Autor Tópico: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.  (Lida 8938 vezes)

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Online: 05 de Junho de 2012, 10:10 »
Bom dia,

Recentemente saiu a versão 13 do firefox. Gostaria de instalar mas não sei como proceder. Alguém poderia me ajudar?
Gostaria de saber como fazer uma limpeza no ubuntu. Procurei pelo google, mas nada que ensine a fazer uma limpeza de arquivos temporarios, deixar o ubuntu mais otimizado, rapido no boot, enfim estes tutoriais que encontramos do Windows (para deixar mais rapido, etc e tal) eunão estou encontrando do ubuntu.
Achei uns programas para fazer limpeza, mas deu pau no meu ubuntu e tive que instalar de novo.
Alguém pode me passar umas dicas?

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2012, 10:20 »
Sobre o Firefox 13, acabei de entrar no site e lá tá dizendo que só tem o Beta (to usando Windows).
Mesmo assim, há duas maneiras:
Você pode procurar por um ppa do firefox 13 (no lugar que você achar, vai te ensinar como proceder) ou pode simplesmente baixar do site, entrar na pasta onde você baixou (pelo terminal) e procurar pelo arquivo "Firefox" ou "firefox". Dai, pelo terminal, execute o comando:
Código: [Selecionar]
./firefoxRepare que, dessa última maneira, você não conseguirá utilizar o flash, a não ser que você mude o path do flash, no firefox.

Sobre os arquivos temporários, eles são apagados a cada reboot e estão localizados na pasta "/tmp". Pra ficar mais rápido no boot, você teria que desativar alguns drivers ou atrasar o carregamento deles, se não souber o que está fazendo sugiro que não o faça, mesmo com tutoriais.
Mesmo assim há uma maneira de acelerar o tempo entre você digitar a senha e carregar o desktop que é desativar os programas que são carregados no login. Para isso, depende bastante da versão que está usando. O local é o mesmo, mas na versão 12.04 os programas que iniciam com a sessão estão ocultos, dai, abrindo o gerenciardor, não irás achar nada, apesar de estarem lá.

Procure aqui no fórum que irás achar!

(não estou colocando um passo-a-passo pois estou no windows e não lembro o nome correto das coisas).
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2012, 10:32 »
Ja saiu a versão final do linux sim. Gostaria de instalar pelo terminal adicionando os repositórios. Assim não apresenta tanto problema. mas eu não sei fazer isto. Como faço?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2012, 10:44 »
Ja saiu a versão final do linux sim. Gostaria de instalar pelo terminal adicionando os repositórios. Assim não apresenta tanto problema. mas eu não sei fazer isto. Como faço?
Tenta isso:  sudo add-apt-repository ppa:mozillateam/firefox-stable

sudo apt-get update

sudo apt-get dist-upgrade


fonte:  http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2011/11/instalando-o-firefox-8-no-10-0410-1011-04-e-11-10/
Usuário Linux- 449417

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2012, 11:46 »
Citar
Ja saiu a versão final do linux sim.


Já saiu mesmo: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,96411.0.html

Mas a Mozilla demora um pouco pra atualizar o site oficial com a nova versão.

Aqui eu apenas descompacto o arquivo tar.bz2 e rodo o arquivo firefox (que está dentro da pasta descompactada). A partir daí você pode fazer um atalho para o firefox, onde você quiser.

Quanto a limpadores e otimizadores, eu não uso. Isso é muito "Windows-like" pra mim.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2012, 01:28 »
Olá amigos,

Onde encontro informações sobre como editar o Path do Firefox13 para o arquivo libflashplayer.so?

Meu Firefox13 não acha esse arquivo, que está em /usr/lib/flashplugin-installer nem na base da porrada.

Quero aprender a fazer isso na unha.

Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2012, 06:49 »
Vocês têm certeza que é preciso esperar ou baixar em tar.gz e copilar o mozilla firefox? Aqui simplesmente deixei as atualizações de segurança fazerem isso por mim, já está nos repositórios do Ubuntu 12.04. É só olhar em ajuda no próprio firefox, sobre o firefox que está a versão atualizada, se não tiver é que esse post está antigo, o meu já foi atualizado sem problemas.
Quando a limpadores no Ubuntu, tem o Ubuntu-tweak, que faz limpeza de cache, mas não deixa o Ubuntu mais rápido não, só tira as sujeiras como pacotes de instalação por exemplo.
No terminal você faz isso.
sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-tweak

O Ubuntu por se só já rápido, não é como o outro OS que tanto o firewall como o antivírus ficam ferrando a velocidade do mesmo.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2012, 10:37 »
Citar
Vocês têm certeza que é preciso esperar

É preciso esperar a boa vontade da Canonical de liberar as atualizações de segurança [do firefox], elas não saem na mesma hora que a versão nova é lançada.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2012, 10:42 »
Foi mal garfo, esperar a gente espera, só não pode é usar PPAs para baixar a nova atualização. Me diz uma coisa, vocês ainda não estão com o Firefox 13 não? No meu já foi disponibilizado nas atualizações. Fiz só baixar e instalar, quando fui abrir o firefox ele estava configurando e foi aí que resolvi ver o que estava acontecendo e era a nova versão.
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 10:44 por cajaboy »
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Creto

  • Visitante
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2012, 10:46 »
Estou com o Firefox Zagallo  (heheheh) o FF 13 saiu no outro dia não lembro mas foi sim um ou dois dias e já estava nos repos.

Como sempre zelo e recomendo "estabilidade" dos ubuntus LTS se quero mais rápido a novidade logo nos PCLinuxOS, siduction, etc.

T+


Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2012, 11:02 »
Bom dia,

Recentemente saiu a versão 13 do firefox. Gostaria de instalar mas não sei como proceder. Alguém poderia me ajudar?
Gostaria de saber como fazer uma limpeza no ubuntu. Procurei pelo google, mas nada que ensine a fazer uma limpeza de arquivos temporarios, deixar o ubuntu mais otimizado, rapido no boot, enfim estes tutoriais que encontramos do Windows (para deixar mais rapido, etc e tal) eunão estou encontrando do ubuntu.
Achei uns programas para fazer limpeza, mas deu pau no meu ubuntu e tive que instalar de novo.
Alguém pode me passar umas dicas?

Já se encontra disponível na central de programas do Ubuntu 12.04 LTS e 12.10 QQ e não perde nada configurado e também encontra-se disponível no gerenciador de atualizações do Ubuntu.

É só desinstalá-lo e reinstalá-lo novamente por lá.


Espero que supra as suas necessidades.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

  Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D


e vamos que vamos.
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 11:17 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2012, 11:09 »
No meu Ubuntu atualizou hj para a versão 13

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2012, 11:19 »
Já estou com ele atualizado desde o lançamento. Baixei do site mesmo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2012, 11:59 »
Gostaria de saber como fazer uma limpeza no ubuntu [...] limpeza de arquivos temporarios...

Quanto aos arquivos temporários já foi respondida essa dúvida.
Quanto a limpeza de arquivos baixados pelo update-upgrade tem os comandos de terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoclean && sudo apt-get autoremove && sudo apt-get clean
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Instalar Firefox 13 e Limpeza do Ubuntu.
« Resposta #14 Online: 08 de Junho de 2012, 14:44 »
Pessoal

Percebi que se pastas antigas do firefox em usr/lib não forem mexidas, dá pra instalar a nova versão em /opt/firefox e criar um lançador em /usr/bin, desde que o lançador antigo seja inativado por renomeação.

Dessa forma, os ícones normais passam a lançar a nova versão e a versão antiga pode ser executada por terminal, através do lançador antigo que foi renomeado em /usr/bin

Mas se por qualquer motivo for preciso desinstalar a versão antiga, principalmente ao se usar o comando sudo apt-get --purge remove firefox, tanto a instalação pelo terminal (repositórios) quanto a instalação manual em /opt não ficam 100%. Fica faltando traduzir p/ português e o flashplayer não é mais reconhecido.

E não há meio de resolver isso a não ser fazendo gambiarra. Pelo menos eu não consegui pelos meios normais.

Vejam: a versão disponibilizada nos repositórios está em inglês e não reconhece nenhum pacote do tipo "Interface em Português". Pra traduzir, baixei o pacote em português, descompactei e simplesmente substituí em /usr/lib. Isso resolveu. Mas sei que só pode ser uma baita duma gambi.

E agora é o flashplayer: peguei o arquivo libflashplayer.so e saí "semeando" por tudo quanto era pasta dentro de /usr/lib que fizesse qualquer menção às palavras "mozilla", "firefox" e "plugins". Nem a pau...

E essa é a minha zica do momento. O firefox 13 funciona, está em português graças a uma gambiarra, mas nada de reconhecer o flash.

Me interessei muito em um comentário do bred81 sobre mudar o path para o firefox achar o libflashplayer.so. Essa eu queria ver.

Pessoal, como é que eu saio dessa encrenca?

Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal