Autor Tópico: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus  (Lida 8036 vezes)

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #15 Online: 15 de Maio de 2012, 11:22 »
O dvd que não consegui ver foi feito com o devede, aparecia aquele assistende de instalção de codec dizendo que faltava um arquivo, mas ele não achava nada qdo eu mandava procurar o arquivo faltante.
Alguns vídeos mpeg-1 também deixaram de tocar, acabei instalando o gstreamer0.10-plugins-bad de novo, vou esperar sair uma atualização pra resolver o problema com os mp4.
Outro problema com vídeos, tentei editar um vídeo no pitivi ontem mas o programa não renderiza, fica eternamente parado na tela "Estimando". Felizmente tenho o Fedora 16 também, instalei o programa nele e consegui renderizar sem nenhum problema.

Editado: Agora eu vi q o áudio do vídeo renderizado no Fedora ficou fora de sincronia, kkkkkkkkkkk.
« Última modificação: 15 de Maio de 2012, 11:37 por cygnusx-1 »

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #16 Online: 15 de Maio de 2012, 13:01 »
O dvd que não consegui ver foi feito com o devede, aparecia aquele assistende de instalção de codec dizendo que faltava um arquivo, mas ele não achava nada qdo eu mandava procurar o arquivo faltante.
Alguns vídeos mpeg-1 também deixaram de tocar, acabei instalando o gstreamer0.10-plugins-bad de novo, vou esperar sair uma atualização pra resolver o problema com os mp4.
Outro problema com vídeos, tentei editar um vídeo no pitivi ontem mas o programa não renderiza, fica eternamente parado na tela "Estimando". Felizmente tenho o Fedora 16 também, instalei o programa nele e consegui renderizar sem nenhum problema.

Editado: Agora eu vi q o áudio do vídeo renderizado no Fedora ficou fora de sincronia, kkkkkkkkkkk.

Começo a achar que o gstreamer0.10-plugins-bad é uma dependência necessária tanto para vídeos em mpeg-1 como em DVDs (cujos vídeos costumam ser em mpeg-1 ou mpeg-2).

Falando no PiTiVi, já tive esse problema antes quando usava o Ubuntu 11.10. Esse é um bugzinho bem chato, mas fácil de resolver: Comigo bastava eu salvar o projeto, fechar e reabrir o PiTiVi, abrir o projeto no PiTiVi após o programa ter carregado, e botar pra renderizar em seguida. Ele deve renderizar normalmente, sem ficar estupidamente enganchado na tela de estimativa de tempo.

Mas isso foi uns cinco~seis meses atrás. Não sei se o PiTiVi que vem nos repositórios do Ubuntu 12.04 é da mesma versão que o do Ubuntu 11.10, mas caso o do 12.04 seja mais recente que o do 11.10, então talvez alguns desses bugs já estejam resolvidos (ou venham a ser resolvidos com o passar do tempo).

Qualquer coisa, você pode também usar outro editor de vídeo para isso. Um que possui uma abordagem/paradigma quase idêntico ao do PiTiVi chama-se OpenShot, e também tem nos repositórios pra baixar.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #17 Online: 15 de Maio de 2012, 13:24 »
Tentei o openshot ontem também, mas o filtro dele para ajustar a saturação é muito fraco, com o pitivi consegui fazer o ajuste q queria.
Renderizei com outro codec agora no Fedora, o áudio ficou bom mas a imagem um pouco estranha, dando umas travadinhas. Depois eu tento outras combinações de codec.
Essa dica pro pitivi no Ubuntu não deu certo. Mesmo reabrindo o programa e abrindo o projeto salvo, ele não renderiza.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #18 Online: 16 de Maio de 2012, 14:20 »
Se reiniciando ele não renderiza, então é alguma coisa feita durante a criação do projeto. Não que essa "coisa" seja um erro por parte do usuário, mas sim algum bug do programa.

Pode ser algum trecho de áudio, vídeo ou imagem corrompidos importados no seu projeto. Pode o jeito que você tenha tentado aplicar algum efeito ou transição no vídeo (se o tiver feito), etc.

Quando estiver editando algum vídeo pelo PiTiVi, é interessante ater-se o máximo possível à simplicidade. Quanto mais complexo seu projeto ficar, maior são as chances desse tipo de erro acontecer. Já usei um pouco o PiTiVi para editar uns vídeos gravados do meu Desktop por programas como gtk-recordmydesktop e mandá-los pro Youtube, e na minha experiência, o quão mais direto ao ponto você for, melhor será.

E por fim, talvez esses problemas estejam acontecendo porque sua versão do PiTiVi talvez não seja a mais recente. Qual é mesmo a versão do PiTiVi que você está utilizando? E a versão do Ubuntu, é a 12.04 ou outra inferior a esta?

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Vídeos mp4 não tocam no Totem e ficam sem miniatura no nautilus
« Resposta #19 Online: 16 de Maio de 2012, 16:54 »
A única coisa q fiz no projeto do pitivi foi aplicar um filtro para diminuir a saturação das cores.
Em todo o caso tentei editar outros vídeos em outros formatos e também não renderizou, mesmo sem eu fazer nenhuma alteração no vídeo original.
Eu uso o Ubuntu 12.04 64 bits, o pitivi é versão 0.15.1

Editado: Consegui instalar o pitivi 0.15.2 pelo tarball, agora está renderizando!
« Última modificação: 16 de Maio de 2012, 17:31 por cygnusx-1 »