Acho que precisamos conversar um pouco mais, há algo esquisito, pois acabei de instalar aqui a VMWare Workstation 12 Player (non comercial), simplesmente usando um live-iso do Ubuntu 12.04 - 64-bit e dentro da VMware em cima do live-iso instalei o Ubuntu 16.04 completamente, tudo funcional, sem nenhum enrosco.
Veja bem, apenas usando um live-iso do Ubuntu 12.04 deu pra fazer isso.
Como disse, não uso VMware (uso VirtualBox Oracle) e, assim, há muito tempo não instalava isso.
Até onde lembro mais antigamente havia uma versão do VMware Player ou coisa parecida, que era free.
Salvo engano (como disse, não estou por dentro de VMware), lá na página de downloads da VMware parece que isso não existe mais, ou pelo menos não localizei nada disso, me pareceu que agora só existe essa VMWare Workstation Player que é free para uso não comercial e pago para uso comercial, onde precisa entrar com um número de licença.
Pois bem, baixei isso aí e instalei e em seguida criei uma máquina virtual do Ubuntu 16.04, ou seja ele está hospedado numa máquina real que é um live-iso do Ubuntu 12.04.5 - 64-bit, tudo funcional.
O que pretendia era eventualmente reproduzir o cenário para poder te passar alguma orientação melhor, porém como consegui instalar tudo sem nenhum problema - e pior ainda, usando um mais que provisório live-iso -, não consegui reproduzir o problema.
Mas vamos, lá, agora acho que é bom termos mais informações.
1) Qual a sua versão do Ubuntu?
cat /etc/lsb-release
2) Arquitetura?
arch
3) kernel?
uname -srvm
4) Está atualizado?
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
5) Qual o nome do arquivo da VMware que você baixou?
6) Qual versão da VMware?
7) Como instalou (ou está tentando instalar)?
8 ) Indique exatamente o link de onde baixou
Vamos ver se estamos falando da mesma coisa.