Autor Tópico: usando o gparted (RESOLVIDO)  (Lida 4523 vezes)

Offline *BlackOps*

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
usando o gparted (RESOLVIDO)
« Online: 28 de Julho de 2011, 20:58 »
Boas galera!!! tudo legal?
assim como muitos estou buscando minha independência em SO, poder fazer o que quiser e da forma que quiser, meu primeiro contato com linux foi com o kurumin não me lembro a versão, mas se não me engano tinha uma mulher como plano de fundo e tals era bem bonito acho que foi um dos primeiros ou algo do genero, usei alguns dias e desisti logo nos primeiros dias, depois conheci o ubuntu e gostei finalmente resolvi instalá-lo em dual boot, onde permaneceu em inatividade por muito tempo apenas consumindo HD, mas a uma semana estou usando apenas o linux e já consegui fazer várias coisas com a ajuda aqui do fórum, mas nesse dia incomum estava a verificar como estava o particionamento do HD e o fiz usando o gparted, e descobri algumas coisas estranhas no meu hd. veja figura abaixo:

http://img708.imageshack.us/img708/263/gparted.png

bem meu hd tem 1tb

em sda1 o é reservado pelo w7 para boot = 100 mb
em sda2 é onde está instalado o windows 7 = 195.31 gb
em sda3 é uma partição que separei para guardar os arquivos = 659 gb
em sda4 não e lembro de ter criado esta partição "extended"   = 77.10 gb
em sda7 /home do ubuntu = 61.25 gb
em sda6 linux/swap = 1.86 gb
em sda5 / do ubuntu = 13.97 gb
as outras 2 não alocadas tbm não as criei = 7mb e 6 mb

a questão é a pq não consigo juntar essas duas últimas partições usando o gparted, e essa extended o que é (posso formatá-la tbm ou vou prejudicar o sistema)

fato é que não sei o que fazer e gostaria que vcs me ajudassem, e aproveitando esse tópico estou afim de usar uma máquina virtual no ubuntu 10.10 para experimentar pois nunca usei uma e gostaria de saber qual usar, e uma boa distro linux para usar na VM.

aaahh e para usar uma VM com essa divisão de partições não terei problemas com espaço ou carregar demais o sistema.

meu ubuntu 10.10 maverick de 64bits
processador phenom x2 550
4 gb de ram   ( com essa memória a partição swap é mesmo necessária, pq aqui no monitor do sistema ela não acusa que está sendo usada)
hd 1 também como ja havia falado

bem sou meio leigo nessas coisas se tiver faltando alguma informação me avisem que posto aqui.

obrigado
« Última modificação: 29 de Julho de 2011, 23:28 por *BlackOps* »
"Quando alguém tem mais substância do que cultura, é rústico; quando alguém tem mais cultura do que substância, é um literato. Somente quando alguém tem tanta substância quanto cultura é uma pessoa exemplar".

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: usando o gparted
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2011, 21:22 »
Ola

Um HD só pode ter 4 partições.

Partiçoes podem ser :
1) primária
2) extendida

No seu caso voce tem 3 partições primárias a saber:

1) sda1
2) sda2
3) sda3

e uma partição extendida contendo 3 partições lógicas a saber:

1) sda5
2) sda6
3) sda7

No caso de voce apagar a partição extendida sda4, vai apagar junto as partições lógicas sda5, 6, e 7 pois estas estão dentro da partição extendida.

Isto não tem absolutamente nada a ver com o Ubuntu, e sim com a arquitetura padrão IBM PC.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parti%C3%A7%C3%A3o

Maquinas virtuais não precisam de partições, serão criados discos virtuais em um arquivo texto gigante dentro de seu hd na partição do Linux

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_virtual

Por favor, leia os links para entender melhor

[]'s

Offline *BlackOps*

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: usando o gparted
« Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2011, 01:08 »
Citar
No seu caso voce tem 3 partições primárias a saber:

1) sda1
2) sda2
3) sda3

e uma partição extendida contendo 3 partições lógicas a saber:

1) sda5
2) sda6
3) sda7

bom deixa ver se entendi direito se meu HD pode ter apenas 4 partições, aí como no exemplo acima, essa extendida é uma partição que sub-dividise em 3 outras partições formando assim a minha 4 partição, e esse outras 2 não alocadas seriam uma intercessão entre as sub-divisões para o computador conseguir identificar onde começa, e onde termina, cada partição secundária.

Citar
Maquinas virtuais não precisam de partições, serão criados discos virtuais em um arquivo texto gigante dentro de seu hd na partição do Linux

queria saber qual seria o tamanho ideal para esse arquivo, e se podem me indicar alguma distro linux bem intuitiva pra que eu possa usar na VM para aprender melhor as variações das distribuições linux.

Obrigado Tota por esclarecer as questões, e os link foram bem explicativos.
"Quando alguém tem mais substância do que cultura, é rústico; quando alguém tem mais cultura do que substância, é um literato. Somente quando alguém tem tanta substância quanto cultura é uma pessoa exemplar".

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: usando o gparted
« Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2011, 01:41 »
Olá *BlackOps*.

Esses dois pequenos espaços não alocados, de 7MB e 6MB, quase uma insignificância de tamanho, não possuem nenhum expressão e não representam nenhum problema no sistema. São apenas decorrentes da forma como se escolhe o alinhamento entre as partições, se medida por megabyte ou por cilindro.

Partições são apenas divisões de espaço dentro de uma unidade de armazenamento de dados, nada além, é como se fossem as linhas de fronteira entre uma coisa e outra. O espaço interno entre as linhas de fronteira é o que chamamos de partição. O sentido do termo é aquele mesmo de uso comum no idioma: repartição, divisão, dividir em partes, separar.

Só como exemplo, se defino que uma partição deva ter 100GB e ainda digo que ela deva ser alinhada por cilindro, pode ocorrer que 100GB termine no meio de um cilindro, então, para obedecer à segunda regra, que é alinhar por cilindro, vai ficar um espaço não utilizado.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline *BlackOps*

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: usando o gparted
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2011, 12:44 »
obrigado gente pelos esclarecimentos
"Quando alguém tem mais substância do que cultura, é rústico; quando alguém tem mais cultura do que substância, é um literato. Somente quando alguém tem tanta substância quanto cultura é uma pessoa exemplar".