Autor Tópico: Problemas com configuração de hora e data  (Lida 9026 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Problemas com configuração de hora e data
« Online: 04 de Agosto de 2011, 10:18 »
Olá, amigos

instalei o ubuntu 11.04 e utilizo o gnome clássico, porém não estou conseguindo configurar data e hora manualmente, nem pelo indicador da barra de tarefas nem pelas opções de data e hora no centro de controle. Quando eu clico em "Configurações de Data e Hora" na barra de tarefas abre o "Evolution"! Já removi o indicador e coloquei novamente, mas não adianta. Eu tenho usado o ntpdate para ajustar hora e data, mas eu gostaria de resolver o problema, pois não sou só eu que uso o PC e as outras pessoas não gostam de usar o terminal.

obrigado
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2011, 10:59 »
Amigo esse problema não é só seu.

O único jeito que encontrei para solucionar parcialmente o problema foi clicando com o direito na barra superior e:

Adicionar ao painel>na janela que se abrir, procure um relógio, este será o único que você poderá configurar clicando nele.

Espero ter lhe ajudado 

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2011, 13:47 »
Ola talvez vc possa dar uma garimpada aqui;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,83268.0.html
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2011, 21:17 »
Sugestão... configure a máquina pra sincronizar a hora com a internet.

Pra isso, crie o arquivo /etc/cron.hourly/ntpdate com o conteúdo abaixo:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

ntpdate -p -b 8 ntp.ubuntu.com > /dev/null 2>&1

Em seguida dê permissão de execução no arquivo:

sudo chmod +x /etc/cron.hourly/ntpdate

De hora em hora, a máquina vai acessar a internet e re-sincronizar com o horário universal. Esses relógios são sincronizados com relógios atômicos pelo mundo, tudo extremamente preciso. Vc nunca mais vai precisar acertar horário de máquina.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2011, 06:39 »
Sugestão... configure a máquina pra sincronizar a hora com a internet.

Pra isso, crie o arquivo /etc/cron.hourly/ntpdate com o conteúdo abaixo:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

ntpdate -p -b 8 ntp.ubuntu.com > /dev/null 2>&1

Em seguida dê permissão de execução no arquivo:

sudo chmod +x /etc/cron.hourly/ntpdate

De hora em hora, a máquina vai acessar a internet e re-sincronizar com o horário universal. Esses relógios são sincronizados com relógios atômicos pelo mundo, tudo extremamente preciso. Vc nunca mais vai precisar acertar horário de máquina.
Mesmo como disse irá resolver o problema do amigo nomade essa sua dica é ótima e me trouxe uma duvida para criar esse arquivo citado é preciso ser root? Ex: sudo gedit !/bin/bash

ntpdate -p -b 8 ntp.ubuntu.com > /dev/null 2>&1

ou

sudo su
senha:

#!/bin/bash

ntpdate -p -b 8 ntp.ubuntu.com > /dev/null 2>&1

Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2011, 10:54 »
Citar
para criar esse arquivo citado é preciso ser root?
Sim, só o root pode criar arquivos em /etc/<qualquer coisa>.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2011, 11:22 »
Citar
para criar esse arquivo citado é preciso ser root?
Sim, só o root pode criar arquivos em /etc/<qualquer coisa>.
Obrigado amigo, apesar de não dizer se do 1º modo ou 2º, aqui eu dou um jeito de descobrir.

Obrigado mesmo pela excelente contribuição que você e outros tem dado ao meu aprendizado no GNU/Linux

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2011, 11:35 »
O segundo modo não vai criar o arquivo, vc não passou nenhum comando de criação (cat, vi, nano, etc). Vc só está digitando os comandos.

PS: Dentro do "sudo su" (ou "sudo -s", como eu prefiro usar), você não pode usar comandos gráficos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2011, 11:41 »
Então finalizando, para um iniciante como eu (esperto) a melhor opção é mesmo o sudo gedit?!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2011, 14:56 »
Se vc estiver num terminal gráfico, é sim.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2011, 19:12 »
O que o amigo zekkerj sugeriu é que façam o seguinte:

no terminal

sudo gedit /etc/cron.hourly/ntpdate

cola no arquivo que será criado e abrirá no gedite, o seguinte:

#!/bin/bash

ntpdate -p -b 8 ntp.ubuntu.com > /dev/null 2>&1

salve e feche...

agora no terminal digite:

sudo chmod +x /etc/cron.hourly/ntpdate

dê enter e pronto!

na realidade se tiver uma conexão auto eth0, na hora da inicialização o sistema irá atualizar a hora mesmo sem esse script, o que faz desse processo útil apenas para quem se conecta em alguma rede depois do sistema inicializado, como quem usa internet 3g ou discada... eu já havia feito isso antes... a questão é que algumas pessoas as quais eu apresentei o Ubuntu querem atualizar para o 11.04. Eles não tem muito conhecimento e gostaria de poder fazer graficamente, como falei, para facilitar para eles... mas obrigado mesmo assim a todos!
« Última modificação: 06 de Agosto de 2011, 19:19 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2011, 20:35 »
Atualização pelos gráficos? Sem problema. Deixe a máquina conectada e aguarde o sistema oferecer a atualização.

Se vc tem o Ubuntu 10.04 LTS, ele por padrão só vai oferecer a atualização no ano que vem, quando outra versão LTS for lançada. Mas você pode ir nas propriedades de software e configurar pra ele oferecer atualizações de versões não-LTS.

Mas se não quiser esperar o applet gráfico oferecer a atualização, pode usar o comando abaixo pra acelerar o processo:

do-release-upgrade -f apt
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #12 Online: 08 de Agosto de 2011, 10:40 »
O que o amigo zekkerj sugeriu é que façam o seguinte:

no terminal

sudo gedit /etc/cron.hourly/ntpdate

cola no arquivo que será criado e abrirá no gedite, o seguinte:

#!/bin/bash

ntpdate -p -b 8 ntp.ubuntu.com > /dev/null 2>&1

salve e feche...

agora no terminal digite:

sudo chmod +x /etc/cron.hourly/ntpdate

dê enter e pronto!

na realidade se tiver uma conexão auto eth0, na hora da inicialização o sistema irá atualizar a hora mesmo sem esse script, o que faz desse processo útil apenas para quem se conecta em alguma rede depois do sistema inicializado, como quem usa internet 3g ou discada... eu já havia feito isso antes... a questão é que algumas pessoas as quais eu apresentei o Ubuntu querem atualizar para o 11.04. Eles não tem muito conhecimento e gostaria de poder fazer graficamente, como falei, para facilitar para eles... mas obrigado mesmo assim a todos!

eu já lhe mostrei como fazer isso, existe essa deficiência no Natty apenas fazendo do jeito que lhe sugeri irá conseguir fazer as configurações graficamente.

T+

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2011, 11:43 »
zekkerj, meu amigo, acho que você não entendeu bem o que eu queria dizer, rsrsrs

É que essas pessoas podem precisar configurar hora e data manualmente, sem ter acesso a internet. Se atualizarem para o 11.04 não saberão como fazer isso numa boa. Pois forma mais fácil que encontrei de configurar a hora é mantendo o relogio da bios ok, mas se o encaixe da bateria quebrar (como ocorreu em minha placa mãe), a bios tá sempre com hora e data errada. As configurações pelo terminal eu sei... quero resolver o problema com a configuração de hora e data gráfica. Mas valeu, de qualquer forma, meu amigo!! As informações são válidas!!
O que eu busco é sempre informações pra o sistema estar 100%, com a funcionalidades ok, mesmo as mais bobas. Eu dou sempre um jeito pra mim, no meu PC, em casa ou no trabalho, mas as vezes esse jeito é complexo pra quem é usuário novo. Lidar com esses pequenos problemas fazem as pessoas voltarem para o Ruwindows... infelizmente.

Um abraço!
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Problemas com configuração de hora e data
« Resposta #14 Online: 12 de Agosto de 2011, 11:59 »
Amigo já lhe informei como configurar a hora do seu sistema graficamente sem instalar nada

Barra de tarefas supeiror>Clique com o direito>Adicionar ao painel>Na caixa que se abrir, procure Relógio>Escolha-o e clique em>Adicionar

Pronto, fácil não!
« Última modificação: 12 de Agosto de 2011, 12:00 por Paulo Correa »