Autor Tópico: Segurança no Linux  (Lida 6015 vezes)

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Segurança no Linux
« Online: 30 de Abril de 2012, 14:50 »
Oi pessoal!

Com a continuidade de uso do Ubuntu as dúvidas vão surgindo, principalmente no que se refere a segurança. Já li vário tópicos em fóruns que tratam este assunto, mas agora que mergulhei definitivamente no Linux e abandonei o Windows preciso ter mais certeza quanto a este quesito sanando assim qualquer dúvida. Segue alguns questionamentos:

1 – Preciso usar algum tipo de Antivírus, firewall ou coisa do tipo¿

2 – Estou usando o Wine para carregar alguns aplicativos do Windows, minha vulnerabilidade aumenta?

3 - O que faz com que o Linux seja tão seguro?
gustavopaulinno

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Segurança no Linux
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2012, 14:52 »
Usuário Linux- 449417

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Segurança no Linux
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2012, 15:01 »
Respondendo às perguntas:

1) Não.
2) Não porque o Wine não é um Windows completo dentro do Linux, e sim apenas uma implementação de chamadas API do sistema da Microsoft, que permite executar alguns programas da plataforma no Linux. Uma dica é ver se existem programas equivalentes que façam a(s) mesma(s) tarefa(s) e que seja(m) nativo(s) do Linux. Se você me disser o que instalou com o Wine, posso tentar ajudar.

A terceira pergunta eu não sei te responder exatamente, mas posso dizer que praticamente não há virus/trojan/etc. para sistemas Linux.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Segurança no Linux
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2012, 15:04 »

Saiba tudo sobre antivírus para linux(Por que eu preciso software antivírus?), nesse linK: https://help.ubuntu.com/community/Antivirus
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Dr Schaum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Segurança no Linux
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2012, 15:07 »
2 – Estou usando o Wine para carregar alguns aplicativos do Windows, minha vulnerabilidade aumenta?

Sim, é muito raro aparecer alguma coisa que vá além do sistema interno do wine, mas já aconteceu antes.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Segurança no Linux
« Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2012, 15:25 »
Olá gustavopaulinno, quando o assunto é segurança o Línux realmente saí na frente sim mas isso não significa que é um sistema 100% seguro, a segurança de qualquer sistema depende muito do usuário.
Citar
1 – Preciso usar algum tipo de Antivírus, firewall ou coisa do tipo¿
Depende, se você quiser fazer uma varreduras em pendrives por exemplo, seu sistema não será infectado por vírus feito para Windows mas você pode passa-lo adiante, neste caso é bom ter um antivírus. Já o firewall todo sistema necessita indepente de qual seja, se você fizer uma pesquisa vai perceber que a maioria do usuários não usam.

Citar
2 - Estou usando o Wine para carregar alguns aplicativos do Windows, minha vulnerabilidade aumenta?
Você já reparou como é difícil fazer com que algum aplicativo feito pra Windows rodar via Wine? A maioria nem roda imagina um vírus que precisa rodar sem a permissão do usuário... E se rodar não afetaria em nada o sistema.

Citar
3 - O que faz com que o Linux seja tão seguro?
Inúmeros fatores, alguns deles são:
1. É mais eficiente criar ataques contra sistema Windows pois eles dominam o mercado.
2. Sem a permissão root nada acontece.
3. As diversas distros Línux são feitas e mantidas em comunidades, se algum vírus for bem sucedido rapidamente essa vasta esquipe acharia um meio de neutraliza-lo...

Essas inseguranças que sentimos são sequelas deixadas por muitos anos utilizando Windows,  ;D



Abç.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Dr Schaum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Segurança no Linux
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2012, 16:05 »
Citar
2 - Estou usando o Wine para carregar alguns aplicativos do Windows, minha vulnerabilidade aumenta?
Você já reparou como é difícil fazer com que algum aplicativo feito pra Windows rodar via Wine? A maioria nem roda imagina um vírus que precisa rodar sem a permissão do usuário... E se rodar não afetaria em nada o sistema.

Eu diria que malwares são programas muito mais simples para se executar do que um Photoshop, Autocad ou qualquer joguinho. Tem que tomar cuidado com esse tipo de generalização...

Mas deixando a paranóia de lado, o melhor antivírus é o bom senso, você tá rodando programas no wine então tenha as mesmas precauções que você teria rodando esses programas no Windows mesmo.
« Última modificação: 30 de Abril de 2012, 16:25 por Dr Schaum »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Segurança no Linux
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2012, 16:22 »
Citar
Mas deixando a paranóia de lado, o melhor antivírus é o bom senso

Exato. Entrei pra postar isso. Não adianta nada uma pessoa entupir o sistema de anti-malwares, antivírus e firewalls se sai clicando em qualquer site ou email que recebe. Bom senso é tudo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Segurança no Linux
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2012, 16:28 »
Cara se você tem medo de invasão, alguma coisa do tipo o próprio Ubuntu tem firewall integrado, mas tem que olhar se está ativado.
comandos para isso:
sudo ufw status

Se ele estiver desligado rode.

sudo ufw enable

Para certificar se está ativado rode o primeiro comando novamente.

Enquanto a vírus, só windows deve-se ter essa preocupação a galera não gosta muito de sacanear o Linux não visto que a microsoft infelizmente ainda domina o mercado dos menos experientes ou que gosta de uma janelinha linda segundo eles.

Ele é seguro estando desconectado da rede, estou brincando, ele é mais seguro sim.
« Última modificação: 30 de Abril de 2012, 16:31 por cajaboy »
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Segurança no Linux
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2012, 16:35 »
GNU/Linux é mais seguro por algumas questões técnicas:

I) o sistema de arquivos são diferentes. Windows é .exe (principalmente) no GNU/Linux os principais são os .deb (derivados do Debian) e os .rpm (derivados, se não me falha a memória, da Red Hot);
II) para uma correta instalação do S.O. é necessário a configuração da senha, com ela, qualquer alteração só é possível depois da digitação da mesma;
III) o firewall é pré-configurado por padrão, necessitando apenas da sua ativação, entre outras coisas...

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Segurança no Linux
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2012, 17:04 »
gustavo, uma dica:
-nunca rode o wine como root (nem lembro onde li, mas tá em algum lugar da net rsrs)

Interessante também o ponto tocado pelo jkmsjq, imagina o cara ter que portar o vírus dele pra .rpm(fedora e red hat) .deb(debian e ubuntu) .pet(puppy linux) .tazpkg(slitaz) só pra citar alguns tipos de pacotes. E depois vem o fato de que ubuntu e debian tem, por exemplo, o .deb em comum, mas algumas coisas no debian funcionam de modo diferente no ubuntu imagina ter que configurar o vírus pra agir de uma maneira no ubuntu e de outra no debian. Pense agora em outras diversas distros, principalmente as que não possuem a mesma base em comum... o resultado é que mesmo que o linux fosse o mais usado do planeta, ainda seria mais seguro que windows que só tem .exe e mesmo funcionamente(num existem dois windows xp).

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Dr Schaum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Segurança no Linux
« Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2012, 17:28 »
Interessante também o ponto tocado pelo jkmsjq, imagina o cara ter que portar o vírus dele pra .rpm(fedora e red hat) .deb(debian e ubuntu) .pet(puppy linux) .tazpkg(slitaz) só pra citar alguns tipos de pacotes. E depois vem o fato de que ubuntu e debian tem, por exemplo, o .deb em comum, mas algumas coisas no debian funcionam de modo diferente no ubuntu imagina ter que configurar o vírus pra agir de uma maneira no ubuntu e de outra no debian. Pense agora em outras diversas distros, principalmente as que não possuem a mesma base em comum... o resultado é que mesmo que o linux fosse o mais usado do planeta, ainda seria mais seguro que windows que só tem .exe e mesmo funcionamente(num existem dois windows xp).

Esse é o argumento mais bizarro que eu já vi a favor da falta de padronização dos pacotes de Linux.

exe é arquivo binário executável do Windows, não dá pra fazer uma comparação direta com os pacotes rpm, deb etc. Os pacotes são mais aproximadamente equivalentes a um setup.exe, servem para o programa ser instalado dentro do sistema de uma maneira organizada e bem suportada. Nada impede que um vírus não precise dessa firula toda certo?

clodoaldops

  • Visitante
Re: Segurança no Linux
« Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2012, 17:38 »
Os usuários do Windows que migram para o Linux às vezes têm crises de pânico por causa da ausência de programas focados na segurança. A verdade é que a questão é muito simples e sem graça. Não há necessidade de exagerar na proteção. Invista os ciclos do seu cérebro naquilo que te diverte. Simples assim.
http://www.hardware.com.br/artigos/taticas-seguranca-linux/


Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Segurança no Linux
« Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2012, 17:43 »
ativa o ufw e pronto com o comando que o amigo deu.

« Última modificação: 30 de Abril de 2012, 17:45 por clockworklinux »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2