Autor Tópico: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ? RESOLVIDO  (Lida 12205 vezes)

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ? RESOLVIDO
« Online: 25 de Novembro de 2011, 09:56 »
Caros colegas

Montei máquina virtual com o VirtualBox OSE, e estou experimentando o 12.04 directamente da ISO, sem problema algum.

Com este esquema é como se estivesse num quarto ás escuras com aquela barra à esquerda parece-me opções de brinquedos electrónicos ou de telemóveis, mas vamos ao que me interessa esclarecer para já.
Ao usar em máquina virtual, em que tipo de Unity trabalha 2D ou 3D, é porque tenho placa que dá para trabalhar em 3D, como tal gostaria de me ir acostumando no 3D até sair a versão final, e conforme a minha adaptação seja fácil ou não, poderei seguir ou não no 10.04 até ao último dia da sua validade.
Se já for em 3D tudo bem, senão for poder-se-à fazer algo a este respeito em máquina virtual ?
Haverá solução para se implementar uma barra no topo e outra inferior, como tenho actualmente no 10.04.3 ?
Como se activa as quatro áreas de trabalho e onde aparecem ?
Tudo isto em máquina virtual.

Desde já agradeço a atenção que algum colega possa dispensar

JFMMF
« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, 19:03 por JFMMão de Ferro »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ?
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2011, 10:08 »
o virtualbox-ose do repositório do ubuntu 10.04lts vai usar o unity2d por não ter suporte ao 3d
o ideal é você baixar o pacote .deb do site do virtual-box, instalar o aplicativos adicionais dentro dele.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ?
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2011, 11:17 »
o virtualbox-ose do repositório do ubuntu 10.04lts vai usar o unity2d por não ter suporte ao 3d
o ideal é você baixar o pacote .deb do site do virtual-box, instalar o aplicativos adicionais dentro dele.

Para o colega rjbgbo ainda é manhã um bom dia para mim já estou na tarde, um obrigado pela sua resposta pronta e rápida
Fui à VirtualBox e carreguei o .deb Versão 4.1.6r74727, sinceramente não sei se será este julgo que sim, mas também não sei verificar, pelo menos no ecrã da máquina virtual quando mexo com ela fica gelatinosa, será o suficiente para ter a certeza do 3 D ?

Quanto ás outras perguntas o colega rjbgbo saberá dizer-me alguma coisa ?

JFMMF

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ?
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2011, 11:29 »
Citar
pelo menos no ecrã da máquina virtual quando mexo com ela fica gelatinosa
se você já instalou o sistema dento do virtual box e viu isso, o 3d deve ter ativado

no link wiki unity na minha assinatura, tem um link de como testar o 3d para o unity

veja como instalar um sistema dentro do virtual box
http://ubuntued.info/como-instalar-o-virtualbox-no-ubuntu
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ?
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2011, 11:59 »
Citar
pelo menos no ecrã da máquina virtual quando mexo com ela fica gelatinosa
se você já instalou o sistema dento do virtual box e viu isso, o 3d deve ter ativado

no link wiki unity na minha assinatura, tem um link de como testar o 3d para o unity

veja como instalar um sistema dentro do virtual box
http://ubuntued.info/como-instalar-o-virtualbox-no-ubuntu

Já conhecia e na instalação anterior usei as indicações lá apostas, mais uma vez fico totalmente desorientado com aqueles sinais praticamente não encontro nada excepto o firefox, nautilus, libre office, não sei ir buscar mais porque não está naquela barra esquerda, na central de programas encontro um 2D como instalado, portanto julgo que será o que a ISO apresenta em Máquina Virtual

Vamos supor que quero experimentar o Gimp o Gramps o xsane, o que terei que fazer

JFMMF

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ?
« Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2011, 12:04 »
Será que em vez de optar por experimentar o 12.04 sem fazer instalação virtual, não dá para tirar o proveito, e então tem mesmo de se fazer mesmo instalação Virtual ?
Será assim

JFMMF

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ?
« Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2011, 19:02 »
Realmente o meu problema era estar a experimentar em Virtual o 12.04 na ISO e precisava de instalar em Virtual, para já trabalha mas com a ajuda da linha de comando para fazer instalações, a central não trabalha, e depois primeiro que se encontre um programa no meio daqueles sinais de trânsito é osso duro de roer

O meu obrigado ao colega rjbgbo que me deu o empurrão inicial

João Fernando Machado Mão de Ferro

alarcon

  • Visitante
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ? RESOLVIDO
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2011, 12:26 »
Talvez ainda não dê para usar o 3D no Ubuntu 12.04 pelo VirtualBox por ele (Ubuntu 12.04) ainda estar no início do desenvolvimento, mas o Ubuntu 11.10 dá sim. Agora para isso você tem primeiro que habilitar o suporte 3D  nas configurações do VirtualBox para o SO que você quer usar. Feito isso, ao abrir o SO você tem que instalar o chamado adicionais para convidados e reiniciar o SO virtualizado, para possibilitar tanto aumentar o tamanho da janela do SO virtualizado como usar os recursos 3D, dentre outras coisas.

Acho que só compensa testar o Ubuntu 12.04 lá pelo seu alpha 3, isso em Virtualbox. Ou até memo no HD, pois nessa fase há muita quebra no sistema e portanto mais adequado para os usuários mais entendidos na solução de problemas futuros.


Se você imaginou baixar a ISO do Ubuntu 12.04 para rodar pelo VirtualBox como um LiveCD não adianta que ele só abrirá com o Unity 2D, pois você não tem instalado ainda o adicionais para convidados nem adianta instalar, pois como sempre tem de reinciar o sistema para que as configurações se efetivem e como é o modo livecd, elas não ficam salvas ao reiniciar, portanto só instalando, quer no HD real, quer no HD virtual (VirtualBox) para quem sabe ter o Unity 3D funcionando.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2011, 12:35 por alarcon »

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ? RESOLVIDO
« Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2011, 17:40 »
Colega alarcon

Obrigado pela sua intervenção, realmente o 12.04 está muito verde mas como já está instalado em máquina virtual vou continuar experimentando
Já que não temos outra saída para o próximo Lts. tenho de me habituar àqueles ícones o que não é nada fácil, prefiro sempre um menu tradicional
Senão é, dar-lhe muito trabalho, gostaria que desse a indicação de procedimento para instalar os adicionais para convidados, porque como disse e bem está sempre no Unity 2D

Precisava de experimentar um programa que já está instalado mas precisava de gravar o ficheiro de dados, que terá de ser na máquina virtual, será que podia passar a informação de como o fazer

Se for a confiar na informação que o programa sysinfo dá, sobre a velocidade da CPU, já existe melhoria devido ao Kernel ser mais avançado do que o 10.04

alarcon

  • Visitante
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ? RESOLVIDO
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2011, 12:03 »
Não sei se no Ubuntu 12.04 é igual ao Ubuntu 11.10 para se instalar os adicionais paa convidados, mas no Ubuntu 11.10 eu fiz assim, abri o terminal e digitei:

sudo apt-get update
sudo apt-get install dkms


depois pressionei a tecla super do teclado, é aquela com o símbolo do windows que alguns chamam de winkey. Ela irá abrir o dash que é uma especie de menu iniciar do Ubuntu. Nele digite onde tem pesquisar o nome: Drivers Adicionais

Quando abrir a janela do mesmo veja se tem algo para ativar com a palavra guest no nome. Se tiver mande instalar e depois reinicie o sistema virtualizado para que o que foi instalado tenha efeito.

Talvez alguns nomes que falei aqui sejam um poco diferentes por conta da tradução para o português de Portugal. No caso estou dizendo como se apresenta para mim com o português do Brasil.

Caso este método não dê certo, então tente instalar os adicionais para convidados do próprio VirtualBox e para saber como fazer pode assistir a essa vídeo aula que fiz:

Como aumentar o tamanho da janela do Ubuntu 10.10 virtualizado no VirtualBox:
http://www.youtube.com/watch?v=eWb49VCj9EY

como pode observar é para uma versão bem anterior do Ubuntu, mas mostra como ativar os adicionais para convidados e o procedimento é o mesmo.

Neste outro link aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=uJwfRMC6xCA

eu mostro como é a ativação pelo Drivers Adicionais, ou melhor, mostro o que é esse aplicativo Drivers Adicionais e não mostro os procedimentos, pois este vídeo é apenas um passeio no Ubuntu 11.10 quando ele ainda era beta.


Por fim chamo a atenção que antes de fazer esses procedimentos, na janela principal do virtualbox você tem de selecionar o Ubuntu e clicar em configurações e numa das opções de lá que no momento não lembro, tem uma opção para você marcar que fala em habilitar suporte 3D. Esta opção deve ficar selecionada.

PS: Aqui o 3D sempre funcionou com o Ubuntu virtualizado, mas não uso a versão OSE (dos repositórios do Ubuntu) e sim a disponibilizada pela Oracle, portanto os procedimentos relatados por mim foram feitos no VirtualBox Oracle e não no OSE e podem ser diferentes nele.

« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, 12:07 por alarcon »

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ? RESOLVIDO
« Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2011, 18:13 »
Caro colega alarcon

Em primeiro lugar muitíssimo obrigado por estas instruções
Dei as ordens
sudo apt-get update
sudo apt-get install dkms
Em Drivers adicionais mandei instalar Oracle VM VirtualBox Guest Additions for Linux Module

No quadro aparece isto a seguir:
VirtualBox is a free x86 virtualization solution allowing a wide rangeof x86 operating systems such as Windows, DOS, BSD or Linux to run on aLinux system.

This package provides the source code for the virtualbox guest addition kernelmodules to be build with dkms. Kernel sources or headers are required tocompile these modules.

Este Controlador Está Activado e em Utilização

O penúltimo parágrafo em que o    alarcon    faz uma chamada de atenção não a fiz por não encontrar nada de equivalente, resolvendo fazer o resto sem este primeiro passo, e ao que parece, comparando com o que aparece no youtube julgo que tenho activado em Máquina Virtual o Unity 3D

Haverá alguma ordem por linha de comando que se possa dar para fazer confirmação do Unity 3D

Como se poderá mandar gravar um ficheiro em XML na máquina virtual para experimentar o programa gramps, e com este exemplo que me der aplico com outros ficheiros para outros programas

Estou gostando mais do desafio que se tem de fazer por linha de comando, do que trabalhar, perceber aqueles ícones não é fácil e é pena porque apesar de estar com Mq. Vt. o S.O. muito verde até está a trabalhar

Já agora colega alarcon tente dar-me mais aqueles dois empurrões pelo menos o de gravar ficheiros dentro da Mq. Vt.

João Fernando Machado Mão de Ferro
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, 18:15 por JFMMão de Ferro »

alarcon

  • Visitante
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ? RESOLVIDO
« Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2011, 18:16 »
Como disse, antes de ativar o adicionais para convidados tem de ativar o 3D e se faz assim, abra o VirtualBox, com ele aberto apenas selecione o SO Ubuntu com um clique simples sobre ele para ficar selecionado. Logo em seguida nessa mesma janela do Virtualbox clique no botão chamado Configurações e na janela que abri no lado esquerdo dela selecione Monitor e no lado direito marque a opção Habilitar Aceleração 3D e depois clique no Ok. Aí é só carregar o SO virtualizado no VB que no caso seria o Ubuntu.

Somente depois desse procedimento é que você deve fazer os outros que comentei relativo aos adicionais para convidados.

Esta sua dúvida aqui:

Citar
Como se poderá mandar gravar um ficheiro em XML na máquina virtual para experimentar o programa gramps, e com este exemplo que me der aplico com outros ficheiros para outros programas

fiquei sem entender o que você deseja.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ? RESOLVIDO
« Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2011, 19:58 »
Olá colega alarcon

O 3D já está resolvido e a funcionar bem, quanto ao ficheiro vou ver se me explico

Tenho um ficheiro de dados  Untitled.gpkg  é um ficheiro de dados com diversa informação de uma árvore genealógica está na máquina onde também agora existe a Máquina Virtual, e também numa pen por ser a segurança, ora bem o que pretendo é passá-lo para a máquina virtual para experimentar no respectivo programa Gramps

Faço a pergunta porque o nautilus do disco rígido não detecta a máquina virtual, e o nautilus da máquina virtual não detecta disco rígido e pen.

João Fernando Machado Mão de Ferro

alarcon

  • Visitante
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ? RESOLVIDO
« Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2011, 22:33 »
Agora ficou claro, então faça o seguinte:

Antes de iniciar o SO virtualizado selecionei o mesmo na janela principal do VB e cliquei no botão Configurações, vá ao menu Pastas Compartilhadas no lado esquerdo e cliquei no ícone de pasta com um sinal de +, no lado direito, para adicionar a pasta que queira compartilhar, por exemplo a pasta Documentos presente na minha pasta de usuário dentro da pasta home, então o caminho ficaria assim: /home/alarcon/Documentos

Ao retornar para a janela tem duas opções a serem marcadas, Apenas para leitura e Montar Automaticamente. Marque a opção Montar Automaticamente, você não terá de editar o fstab e quando abrir o SO virtualizado ele montará na pasta /media com o prefixo sf_  seguido do nome da pasta que vc configurou para compartilhar. No caso do exemplo seria sf_Documentos que ficaria em /media, ou seja, assim /media/sf_Documentos


No SO virtualizado com montagem automática vc só tem acesso ao conteúdo da pasta como root, mas para alterar isso, basta ir no terminal do SO virtualizado e digite o comando:

sudo adduser seu_usuário vboxsf

troque o que destaquei em vermelho pelo seu nome de usuário, aquele que você digita para entrar no Ubuntu virtualizado. No meu exemplo o comando seria assim: sudo adduser alarcon vboxsf

Feito isso basta acessar pelo nautilus do Ubuntu virtualizado a pasta /media/sf_Documentos (esse é meu exemplo, o seu pode ser outra pasta) como usuário normal, ou seja, sem ser como root. No caso do nosso exemplo esta pasta irá mostrar todo o conteúdo da pasta Documentos que fica em /home/alarcon do Ubuntu hospedeiro no seu Ubuntu virtualizado com acesso de leitura e escrita, ou seja, compartilhando.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2011, 22:44 por alarcon »

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Máquina virtual usa Unity 2D ou Unity 3D ? RESOLVIDO
« Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2011, 19:51 »
Agora ficou claro, então faça o seguinte:

Antes de iniciar o SO virtualizado selecionei o mesmo na janela principal do VB e cliquei no botão Configurações, vá ao menu Pastas Compartilhadas no lado esquerdo e cliquei no ícone de pasta com um sinal de +, no lado direito, para adicionar a pasta que queira compartilhar, por exemplo a pasta Documentos presente na minha pasta de usuário dentro da pasta home, então o caminho ficaria assim: /home/alarcon/Documentos

Ao retornar para a janela tem duas opções a serem marcadas, Apenas para leitura e Montar Automaticamente. Marque a opção Montar Automaticamente, você não terá de editar o fstab e quando abrir o SO virtualizado ele montará na pasta /media com o prefixo sf_  seguido do nome da pasta que vc configurou para compartilhar. No caso do exemplo seria sf_Documentos que ficaria em /media, ou seja, assim /media/sf_Documentos


No SO virtualizado com montagem automática vc só tem acesso ao conteúdo da pasta como root, mas para alterar isso, basta ir no terminal do SO virtualizado e digite o comando:

sudo adduser seu_usuário vboxsf

troque o que destaquei em vermelho pelo seu nome de usuário, aquele que você digita para entrar no Ubuntu virtualizado. No meu exemplo o comando seria assim: sudo adduser alarcon vboxsf

Feito isso basta acessar pelo nautilus do Ubuntu virtualizado a pasta /media/sf_Documentos (esse é meu exemplo, o seu pode ser outra pasta) como usuário normal, ou seja, sem ser como root. No caso do nosso exemplo esta pasta irá mostrar todo o conteúdo da pasta Documentos que fica em /home/alarcon do Ubuntu hospedeiro no seu Ubuntu virtualizado com acesso de leitura e escrita, ou seja, compartilhando.

Ao colega alarcon o meu muito obrigado por estas instruções e pela sua participação em ajudar, em princípio tenho tudo a trabalhar.
Vou experimentar esta instrução para uma pen

João Fernando Machado Mão de Ferro