Autor Tópico: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)  (Lida 16707 vezes)

Willder

  • Visitante
Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Online: 23 de Junho de 2012, 09:14 »
Olá pessoal,

Desde que mudei do Windows para o Ubuntu, venho tentando evitar comparações entre os sistemas. São sistemas diferentes, cada um com seus pontos fortes e fracos, entretanto não posso deixar de comparar o desempenho do Vídeo entre um sistema e outro.

Meu computador é usado básicamente para jogos e quando eu mudei para o Ubuntu sabia que teria de deixar alguns títulos que existem apenas para o Windows (não considerando jogar por Wine).

O problema é que emuladores que possuem versão para o Ubuntu tem um desempenho muito abaixo do que ocorre no Windows.

Meu computador é novo e por isso ainda uso memória de vídeo OnBoard da Intel. Pesquisando sobre isso, encontrei tópicos e artigos [por exemplo http://br-linux.org/2009/corrigindo-o-desempenho-de-video-intel-no-ubuntu-904/ e http://www.hardware.com.br/artigos/drivers-video-intel-linux/]falando sobre o baixo desempenho do driver da Intel para Linux, principalmente após o lançamento dos modelos Sand Bridge, justamente a arquitetura do meu computador, que é um Intel® Core™ i5-2310 CPU @ 2.90GHz × 4, mas são todos antigos e eu não sei a situação atual do problema, se é que ele ainda existe.

O desempenho é esse mesmo? Vocês tem alguma dica ou configuração para que o desempenho melhore? Eu estou usando a instalação normal do Ubuntu, sem configurações ou os efeitos show que o Compiz tem, até porque não sei ativar isso ainda.

Agradeço desde já.
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, 07:22 por Willder »

Willder

  • Visitante
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2012, 09:18 »
Esqueci a parte mais importante...

Para comparação, no Windows 7 o emulador de Nintendo Wii Dolphin conseguia 60 fps (frames por segundo) no New Super Mario Bros. Wii em tela cheia rodando na resolução do meu monitor, 1440x900. No Ubuntu, consigo apenas 20 na mesma configuração. Com a resolução 640x480, ainda assim acontecem quedas para uns 30 FPS em alguns locais do jogo.

O PCSX2 (emulador de Playstation 2) rodava vários jogos a 60 fps em tela cheia sem eu nem precisar mexer em suas configurações, testei aqui no Ubuntu e o mesmo reproduz o som do jogo, mas não aparece nenhuma imagem. Testei ele via Wine, e ai sim o jogo é exibido com imagem, mas muito lento (7 fps).

Não dormi essa noite lendo sobre o assunto e tentando resolver, não consegui então acho que minha única esperança é a ajuda de vocês, vou zerar o HD por causa dos problemas de fragmentação de disco do Windows, vou dormir um pouco e quando eu voltar caso vocês tenham deixado alguma dica, instalarei o Ubuntu novamente para testar a dica e tentar resolver, caso não, o jeito é me contentar com o Windows, pelo menos por enquanto  :-\

Para finalizar, segue links com informação sobre meu computador (é tudo o que sei pois Hardware não é muito minha praia).
http://ark.intel.com/pt-br/products/53445/intel-core-i5-2310-processor-%286m-cache-up-to-3_20-ghz%29
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,96811.0.html

Obrigado por desde já pessoal!

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2012, 09:33 »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline phaleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 369
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2012, 13:32 »
no pcsx2 nativo linux voce pode mudar o plugin de video gdsx para software e verifica se aparece o video
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Willder

  • Visitante
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2012, 18:40 »
Repito...

jkmsjq, isso desanima, sabe?  :( E aliás, como o sistema vai crescer assim? Ainda não consigo acreditar que o desempenho seja tão baixo... mas obrigado pela resposta.

no pcsx2 nativo linux voce pode mudar o plugin de video gdsx para software e verifica se aparece o video

Mas e quanto o desempenho? O que meu preocupa não é um jogo ou emulador não rodar, e sim o desempenho que eles rodam, sei que meu computador vai além disso, não dá para usar um sistema que nem mesmo aproveita bem o Hardware disponível.

Ninguém mais tem alguma dica?  ???

Offline troile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2012, 20:26 »
No meu pc o problema é somente com desempenho de jogos, pq outros programas gráficos que eu uso o desempenho é o mesmo que no Windows.

Willder

  • Visitante
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2012, 21:01 »
No meu pc o problema é somente com desempenho de jogos, pq outros programas gráficos que eu uso o desempenho é o mesmo que no Windows.

Troile que outros programas gráficos você está usando? Não conheço nenhum que seja pesado para fazer testes aqui.

Offline nightside

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2012, 22:40 »
Logo logo o Linux chega lá acho q agora é somente uma questão de tempo...

http://unity3d.com/
Os dias do terminal terminaram...

Offline troile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2012, 00:14 »
Uso o UCSF Chimera, é programa pra modelagem de proteínas... Com tudo ativado e sendo exibido na tela o desempenho fica bem baixo no meu pc, e isso é igual para o Windows e ubuntu.

Willder

  • Visitante
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2012, 00:42 »
Logo logo o Linux chega lá acho q agora é somente uma questão de tempo...

http://unity3d.com/

Nightside o que seria o http://unity3d.com/? Eu não entendi. Se esse problema de desempenho baixo não tiver solução, vai ser bem dificil o Ubuntu "chegar" onde quer que seja :(

Uso o UCSF Chimera, é programa pra modelagem de proteínas... Com tudo ativado e sendo exibido na tela o desempenho fica bem baixo no meu pc, e isso é igual para o Windows e ubuntu.

Troile mas se ele fica bem abaixo do que seu PC tem, então não tem porque ele não rodar. Acho que seria como rodar o Super Nintendo, que é emulado até se a memória de vídeo estiver sem driver adequado instalado.

Eu fiz uma instalação do Windows 7 em uma partição e uma instalação do Ubuntu em outra (DualBoot), apenas para comparar o desempenho do emulador Dolphin, e até desisti, mas acho que deve ser umas duas vezes melhor no Windows, no mínimo.

Ninguém mais experiênte tem uma dica? ???

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2012, 01:04 »
Colega, veja esse tópico sobre a chegada do Unity para o Ubuntu:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,96953.0.html

Willder

  • Visitante
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2012, 04:53 »
Colega, veja esse tópico sobre a chegada do Unity para o Ubuntu:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,96953.0.html

Ah, obrigado Jorge, agora eu entendi.

Willder

  • Visitante
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2012, 05:05 »
Eu estou deixando o Ubuntu, não dá mais.

Testei de tudo para resolver o problema, não consegui.

É uma pena, o sistema tem tudo para ser melhor (e é melhor) que o Windows. O problema não é a falta de disponibilidade dos jogos para ele, e sim o desempenho precário dos que possuem versão.

Eu espero que no futuro isso melhore, eu havia testado a versão 11.10 e vi nessa atual uma melhora muito boa, o sistema está mais limpo e livre de bugs, mas a evolução não pode parar.

Com esse desempenho, eu estou me sentindo mais preso aqui que no Windows.

No fim, acabei descobrindo que ser Livre é bem mais que ser livre de custo e ter código aberto.

Obrigado e até mais pessoal!
« Última modificação: 24 de Junho de 2012, 05:19 por Willder »

Offline Richether

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2012, 09:09 »
Em um futuro proximo sera melhor sim
é so questão de tempo
Kubuntu 12.04 LTS 64 bits
linux total participe!

Offline andrecarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)
« Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2012, 10:31 »
Cara, não larga o Linux por cauda de 1 coisa, eu uso o Win 7, Win XP, Kubuntu e Ubuntu...

Cada um com seu detalhe...

Win7 = Autocad, Office, programas de edição de imagem;
WinXP = Jogos;
Kubuntu = Visual mais bonito que o Ubuntu;
ubuntu = Pelo suporte;

Se for assim, você não vai gostar da Mac...