Autor Tópico: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui  (Lida 16782 vezes)

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Online: 15 de Dezembro de 2011, 21:37 »
Companheiros,

Este meu problema pode até ser simples de se resolver. E o que não falta aqui no fórum, e na internet em geral, são diversos tutoriais ensinando a maneira de se criar esta bendita conexão pppoe. No entanto, eu já busquei, no mínimo, uns 50 tutoriais, tanto aqui como em outros fóruns na internet, e utilizei todos, e nenhum funcionou. Então, só me sobrou pedir ajuda a vocês Espero que consigam me auxiliar. Vou esquematizar aqui:

- Minha conexão com a internet aqui é via rádio. Tenho a antena instalada, que recebe o sinal de internet de uma torre, e através de um cabo instalado à antena e ligado à minha placa wireless, Ralink, me dá a conexão;
- Antigamente, no Windows XP, eu criava a conexão pppoe normalmente no assistente de novas conexões, digitando nome de usuário e senha, criando na área de trabalho o atalho do discador. Hoje, como não uso mais o Windows e só tenho o Ubuntu instalado aqui na máquina, nunca consegui criar a conexão pppoe;
- Todas as minhas tentativas de criar esta conexão aqui no meu ubuntu foram através do console, utilizando o comando pppoe-config. Depois de criar a conexão, dependendo do tutorial, ocorriam dois erros:
          1. Ao iniciar o sistema, o ícone de conexão com a rede/sinal da torre que fica na barra de tarefas sumia. Logo, eu não tinha mais conexão;
          2. Quando este ícone de conexão com a rede não sumia, nunca conectava.
- Dependendo do tutorial, eu permitia que a conexão iniciasse com o sistema, ou não. Independente disso, os dois erros que citei anteriormente aconteciam.
- Hoje, a única forma de me conectar à internet através do Ubuntu é porque o provedor mantem uma página que, recebendo o sinal da torre, inicia quando abro o firefox e me permite digitar lá meu login e senha e então ele me dá a conexão. No entanto, essa forma de conexão me atrapalha um bocado, porque me conectando dessa maneira eu fico com a velocidade da internet muuuuito lenta, ao contrário de me conectar através do discador pppoe que eu usava no Windows. Por isso eu tenho a certeza de que criando a conexão pppoe aqui no Linux a minha conexão vai melhorar o desempenho, por mais que minha internet não seja lááá essas coisas.
- Quando acontecia um dos dois erros anteriormente citados, eu refazia os passos de configuração do pppoe-config, reiniciava o sistema e o ícone voltava, e então me conectava pela página que inicia automaticamente no navegador.

Será que alguém por aqui pode me ajudar? Minha conexão está bem lenta, e como falei, acredito que criando esta configuração de conexão pppoe, a volocidade irá melhorar consideravelmente. Pelo menos um pouco. E outros usuários deste mesmo pc (que não são administradores do sistema) tem o login e senha de conexão com a internet que eu lhes entreguei, pra que possam se conectar. Queria evitar isso, que eles consigam criar a conexão sem ter acesso à senha.

Aguardo ansiosamente pela ajuda de vocês. Desde já, muito obrigado a todos pela atenção em ler o tópico e buscar me auxiliar.

Abraços.

Marcos Rangel
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2011, 22:21 »
Olá Marcos,

A configuração da rede pelo "pppoeconf" impede que o Gerenciador de Redes continue trabalhando com a interface. Por isso o ícone some. Mas não quer dizer que não está funcionando.

Diga uma coisa, a sua conexão de rádio usa criptografia?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2011, 22:40 »
Olá Marcos,

A configuração da rede pelo "pppoeconf" impede que o Gerenciador de Redes continue trabalhando com a interface. Por isso o ícone some. Mas não quer dizer que não está funcionando.

Diga uma coisa, a sua conexão de rádio usa criptografia?

Cara, some e, infelizmente, não funciona também, porque quando abro o navegador, não abre mais nem a página do meu provedor pra eu digitar login e senha. =/

Quanto à criptografia, agora você me pegou de calças curtas, porque não sei te responder isso de certeza. Mas acredito que não. 90% de certeza. rs
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2011, 00:05 »
Certo. Como está a configuração do seu Ubuntu agora? Pode colar o resultado dos comandos abaixo?

cat /etc/network/interfaces

ifconfig -a

cat /etc/resolv.conf

route -n
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2011, 00:17 »
Certo. Como está a configuração do seu Ubuntu agora? Pode colar o resultado dos comandos abaixo?

cat /etc/network/interfaces

ifconfig -a

cat /etc/resolv.conf

route -n

Companheiro, aqui estão as configurações do meu Ubuntu:


servidor@servidor:~$ cat /etc/network/interfaces
auto lo
iface lo inet loopback

-

servidor@servidor:~$ ifconfig -a
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:0f:ea:df:31:69 
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
          IRQ:23 Endereço de E/S:0x4000

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:124 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:124 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:8976 (8.9 KB) TX bytes:8976 (8.9 KB)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:05:9e:83:54:2c 
          inet end.: 171.10.2.26  Bcast:171.10.2.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::205:9eff:fe83:542c/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:108434 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:70876 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:59648308 (59.6 MB) TX bytes:15742902 (15.7 MB)

-

servidor@servidor:~$ cat /etc/resolv.conf
# Generated by NetworkManager
nameserver 171.10.2.1
nameserver 201.18.34.214
nameserver 201.18.34.213
# NOTE: the libc resolver may not support more than 3 nameservers.
# The nameservers listed below may not be recognized.
nameserver 8.8.8.8
servidor@servidor:~$

-

servidor@servidor:~$ route -n
Tabela de Roteamento IP do Kernel
Destino         Roteador        MáscaraGen.    Opções Métrica Ref   Uso Iface
171.10.2.0      0.0.0.0         255.255.255.0   U     2      0        0 wlan0
169.254.0.0     0.0.0.0         255.255.0.0     U     1000   0        0 wlan0
0.0.0.0         171.10.2.1      0.0.0.0         UG    0      0        0 wlan0
servidor@servidor:~$
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2011, 10:20 »
Certo, nesse momento vc não está usando o discador. Execute o comando abaixo pra ativar o pppoe.

sudo pppoeconf wlan0

Veja se consegue conectar assim.

PS: O endereço que vc tem é esse mesmo, 171.10.2.x, ou vc mudou pra proteger o endereço real?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2011, 00:03 »
Certo, nesse momento vc não está usando o discador. Execute o comando abaixo pra ativar o pppoe.

sudo pppoeconf wlan0

Veja se consegue conectar assim.

PS: O endereço que vc tem é esse mesmo, 171.10.2.x, ou vc mudou pra proteger o endereço real?

Fala, compaheiro!

Esse comando 'sudo pppoeconf wlan0' vai gerar um discador, o sistema vai iniciar conectado automaticamente ou o que? E se der algum erro, como os que eu citei, tipo, iniciar sem o ícone de rede e sem abrir a página de login, como eu faço pra corrigir? Não quero executar o comando sem antes saber como corrigir um possível problema que venha acontecer.

E quanto ao endereço IP, sim, este é o endereço que meu provedor gera automaticamente pra minha placa wireless. Não alterei nada não.

Valeu. Abraços.
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2011, 00:17 »
Sim, ele vai configurar o sistema pra conectar diretamente durante o boot. O ícone provavelmente vai sumir, isso é esperado, pois o NM percebe que há uma configuração prévia e declara a interface como não-gerenciável. Mas mesmo sem ícone, a rede vai continuar funcionando, vc só não terá o ícone do NM. Acredito que vc consiga viver sem ele, desde que tenha a internet.

O comando deve pedir seu nome de usuário@provedor e senha de acesso.

Caso isso não funcione, vc vai voltar ao normal editando o arquivo /etc/network/interfaces, vc vai ver que ele estará bem diferente do que estava antes. Pra voltar ao estado anterior, é só voltar o conteúdo anterior do arquivo, retirando as linhas que foram introduzidas pelo comando.

Sobre o IP, eu perguntei pq esse IP não é um IP de rede privada, mas ao contrário dos nossos IPs normais, ele com certeza não foi registrado. Enfim, está sendo usado de forma errada. Isso é um sinal de que a equipe do provedor não tem conhecimento ou treinamento adequado, o que é um péssimo sinal.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2011, 00:33 »
Sim, ele vai configurar o sistema pra conectar diretamente durante o boot. O ícone provavelmente vai sumir, isso é esperado, pois o NM percebe que há uma configuração prévia e declara a interface como não-gerenciável. Mas mesmo sem ícone, a rede vai continuar funcionando, vc só não terá o ícone do NM. Acredito que vc consiga viver sem ele, desde que tenha a internet.

O comando deve pedir seu nome de usuário@provedor e senha de acesso.

Caso isso não funcione, vc vai voltar ao normal editando o arquivo /etc/network/interfaces, vc vai ver que ele estará bem diferente do que estava antes. Pra voltar ao estado anterior, é só voltar o conteúdo anterior do arquivo, retirando as linhas que foram introduzidas pelo comando.

Sobre o IP, eu perguntei pq esse IP não é um IP de rede privada, mas ao contrário dos nossos IPs normais, ele com certeza não foi registrado. Enfim, está sendo usado de forma errada. Isso é um sinal de que a equipe do provedor não tem conhecimento ou treinamento adequado, o que é um péssimo sinal.

Entendi. o arquivo /etc/network/interfaces será aberto durante a configuração do discador, ou a configuração vai me permitir, antes de mais nada, fazer uma cópia do arquivo? assim eu só o substituiria, pra não ter que editá-lo manualmente. De resto, entendi perfeitamente. E eu acho que consigo viver sim sem o ícone... hehehehe Esqueci apenas de comentar uma coisa. O ícone me dá acesso a vários sinais de redes para eu me conectar. Destes sinais, eu só tenho acesso a dois pra escolher um pra me conectar. Estes sinais chamam-se Solarnet SC e Solarnet SC2. A conexão do segundo sinal é mais baixa do que a conexão do primeiro (o segundo está em 89%, 90% e o primeiro entre 98% 100%). O sistema inicia automaticamente recebendo o sinal mais baixo, e eu mudo manualmente no ícone. Durante a configuração no console, vou poder escolher qual o sinal padrão o sistema deve se conectar automaticamente?

Por fim, quanto à sua pergunta sobre o IP, entendi seu questionamente. O pior é que a equipe aqui é fraquinha mesmo. Cidade interiorana (pouco mais de 30 mil habitantes), apenas dois provedores de internet (péssimos), os técnicos são amadores mesmo. Semana passada deu um problema que ficou sem internet por uns cinco dias. hehehehe O nível de segurança é baixo. Já consegui com meu notebook, de uma praça, me conectar à internet desse provedor fisgando o sinal de um hotel. Quando o hotel estava conectado, eu navegava tranquilamente. Quando não estava conectado, eu precisaria de login e senha. O que não foi difícil conseguir com algumas pessoas. Isso pra você ver como são amadores.
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #9 Online: 17 de Dezembro de 2011, 00:56 »
Citar
Entendi. o arquivo /etc/network/interfaces será aberto durante a configuração do discador, ou a configuração vai me permitir, antes de mais nada, fazer uma cópia do arquivo? assim eu só o substituiria, pra não ter que editá-lo manualmente.
Vc pode fazer a cópia se quiser, mas não é difícil desfazer essa modificação. Aqui no fórum tem vários tópicos sobre isso.

Sobre escolher o sinal e ativar a conexão, tem como fazer no próprio arquivo interfaces, mesmo com criptografia, mas quanto mais coisas, mais difícil é de fazer, de ativar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2011, 01:00 »
Citar
Vc pode fazer a cópia se quiser, mas não é difícil desfazer essa modificação. Aqui no fórum tem vários tópicos sobre isso.

Sobre escolher o sinal e ativar a conexão, tem como fazer no próprio arquivo interfaces, mesmo com criptografia, mas quanto mais coisas, mais difícil é de fazer, de ativar.

Eu tento. Acho que não será tão difícil. Já fucei muito neste arquivo algumas outras vezes. O que me mata é que nunca decoro... hehe
Assim que eu aplicar o comando, posto aqui o resultado.
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #11 Online: 17 de Dezembro de 2011, 11:39 »
Seja forte, homem!!! Tem uma cópia do arquivo antes da modificação bem aqui no próprio tópico. E não é tão difícil assim decorar duas linhas, não? As primeiras duas linhas do arquivo (relativas à interface "lo") não mudam, basta apagar tudo da terceira linha em diante.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #12 Online: 17 de Dezembro de 2011, 20:14 »
Parceiro,

apliquei o comando sudo pppoeconf wlan0, ao reiniciar o sistema, o ícone de redes realmente sumiu. Ao abrir o navegador, não deu conexão nenhuma, apareceu a mensagem "página não encontrada", e não apareceu a página do provedor que eu entro com o login e senha pra me conectar. Inclusive, tentei entrar manualmente nesta página, cujo endereço é o ip 171.10.2.1, pra ver se aparecia e inseria os meus dados pra realizar a conexão.

Ou seja, deu o mesmo erro anteriormente. Pra corrigir, abri o arquivo /etc/network/interfaces e excluí as duas últimas linhas.

E agora? Tá brabo aqui. hehehehe
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #13 Online: 17 de Dezembro de 2011, 20:25 »
É, mas eu precisava que vc mantivesse a conexão via pppoeconf, e repetisse os comandos que eu pedi lá em cima.

É assim que podemos avaliar se vc realmente está sem conexão, ou apenas a conexão não está configurada corretamente.
Certo. Como está a configuração do seu Ubuntu agora? Pode colar o resultado dos comandos abaixo?

cat /etc/network/interfaces

ifconfig -a

cat /etc/resolv.conf

route -n

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Crazy Cat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Internet via rádio - criar conexão pppoe: nunca consegui
« Resposta #14 Online: 18 de Dezembro de 2011, 16:44 »
Olá, estou com um problema semelhante e fiquei na dúvida se abria um tópico específico ou não... na dúvida resolvi não abrir e entrar de penetra neste daqui ;D me desculpem aí qualquer coisa, é que sou novato nisso.
Instalei o Ubuntu 11.1 (que está na página inicial do Ubuntu.org) mas não consegui conexão via rádio pppoe nele, como eu conseguia antes no Ubuntu 10.10...
No NM conectei na rede do meu Servidor, fui em Editar conexões e coloquei Manual, configurei com meu IP, Máscara etc e tals... fui no Terminal e digitei
sudo pppoeconf -w0
Entrei nas janelas de configurações, coloquei login, senha de acesso ao meu servidor, blá-blá-blá... sai e entrei de novo e digitei
sudo pon dsl-provider

Aqui deveria conectar... mas apareceu esta resposta:

sniperchess14@sniperchess14-desktop:~$ sudo pon dsl-provider
[sudo] password for sniperchess14:
Plugin rp-pppoe.so loaded.
/usr/sbin/pppd: In file /etc/ppp/peers/dsl-provider: unrecognized option 'nic --w0 -w0'
sniperchess14@sniperchess14-desktop:~$

coloquei em destaque a linha que nunca tinha visto ???
daí se dou um ping na página da uol, por exemplo, informa que não há conectividade.