Kairon, por favor aguarde a solução do problema do autor do tópico.
Sobre o firefox, volto a dizer: não execute o firefox como root. O firefox cria um diretório de perfil em sua pasta HOME. Se você o executa em modo root, pode ser que alguns arquivos sejam criados com permissão de super-usuário dentro do perfil. O resultado disso é que depois, ao executar novamente com seu usuário, você perca acesso a esses arquivos --- bingo, perfil estragado, firefox quebrado.
Sem contar que o navegador é uma peça que fica constantemente exposta a um ambiente hostil, com dezenas de tentativas de invasão. Executá-lo como root é pedir pra ser invadido. Os outros programas que você citou acessam a rede de forma mais controlada, menos exposta --- e mesmo assim pq não há outra alternativa.
Por ser uma partição para testes, não creio que haja tantos problemas, além do fato de, no Ubuntu, estar acessando apenas o Google, este fórum, e alguns resultados das minhas pesquisas.
Mas vale uma informação que pode auxiliar o dono do tópico:
Descobri que o usuário comum pode sim acessar a internet, o que ele não consegue é resolver os endereços (como se não houvesse um servidor DNS definido).
Ao tentar acessar, com o Firefox e/ou Chrome abertos com o meu usuário o Google através de seu IP (
http://74.125.229.179/), consegui sem quaisquer problemas.
Posso até fazer o acesso assim ao Google, para evitar usar o Firefox como root, mas para este fórum, infelizmente ainda precisarei de tal método, pois o IP encaminha para um endereço, o qual não é resolvido.
Fico no aguardo da solução para o autor do tópico, ou seria mais correto criar um novo tópico (já que o problema pode ser diferente, não sei se ele consegue acessar a internet, mesmo que por IPs como eu)?
Abraços