Autor Tópico: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04  (Lida 7049 vezes)

Offline 722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Online: 16 de Julho de 2012, 00:16 »
Olá a todos

Comecei a usar Ubuntu na versão 10.04 Netbook, achei prático e seguro de usar e acabei simpatizando com o sistema. Por ser seguro e praticamente à prova de cliques em links maliciosos, instalei nos computadores dos meus pais.

Um deles é o 12.04, mas eu não gostei nem um pouco do Dash. Achei pouco prático ter que clicar, digitar e clicar de novo pra abrir um app que não esteja no lançador - caso do MS Office instalado pelo Wine (que não consegui manter no lançador após o reboot). Gostaria de algo como o  "Launchpad" do Mac OS X Lion, onde todos os aplicativos instalados ficam expostos logo de cara, ou então algo como havia nas versões anteriores do Ubuntu (na 10.04, se não me engano), que você clicava em uma guia personalizável para encontrar aplicativos de um mesmo segmento.

Como faço isso no 12.04? O Dash pode ser prático para quem é mais familiarizado, mas achei um pouco trabalhoso pra minha mãe memorizar e usar. Ela já achou complicado na explicação "clique aqui, digite word e clique no ícone". O ideal é que vc clique em um botão e já possa encontrar o ícone para clicar, eliminando a digitação. Dois cliques para abrir, no máximo.

Tem como eu fazer isso?

Obrigado.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2012, 00:26 »
Procure por ClassicMenu Indicator, é um menu de acesso rápido para o ambiente do Unity, lembrando os menus do gnome clássico, sendo que é separado por categoria. Ele acaba ficando do lado dos ícones de email, bateria, wi-fi, relógio etc.

http://www.florian-diesch.de/software/classicmenu-indicator/

Instala o ppa dele, ppa:diesch/testing. Sabe adicionar repositório no Ubuntu?

Ahh, esse programa é alfa beta ainda, mas tá funcionando bem comigo.


Outra solução é vc usar o LibreOffice, que é integrado ao sistema e não tem esses problemas (já vem os ícones no lançador do Unity)... pelo que entendi são seus pais que vão mexer, então não vai fazer muita diferença M$ office ou LibreOffice. Duvido eles fazerem algo no Word que não consiga ser feito no Writer do LibreOffice.
« Última modificação: 16 de Julho de 2012, 00:28 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline 722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2012, 00:34 »
Puxa, mas esse ClassicMenu é tão windows...

Eu gostaria de algo como isso:


ou isso:


ou ainda isso:

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2012, 00:39 »
Puxa, mas esse ClassicMenu é tão windows...

É tão windows, mas vc tá querendo usar o M$ office no Linux, vc não tá sendo meio contraditório? rsrs

Vai de LibreOffice então, pq não tem solução para o seu problema
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline 722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2012, 00:54 »
Acontece que várias empresas exigem MS Office, e eu mesmo já tive problemas em exportar como .doc ou .docx e perder a formatação original do documento. Então mantenho ambos no computador. Mas eu não quero um lançador prático apenas para facilitar o acesso ao MS Office, e sim a todos os outros aplicativos que não ficarão na barra lateral/lançador.

Se uma das principais características do Ubuntu/Linux é a possibilidade de personalização do sistema (ou não?), deve haver uma forma de mudar isso - ainda que seja um pouco mais difícil.

Eu poderia usar uma versão mais antiga que tenha um lançador prático? Ou o sistema vai tentar atualizar para as versões mais novas?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2012, 01:28 »
Tente usar então o Ubuntu 11.04 (vai ter que instalar tudo de novo...), com o gnome clássico (sem Unity e dash) e instale o Cairo-Dock, fica parecendo um pouco o MacOS X. O bom do 11.04 é que foi o último a usar o gnome 2.32, então ele é bem estável, vc consegue personalizar bastante ele, e pode escolher entre ficar com o Gnome clássico ou o Unity. Instale o Cairo-dock por ppa: https://launchpad.net/~cairo-dock-team/+archive/ppa

Na dúvida de adicionar repositório, dá um toque.

LibreOffice trabalha muito bem com arquivos nativos, faço todo meus trabalhos da facu em arquivos .odt e .ods. O Libre não foi feito para ficar convertendo arquivo porco que só o demo, cof cof, quer dizer, o Bill Gates sabe como funciona proprietário.

Obs: o gnome clássico do Ubuntu 12.04 está deixando muito a desejar, por isso falei do 11.04. O 10.04.4 também é bom para o que vc está querendo fazer.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2012, 01:32 »
Ou vc pode instalar o gnome-shell no Ubuntu 12.04 mesmo (vai ficar como na segunda foto q vc postou), e de quebra dá para instalar o Cairo-Dock. Fica show de bola, fiz isso uma vez quando usava Arch Linux. Seu desktop fica muito prático. Vou tentar fazer um vídeo aqui e posto já já.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2012, 05:42 »
Olá a todos

Comecei a usar Ubuntu na versão 10.04 Netbook, achei prático e seguro de usar e acabei simpatizando com o sistema. Por ser seguro e praticamente à prova de cliques em links maliciosos, instalei nos computadores dos meus pais.

Um deles é o 12.04, mas eu não gostei nem um pouco do Dash. Achei pouco prático ter que clicar, digitar e clicar de novo pra abrir um app que não esteja no lançador - caso do MS Office instalado pelo Wine (que não consegui manter no lançador após o reboot). Gostaria de algo como o  "Launchpad" do Mac OS X Lion, onde todos os aplicativos instalados ficam expostos logo de cara, ou então algo como havia nas versões anteriores do Ubuntu (na 10.04, se não me engano), que você clicava em uma guia personalizável para encontrar aplicativos de um mesmo segmento.

Como faço isso no 12.04? O Dash pode ser prático para quem é mais familiarizado, mas achei um pouco trabalhoso pra minha mãe memorizar e usar. Ela já achou complicado na explicação "clique aqui, digite word e clique no ícone". O ideal é que vc clique em um botão e já possa encontrar o ícone para clicar, eliminando a digitação. Dois cliques para abrir, no máximo.

Tem como eu fazer isso?

Obrigado.

40) Como ter o Menu Clássico no Ubuntu (Unity), clique aqui

Que meu Único Senhor e Salvador Jesus Cristo continue te abençoando, amém.
« Última modificação: 16 de Julho de 2012, 05:44 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2012, 08:30 »
Ou vc pode instalar o gnome-shell no Ubuntu 12.04 mesmo (vai ficar como na segunda foto q vc postou), e de quebra dá para instalar o Cairo-Dock. Fica show de bola, fiz isso uma vez quando usava Arch Linux. Seu desktop fica muito prático. Vou tentar fazer um vídeo aqui e posto já já.

Gnome-shell + cairo dock: dupla perfeita!!!

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline 722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2012, 11:02 »
Sergio Benjamin
Valeu pela ajuda. Vou tentar o 11.04 e ver como fica.

EdvaldoSCruz

Esse menu clássico é o mesmo que o Sérgio Benjamin sugeriu, não? Se for aquele tipo de menu drop down com categorias, não é o que eu procuro. Mesmo assim, obrigado pela atenção.

Beto Pinheiro
O Gnome Shell com a Cairo Dock mantém a barra lateral + o dock? Ou a tela fica apenas com a Dock e eu posso abrir o Gnome Shell a partir de um ícone na dock?

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2012, 11:27 »
O cairo dock não altera nada, só acrescenta lançadores à sua escolha, no rodapé, na lateral ou no topo!

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2012, 12:00 »
A primeira imagem é de uma versão antiga do Ubuntu netbook remix, se não me engano baseada no 10.04, duvido que você encontre pro 12.04. A segunda é do gnome shell. A terceira eu não tenho certeza, mas é um dock no rodapé com um monte de atalho na tela.

Offline 722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2012, 12:48 »
A primeira imagem é de uma versão antiga do Ubuntu netbook remix, se não me engano baseada no 10.04, duvido que você encontre pro 12.04. A segunda é do gnome shell. A terceira eu não tenho certeza, mas é um dock no rodapé com um monte de atalho na tela.

É do 10.04 Netbook. Eu achava esse "menu" perfeito - e seria melhor se ele recolhesse com o clique no ícone do Ubuntu. A terceira é o Launchpad do Mac OS X Lion. Eu não quero o dock, que seria redundante com a barra lateral/lançador do Ubuntu.

Na verdade achei o Dash pouco prático sem uma opção para manter os apps expostos a um clique (por exemplo: clicar no ícone do Ubuntu e ele expor todos os apps na mesma tela). O ideal seria clicar no ícone e ter exposto de cara tudo o que eu tenho - ou o que eu quiser que apareça.

Mais ou menos que acontece nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=IB8WLpBaPKo

Ou nesse http://www.youtube.com/watch?v=WO18yYTT-s0&feature=player_detailpage#t=64s

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2012, 12:53 »
A terceira eu não tenho certeza, mas é um dock no rodapé com um monte de atalho na tela.

É um screenshot do MacOsX

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Modificar o Dash do Ubuntu 12.04
« Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2012, 13:06 »
O Gnome Shell com a Cairo Dock mantém a barra lateral + o dock? Ou a tela fica apenas com a Dock e eu posso abrir o Gnome Shell a partir de um ícone na dock?

Tá aí, GNOME Shell + Cairo-Dock

http://www.youtube.com/watch?v=f-7JvImOQUA

Ficou um pouco comprido, mas tô ensinando a como adicionar o repositório do Cairo-Dock e mais algumas coisas.

Edit:
Esqueci de mencionar e dar exemplo no vídeo, mas dá para adicionar facilmente programas no Cairo-Dock, é só abrir qualquer programa e clicar com o botão direito sobre o ícone dele que aparecer no Cairo-Dock, vai aparecer um menu, vá onde aparecer o nome do seu programa (vai ter o ícone dele do lado) e clique em fazê-lo um lançador. Se vc quiser tirar algum programa, é só clicar e arrastar para fora do cairo-dock.

Edit2: Assista em tela cheia, as dicas ficaram pequenas, usei o Gedit para me comunicar
« Última modificação: 16 de Julho de 2012, 13:26 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !