Autor Tópico: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10... [+ "Solução" PAG 2]  (Lida 10563 vezes)

Offline Twist

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Pessoal, tenho um notebook novinho, um Dell Vostro 3450...

a bateria no windows 7 tem durado umas 3 horas em alto desempenho e 5 em economia de energia... mas no Ubuntu o máximo que consegui foi 1 hora e 10 minutos com todas otimizações de economia que li na internet (elas aumentaram em 10 minutos o tempo de bateria, uau), já atualizei o sistema, ta totalmente atualizado... em outra partição eu possuo o Ubuntu 10.04 LTS e ele dura 3 horas em média também em alto desempenho (e por sinal ele não identifica a resolução correta do meu monitor, mas isso é outro problema eu creio)...

além disso já tentei ver se ele por acaso estava utilizando a placa de vídeo, uma radeon de 1gb, mas não está, nem os drivers estão ativos...

o Kernel é o 3.0.0-16-generic, a versão é x86_64...

Alguém tem alguma ideia para me ajudar? Gosto de usar o 11.10, mas ficar pendurado na tomada quando saio de casa é inviável...
« Última modificação: 05 de Abril de 2012, 22:29 por Twist »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #1 Online: 07 de MAR?O de 2012, 21:57 »
Pessoal, tenho um notebook novinho, um Dell Vostro 3450...

a bateria no windows 7 tem durado umas 3 horas em alto desempenho e 5 em economia de energia... mas no Ubuntu o máximo que consegui foi 1 hora e 10 minutos com todas otimizações de economia que li na internet (elas aumentaram em 10 minutos o tempo de bateria, uau), já atualizei o sistema, ta totalmente atualizado... em outra partição eu possuo o Ubuntu 10.04 LTS e ele dura 3 horas em média também em alto desempenho (e por sinal ele não identifica a resolução correta do meu monitor, mas isso é outro problema eu creio)...

além disso já tentei ver se ele por acaso estava utilizando a placa de vídeo, uma radeon de 1gb, mas não está, nem os drivers estão ativos...

o Kernel é o 3.0.0-16-generic, a versão é x86_64...

Alguém tem alguma ideia para me ajudar? Gosto de usar o 11.10, mas ficar pendurado na tomada quando saio de casa é inviável...


Instale o aplicativo Jupiter, e modifique o "Performance mode" para "Power saver". O consumo de bateria vai baixar bastante.
Segue o link:
http://www.webupd8.org/2011/09/jupiter-applet-finally-available-for.html

Você também pode atualizar o Kernel para a versão mais nova (3.2) que possui melhorias na questão do consumo de bateria. Lembre-se apenas de fazer um backup de seus dados importantes antes para evitar perdê-los, caso haja algum problema durante o procedimento. Segue o link:
http://www.ubuntubrsc.com/instalando-kernel-3-2-ubuntu-oneiric-ppa.html#.T1gEtR8jVnI
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2012, 22:01 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #2 Online: 07 de MAR?O de 2012, 22:02 »
E colega, posso estar enganado, mas o kernel atual (3.2) possui algumas melhoria no quesito bateria, abraços  :)

Offline Daniel San

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
    • Daniel San
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #3 Online: 07 de MAR?O de 2012, 22:27 »
@Twist

Tome cuidado com "as dicas de melhoria de bateria" que você encontra na net, porque o tiro pode sair pela culatra.

Já tive problemas com isso, tente fazer uma instalação limpa e verificar o desempenho da bateria.

Vale salientar que após a instalação do 11.10 você precisa ir em Canais de Software > Atualizações e desmarcar a opcão do Oneiric-backports, pois com ela você acabará pegando pacotes que ainda "não foram completamente testados" na versão.

Duvidas, posta ai.
Ubuntu Counter #32632 | Linux Counter #541950
----------
Não tiro dúvidas por MP, poste no fórum e compartilhe seu problema/solução com os outros.

Offline Twist

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #4 Online: 07 de MAR?O de 2012, 23:02 »
@hugoleal85 valeu, vou dar uma olhada nesse jupiter e no kernel...

@jorge505 valeu, vou ver se atualizo o kernel...


@Daniel San

Eu sei que as dicas podem ser furadas, mas o sistema é novinho, tem uma semana e só procurei as dicas essa semana e na verdade nem fiz muita coisa, só diminui o brilho da tela e desliguei umas coisas tipo o bluetooth... não executei nenhum script nem programa pra mexer nisso...


O que estou achando que pode estar acontecendo é turbo boost da intel estar sempre ativo, pois hoje usei mais windows (n teve jeito) e notei que o note está mais frio, ou talvez seja a placa de vídeo que esteja ficando ligada no ubuntu, não sei se vi certo isso...

Offline mmms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #5 Online: 08 de MAR?O de 2012, 09:15 »
Acontece a mesma coisa com meu notebook novinho. No win7 (que não uso mais), durava em media 2h a 3hs usando mesmo, vendo filmes etc.
Com ubuntu 11.04 não dura nem um seriado de 1h. Se tiver usando internet ouvindo música, vixe, melhor nem usar.
Ágüem encontrou uma solução que não tenha que ta alterando kernel ou outra coisa?
Att,
Mateus Medeiros Mendes

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #6 Online: 08 de MAR?O de 2012, 09:33 »
E colega, posso estar enganado, mas o kernel atual (3.2) possui algumas melhoria no quesito bateria, abraços  :)

taí uma coisa que os desenvolvedores do kernel do linux até hoje, deixam a desejar o controle do tempo de duração da bateria desses dispositivos.
alguém tem algum dado, de como a google está se virando no android para tablet, sobre essa questão? porque eles usam o kernel do linux, misturado com coisas proprietárias do android.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #7 Online: 08 de MAR?O de 2012, 17:45 »
Hehe, aqui noi meu Android tenho dois programas para a economia de bateria: Easy Battery Saver o Easy Task Killer, um para gerenciar questões do smart, como internet e programas, e outro para manter o uso da RAM baixo, mas do contrário...
Abraços  :)

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #8 Online: 08 de MAR?O de 2012, 20:19 »
Acontece a mesma coisa com meu notebook novinho. No win7 (que não uso mais), durava em media 2h a 3hs usando mesmo, vendo filmes etc.
Com ubuntu 11.04 não dura nem um seriado de 1h. Se tiver usando internet ouvindo música, vixe, melhor nem usar.
Ágüem encontrou uma solução que não tenha que ta alterando kernel ou outra coisa?


Esse é um problema do kernel Linux que ainda não é optimizado para melhor performance e desempenho de bateria, ao contrário do Windows.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Twist

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #9 Online: 08 de MAR?O de 2012, 20:20 »
então pessoal, não tem solução? é atualizar o kernel e rezar?

assim fica complicado, preciso do linux pra trabalhar, vo ter que ficar pendurado na tomada =/


Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #10 Online: 08 de MAR?O de 2012, 22:46 »
Colega, atualizar o kernel sim, rezar talvez não, olhe: http://www.linuxnewmedia.com.br/lm/noticia/as_novidades_do_kernel_32
Em destaque a isso:
Citar
O RC6 já se encontra presente em diversas GPUs da Intel, em especial nos chips Sandy Bridge, e é um recurso para economia de energia, podendo diminuir o consumo de um sistema em alguns watts, uma qualidade que pode representar uma grande diferença para o tempo de vida de baterias em notebooks e netbooks.
Abraços  :)

Offline Twist

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #11 Online: 08 de MAR?O de 2012, 23:23 »
Colega, atualizar o kernel sim, rezar talvez não, olhe: http://www.linuxnewmedia.com.br/lm/noticia/as_novidades_do_kernel_32
Em destaque a isso:
Citar
O RC6 já se encontra presente em diversas GPUs da Intel, em especial nos chips Sandy Bridge, e é um recurso para economia de energia, podendo diminuir o consumo de um sistema em alguns watts, uma qualidade que pode representar uma grande diferença para o tempo de vida de baterias em notebooks e netbooks.
Abraços  :)

Valeu pelo link...

Mas... " A partir da versão 3.2 do kernel, o driver DRM/KMS para o chipset gráfico da Intel fará uso desse recurso por padrão. Contudo, alguns problemas foram encontrados com a ativação do RC6 nos chips Sandy Bridge, fazendo com que os desenvolvedores desabilitassem seu uso no kernel, os interessados em usar o recurso podem ativá-lo com o parâmetro de inicialização i915.i915_enable_rc6=1."

Meu processador é sandy bridge, então eu atualizo o kernel e ainda tenho que ativar isso daí por padrão e torcer pra não dar bug...

Deveras complicado...

Offline mmms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #12 Online: 19 de MAR?O de 2012, 10:46 »
Quero aproveitar o topico do colega, e realizar uma pergunta. Baseado no problema do colega, que a bateria dura apenas uma hora, deduz que o mesmo esta consumindo mais correto?
Vamos ao meu caso por coincidência na mesma época que instalei o linux no meu micro e notebook que ficam ligados 24hs minha energia passou de 120,00 para 220,00 e já esta assim a uns 2 meses. A pergunta é: É possível o linux ter aumentado o consumo de energia da minha casa?
Me ajudem galera, já to quase desistindo, aumento de 100 reais na conta ta muito pesado. Quero mesmo ficar com linux, mas 100 reais a mais na conta me ferra.
Att,
Mateus Medeiros Mendes

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #13 Online: 19 de MAR?O de 2012, 11:49 »
Não acredito, de forma alguma, que o consumo a mais gerado por uma mudança de SO num laptop e desktop gerem uma mudança de consumo dessa magnitude. Tenho certeza que existem outras causas por trás desse aumento. Dê uma verificada, com mais calma, em seus eletrodomésticos e equipamentos eletrônico (especialmente equipamentos que se utilizam de resistência, como chuveiro elétrico, ferro elétrico e ar-condicionado). Com relação ao Linux, instale o Jupiter e mude o perfil de uso para "power saver", o que diminuirá um pouco o consumo dos PCs.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline mmms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #14 Online: 19 de MAR?O de 2012, 11:53 »
Não acredito, de forma alguma, que o consumo a mais gerado por uma mudança de SO num laptop e desktop gerem uma mudança de consumo dessa magnitude. Tenho certeza que existem outras causas por trás desse aumento. Dê uma verificada, com mais calma, em seus eletrodomésticos e equipamentos eletrônico (especialmente equipamentos que se utilizam de resistência, como chuveiro elétrico, ferro elétrico e ar-condicionado). Com relação ao Linux, instale o Jupiter e mude o perfil de uso para "power saver", o que diminuirá um pouco o consumo dos PCs.

Engraçado que nada na minha casa mudou, não tenho chuveiro elétrico e não tenho ar condicionado.
Engraçado que você falou para Júpiter, isso é um OS ou aplicativo que fica no ubuntu?! Então o ubuntu consome mais energia correto? Baterria esta na cara que consome, porque meu notebook novo só dura uma hora no maximo.
Att,
Mateus Medeiros Mendes