Erro de boot com dois HDs [Resolvido]

Iniciado por tgklohn, 03 de Agosto de 2011, 19:08

tópico anterior - próximo tópico

tgklohn

Fiz a instalação do Ubuntu 11.4 no meu HD de 40GB e um segundo HD (de 80GB) deixei como back-up. Porém, após a instalação completa do Ubuntu, minha máquina fica falhando em iniciar pelo HD onde está tal OS. Como seleciono e deixo gravado o HD pelo qual quero o boot?

$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x50d250d2

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        9728    78140128+   7  HPFS ou NTFS

Disco /dev/sdb: 40.0 GB, 40020664320 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x0007d290

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1               1        4703    37771264   83  Linux
/dev/sdb2            4703        4866     1308673    5  Estendida
/dev/sdb5            4703        4866     1308672   82  Linux swap / Solaris

druidaobelix

Olá tgklohn,

Apesar dos resultados dos comandos postados, o que já ajuda em alguma coisa, na verdade a descrição do problema não está boa o suficiente.

A afirmação "minha máquina fica falhando em iniciar pelo HD onde está tal OS" não diz muita coisa.

Falhando como? Alguma mensagem de erro?

Note, não estamos "vendo" o seu equipamento, daí a necessidade de bem descrever o cenário existente para que se possa ter alguma idéia à respeito.

De toda forma, o que determina a ordem do boot é o set do BIOS, isto é, a forma como essa ordem está assinalada no BIOS.

O resultado do comando fdisk está indicando que o HD bootável é o sda (disco 0), cuja formatação é em ntfs (talvez haja um windows aí?)
Note que não há flag de boot em sdb.

Primeiramente é necessário, pelo menos, que v. esclareça se quando inicia o sistema aparece o menu do Grub, isto é, a tela inicial onde se faz a escolha do sistema que deve iniciar e, caso exista, o que está aparecendo nessa tela.

Pode ter ocorrido que na instalação v. mandou gravar o bootloader na partição sdb ao invés de gravar na MBR de algum dos discos e, de forma correlata, deixar esse disco como o primeiro da ordem de boot no BIOS.

É adequado que v. forneça mais informações para a melhor compreensão do problema, entretanto, se quiser desde logo tentar a recuperação do grub, pode usar esse procedimento:

Boot-Repair-Ubuntu para recuperação do Grub-2

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84609.0.html

Citação de: tgklohn online 03 de Agosto de 2011, 19:08
[...] minha máquina fica falhando em iniciar pelo HD onde está tal OS. Como seleciono e deixo gravado o HD pelo qual quero o boot?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

galactus

Parece que o HD Master é o HD de 80 e não o de 40!

Deve ser problema de ordem nos discos na hora do boot!

O Ubuntu costuma instalar o Grub na MBR do HD em que foi instalado! Portanto o primeiro HD a estar na ordem de boot deve ser o de 40GB e não o de 80GB!

Você tem que olhar na BIOS de sua placa mãe a ordem de boot desses HDs e fazer a alteração lá!

Dá uma olhada aí e  depois responde pra gente!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

tgklohn

Muito obrigado pelas orientações. Não pude responder antes por estar agora com problemas na conexão wireless do meu Ubuntu 11.04, mas isso é um outro problema que ainda estou pesquisando em como resolver. De qualquer forma, achei dois tutoriais em inglês com dicas em como configurar o Grub. Descobri através do Utilitário de Unidades onde estava instalado o Ubuntu 11.04 no HD de 40 e configurei o Grub por linha de comando para fazer o boot a partir desse ponto. Então, tudo funcionou. Desculpa por não ter aqui os links para colocar como fiz tudo.