Autor Tópico: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10... [+ "Solução" PAG 2]  (Lida 10432 vezes)

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #15 Online: 21 de MAR?O de 2012, 13:02 »
Citar
Então o ubuntu consome mais energia correto? Baterria esta na cara que consome, porque meu notebook novo só dura uma hora no maximo.

Não só o Ubuntu, mas qualquer distro Linux consome mais energia/bateria. E é um problema no Kernel (núcleo) do Linux. Parece que eles estão tentando corrigir isso, mas até agora nenhuma mudança significativa.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline mmms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #16 Online: 28 de MAR?O de 2012, 21:30 »
Acabei usando o debian durou mais que ubuntu- 2hs
Att,
Mateus Medeiros Mendes

Offline Twist

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10...
« Resposta #17 Online: 05 de Abril de 2012, 22:29 »
Possível "Solução" se é que podemos chamar assim...

Após muito pesquisar, descobri uma coisa, diferente do windows, quando a duas placas de vídeo em um notebook, o kernel não apenas administra mal o consumo energético de ambas, como as mantem ligadas de forma constante... Eu havia feito uma verificação para saber se a placa estava sendo utilizada, mas não me liguei que ela poderia estar ligada sem uso...

Ganhando uma hora de bateria:

Verifiquei que a Radeon 6630 de 1gb presente no meu vostro 3450 ficava constantemente ligada, mesmo sem uso. Como não uso o Ubuntu para jogos (uso o windows para isso) não preciso da placa ligada...

Então eu editei o arquivo /etc/rc.local com as seguintes linhas:

echo IGD > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

"seleciona a integrada da intel"

echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

"desativa a outra placa, no caso, a radeon"

Pronto, ganhei uma hora de bateria fazendo isso logo na inicialização do sistema...

Jupiter:

Mais uma coisa bizarra aconteceu, quando a bateria durava uma hora, ao instalar o Jupiter e colocar em power saving, eu ganhava incriveis 10 minutos de bateria.

Agora, com a radeon desativa, utilizando o mesmo Jupiter e o mesmo modo de power saving, o ganho é de 30 minutos.

Isso eu não tenho a mínima idéia do porque, mesmo. Talvez ele esteja baixando o clock da integrada da intel corretamente? Vai saber...

Enfim 2 horas e 30 minutos de bateria... em média, agora está durando meu ubuntu, beeeeem melhor... agora estou tentando desativar o bluetooth, sem desativar a placa de rede wireless junto, porque isso acontece também não sei, mas vou descobrir... quando descobrir posto aqui...

Espero que ajude mais pessoas...

Abraços


Offline roger_2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Bateria durando apenas UMA HORA no 11.10... [+ "Solução" PAG 2]
« Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2012, 01:09 »
caro twist... legal sua solução... mas olhei aqui e não tenho este arquivo em meu sistema... vc sabe qual seria o esquema para alternar entre minha integrada e a nvidia?!

a seguir os detalhes de cada uma delas... primeiro a intel...

Código: [Selecionar]
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09) (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: LG Electronics, Inc. Device 3001
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B- DisINTx+
Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B+ ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR- INTx-
Latency: 0
Interrupt: pin A routed to IRQ 45
Region 0: Memory at f1000000 (64-bit, non-prefetchable) [size=4M]
Region 2: Memory at e8000000 (64-bit, prefetchable) [size=128M]
Region 4: I/O ports at 4000 [size=64]
Expansion ROM at <unassigned> [disabled]
Capabilities: <access denied>
Kernel driver in use: i915
Kernel modules: i915

abaixo os detalhes da nvidia...

Código: [Selecionar]
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation Device 1050 (rev a1) (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: LG Electronics, Inc. Device 3001
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B- DisINTx-
Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B- ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR- INTx-
Latency: 0, Cache Line Size: 64 bytes
Interrupt: pin A routed to IRQ 16
Region 0: Memory at f0000000 (32-bit, non-prefetchable) [size=16M]
Region 1: Memory at d0000000 (64-bit, prefetchable) [size=256M]
Region 3: Memory at e0000000 (64-bit, prefetchable) [size=32M]
Region 5: I/O ports at 3000 [size=128]
Expansion ROM at <ignored> [disabled]
Capabilities: <access denied>
Kernel driver in use: nvidia
Kernel modules: nvidia_current, nouveau, nvidiafb
« Última modificação: 06 de Abril de 2012, 01:10 por roger_2 »
Alessandro Raulino
GNU/Linux User #355764
ArchBang 2012.12 @ LG P43 Series | Linux 3.6.8 | X.org 1.13.0 | Openbox 3.5.0 | CPU i7-2620M @ 2.70GHz × 4