Oi Velox + Modem roteado (que não precisa discar informado nome e senha de acesso):
Ao iniciar o Ubuntu sua conexão estará ativa. Pelo menos isso é o normal, mas caso haja algum problema isso pode não ocorrer, entretatno é mais raro.
Oi Velox + Modem em modo bridge (precisa discar informando nome e senha de acesso):
Há duas maneiras, uma gráfica e outra por terminal. Na forma gráfica vá ao ícone de rede no canto superior direito da barra superior, clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção Editar Conexões... Na janela que abrir vá para aba chamada DSL e clique em Adicionar, na próxima janela marque a opção conectar automaticamente se deseja que ao entrar no Ubuntu sua conexão já esteja ativa. Depois nesta mesma janela forneça o nome de usuário e a senha de acesso. Onde tem Serviço pode deixar em branco ou colocar o nome do seu acesso, por exemplo, Velox. Logo mais abaixo marque a opção disponíveis para todos os usuários se deseja que todos os outros, caso exista mais de um, tenham acesso a internet também e depois de tudo feito só clicar no ícone de rede com o botão esquerdo do mouse e escolher a opção DSL para conectar, lembrando que ao reiniciar o PC não precisa clicar mais no ícone para conectar caso esteja no modo automático. Pelo terminal basta usar o comando sudo pppoeconf e responder as perguntas sobre nome e senha de acesso e teclar enter para todas as outras perguntas.
Atenção: Não use as duas configurações (terminal e gráfico), mas primeiro uma e se não der certo, tente a outra. Sugiro usar primeiro o modo gráfico.
Como nunca entrei pelo modo terminal puro para verificar se ao iniciar o Ubuntu a rede está ou não ativa usando o método gráfico, não posso confirmar a veracidade do que foi falado pelo zekkerj, entretanto ele é "o cara" na parte de redes em linux.
Como entrar pelo terminal puro no sistema é algo muito raro e para pessoas mais experientes, não vejo necessidade de usar o modo em terminal num primeiro momento, mas somente no caso de o modo gráfico falhar.