Autor Tópico: Como configurar modem 3G no linux  (Lida 12045 vezes)

Offline wemersonrv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Como configurar modem 3G no linux
« Online: 02 de Setembro de 2011, 17:13 »
Pessoal, que mágica tem que ser feita pra conseguir navegar usando um modem 3G no ubuntu 10.10?

Comprei um at&t sierra wireless e no windows navego beleza... já no ubuntu tem um assistente pra criar a conexão e tudo pra tim mas não contecta...

Alguma dica?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2011, 18:09 »
Instale os pacotes "usb-modeswitch" e "usb-modeswitch-data", depois teste novamente o modem.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline braasileiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2011, 21:19 »
Estamos com problemas bem parecidos. Meu modem é um Huawei E173 Vivo. Consegui instalar o bicho e até baixo atualizações pro sistema, mas navegar que é bom, nada. Já vasculhei a internet e esse fórum, mas não encontrei solução que funcionasse.

O seu modem já tá instalado? Ou seja, já consegue usar o discador??

Offline Kairion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2011, 00:38 »
Estamos com problemas bem parecidos. Meu modem é um Huawei E173 Vivo. Consegui instalar o bicho e até baixo atualizações pro sistema, mas navegar que é bom, nada. Já vasculhei a internet e esse fórum, mas não encontrei solução que funcionasse.

O seu modem já tá instalado? Ou seja, já consegue usar o discador??
Isso ocorre pois apenas o usuário root consegue acessar a internet.
Se você abrir o Firefox como root, conseguirá navegar, tal qual estou fazendo agora (mesmo modem, também da Vivo).

Porém, não me agrada a idéia de ter de abrir o navegador com o usuário root, além de não me permitir utilizar o Chrome, que é meu navegador padrão.

Acho que a solução para os problemas com este modem está nesta pergunta:
Como poderia fazer para que com o usuário comum o modem seja identificado (no Conexões de Redes, na aba Banda Larga Móvel, se clico em adicionar ele não encontra meu modem), ou que pelo menos ele possa abrir o discador da Vivo e acessar a internet, tal qual o root?

Procurei muito aqui e em outros sites, mas não consigo encontrar uma solução.
Se alguém souber de algo para ajudar, creio que seria a solução para os três.

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2011, 00:45 »
Citar
Se você abrir o Firefox como root, conseguirá navegar, tal qual estou fazendo agora (mesmo modem, também da Vivo).

Abrir navegador como root!!!  :o >> Crianças não façam isso em casa <<

Talvez seu usuário não esteja habilitado para usar modem, veja nas configurações do usuário.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline Kairion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2011, 02:29 »
Abrir navegador como root!!!  :o >> Crianças não façam isso em casa <<

Talvez seu usuário não esteja habilitado para usar modem, veja nas configurações do usuário.

T+.
Até havia uma opção "Conectar à internet usando um modem" desabilitada, mas mesmo habilitando-a não posso usar o discador da Vivo (dá algum erro que não entendo se não estiver como root ou usando sudo), e se me conecto usando sudo, a história é a mesma que postei acima.
Em "Conexões de rede" o modem ainda não é reconhecido, e, apesar do Gnome-PPP reconhecer o modem, não consegue se conectar.

Obrigado pela resposta.
Abraços ;)

Creto

  • Visitante
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2011, 07:17 »
Ao pessoal que está com problema com modens 3G, primeiro fizeram isso?: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87015.msg479524.html#msg479524

Depois tenho um modem da "vivo" (nada vivo) Hauwei E1756 que em todas as distros que uso foi reconhecido sem maiores problemas, mas como o que está acontecendo com vocês é em um modem diferente não posso opinar muito, o que posso dizer que irá ajudar muito é a dica que passei acima que está no próprio tópico, instalem o que foi pedido e depois abram o terminal e digite lsusb copiem toda a saída do comando do terminal e cole aqui.

Essa aqui eu não sabia e nem tinha visto falar desse porém com modens 3G no GNU/Linux.
Isso ocorre pois apenas o usuário root consegue acessar a internet.

Até mais.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2011, 07:21 por Creto »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2011, 11:26 »
Citar
Se você abrir o Firefox como root(...)
Vai estragar seu firefox. Não faça isso!!! Não tem absolutamente nada a ver o usuário que executa o firefox com o suporte de rede da máquina.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline wemersonrv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2011, 13:00 »
Instale os pacotes "usb-modeswitch" e "usb-modeswitch-data", depois teste novamente o modem.

Boa tarde.

Então, esses pacotes já são estão instalados e atualizados corretamente o sistema. porém continua na mesma

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2011, 13:56 »
Plugue seu modem, aguarde 1 minuto, depois execute os comandos abaixo.

lsusb

dmesg | tail

lsmod | grep usbserial
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kairion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2011, 14:34 »
Citar
Se você abrir o Firefox como root(...)
Vai estragar seu firefox. Não faça isso!!! Não tem absolutamente nada a ver o usuário que executa o firefox com o suporte de rede da máquina.
Bem, todos os aplicativos que necessitam de permissões adminstrativas (Synaptic, CPU, terminal, etc.) acessam a rede, e todos os programas abertos pelo meu usuário não.

Ao pessoal que está com problema com modens 3G, primeiro fizeram isso?: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87015.msg479524.html#msg479524

Depois tenho um modem da "vivo" (nada vivo) Hauwei E1756 que em todas as distros que uso foi reconhecido sem maiores problemas, mas como o que está acontecendo com vocês é em um modem diferente não posso opinar muito, o que posso dizer que irá ajudar muito é a dica que passei acima que está no próprio tópico, instalem o que foi pedido e depois abram o terminal e digite lsusb copiem toda a saída do comando do terminal e cole aqui.

Essa aqui eu não sabia e nem tinha visto falar desse porém com modens 3G no GNU/Linux.
Isso ocorre pois apenas o usuário root consegue acessar a internet.

Até mais.
Já possuo ambos os pacotes instalados, segue lsusb:
Código: [Selecionar]
Bus 003 Device 002: ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode)
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 006: ID 12d1:1c05 Huawei Technologies Co., Ltd.
Bus 001 Device 003: ID 5986:0241 Acer, Inc
Bus 001 Device 002: ID 0bda:8189 Realtek Semiconductor Corp. RTL8187B Wireless 802.11g 54Mbps Network Adapter
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

Plugue seu modem, aguarde 1 minuto, depois execute os comandos abaixo.

lsusb

dmesg | tail

lsmod | grep usbserial


Modem "reconhecido" pelo root, então acho que posso mandar os comandos também, certo?
lsusb (ver acima).

dmesg | tail (antes de conectar):
Código: [Selecionar]
[  667.112412] usb-storage: device scan complete
[  667.113193] scsi 11:0:0:0: Direct-Access     HUAWEI   SD Storage       2.31 PQ: 0 ANSI: 2
[  667.113308] scsi 10:0:0:0: CD-ROM            HUAWEI   Mass Storage     2.31 PQ: 0 ANSI: 2
[  667.122784] sr1: scsi-1 drive
[  667.122991] sr 10:0:0:0: Attached scsi CD-ROM sr1
[  667.124707] sr 10:0:0:0: Attached scsi generic sg2 type 5
[  667.126745] sd 11:0:0:0: Attached scsi generic sg3 type 0
[  667.134801] sd 11:0:0:0: [sdb] Attached SCSI removable disk
[  670.644037] eth0: auto-negotiating...
[  680.668136] eth0: auto-negotiating...

dmesg | tail (após conectar):
Código: [Selecionar]
[  520.280038] eth0: auto-negotiating...
[  530.304040] eth0: auto-negotiating...
[  540.332074] eth0: auto-negotiating...
[  550.356036] eth0: auto-negotiating...
[  560.380037] eth0: auto-negotiating...
[  570.404041] eth0: auto-negotiating...
[  580.428036] eth0: auto-negotiating...
[  590.452037] eth0: auto-negotiating...
[  600.476036] eth0: auto-negotiating...
[  610.500039] eth0: auto-negotiating...

lsmod | grep usbserial (antes de conectar):
Código: [Selecionar]
usbserial              33694  3 option
lsmod | grep usbserial (após conectar):
Código: [Selecionar]
usbserial              33694  5 option
Abraços ;)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2011, 14:46 »
Kairon, por favor aguarde a solução do problema do autor do tópico.

Sobre o firefox, volto a dizer: não execute o firefox como root. O firefox cria um diretório de perfil em sua pasta HOME. Se você o executa em modo root, pode ser que alguns arquivos sejam criados com permissão de super-usuário dentro do perfil. O resultado disso é que depois, ao executar novamente com seu usuário, você perca acesso a esses arquivos --- bingo, perfil estragado, firefox quebrado.

Sem contar que o navegador é uma peça que fica constantemente exposta a um ambiente hostil, com dezenas de tentativas de invasão. Executá-lo como root é pedir pra ser invadido. Os outros programas que você citou acessam a rede de forma mais controlada, menos exposta --- e mesmo assim pq não há outra alternativa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kairion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2011, 14:55 »
Kairon, por favor aguarde a solução do problema do autor do tópico.

Sobre o firefox, volto a dizer: não execute o firefox como root. O firefox cria um diretório de perfil em sua pasta HOME. Se você o executa em modo root, pode ser que alguns arquivos sejam criados com permissão de super-usuário dentro do perfil. O resultado disso é que depois, ao executar novamente com seu usuário, você perca acesso a esses arquivos --- bingo, perfil estragado, firefox quebrado.

Sem contar que o navegador é uma peça que fica constantemente exposta a um ambiente hostil, com dezenas de tentativas de invasão. Executá-lo como root é pedir pra ser invadido. Os outros programas que você citou acessam a rede de forma mais controlada, menos exposta --- e mesmo assim pq não há outra alternativa.

Por ser uma partição para testes, não creio que haja tantos problemas, além do fato de, no Ubuntu, estar acessando apenas o Google, este fórum, e alguns resultados das minhas pesquisas.

Mas vale uma informação que pode auxiliar o dono do tópico:
Descobri que o usuário comum pode sim acessar a internet, o que ele não consegue é resolver os endereços (como se não houvesse um servidor DNS definido).

Ao tentar acessar, com o Firefox e/ou Chrome abertos com o meu usuário o Google através de seu IP (http://74.125.229.179/), consegui sem quaisquer problemas.

Posso até fazer o acesso assim ao Google, para evitar usar o Firefox como root, mas para este fórum, infelizmente ainda precisarei de tal método, pois o IP encaminha para um endereço, o qual não é resolvido.

Fico no aguardo da solução para o autor do tópico, ou seria mais correto criar um novo tópico (já que o problema pode ser diferente, não sei se ele consegue acessar a internet, mesmo que por IPs como eu)?

Abraços ;)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2011, 15:01 »
Provavelmente seu problema é apenas com o servidor DNS. Pode ser que vc tenha respostas mais rápidas com um novo tópico, mas a decisão é sua.

Citar
Por ser uma partição para testes, não creio que haja tantos problemas, além do fato de, no Ubuntu, estar acessando apenas o Google, este fórum, e alguns resultados das minhas pesquisas.
Mesmo uma partição de testes pode ser usada como trampolim para outros ataques. Um invasor não está necessariamente atrás de arquivos importantes, ele pode simplesmente atrás de recursos pra usar em uma outra invasão, e isso sua máquina de testes tem: ela tem cpu, ela tem memória, e principalmente, ela tem uma conexão internet ativa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline braasileiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Como configurar modem 3G no linux
« Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2011, 22:13 »
No meu caso houve algum avanço depois de instalar os pacotes "usb-modeswitch" e "usb-modeswitch-data" (que inclusive foram instalados usando o modem), pois agora, ao clicar na aba "internet", do discador da Vivo, ele carrega o Firefox e consigo navegar. Mas, se vou direto ao Firefox não navega. Quanto a essa questão dos DNS já tentei informando vários DNS diferentes e nada adiantou.