Autor Tópico: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.  (Lida 11826 vezes)

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Online: 10 de MAR?O de 2012, 12:37 »
Olá Pessoal! Bom dia!

Estou tentando encontrar um gerenciador de arquivos que me agrade e faça uma coisa básica: mostrar tags de arquivos (track, bitrate, ano etc...).

O Nautilus Elementary (script "columns" encontrado aqui mesmo no fórum) fazia isso no Ubuntu 11.04, mas no 10.10 não faz mais. Até olhei o Marlin (sucessor do Nautilus Elementary), mas está meio instável e também não mostra estas informações.

Instalei então o Dolphin e gostei muito, a ponto de colocá-lo como opção de uso aqui no meu PC; porém, também não mostra tags.

Enfim, alguém sabe como mostrar as informações das tags em qualquer um destes navegadores?

Obrigado a todos!

Obs: De uma forma geral, os gerenciadores do Linux dão de 10 a zero no Windows, mas pecam muito neste quesito de mostrar informações adicionais. Quem sabe alguém possa levar esta recomendação à equipe de programadores do Linux (Ubuntu)!
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2012, 21:11 por Samuel Ubuntu do Sur »

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2012, 19:05 »
Saudações.

No Dolphin, clique no símbolo de ferramenta. Canto direito superior.
Lá vai encontrar todo tipo de ajuste e opções de uso.
Inclusive mostrar informações diversas sobre os arquivos.
Talvez necessite instalar os recursos de thumbnails, todos do repositório, para visualizar arquivos em miniaturas.

Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2012, 01:07 »
Boa Noite Warhead!

Pois é, vc consegue ver tags de música (número de faxia, bitrate, ano, etc) no dolphin igual ao que se vê no Ruindows? Eu fucei aqui e não achei...

Abraços!

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2012, 10:51 »
Boa Noite Warhead!

Pois é, vc consegue ver tags de música (número de faxia, bitrate, ano, etc) no dolphin igual ao que se vê no Ruindows? Eu fucei aqui e não achei...

Abraços!

faça como esta descrito na mensagem de cima.


Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2012, 20:36 »
Boa Noite!

Obrigado Niquelnausea! Sim, consegui ver as informações como vc mostrou e já é maio caminho andado; contudo, estas infomações não são visíveis na forma de colunas (por exemplo, para ouvir ou visualizar as músicas pela ordem das faixas ou pelo ano de gravação e por aí vai..)

Se alguém tiver alguma dica de como fazer isso, agradeço muito!

Abraços!

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2012, 21:20 »
Boa Noite!

Obrigado Niquelnausea! Sim, consegui ver as informações como vc mostrou e já é maio caminho andado; contudo, estas infomações não são visíveis na forma de colunas (por exemplo, para ouvir ou visualizar as músicas pela ordem das faixas ou pelo ano de gravação e por aí vai..)

Se alguém tiver alguma dica de como fazer isso, agradeço muito!

Abraços!


não conheço nenhum gerenciador de arquivos capaz de fazer o que você quer (no linux, o explorer faz). se for para procurar algum detalhe em algum arquivo de áudio (imagem ou vide-o), acredito ser melhor usar algum software próprio para isso.
caso tenha uma necessidade especifica, explique ela.

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2012, 13:28 »

Boa Tarde!

Como relatado pelo Niquelnausea, não existe um gerenciador de arquivos para Linux para visualizar as tags dos arquivos (instalei os mais conhecidos e outros pela central de programas e nada); tentei instalar um programa para windows via wine (o Super Explorer), mas ele mostra as mesmas informações dos gerencidores linux, não mostrando as tags.

Infelizemente, terei que utilizar o Ruindows para isso - fico triste por ninguém no mundo linux/ubuntu ter atentado para isto (a não o pessoal do nautilus columuns, que já não funciona mais).

Se alguém tiver alguma solução (mesmo que provisória (script? pesquisei e não achei), agradecemos.

Abraços!

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2012, 13:45 »

Boa Tarde!

Como relatado pelo Niquelnausea, não existe um gerenciador de arquivos para Linux para visualizar as tags dos arquivos (instalei os mais conhecidos e outros pela central de programas e nada); tentei instalar um programa para windows via wine (o Super Explorer), mas ele mostra as mesmas informações dos gerencidores linux, não mostrando as tags.

Infelizemente, terei que utilizar o Ruindows para isso - fico triste por ninguém no mundo linux/ubuntu ter atentado para isto (a não o pessoal do nautilus columuns, que já não funciona mais).

Se alguém tiver alguma solução (mesmo que provisória (script? pesquisei e não achei), agradecemos.

Abraços!
Acho que ninguém nunca fez porque nenhum desenvolvedor utiliza isso.

Agora, sei que, pelo rythmbox e pelo banshee é possível fazer isso...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2012, 20:07 »
então linux serve só pra desenvolvedores? eles desenvolvem só pra eles mesmos?  ???
essa é uma das minhas broncas com o linux, os gerenciadores de arquivos ainda são muito limitados para as minhas necessidades.
detelhes dos meus arquivos são mto úteis pras mim também, já postei sobre isso em alguns lugares mas ainda não vi solução. E o Gnome 3.4 está a mesma coisa. Lançam uma versão a cada 6 meses mas tá sempre a mesma coisa, q q adianta?

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2012, 20:50 »
então linux serve só pra desenvolvedores? eles desenvolvem só pra eles mesmos?  ???
essa é uma das minhas broncas com o linux, os gerenciadores de arquivos ainda são muito limitados para as minhas necessidades.
detelhes dos meus arquivos são mto úteis pras mim também, já postei sobre isso em alguns lugares mas ainda não vi solução. E o Gnome 3.4 está a mesma coisa. Lançam uma versão a cada 6 meses mas tá sempre a mesma coisa, q q adianta?

até hoje não precisei deste tipo de recurso, para visualizar tags de musicas ou fotos uso os respectivos aplicativos para isso, porém essa seria uma função interessante de se ter, que se fosse implementada, provavelmente usuários como eu (que nunca precisaram) começariam a usar.
alguém já sugeriu isso aos desenvolvedores?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2012, 20:53 »
Vamos supor que nenhum desenvolvedor do nautilus/dolphin/pcmanfm usa isso (não que ele simplesmente considera isso tarefa de outra coisa, o que também pode ser o caso).

Ele é obrigado a pensar na solução pra um problema que ele não tem? (leve em conta programas grandes, como o gerenciador de arquivos)

Essa é outra utilidade do bugtracker e/ou lista de discussão do desenvolvimento: pedir funções/mudanças. Se ninguém fala, deduz-se que todo mundo está satisfeito.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2012, 23:56 »
Vamos supor que nenhum desenvolvedor do nautilus/dolphin/pcmanfm usa isso (não que ele simplesmente considera isso tarefa de outra coisa, o que também pode ser o caso).

Ele é obrigado a pensar na solução pra um problema que ele não tem? (leve em conta programas grandes, como o gerenciador de arquivos)

Essa é outra utilidade do bugtracker e/ou lista de discussão do desenvolvimento: pedir funções/mudanças. Se ninguém fala, deduz-se que todo mundo está satisfeito.

Se ele desenvolve um sistema ou parte dele é obrigado sim, pq um sistema deve atender a todos. Essa de ngm fala não existe, no fórum gringo do ubuntu tem um tópico gigantesco sobre isso, no site do nautilus também tem uma sugestão e eu mesmo já sugeri isso numa lista do Gnome.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2012, 00:46 »
Já tentou usar o Google Chrome para linux ?

Senão, tente e depois poste se conseguiu, beleza Samuel Ubuntu do Sur .

Link para download e instalar em formato .deb: http://www.baixaki.com.br/linux/download/google-chrome.htm

Espero que lhe ajude nas suas necessidades.


Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "RESOLVIDO" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

Viva o Ubuntu !!!!!!!  ;D

e vamos que vamos
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2012, 05:00 »
Vamos supor que nenhum desenvolvedor do nautilus/dolphin/pcmanfm usa isso (não que ele simplesmente considera isso tarefa de outra coisa, o que também pode ser o caso).

Ele é obrigado a pensar na solução pra um problema que ele não tem? (leve em conta programas grandes, como o gerenciador de arquivos)

Essa é outra utilidade do bugtracker e/ou lista de discussão do desenvolvimento: pedir funções/mudanças. Se ninguém fala, deduz-se que todo mundo está satisfeito.

Se ele desenvolve um sistema ou parte dele é obrigado sim, pq um sistema deve atender a todos. Essa de ngm fala não existe, no fórum gringo do ubuntu tem um tópico gigantesco sobre isso, no site do nautilus também tem uma sugestão e eu mesmo já sugeri isso numa lista do Gnome.
Concordo contigo cygnusx-1, mas, entenda o que o irtigor falou: essa pode ser uma funcionalidade que eles não pensaram, logo, eles não fazem ideia de que o público quer/precisa.

Mas, já que foi posta sua necessidade, isso será implementado numa futura versão, isso tenho certeza.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como visualizar tags de arquivos e outras informações.
« Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2012, 07:17 »
Se ele desenvolve um sistema ou parte dele é obrigado sim, pq um sistema deve atender a todos. Essa de ngm fala não existe, no fórum gringo do ubuntu tem um tópico gigantesco sobre isso, no site do nautilus também tem uma sugestão e eu mesmo já sugeri isso numa lista do Gnome.

Ah... nenhum sistema - seja ele o que for - vai atender todo mundo. O ubuntu, nautilus, dolphin, são todos feitos pra algum público especifico, ex: o Ubuntu, hoje, não tem a menor chance de atender as minhas necessidades (como sistema operacional principal, só uso como secundário), e isso não é nenhum demérito, simplesmente não sou o público alvo desse grupo de desenvolvedores.

Mas, já que foi posta sua necessidade, isso será implementado numa futura versão, isso tenho certeza.

Sinceramente, aqui não é o canal apropriado. Não existe nenhuma garantia de que isso vai ser implementado:

1- Quem precisa ver não viu.
2-"Ele" tem que ver e concordar. (o pessoal do gnome, por exemplo, não costuma colocar muitas funções - mesmo que elas não atrapalhem o uso atual - porque eles consideram opções "excessivas" ruim para o usuário)