possível via email, ou msn se puderem, (não sei qual a melhor opção de resolver isto...

No aguardo:
Euller

3 maneiras de instalar o Ubuntu através de uma Pen USB , clique aqui.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #24 Online: 25 de Julho de 2012, 14:33 »
más só consegui entrar no linux via usuario "guest" e não consigo fazer mais nada...
Defina "usuario guest"

o que digita na tela de login?

Seu nome de usuario?

[]'s

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #25 Online: 25 de Julho de 2012, 15:53 »
Continuando minha luta e aprendizado....

Resolvi enquanto terminava um trabalho para meu cliente, refazer a instalação no pendrive, fui descobrindo que se eu voltasse em um certo menu (complicado de encontrar....) eu podia criar o usuário e a senha, o que fiz, e consegui instalar o ubuntu normalmente, (mesmo que no fim da instalação nas duas vezes, a tela do desktop não motrava nada, (vou postar as imagens no meu multiply após sair desta seção do linux e relogar com o Windows), com isto estou com permissão de instalar e atualizar o Linux, contudo agora o notebok está muito, más muito mais lento o que não estava quando da primeira instalação, e somente tem 3,6Gb livres no pendrive que é de 8Gb estou com receio que hajam duas instalações, me digam...  ...lunux não sobre-escreve? será que eu fiz errado? que eu deveria ter formatado o pendrive antes de refazer a instalação...   ...putz, se foi isto e uma dupla instalação e pouco espaço livre no pendrive são a causa desta super lentidão ao rodar o programa, então perdi 3 horas de instalação....   

Antes estava rodando sem travar...

Outro detalhe, vou perguntando pra remover as dúvidas...    ...1- o link que o Tota me passou é de um linux 32Bits (eu daria preferencia por um 64, não sei se iria rodar mais rápido...   ... 2- o Ubuntu ficou em ingles, mesmo eu selecionando na instalação a lingua como portugues...

Agora um desabafo...    ...Wow me perdoem, más são barreiras de mais, amigos, um usuário Windows comum na maioria nem sabe instalar o sistema operacional que vem no pc dele, se der  algum pau ele chama algum tecnico correndo...    ...Sabe, eu sou um camarada que gosta de saber fazer as coisas, eu nunca paguei uma instalação em meus computadores, e isto desde o Win-95 quando começei à desmontar e mexer nos meus computadores, antes ná época do windows 3.1 eu não tinha pc, era só na empresa... por isto não fussei nesta época...  Contudo eu sempre instalei o windows e seus softer's agregados e outros afins, e sempre que havia alguma incompatibilidade eu conseguia resolver, por último no meu desktop (não este notebok que agora vos escrevo e uso o pendrive de boot, más o que usei pra criar o pendrive de boot...) já instalei nele do win 98 pra cima, quase todas as versões boas do windows, já usou XP, Win7 e atualmente ele está com aquela licensa gratuita de teste do Win8 até fevereiro, e sempre instaladas sem dar problemas, sempre reconhecendo a placa de video e periféricos...   ...agora o Linux, tem me desanimado, fiquei sem baixar nenuma versão e nem instalar nada desde o 9,4 baixei as outras vesões do 10,4 e 11,4, más só usava no cd live pra remover algum virus ou destravar algum pc de amigos, más instalar nada, só agora é que tomei um outro ânimo, e isto por causa de um bom softer de Cad que a grande concorrente da Autodesk Lançou (a Dassaut), gratuito e com versão pra linux (duas na verdade...  ...uma pra ubuntu e outra pra outro sistema...) outra pra Windows e outra pra Mac, só que toda esta ardua e dolorosa caminhada pra tentar usar ao menos o sistema operacional corretamente é desanimadora, agente instala um crack pra qqr softer no Windows, em poucos minutos, más não faz nada no linux sem perder o dia todo...
Wow, o CD live que baixei e tenho rodado sem instalar no meu notebok, uma versão 64 que está na pagina inicial do site Ubuntu-br, roda 100% (aparentemente) toda em portugues e rapidamente, más ai ela não roda no desktop (que está com a última versão mais nova do Windows... (complicado não é....) legal, não me deixo vencer, e o Tota amigavelmente me consegue um link pra uma versão alternativa, ao menos esta deu pra instalar o ubuntu no pendrive,  más rodar no desktop, também não... (vejam em breve na outra postagem quando eu voltar e entrar com o windows que está mais rápido e ai posto o link onde vou fazer o upload das fotos...  ...não roda...) mas até então, consegui fazer a primeira instalação, só que sem administrador, sem usuário, e com isto sem ter como instalar nada, (até então uma velocidade até razoável de funcionamento da distro instalada no pendrive....), volto à reinstalar, e consigo descobrir como (não sei se da maneira correta) criar o usuário e sua senha, más é ilógico...   ...agora virou uma carroça...

Me desculpem o desabafo, eu queria sinceramente poder usar este softer, acho ele muito bom, fui usuário Unix na década de 90 por dois anos, 97 e 98, usava o Cadds 4 na FIAT pra projetar e desenhar e se o linux funcionar como funcionava o Unix será maravilhoso, más da maneira como eu, que tenho certos quilômetros rodados na informática, tenho boa experiência em desinstalar/instalar softer's e hardweres, aprendendo mexendo, lendo e pesquisando (sempre sem ter o nível de dificuldade que estou tendo no linux) estou sofrendo com o Linux e sempre resolvia tudo no Windows, imagino que infelizmente os usuários (a grande maioria....   ...o que é dado terrível) de computadores nem vai querer passsar perto do Linux....

Vamos nos ajudar amigos, fazer algo bom, e racionalmente usável, em qualquer pc, o tio Bill fáz...   ...se não vai ser só para usuários avançados, e ninguem mais....

Abraços (e ainda lutando para resolver os problemas...)!
Euller

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #26 Online: 25 de Julho de 2012, 16:19 »
Aqui vai o link de minha pagina onde postei as fotos dos problemas encontrados hoje, em breve espero poder removê-la por ter os problemas resolvidos...

http://eullermonteiro.multiply.com/photos/album/31/Aos-amigos-do-Ubuntu-br-e-outros-Linuxeiros...-o-meu-problema...

Abraços:
Euller

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #27 Online: 26 de Julho de 2012, 16:56 »
Tem que apertar "F" de fix, ou seja, reparar. Naquela tela em que você disse ter aperta "S".
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #28 Online: 26 de Julho de 2012, 18:57 »
Tem que apertar "F" de fix, ou seja, reparar. Naquela tela em que você disse ter aperta "S".

Amigo, eu estou pensando em atravéz do cd-Live formatar o pendrive todo e reinstalar tudo do zero!

Más aguardo uma resposta mais sólida sobre os outros problemas que ocorreram...

Obrigado por responder Nomade!

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Criar Pendrive bootavel(não sei se é o termo correto...)
« Resposta #29 Online: 27 de Julho de 2012, 01:20 »
Eu não estou conseguindo ler o que está escrito na tela DSCI5676.JPG. Tire um Print Screen da tela e upa lá pra a gente poder ler.
Ubuntu Studio 22.04 LTS