Autor Tópico: Sobre o Unity  (Lida 1811 vezes)

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Sobre o Unity
« Online: 05 de Junho de 2012, 11:24 »
amigos eu acabei de  ver uma demonstração do windows 8 e acho que a interface está indo na mesma direção do unity.
muitos criticam o unity mas eu acho que a canonical está apostando em um so que funcione em notes, tablets e celulares e por isso a interface gráfica tem que ser adequada, tem que ter suporte para touchscreen e deve funcionar sem mouse se for preciso.
A diferença entre o Linux e os outros que só no Linux temos a opção de escolhermos que interface queremos usar, não existe isso no mundo windows e mac.
acho que o unity deve ser um motivo a mais para escolher o Ubuntu e não para trocar, mesmo que você preferir as interfaces clássicas é bom testar o unity aos poucos porque eu acho que esse será o futuro, o Unity não é um empecilho, é algo a mais, por isso que é bom usar Linux, não ficamos presos, podemos ter várias interfaces ao mesmo tempo.
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2012, 11:39 »
Visualmente falando o unity do 12.04 é bem mais bonito que o metrô (metro sei lá) do windows 8.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2012, 14:44 »
Visualmente falando o unity do 12.04 é bem mais bonito que o metrô (metro sei lá) do windows 8.

Entendi que o Paulo Belo fez a comparação filosófica do Metro com o Unity, e não a aparência. E concordo que o Unity é uma aposta certa da Canonical para multiplataformas. Porém, me questiono se é melhor, para quem ainda depende de teclado+mouse/touchpad, esse tipo de abordagem...

SDS.
Cassiano

Offline Foxubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2012, 15:04 »
boa comparação, o unity do linux e o metro do windows 8. será que são tão pareçidas? não acho que melhore tanto com esse visual, pra mim isso é uma questão de modinha.
« Última modificação: 05 de Junho de 2012, 15:10 por Foxubuntu »
Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.
Steve Jobs

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2012, 15:27 »
Eu fiz a comparação filosófica e tentei ressaltar que no Ubuntu temos opções e que a canonical saiu na frente pelo menos da microsoft.
sobre a aparência eu não gostei da interface metro do windows 8.
a minha irmã que é arquiteta me disse uma coisa interessante.
Que na moda uma coisa que dá certo vira um a tendencia e fica quase como um monopólio , os designers se aprofundam cada vez mais nessa tendencia até que ela se esgote.
Para os críticos de arte o minimalismo  que é o modernismo + o construtivismo russo é considerado de bom gosto mas o design minimalista é considerado coisa de yuppie da decada de 80,  de novo rico.
Então para os conhecedores de arte os icoisas da vida deviam ser bregas,  mas eles são os que mais compram, hehehe
a minha irmã diz que ela pessoalmente já esta cheia do layout minimalista da apple e que um dia a maioria das pessoas também vai cansar.
E eu estou cheio dessa coisa do so ter que ser intuitivo, é bom desde que a simplicidade não acabe limitando os recursos.
E o caso do terminal, eu sou a favor do terminal eu acho que ele torna o so melhor mas temos que reconhecer que afasta quem quer que o so seja intuitivo e simples.
acho que levar esse conceito ao extremo nivela por baixo, hehehe.
eu sempre achei a apple melhor de hardware e marketing que de software.
E impossível agradar todo mundo, então a saída é mais comercial é padronizar o máximo nesse mundo globalizado.
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline Foxubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2012, 16:35 »
odeio essa moda de ser minimalista, daqui a pouco vai ser tudo touch-screen, como se teclado e mouse fosse coisa velha e ultrapassada. eles querem simplificar tanto que não vai ter mas detalhes nem recursos mais completos para usar. isso é pro pessoal que tem preguiça de aprender...
« Última modificação: 05 de Junho de 2012, 16:42 por Foxubuntu »
Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.
Steve Jobs

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2012, 17:12 »
A Micro$oft está tentando imitar o Ubuntu, já tentou no windows 7 quando criou o UAC, onde controla o que quer instalar através do administrador.
Agora o metro tentando imitar o Unity que já saiu na frente e, segundo especulações, só vai rodar softwares que estejam na APP da micro$oft.
De uma coisa tenho certeza; o windows é muito querido e usado devido a pirataria, pois se as pessoas fossem obrigadas a usar somente o original PAGO, veríamos muitos mudando de plataforma, vindo para o mundo Linux.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2012, 17:24 »
Na  minha  opinião,  o  Unity  ainda  é  bem  mais  fácil  e  intuitivo  do  que  o  Metro  do  Windows 8.
No  Unity  é  bem  mais  fácil  de  se  mexer  do  que  no  Metro.
Agora,  uma  coisa  tenho  que  frisar  aqui:  têm  que  saber  equilibrar  intuitividade  e  simplicidade  e  facilidade  com  personalização,  e  equilibrar  o  mundo  toushscreen  com  uso  de  teclado  e  mouse  e  com  outras  coisas,  como  o  terminal.
Sabendo  equilibrar  tudo,  sem  exagerar  nem  para  um  lado  e  nem  para  o  outro  lado,  isso  é  o  ideal.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2012, 22:35 »
O unity é uma interface que segue muita coisa do Mac OS X. Para quem estava acostumado ao bom e velho Gnome é uma mudança e como toda mudança, pode ser desconfortável no começo. Logicamente, o Gnome 2.30 tinha lá seus anos de cristalização e correção de bug, ao passo que o unity foi lançado com muitos problemas. Hoje, depois de quase dois anos, o unity está mais maduro e estável.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity
« Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2012, 12:35 »
Eu fiz a comparação filosófica e tentei ressaltar que no Ubuntu temos opções e que a canonical saiu na frente pelo menos da microsoft.
Então interpretei corretamente seu post. :)

E eu estou cheio dessa coisa do so ter que ser intuitivo, é bom desde que a simplicidade não acabe limitando os recursos.
E o caso do terminal, eu sou a favor do terminal eu acho que ele torna o so melhor mas temos que reconhecer que afasta quem quer que o so seja intuitivo e simples.
acho que levar esse conceito ao extremo nivela por baixo, hehehe.
Acho que podemos "minimalizar" até o ponto em que os usuários leigos consigam utilizar todos os recursos que precisam (que afinal de cvontas não são tantos assim), enquanto os hard-users abrem mão de recursos de personalização e do próprio terminal. Ponto para o Linux, que permite essa abordagem mais personalizada de experiência com o SO!

eu sempre achei a apple melhor de hardware e marketing que de software.
Como proprietário de um MacBook rodando OS X Lion, concordo em gênero, número e grau com você. Tanto que estou trabalhando no planejamento da migração do OS X Lion para o Ubuntu PP... Mas acho que primeiro vou ter que ter $$ para trocar de celular, porque parece que o suporte do iPhone não é lá o bicho...

E impossível agradar todo mundo, então a saída é mais comercial é padronizar o máximo nesse mundo globalizado.
odeio essa moda de ser minimalista, daqui a pouco vai ser tudo touch-screen, como se teclado e mouse fosse coisa velha e ultrapassada. eles querem simplificar tanto que não vai ter mas detalhes nem recursos mais completos para usar. isso é pro pessoal que tem preguiça de aprender...
Acredito que o Linux vai se sobressair na nova realidade multi-plataforma exatamente pela facilidade de uma distribuição ter a GUI completamente alterada. O Ubuntu trouxe o Unity para se diferenciar nas plataformas touchscreen, mas exatamente a mesma distro pode ser usada com conforto nos desktops e notebooks bastando trocar a interface gráfica. Você não consegue fazer isso no W8 nem no OS X...

SDS.
Cassiano

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Sobre o Unity
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2012, 12:47 »
Eu uso um sistema que roda no desktop, e não um tablet. Se eu quiser um tablet, eu pego meu iPad e uso. Unity, Gnome Shell, Metro... tudo farinha do mesmo saco, e na minha opinião, não servem para desktops*.


*Entenda: pode servir pra você, no seu dia-a-dia; mas pra mim, no meu uso diário, não.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"