Autor Tópico: Migrando do Windows para o Ubuntu (Resolvido)  (Lida 3756 vezes)

Offline joabmonteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Migrando do Windows para o Ubuntu (Resolvido)
« Online: 26 de Maio de 2012, 16:30 »
ola pessoal, quero mudar para ubuntu, ja baixei e instalei no meu notebook usando dual-boot, mas não sei nada, nem se quer instalar um programa como fazia no windows. Alias ainda nao apaguei o windows do meu hd e kero q isso aconteça logo. Mas tenho q me familiarizar com o ubuntu 12.04. Outra duvida, tenho um modem 3g huawei E173 e não sei como instalar no ubuntu executando aqueles comandos no terminal. Se eu conseguir instalar esse modem eu desintalo o windows do meu hd, pois se tiver outras duvidas precisaria de internet para usar no ubuntu.
Obrigado.
« Última modificação: 28 de Maio de 2012, 20:35 por joabmonteiro »

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: migrando do windows para o ubuntu
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2012, 16:38 »
Seja bem vindo.
Quanto ao modem tem algumas sugestões aqui

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=79387.0
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

clodoaldops

  • Visitante
Re: migrando do windows para o ubuntu
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2012, 16:44 »
-só delete o windows após alguns meses de uso do ubuntu p/ não se arrepender
-veja este guia do ubuntu p/ iniciantes >> tem tudo que vc precisa saber
http://orgulhogeek.net/ubuntu-guia-do-iniciante/

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: migrando do windows para o ubuntu
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2012, 16:45 »
ola pessoal, quero mudar para ubuntu, ja baixei e instalei no meu notebook usando dual-boot, mas não sei nada, nem se quer instalar um programa como fazia no windows. Alias ainda nao apaguei o windows do meu hd e kero q isso aconteça logo. Mas tenho q me familiarizar com o ubuntu 12.04. Outra duvida, tenho um modem 3g huawei E173 e não sei como instalar no ubuntu executando aqueles comandos no terminal. Se eu conseguir instalar esse modem eu desintalo o windows do meu hd, pois se tiver outras duvidas precisaria de internet para usar no ubuntu.
Obrigado.

Não te aconselho a tirar o Windows agora, pois, vc ainda nem se adaptou ao Ubuntu, vá aos poucos, tendo em vista que a curva de aprendizado no Linux é maior e existem programas que só rodam no janelas.
Veja:   http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html
         http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,168.0.html

Boa sorte!
Usuário Linux- 449417

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: migrando do windows para o ubuntu
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2012, 17:36 »
Capaz de você apagar o Windows agora, e depois de uns 2 dias voltar a instala-lo de novo. Usar só o linux demanda tempo, não é da noite pro dia assim não, demora meses ou até anos para se adaptar.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: migrando do windows para o ubuntu
« Resposta #5 Online: 26 de Maio de 2012, 23:16 »
Também não aconselho a apagar o Windows, pelo menos até que esteja bem confortável com o Ubuntu.

Para instalar programas, é mais fácil do que no Windows (depois que se sabe, é claro!): é só ir à Central de Programas Ubuntu no painel lateral esquerdo, clicar no ícone e procurar o programa que você quer. Achado, é só clicar em Instalar. E pronto!

Para ver os programas no Ubuntu equivalentes aos do Windows, há vários sites com tabelas deste tipo. Uma delas é esta: Programas Equivalentes por Sistema Operacional

E bem-vindo à comunidade Ubuntu. Sou um simples usuário (ou seja, não sou técnico de Informaica), comecei há pouco mais de 3 anos e meio e, apesar de ainda manter o Windows em dual-boot (tenho que reconhecer: ele me quebra alguns galhos de vez em quando), raramente o carrego. (Já o pessoal ligado a games o mantém porque, nesta área, o Linux é deficiente mesmo.)
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: migrando do windows para o ubuntu
« Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2012, 00:23 »
Olá,  joabmonteiro,  não  recomendo  tirar  ainda  o  windows.  Mantenha  o  dualboot  até  se  adaptar  ao  Ubuntu.  Aí  quando  já  estiver  bem  adaptado  ao  Ubuntu,  já  não  necessitar  mais  de  windows,  aí  tudo  bem.  Mas,  mantenha  o  dualboot,  e  vai  conhecendo  o  Ubuntu,  os  programas  que  ele  oferece,  e  aprendendo  a  usar  linux,  e  tu  verás  como  é  bom  esse  novo  universo  que  se  desponta  aos  seus  olhos,  que  é  o  universo  linux.
Seja  bem  vindo  ao  Linux  e  ao  Ubuntu.  Sinta-se  em  casa.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: migrando do windows para o ubuntu
« Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2012, 00:36 »
Já que é iniciante, sugiro manter ambos os sistemas por enquanto. Vai estudando o Ubuntu com calma e só desinstala o Windows quando realmente se sentir seguro a ponto de fazê-lo.

Offline joabmonteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: migrando do windows para o ubuntu
« Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2012, 02:04 »
Muito obrigado pelas dicas pessoal, vou seguir o conselho de cada um e procurar conhecer melhor o ubuntu. Fiquei fascinado com esse sistema, mas vou manter o dual boot por enquanto.
Mas em relação aos programas para instalar, isso requer conexão com a internet e eu ainda não aprendir a instalar meu modem no Ubuntu para poder instalar esses programas.
Nos arquivos que estão no modem, tem uma pasta chamada Linux com alguns arquivos para instalar mas diz que é preciso ter acesso root, e eu não consigo fazer isso. No meu celular com OS Android eu sei fazer, mas no Ubuntu eu não sei como funciona.
Agradeço.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: migrando do windows para o ubuntu
« Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2012, 08:42 »
Muito obrigado pelas dicas pessoal, vou seguir o conselho de cada um e procurar conhecer melhor o ubuntu. Fiquei fascinado com esse sistema, mas vou manter o dual boot por enquanto.
Mas em relação aos programas para instalar, isso requer conexão com a internet e eu ainda não aprendir a instalar meu modem no Ubuntu para poder instalar esses programas.
Nos arquivos que estão no modem, tem uma pasta chamada Linux com alguns arquivos para instalar mas diz que é preciso ter acesso root, e eu não consigo fazer isso. No meu celular com OS Android eu sei fazer, mas no Ubuntu eu não sei como funciona.
Agradeço.

 Baixe e Estude esse Guia Inicial do Ubuntu versão 2.0 para você não ficar perdidão.

Tenha em mente isso:
Não podemos esquecer de uma coisa, Linux(todas as distros) é sistema feito baseado em *NIX, que rodam originalmente em servidores e não em desktops, Notebooks e afins, por tanto, os desenvolvedores precisam fazer das tripas ao coração, para tornar o sistema mais "amigável".

No meu ver, o Linux já é um pouco amigável há alguns anos e o que falta e acostumarmos nas atuais mudanças que ocorrem, aos usuários domésticos.
[/i]

Espero que supra as suas necessidades.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

  Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D


e vamos que vamos.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline joabmonteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: migrando do windows para o ubuntu
« Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2012, 20:32 »
Muito obrigado pelas dicas pessoal, vou seguir o conselho de cada um e procurar conhecer melhor o ubuntu. Fiquei fascinado com esse sistema, mas vou manter o dual boot por enquanto.
Mas em relação aos programas para instalar, isso requer conexão com a internet e eu ainda não aprendir a instalar meu modem no Ubuntu para poder instalar esses programas.
Nos arquivos que estão no modem, tem uma pasta chamada Linux com alguns arquivos para instalar mas diz que é preciso ter acesso root, e eu não consigo fazer isso. No meu celular com OS Android eu sei fazer, mas no Ubuntu eu não sei como funciona.
Agradeço.

 Baixe e Estude esse Guia Inicial do Ubuntu versão 2.0 para você não ficar perdidão.

Tenha em mente isso:
Não podemos esquecer de uma coisa, Linux(todas as distros) é sistema feito baseado em *NIX, que rodam originalmente em servidores e não em desktops, Notebooks e afins, por tanto, os desenvolvedores precisam fazer das tripas ao coração, para tornar o sistema mais "amigável".

No meu ver, o Linux já é um pouco amigável há alguns anos e o que falta e acostumarmos nas atuais mudanças que ocorrem, aos usuários domésticos.
[/i]

Espero que supra as suas necessidades.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

  Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D


e vamos que vamos.
Muito bom esse guia, esta me ajudando muito. Indico para qualquer iniciante no ubuntu, assim com eu. Agradeço.