Autor Tópico: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )  (Lida 18935 vezes)

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #30 Online: 11 de MAR?O de 2012, 21:04 »
Consegui !!!! Finalmente consegui instalar o Cinammon !!! Excelente tutorial mesmo @Jorge505 vai que era um problema do PPA mesmo !!! Ou talvez burrice minha, mas enfim .... com esse tutorial com duas linhas de códigos e ficou tudo a funcionar. Obrigado !!!!

Gostei do terminal, um detalhe importante é que dá para copiar/colar, como eu odiava ter de escrever na consola do Win ..... nem quando inventaram a "consola 2" (Power Shell ) se lembraram desse detalhe ... amei !!! Muito bom mesmo ...

Agora já poderei então testar tudo tranquilamente, com uma interface que gosto, etc etc ..... A parte do dedicar uma partição para o Linux  @jkmsjq  vou deixar para quando conseguir baixar o Kubuntu que o mirror é mesmo lentinho ..... 3 4 5 horas para baixar, e quando chega vem corrompido .... ou quando ver o que se passa com o DVD do Linux Mint que não consegui instalar.

Então já que existe a oportunidade de testar o Linux-Ubuntu dentro do Win, e agora com uma interface que gosto, eu vou vendo como funciona tudo isto que é um mundo completamente novo para mim.

Vou investigar também todo o software que me foi sugerido pelos colegas, e ver com qual me adapto melhor.

Muito obrigado por tudo, e expecialmente pela paciencia ....

Voltarei com certeza com mais duvidas, mas antes vou ver se consigo sozinho configurar a máquina. Tipo " Pronta para entrega ao Cliente ", ou seja, com tudo actualizado, Tudo de basico a funcionar ( Audio e Imagem ), últimos drivers instalados ( se existir isso no linux ) etc etc ...

Grande abraço a todos e até breve !

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #31 Online: 12 de MAR?O de 2012, 01:45 »
Ca estou novamente, desta vez VIA Gnu Linux Mint 12 ( Lisa ) .... desculpem pela falta de acentos e caracteres especiais, mas estou ainda na pre configuracao ... pelo que ainda nao disse ao linux que teclado tenho.

Consegui resolver o problema do Linux Mint baixando a versao 32 bits. A que eu tinha primeiramente baixado era a 64 bits, mas por um qualquer problema nao funcionou.

Bom, entao neste momento tenho no meu disco 3 particoes.

dev/sda1 ntfs
dev/sda2 ntfs
dev/sda3 ext4

A Minha primeira duvida .... para eu instalar o linux mint na dev/sda3 tenho de usar essa particao como .... Sistema de Arquivos com Journaling ext4 correto? depois tenho de a formatar, e depois a grande duvida .................. Ponto de Montagem ..... A minha primeira instalacao do Linux Mint devo montar em / ou em /home ? Ou em nenhuma destas ?

Outra duvida .... antes de instalar devo ja preparar uma particao swap? Se sim qual tamanho recomendam para essa particao ?

Obrigado por toda a paciencia =)
« Última modificação: 12 de MAR?O de 2012, 01:51 por Neo_Pt »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #32 Online: 12 de MAR?O de 2012, 08:34 »
Veja se ajuda, caso ainda tiver dúvida,  pode postar novamente : http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19226.0.html
Usuário Linux- 449417

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #33 Online: 12 de MAR?O de 2012, 10:09 »
Partição SWAP: 2 GB é suficiente. (e talvez até muito).

Uma dica do terminal: tecla <tab> para completar a escrita.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #34 Online: 12 de MAR?O de 2012, 14:22 »
Olá a todos,

Obrigado pelo tutorial @Ioca100, o companheiro @RC2006 fez um trabalho excelente.
Eu vou fugir um pouco ao assunto, mas tenho de dizer algo.
Verdade seja dita .... eu estou *** Blufado *** com o nivel de tutoriais existentes !
É que eles são escritos em linguagem " Popular " e não precisamos entender nada de nada em informática para entendermos tudo o que está escrito.
É impressionante mesmo.
Os tutoriais do mundo M$ têem um passo-a-passo inegualável, essa verdade também tem de ser dita, mas por vezes fazemos sem saber o que fazemos. Aqui no mundo Gnu/Linux já verifiquei que além de fazermos, ficamos a saber aquilo que estamos a fazer e isso é uma diferença importantissima. ( pelo menos para mim )

*** Acho que inventei esta palavra, que vem da familia do Bluff do Poker

Voltando ao assunto @Ioca100, eu estou com uma pequena duvida na parte do tutorial que copio/colo abaixo:

"
Escolhendo a partição para instalar o Ubuntu

Na foto a seguir, teriamos o seguinte:

sda1 ntfs  (primária) c/windows vista instalado
sda2 ntfs  (primária) reservado para dados/filmes, etc.
sda3 fat32 (primária) para arquivos comuns ao windows e linux
sda5 ext3 (secundária) Ubuntu  
sda6 ext3 (secundária) Kubuntu  a instalar
sda7 ext3 (secundária) /home do Linux
sda8 swap (secundária)

"

Aplicando isso á minha realidade, eu terei então de criar uma partição para a /home do Linux. Até ae tudo ok.

Porém a minha duvida é:

Até agora só vi uma unica instalação e não duas. Ou seja, vou instalar o Linux Mint, tenho de escolher onde quero instalar a /home.
OK, partindo do pressuposto que queremos fazer instalações limpas criamos uma partição para as nossas instalações /home.

Então eu agora vou instalar o Linux Mint na /home do meu sda4 (que ainda não criei)
Mas e para o Kubuntu por exemplo ? Se no Kubuntu instalo ele na /home do sda4 como é que ele ficará instalado no futuro sda5?

Consegui fazer entender a minha duvida amigo? Vc entendeu ?
Não estou a entender a logica do instalar um SO na /home do sda1 por exemplo, e como por magia o SO ficar instalado no sda2 .... Não sei se me consegui entender mas bom ... tentei explicar o melhor que sei.

@agente100gelo: Ok. Obrigado por tudo.

Um Abraço a todos, e não me canso de dizer muito obrigado pela paciencia =)

PS: No fim de postar o Post é que entendi ! Nós é que manualmente usamos o SO no sda que queremos ... ou seja, na minha realidade, vou Instalar o Linux Mint na /home do sda3 ( sda que dedicarei ás /home ), cada vez que por exemplo quizer instalar um software, instalarei no sda4 ( que dedicarei ao Mint ).
Impressionante como é que nós seres humanos, por vezes só no fim de escrevermos, é que aprendemos =)

Abs a todos =)
 
« Última modificação: 12 de MAR?O de 2012, 14:32 por Neo_Pt »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #35 Online: 12 de MAR?O de 2012, 14:39 »
Se você quiser pode compartilhar a mesma partição (/home) com todos os S.O. linux que vier a instalar, diferenciando apenas a partição principal (/) de cada Sistema Operacional como seu respectivo sda.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #36 Online: 12 de MAR?O de 2012, 16:17 »
Isso @jkmsjq entendi perfeitamente. Vou ter de repensar bem então tudo em condições para que não me perca a meio do caminho.
Para já penso então que irei instalar 3 SO's Gnu/Linux no HD além da SO M$.

1) Ubuntu - Creio ser o SO " Mais avançado " em Pt_Pt/Br e assim estarei ao corrente de todas as novidades Gnu/Linux
2) Linux Mint - Para aprender e desenvolver o meu conhecimento
3) Kubuntu - Tal como para o Mint para aprender

Irei também dedicar uma partição do HD para a /home, uma outra para a SWAP e irei também deixar já uma partição não alocada para uma versão futura Linux um pouco mais dificil de se aprender, ou como costumo dizer, um pouco mais técnica.

Deve ser algo por ae então .....

Grande abraço a todos e até breve =)


Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #37 Online: 12 de MAR?O de 2012, 19:22 »
De volta apenas para parabenizar ....

@agente100gelo: Acertou em cheio nos meus gostos ! Experimentei só, não instalei ainda o Kubuntu, mas que show de bola ! Aqui fica os meus parabéns á comunidade que o está a desenvolver e também a si que acertou em cheio na maneira como eu vejo que deve ser um SO para Desktop.

Uma pequena pergunta a nivel de curiosidade: Como funciona o terminal em braille? Já inventaram monitores com relevo ? Que tecnologia é essa ?

Por agora é tudo. Vou deixar de vos " encher o saco por uns dias " já tenho tudo o que preciso para que me possa auto-denominar um "Iniciante" Gnu/Linux. Agora é só instalar os SO's e deixar o HD organizado.

Abraço a todos e muito, mas muito obrigado por me terem ajudado com distinção na passagem de Novato a Iniciante. Obrigado de coração também pela paciencia, pois falando sinceramente nem eu próprio sei bem se teria paciencia para me aturar ....

Abraços e até breve então =)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #38 Online: 12 de MAR?O de 2012, 23:04 »
Continue participando Neo_Pt, compartilhe suas descobertas e experiências, ajude a "desmitificar" o mundo Linux, você é a prova de que, qualquer pessoa, pode usar o Linux, de que ela tem a comunidade ao seu lado e tudo mais...
E não preciso nem falar, caso tenha dúvidas é só perguntar  :)
Abraços  8)

Offline jpaulo7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #39 Online: 15 de MAR?O de 2012, 10:46 »
Indico o Guia Foca Linux, foi o primeiro guia que li sobre o Linux, muito simples e com ótimas informações para quem está migrando do Windows para o Linux:
http://www.guiafoca.org/

Um abraço e parabéns por enfrentar um novo aprendizado em um novo S.O.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." Albert Einstein

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #40 Online: 01 de Abril de 2012, 18:23 »
Olás Boas a todos .... Tudo bem com vcs ?

Bom cá estou de volta  ;D com mais alguns comentários.

Em primeiro lugar gostaria de saber caso isso seja possivel, qual é o tipo de relação entre as varias distros dentro do mundo Gnu/Linux ?
Ou seja, existe uma concorrencia séria entre as principais distros ?
Ou, estamos todos a jogar dentro do mesmo time ?

Qual é a relação entre por exemplo a Ubuntu ( Canonical ) e a openSUSE ( Novell ) ?
Se eu por exemplo usar o openSUSE como distro "primária" serei educadamente convidado por vcs a ir postar as minhas descobertas para o forum da openSUSE ? Ou desde que não seja "tendencioso" poderei continuar a postar aqui a minha evolução ?

Desculpem talvez pela pergunta, mas sabem como é ... para alguem que como eu vem do mundo proprietário, leva um certo tempo até se ambientar a este tipo de detalhes ....

Bom, agora falando de coisas mais importantes. Eu iniciei os meus testes do software que me indicaram  8) comecei por aquele que me pareceu á primeira vista ser o mais facil de usar, ou seja, o aptana, que foi sugerido pelo amigo @jorge505. Me pareceu ser o mais simples, pois pelas palavras do amigo @jorge505 ele não é programador. Então tem que utilizar um software simples de usar.

E não me parece que me enganei. Bastante simples de instalar. Bastante rápido a abrir. Me pareceu ser bastante leve, o que é uma nota muito positiva.
Eu estou a fazer um pequeno projeto nele, para digamos o testar, e ver se me dou bem com ele. Um outro dia então vos darei mais novidades se quizerem  8)

Um abraço a todos ( obrigado @jpaulo7 pela força ) , e entrem na nova semana com pé direito  ;D

« Última modificação: 01 de Abril de 2012, 18:25 por Neo_Pt »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #41 Online: 01 de Abril de 2012, 18:33 »
O que não aceitamos no fórum é suporte em outra distribuição. Isso ocorre por dois motivos:

1) Valorizar o trabalho dos outros fóruns.
 2) Evitar publicar comandos que podem/devem não funcionar ou quebrar o sistema.

Em relação à concorrência, creio não haver já que as distros se aproveitam das idéias e códigos das outras.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #42 Online: 01 de Abril de 2012, 18:37 »
Cool. Era o que eu queria mesmo ler. Obrigado pela confirmação @agente100gelo.
Estou mesmo, cada vez mais, amando fazer parte do mundo Gnu/Linux  :D

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #43 Online: 02 de Abril de 2012, 20:07 »
Olá a todos cá estou novamente  :D

Hoje tenho uma pequena duvida, pode ser que o amigo @jorge505 me possa esclarecer. Na verdade amigo estou a gostar bastante do aptana, pessoalmente tem praticamente tudo o que pretendo. Porém para o trabalho não é bem isso ainda .... vou tentar fazerme entender.

A nivel pessoal, gosto bastante do fato que no aptana somos nós que fazemos tudo.
No final do trabalho, quer seja 5 estrelas, quer seja uma grande "porcaria" temos a oportunidade de dizer: " Fui eu que fiz " e isso é muito importante.

No entanto quando estamos em " Modo Trabalho " não podemos perder tempo com uma serie de coisas, como por exemplo, hmmmm....., fazer uma simples tabela 2x2.
Ou seja, por vezes não nos podemos dar ao luxo de digitar <td></td>, <tr></tr> ou ainda por exemplo os <li>,</li>, e para isso precisamos que o editor tenha um modo grafico, ou como é popularmente conhecido, um modo WYSIWYG ( acho que é assim que se escreve a sigla do what you see is what you get =) )

Eu pesquisei e não consegui encontrar no aptana esse modo grafico. O aptana tem isso ? Se sim como o ativo ? O mais proximo que encontrei foi o "Preview", mas não dá para editar diretamente no preview.

Não sei se posso colocar aqui este tipo de perguntas, uma vez que não tem muito a ver com Gnu/Linux, mas enfim .... penso que a ideia é que estamos em um mundo livre, então desde que não se torne uma prática corrente, de vez em quando não faz muito mal.

Me desculpem se a minha teoria estiver errada, e me corrijam e/ou orientem caso eu esteja a agir incorretamente ok ?

Grande abraço a todos e até breve =)

Offline GiovanniVM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Unidos por só uma causa...
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #44 Online: 02 de Abril de 2012, 21:35 »
01010011 01100101 01101010 01100001 00100000 01100010 01100101 01101101 00100000 01110110 01101001 01101110 01100100 01101111 00100000 01100001 01101111 00100000 01100001 01101101 01100010 01101001 01100101 01101110 01110100 01100101 00100000 01001100 01101001 01101110 01110101 01111000 00100001

Conseguiu decodificar??
kkk
--> Giovanni Vi. Mor. <--