Essa discuçao ainda vai persistir muito, no caso de leigos ou iniciantes é inegavel que o gnome-classic é mais intuitivo, mas nao pelos motivos que se diz, ele é mais intuitivo por que tem uma semelhança maior com o sistema operacional que 99.99% das pessoas começa usando: o windows.
o unity, IMO, tem uma seria crise de identidade, a versao 11.10 é uma evoluçao grande da 11.04, mas ainda assim é confusa, pouco intuitiva e essas perdas nao sao compensadas por qualquer outro recurso oferecido. As melhorias da 11.10 sao (como qualquer usuario do gnome-shell pode perceber) alguns passos do unity em direçao a interface do gnome-shell (da qual todo mundo tambem reclama).
mais uma vez IMO, o gnome-shell é muito mais intuitivo que o unity, apesar da sua interface em geral demandar um clique a mais para realizar algumas operaçoes, mas pra coisas como "abrir um aplicativo que nao esta na sua barra de favoritos" o gnome-shell é muito mais eficaz. Apesar de disso, tambem nao considero o gnome-shell intuitivo pra leigos pelo menos motivo ja citado acima, ele difere muito do lugar comum de S.O. em que a maioria das pessoas começa.
No caso especifico do gnome-shell o clique a mais e alguma perda de intuitividade foram compensados com uma interface enxuta, bonita, inacreditavelmente rapida e, se voce assim como eu considera isso importante, incrivelmente original. Quem ainda esta de mimimi pelo gnome-classic deve aproveitar o momento, pois a tendencia (pra todos os S.O.) é essa, a unificaçao da interface adaptavel para celular, tablet, notebook e desk, nao vai ter como fugir disso por muito tempo.