Boot-Repair-Ubuntu para recuperação do Grub-2São várias as formas possíveis de recuperar o menu do Grub-2 de inicialização do sistema, procedimento esse que é necessário, por exemplo, quando se reinstala uma instalação Windows pré-existente em dual-boot com o Ubuntu.
O Windows, ao ser instalado após o Ubuntu, regrava a área chamada MBR (Master Boot Record) do disco, que é o local onde ficam as informações iniciais de inicialização do sistema, requerendo então que o registro inicial seja recuperado.
Grub-2 é o menu de inicialização que aparece na tela inicial de carregamento do sistema, onde se faz a seleção do sistema operacional que se quer carregar, supondo existir mais de um sistema operacional instalado no computador.
Grub-2 tem essa identificação (a notação do número 2), para distingui-lo da versão anterior, também conhecida como grub-legacy, não mais usada nas versões mais modernas do Ubuntu (desde a versão 9.10 - Karmic Koala).
Uma forma bastante prática, sem nenhuma espécie de dificuldade para recuperar o menu do Grub-2 é usar uma ferramenta em ambiente gráfico disponibilizada pelo próprio Ubuntu, chamada
Boot-Repair.
Conhecendo onde se encontra instalado o Ubuntu e o Grub-2É necessário saber de antemão qual o disco em que se encontra atualmente instalado o Grub-2, o que normalmente, nos sistemas simples de disco único trata-se do disco identificado como sda.
Se houver alguma dúvida quanto a isso, os comandos abaixo, executados em um terminal, podem esclarecer:
sudo fdisk -l ---> (sinal_de_menos+letra_ele)
sudo blkid
Um terminal pode ser aberto usando as teclas Ctrl+Alt+T ou ainda pelo menu normal do sistema, em Aplicativos/Acessórios/Terminal.
Adicionalmente, também acionando o programa gráfico GParted pode auxiliar essa identificação.
Gparted pode ser acionado a partir dos menus existentes na barra superior na entrada Sistema/Administração/Editor de partições GParted.
No caso da versão 11.04, usando o tema Unity, pode ser encontrado clicando-se na coluna de ícones à esquerda da tela, também conhecida como Launcher, no ícone Aplicativos, digitando na caixa de pesquisa gparted. Caso não esteja instalado o sistema se oferecerá para instalar pela "Central de Programas do Ubuntu".
Adicionalmente, como tudo o mais, GParted também pode ser iniciado a partir de um terminal, bastando que se digite:
sudo gparted
Instalando o Boot-RepairSupondo a necessidade de recuperação após a instalação do Windows, como mencionado antes, mas também para outras situações onde se perdeu o menu inicial do Grub-2, aí é reiniciar o sistema a partir de um LiveCD/USB.
Use um LiveCD/USB preferencialmente da mesma versão que o Ubuntu instalado no disco, porém, principalmente, mantenha a equivalência entre sistemas de 32bits e 64bits, isto é, se seu Ubuntu instalado no disco é 32bits, use um LiveCD/USB de 32 bits, se o Ubuntu instalado no disco é 64bits, use um LiveCD/USB de 64bits.
1) Abra um terminal (Ctrl+Alt+T)
2) Adicione o repositório em que se encontra o Boot-Repair-Ubuntu
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
Nota: os pacotes ppa, como acima, estão disponíveis para Ubuntu 10.04, 10.10 e 11.04, portanto, esse procedimento limita-se a essas versões.
3) Atualize o sistema:
sudo apt-get update
4) Instale o Boot-Repair
sudo apt-get install boot-repair-ubuntu
Essa instalação cria uma entrada em Sistema/Administração, com o nome "Reparador de Arranque".
Editando: atualização em 10/10/2014O programa agora se chama apenas Boot-Repair e a forma de instalação atual, na vigência do Ubuntu 14.04, é a seguinte via terminal:
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo sed 's/trusty/saucy/g' -i /etc/apt/sources.list.d/yannubuntu-boot-repair-trusty.list --> Editado em 08/04/2015
sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair && (boot-repair &) --> Editado em 08/04/2015
sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair
Nota: editado em 08/04/2015 por alterações nos comandos de instalação. A partir de agora Instale usando apenas os 3 comandos acima.
Executando o Boot-Repair para recuperar o menu inicial do Grub5) Execute o Boot-Repair
Basta clicar na entrada de menu criada em Sistema/Administração/Reparador de Arranque e iniciar o simples aplicativo de reparação do boot em ambiente gráfico, extremamente simples de usar.
A execução do programa é basicamente uma sequência de 3 telas.
Quadro-01
Não tem cópia de segurança adequada do arranque no computador.
Isto vai instalar o menu Grub.
Você quer continuar?
Click em Sim
http://ubuntuone.com/p/11Mj/Quadro-02
Confirmação Final
Você realmente deseja reinstalar GRUB?
**Click na linha abaixo onde há uma seta indicando > Opções avançadas
Abre-se a parte inferior do quadro que até então permanecia oculta.
http://ubuntuone.com/p/11Mk/Quadro-03
(na verdade é o mesmo quadro anterior, apenas que agora mostrado inteiramente)
Confirmação Final
Você realmente deseja reinstalar GRUB?
Opções avançadas
* Sistema operacional que se iniciará por padrão: BigLinux 11.04 (Natty) (sdb3)
nota: sdb3 aqui é apenas exemplificativo, irá variar conforme a instalação do caso concreto; neste exemplo apenas quer dizer que o programa localizou uma instalação em sdb3 (aqui no meu computador é assim) e está sugerindo que seja essa, poderiam haver outras, se não for basta acionar a tecla da caixa e escolher a correta.
* Coloque o GRUB em: sda
nota: no caso comum de sistema com um disco único será sda
Clique em Aplicar
http://ubuntuone.com/p/11Ml/Reinicie o sistema