Autor Tópico: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo  (Lida 10046 vezes)

Offline Cheik-Al-Medah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #15 Online: 25 de Abril de 2012, 09:41 »
Siga usando o windows, ué. Você não acha ele superior?

Bom dia, coloquei um pedido de orientação no fórum e acabei encontrando um descontente com a observação que fiz. Não acho um superior ao outro, uso ubuntu porque gosto, porém dei por conta que o modem 3G da VIVO tem rodado com superioridade no ambiente Windows e é sobre isso que gostaria de saber, se por acaso é necessário configuração a mais no ambiente Ubuntu para usar a capacidade total do modem 3G, só isso, mais nada, sem apologia a quem é melhor ou superior, só uma pergunta e a espera de uma orientação acerca do exposto... Agradeço.
Nunca deixe para amanhã o que deveria ter sido feito ontem!

Creto

  • Visitante
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #16 Online: 25 de Abril de 2012, 10:05 »
Calma amigo, fui em busca de sua mensagem anterior e notei o seguinte:
Bom dia,
É os seguinte, uso o ubuntu desde sua versão 9.04,

e com isso pergunto já pensou em usar a versão atual? Olha uso o ubuntu 10.04 LTS e nesse momento a conexão se dá através de um modem desbloqueado da vivo usando um chip pré-pago da Claro e não noto nenhuma diferença entre os dois sistemas.

T+

Offline Cheik-Al-Medah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #17 Online: 26 de Abril de 2012, 09:25 »
Calma amigo, fui em busca de sua mensagem anterior e notei o seguinte:
Bom dia,
É os seguinte, uso o ubuntu desde sua versão 9.04,

e com isso pergunto já pensou em usar a versão atual? Olha uso o ubuntu 10.04 LTS e nesse momento a conexão se dá através de um modem desbloqueado da vivo usando um chip pré-pago da Claro e não noto nenhuma diferença entre os dois sistemas.

T+

Bom dia Creto,

Rapaz, uso a última versão "oneiric ocelot", e vejo esta situação precária da conexão como um ponto negativo para a operadora, por usar um programa que não seja ao menos multisistema, dai eu pergunto: qual a configuração completa para usar um modem 3G no ubuntu, por exemplo tenho que implementar um DNS (coisa que não fiz até o momento)?
Nunca deixe para amanhã o que deveria ter sido feito ontem!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #18 Online: 26 de Abril de 2012, 11:11 »
Citar
por exemplo tenho que implementar um DNS (coisa que não fiz até o momento)?
Nem em sonho. ;)
Vc só precisa configurar um servidor DNS se for trabalhar numa rede local que precise definir informações próprias. Pra uma máquina sozinha, qualquer servidor DNS público te atende. Mas DNS só se torna uma questão a resolver depois que a conexão acontece.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Cheik-Al-Medah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #19 Online: 26 de Abril de 2012, 17:07 »
Citar
por exemplo tenho que implementar um DNS (coisa que não fiz até o momento)?
Nem em sonho. ;)
Vc só precisa configurar um servidor DNS se for trabalhar numa rede local que precise definir informações próprias. Pra uma máquina sozinha, qualquer servidor DNS público te atende. Mas DNS só se torna uma questão a resolver depois que a conexão acontece.

E é?! Bom, sou o usuário mais usuário mesmo, aquele que poucas vezes se valeu do terminal (mas que gostei de usá-lo muito mais que o DOS isso sim gostei), e nesse processo certas vezes quando conecto o modem em uma máquina com o windows e depois reutilizo aqui nesta máquina modem começa a exigir senhas e ter dificuldades de conexão. Acredito que seja mais um problema de incompatibilidade o software dos modens 3G em si que prevêm que todos no universo usam ambiente windows (não sei de onde tiram essa ideia). No entanto, agradeço a atenção e vejamos se conseguimos encontrar um meio de tornar os modens 3G realmente amigáveis com o ambiente ubuntu/linux...
Nunca deixe para amanhã o que deveria ter sido feito ontem!

Offline rogeriocal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #20 Online: 03 de Maio de 2012, 09:50 »
Atualização da situação.

Duas mudanças ocorreram. Como eu não estava conseguindo usar a rede 3G, eu cancelei o meu plano da Vivo e alguns dias após o cancelamento eu atualizei o meu Ubuntu para o 12.04 (Precise Pangolin). Nisso uma consultora da Vivo me liga perguntando por que eu tinha cancelado o plano. Expliquei que não estava conseguindo conexão e que achava que devia ser algum problema do meu sistema operacional (e não falei que sistema que era). Ela me ofereceu um aumento de franquia pelo mesmo valor e um mês de graça para testar a conexão e que se não funcionasse mesmo eu poderia cancelar e nada seria cobrado. Eu ainda a questionei que já tinha tentado de tudo, que não sabia mais o que fazer e não via porque agora funcionaria. Mas ela garantiu que tinha certeza que iria funcionar. Bom, já que teria um mês de graça mesmo para tentar fazer funcionar novamente eu aceitei.

E não é que funcionou? A conexão não acontece em 100% das vezes de primeira, mas sempre acabo conseguindo, nem que pra isso precise reiniciar o computador.  O Ubuntu 12.04 que ajeitou as coisas ou a Vivo mudou alguma coisa? Dado o histórico das atualizações do Ubuntu e do atendimento da Vivo, eu apostaria que foi a atualização do Ubuntu, mas nunca se sabe...

Final da história: resolvido... por enquanto.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Problema intermitente para conexão 3G da Vivo
« Resposta #21 Online: 03 de Maio de 2012, 09:55 »
Eu achei um jeito de melhorar (um pouco) a conexão 3G no meu notebook: desinstalando completamente o UbuntuOne. Por incrível que pareça, funcionou. E também fui em "Editar conexões...", "Banda larga móvel", cliquei na conexão "Vivo Padrão", em "Editar..." e, ali na aba "Banda larga móvel", coloquei o código PIN do chip da Vivo e ajustei o tipo de serviço para "3G (UMTS/HSPA)".
Eu vejo conexões 3G como "quebra-galhos" pra quando se está longe do roteador e é necessário acessar MSN ou ver o e-mail, por exemplo. Em todos os demais casos, prefiro wifi.