Olá,
penso que não seja a interface Unity (2D e 3D) que esteja a afastar os utilizadores do Ubuntu mas sim a falta de ferramentas para personalização de que carece!!
Utilizo e sou fã do Ubuntu desde há muito... e fui atraido para esta distro por ser simples e fácil de personalizar e usar os famosos efeitos compiz... desde a versão 10.04 que que essas ferramentas estão inoperacionais... (pelo menos de uma maneira fácil e intuitiva de as ter...)
Refiro-me ao Compiz-Fusion, ao simples fato de não podermos dimensionar icones, etc... (na versão 3-D consegue-se mas no parente pobre 2D nem pensar nisso é bom...

)
Acho que, e espero bem que na 12.04 estas ferramentas estejam disponíveis... è a única coisa de que realmente sinto mais falta, pois habituei-me... a personalizar o desktop e agora nas versões mais recentes não é possível... pelo menos de uma maneira simples que não seja necessário mexer no sistema, o que exige conhecimentos mais profundos do sistema afim de não fazer asneira. È do que realmente mais sinto falta!!
No restante do sistema acho que é realmente uma revolução aquilo que o Ubuntu actual propõe...
Já experimentei outras distros mas realmente volto sempre para o (fixo) Ubuntu.

Vamos dar um tempo pois acho que esta interface vai vencer... assim que estejam disponíveis ferramentas de personalização de desktop, vai voltar a atrair "montes" de utilizadores !! (lembram-se do Kd3 quando passou para Kde4 ? ... o que está acontecer é igual!!)
Um abraço!