Autor Tópico: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo  (Lida 10047 vezes)

Offline rogeriocal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Online: 29 de MAR?O de 2012, 09:21 »
Saudações colegas de fórum,

Estou tendo problemas com uma conexão 3G da Vivo.

O meu computador é um netbook da LG com modem interno, modelo X140-G.BG12P1(1100).
Especificações aqui: http://www.lge.com/br/informatica/netbook/LG-X140-G.BG12P11100.jsp

O Ubuntu reconhece o modem e tenta criar a conexão, mas sempre dá erro e não conecta.

Quer dizer, sempre não. Muito de vez em quando ele conecta de primeira, sem que eu tenha modificado absolutamente nada nas propriedades de conexão. Mas saliento que é muito raro ele conectar...

Alguma sugestão para resolver o problema?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #1 Online: 29 de MAR?O de 2012, 10:59 »
Se a conexão funciona às vezes, ela está configurada corretamente.

Então nas vezes em que não funciona, provavelmente não há sinal 3G pra ser conectado. Tente se mover pra um lugar com melhor sinal, ou aguardar até que o sinal fique disponível novamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rogeriocal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #2 Online: 29 de MAR?O de 2012, 15:46 »
Pensei nisso, mas o meu netbook veio com o Windows 7 Starter e quando ele estava com o Windows conectava normalmente. O que acontecia bastante é que no Windows tinha um "discador" feito pela própria LG e muitas vezes dava erro na conexão  e quando isso acontecia, eu podia tentar dezenas de vezes que não conectava de jeito nenhum. Aí eu tinha que fechar esse "discador" e abrir de novo e aí conectava. Imagino que isso resolvia porque esse "discador" dava um reset no modem. Ao abrir esse "discador" ele abre  com um mensagem "Inicializando o modem" e só depois que aparecia o botão para conectar.

Será que isso não resolve? Como eu faço para reinicializar o modem no Ubuntu?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #3 Online: 29 de MAR?O de 2012, 16:02 »
Ola

Nada a ver com o problema especifico, mas em celulares com problemas de conexão intermitentes, remove-se o chip da operadora e com uma borracha branca de apagar lápis fricciona-se os contatos do chip até ficarem brilhantes.

Em 90% dos casos o processo resolve as falhas de conexão.

Experimente, não dói, não faz mal nenhum e pode ser que resolva.

[]'s

Offline rogeriocal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2012, 09:19 »
Citar
em celulares com problemas de conexão intermitentes, remove-se o chip da operadora e com uma borracha branca de apagar lápis fricciona-se os contatos do chip até ficarem brilhantes.

Em 90% dos casos o processo resolve as falhas de conexão.

Infelizmente não resolveu.

Mais alguma ideia?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2012, 09:56 »
Continuo insistindo pra procurar uma posição com sinal melhor.

Às vezes 10cm fazem a diferença.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Creto

  • Visitante
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2012, 13:50 »
Apenas adicionando ao que aqui já fora recomendado e todos tem razão, (tenho um modem externo, mas dá quase no mesmo) tente colocar um DNS estático na configuração da operadora, por exemplo opendns.

T+

Offline rogeriocal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2012, 21:26 »
A situação continua na mesma.

Posso mudar de lugar vários metros pra lá e pra cá que não adianta.

Coloquei DNS fixo usando openDNS e nada.

E quando menos se espera ele conecta de primeira... alías é sempre assim. Nas poucas vezes em que conectou foi de primeira, nunca na segunda, terceira ou na "n" tentativa...

Estou começando a achar que deve depender de uma conjunção dos astros...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2012, 21:43 »
Esse aparelho é desbloqueado? Já tentou usar um chip de outra operadora nele?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Cheik-Al-Medah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #9 Online: 12 de Abril de 2012, 09:03 »
Bom dia,
É os seguinte, uso o ubuntu desde sua versão 9.04, e sempre utilizei modem 3G e observei que o modem quando usado em um pc ou notebook com windows tem conexão superior a quando estou usando em uma máquina com o ubuntu, como podemos solucionar esse impasse?
Nunca deixe para amanhã o que deveria ter sido feito ontem!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #10 Online: 12 de Abril de 2012, 09:18 »
Siga usando o windows, ué. Você não acha ele superior?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rogeriocal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2012, 10:12 »
Citar
Esse aparelho é desbloqueado? Já tentou usar um chip de outra operadora nele?

A princípio achei que tal coisa não teria nada a ver, afinal, como relatei no começo, ele conectava quando eu usava o Windows 7, mas, como eu estou aberto a qualquer tentiva fui testar.

E tive resultados que eu não esperava de forma alguma.

Coloquei um outro chip da Vivo e o resultado foi o mesmo. Não conecta.

Coloquei um chip da Claro e conectou na primeira. Esse chip da Claro é um chip pré-pago que tenho há anos e nunca usei dados nele, mas abri um site da internet só para testar e realmente estava funcionando normalmente. Desconectei e fui conectar de novo e novamente conectou na primeira. Desconectei e conectei de novo várias vezes para ver se dava algum erro e em todas as vezes ele conectou de primeira. Aí fui tentar conectar com a conexão da Vivo sem trocar o chip. Claro que não conectou e quando fui tentar de novo com a conexão da Claro aí não conectou mais. Tentei várias vezes e nada. Reinicei o computador e novamente a Claro conectou de primeira. Ou seja: ligou o computador com o chip Vivo ele não conecta. Ligou com o chip Claro funciona normalmente. Se tentar a conexão com a Vivo (com o chip Claro no computador) além da conexão da Vivo não funcionar a conexão Claro também não funciona mais. Só reiniciando o computador. Lembrando ainda que muito eventualmente eu consigo conexão com o chip Vivo.

Refiz esse procedimento em outro local da cidade e os resultados foram os mesmos.

Como curiosidade, medi a velocidade da conexão da Claro com o Speedtest e deu 110 kbps com 204 ms de ping (no segundo local de teste. No primeiro não medi).

E então? Alguma ideia do porquê desse fenômeno? Alguma sugestão de como resolver o problema?

Aproveito a ocasião para agrader aos que contribuíram com o tópico. Fico realmente grato com todas as sugestões que foram dadas para resolver o meu problema.

Muito obrigado!
« Última modificação: 13 de Abril de 2012, 10:15 por rogeriocal »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #12 Online: 13 de Abril de 2012, 11:32 »
Eu tenho uma sugestão mas acho que vc não vai gostar. Nem a Vivo... ;) ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #13 Online: 13 de Abril de 2012, 11:44 »
Seu problema depende de consertar a operadora. Heheheheheh
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline rogeriocal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #14 Online: 20 de Abril de 2012, 16:45 »
Mais uma atualização da minha infeliz situação:

A conexão da Claro também está começando a ir pelo caminho da conexão da Vivo. Se antes conectava de primeira, com o tempo as conexões começaram a falhar. Os erros foram aumentando cada vez mais, até o ponto que agora já acontece de eu não conseguir conectar de jeito nenhum. E, assim como acontecia com a conexão da Vivo, algumas vezes a conexão da Claro acontece sem que eu tenha mudado nada nas propriedades da conexão. Ainda está um pouco melhor do que a da Vivo, mas pouca coisa melhor.