Autor Tópico: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus  (Lida 8034 vezes)

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Olá, pessoal
Estou com esses dois problemas com vídeos mp4, já instalei aquele ubuntu-restricted-extras e o w64codecs e o non-free-codecs do medibuntu, mas continua do mesmo jeito. Alguma ideia de como arrumar? Esses problemas acontecem com alguns vídeos mp4, não com todos.
Uso o 12.04 64 bits

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2012, 11:10 »
Pra vídeos eu prefiro o GNOME Mplayer e o VLC.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2012, 11:16 »
Pra reproduzir tem outras opções, mas e a miniatura no nautilus?
Eu prefiro o Totem como padrão e outros como alternativa.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2012, 11:18 »
Até onde eu lembro, pra ter as miniaturas de vídeos e imagens no Nautilus tem que instalar o pacote "gnome-sushi" ou coisa assim. Dá uma olhada no Synaptic.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2012, 11:19 »
Não, esse aí é pra pré-visualizar arquivos selecionados ao pressionar a barra de espaço.
Todos os vídeos estão com miniatura, só alguns mp4 (os mesmos que o Totem não toca) que não.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2012, 14:48 »
Isso aparentemente é um bug que afeta múltiplos usuários, e talvez seja resolvido em alguns dias. Veja o link desses dois bugs no Launchpad:

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/totem/+bug/833507
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gstreamer0.10/+bug/977048

Um dos usuários postou uma solução temporária (workaround):

Citar
A workaround I just found:
go to /usr/share/thumbnailers
edit totem-video.thumbnailer
instead of using totem-video-thumbnailer use ffmpegthumbnailer -i %u -o %o after having installed it
then cancel the folder ~/.thumbnails/
Finally logout and login

Vou testar isso mais tarde. Não sei se vai resolver o problema do Totem não conseguindo reproduzir vídeos em MP4, mas ao menos deve resolver a questão das miniaturas não aparecendo.

EDIT: Outra solução interessante para o Totem voltar a reproduzir vídeos em MP4 normalmente:

Citar
install only these packages

gstreamer0.10-ffmpeg and gstreamer0.10-plugins-ugly

and uninstall gstreamer0.10-plugins-bad

Os pacotes de prefixo "gstreamer0.10-plugins" contém codecs para reprodução de vídeos no Totem. Segundo quem postou essa segunda solução, o problema não acontece mais se você desinstalar o pacote "gstreamer0.10-plugins-bad". Essa solução pode impedir que vídeos em outros formatos sejam reproduzidos, como vídeos em MPG1, por exemplo. Mas ao que tudo indica, apenas formatos antigos são afetados, e para vídeos nesses formatos em particular você pode usar qualquer outro reprodutor de vídeo, como VLC ou GNOME-Mplayer.
« Última modificação: 09 de Maio de 2012, 15:06 por Solid One »

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2012, 15:40 »
Pra mim a dica das miniaturas não funcionou, esse arquivo totem-video.thumbnailer nem existe, existe só totem.thumbnailer e outros dois que parecem não ter nada a ver com as miniaturas dos vídeos. Mesmo assim editei o totem.thumbnailer conforme foi indicado mas não adiantou.

Qto ao Totem, vou esperar consertarem com atualização, enquanto isso vou usar outros players.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2012, 08:49 »
Pra mim a dica das miniaturas não funcionou, esse arquivo totem-video.thumbnailer nem existe, existe só totem.thumbnailer e outros dois que parecem não ter nada a ver com as miniaturas dos vídeos. Mesmo assim editei o totem.thumbnailer conforme foi indicado mas não adiantou.

Qto ao Totem, vou esperar consertarem com atualização, enquanto isso vou usar outros players.

Só por desencargo de consciência, você instalou o pacote ffmpegthumbnailer? É uma dependência para esse processo funcionar.

Essa linha do arquivo totem.thumbnailer que você viu, especifica qual aplicativo usar para gerar a miniatura e atribui-la ao vídeo. Basicamente o aplicativo é um comando que pede como argumento o caminho do vídeo e retorna uma imagem em miniatura a ser atribuída ao vídeo, ficando armazenada nas sua conta atual do Ubuntu.

O que esse carinha fez foi simplesmente instalar outro comando similar para geração de miniaturas, e fazer o sistema usar o novo ao invés do antigo, totem-video-thumbnailer. Tenta instalar esse pacote (na Central de Programas do Ubuntu mesmo, só digitar o nome que ele aparece lá), editar o arquivo e reiniciar o computador em seguida. Talvez funcione.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2012, 11:23 »
Instalei sim, instalei e depois editei o arquivo, mas não reiniciei, só encerrei a sessão.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2012, 15:06 »
Notei algo estranho aqui comigo, agora há pouco...

Três dias atrás, eu instalei o Ubuntu 12.04 no notebook de um conhecido, deixando o Unity como modo gráfico padrão. Instalei ubuntu-restricted-extras, o VLC, o GNOME-MPlayer e uma série de codecs específicos do Totem, necessários para ele reproduzir vídeos nos mais diversos formatos (que no meu caso seria os pacotes de nome começando com 'gstreamer0.10-plugins').

Nessa segunda-feira, dia 7, foi que notei esse problema que você está tendo agora, que é dos vídeos em MP4 não tendo miniaturas geradas nem sendo possível reproduzí-los no Totem. Não dei muita trela pra isso, pois pra esses casos em particular posso usar os outros reprodutores de vídeo.

No entanto, hoje dia 10, decidi fazer um rápido teste na minha máquina do trabalho usando uns vídeos MP4 de umas videoaulas que fiz para ensino à distância. Instalei nesse pc os mesmos programas e pacotes que instalei no notebook na segunda-feira, logo imaginei que ao abrir os vídeos, o problema das miniaturas também fosse acontecer aqui. Mas não foi o caso: os vídeos tanto foram reproduzidos normalmente, como tiveram suas miniaturas geradas sem mais problemas.

Não sei ao certo o porquê dos vídeos MP4 terem sido reproduzidos / tido miniaturas geradas, mas tenho três hipóteses:

1. O problema talvez aconteça apenas em arquitetura 64-bits e não em 32-bits (improvável);
2. O problema não acontece com qualquer vídeo em MP4, apenas em alguns casos. Isso depende muito dos codecs de áudio e vídeo utilizados, ou da forma como foram encodados;
3. No decorrer dessa semana, praticamente todo dia tem saído atualizações do Ubuntu 12.04 Precise pra baixar. Talvez nas últimas 48 horas, as atualizações mais recentes lançadas tenham resolvido esse problema, e como instalei atualizações tanto ontem como hoje, imagino isso ser a causa dos vídeos terem reproduzidos normalmente.

Assim sendo, tente instalar as atualizações mais recentes do Ubuntu e reinicie seu computador. Talvez resolva essa questão.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2012, 17:41 »
Estou com todas as atualizações em dia.
Acho que pode sim ter algo a ver com ser 64 bits.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2012, 08:26 »
Acho difícil ser 64-bits, pois no notebook do conhecido meu, instalei a versão 32-bits.

Então só resta a segunda opção: Isso só acontece com alguns arquivos de vídeo em MP4, não com todos. É esperar até consertarem esse bug (o que espero acontecer em poucos dias pro 12.04, não diretamente pro 12.10, como é muito comum acontecer em casos de mudanças drásticas).

Enquanto isso, tente instalar, na Central de Programas do Ubuntu, os pacotes gstreamer0.10-ffmpeg e gstreamer0.10-plugins-ugly, e desinstalar o gstreamer0.10-plugins-bad, conforme citei nas postagens anteriores. Depois reinicie o pc e veja se não resolve o problema.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2012, 11:46 »
Deu certo, só espero não ter problema com outros formatos.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2012, 20:22 »
Voltei pra alertar àqueles q quiserem seguir a dica q os dvds deixam de tocar no Totem.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2012, 08:56 »
Voltei pra alertar àqueles q quiserem seguir a dica q os dvds deixam de tocar no Totem.

Esse provavelmente não é um problema do Totem. Isso pra mim tem cara de ser problema de DVDs criptografados.

Totem toca com perfeição DVDs sem criptografia, como os gerados pelo DeVeDe por exemplo. No entanto, para DVDs originais que possuem algum tipo de criptografia na maioria das vezes, é preciso instalar uma biblioteca chamada libdvdcss2.

A melhor forma de obter essa biblioteca é através dos repositórios Medibuntu. Você pode instalá-lo na sua máquina com Ubuntu 12.04 seguindo os passos ilustrados nesse link:

http://www.unixmen.com/medibuntu-repositories-available-for-ubuntu-12-04-lts-precise-pangolin-ppa/

Uma vez feito isso, você pode instalar a biblioteca procurando pelo seu nome na Central de Programas do Ubuntu, ou pelo terminal através do comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libdvdcss2
Depois de instalado essa biblioteca, reinicie a sessão (ou o computador) e tente de novo. Deve funcionar.

E o Totem não é o único programa afetado pela criptografia de DVDs. Programas como o K9copy e o Dvd95 não conseguem ripar apropriadamente DVDs com criptografia, a menos que você instale essa biblioteca. Comigo o K9Copy deu altos crashes quando fui tentar ripar uns DVDs que comprei, mas não havia instalado a biblioteca libdvdcss2 na minha máquina.

Tente aí que deve resolver. Caso contrário, em último caso você pode ficar usando o VLC, que se não me falha a memória, não tem problemas na reprodução de dvds criptografados, na ausência dessa biblioteca.