Autor Tópico: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo  (Lida 133375 vezes)

Offline proveyourselfthom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #30 Online: 20 de Agosto de 2011, 15:05 »
kriador, você tem alguma ideia a respeito do meu problema?
Você consegue usar sua GPU discreta ou só a integrada?
Valeu.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2011, 15:56 por proveyourselfthom »

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #31 Online: 20 de Agosto de 2011, 21:11 »
proveyourselfthom ...

Realmente nao sei dizer por que isso acontece, o caso do juliofilho me deixou meio intrigado, como voce citou que ja usa o kernel 3 (o mesmo o que eu) piorou minha duvida. Essa questao de nao fazer nada pra entrar é o que acontecia comigo no fedora, nao fazia nada pra entrar mas quando tentava qualquer coisa que exigisse mais 3d (tipo o gnome shell, minha interface padrao) nao rolava.

apesar dos meus esforços pra descobrir o que acontece fica meio dificil pelo fato de eu nao conseguir reproduzir a situaçao aqui, pedi pro juliofilho fazer o teste manualmente e deu pau do mesmo jeito, eu faria um teste logando o sistema em modo texto (sem X ativado) e depois fazendo a mudança em seguida ativando o X so pra descartar algum problema com o kill X, mas fora isso nao sei muito o que fazer pra ajudar, vou continaur pesquisando e me interando do processo que o modulo usa pra ver se aparece algo.
Ubuntu Linux 10.10

Offline wiltave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #32 Online: 21 de Agosto de 2011, 14:41 »
Estou com o mesmo problema do proveyourselfthom.

Encontrei no Wiki do X.Org algo que pode explicar o nosso problema:

Citar
There are two versions of hybrd graphics: MUXed and MUX-less. MUXed have a display MUX to switch the displays between the discrete and integrated cards. MUXed systems can be switched using vgaswitcheroo. MUX-less do not have a display MUX and the displays are only connected to the integrated card. On MUX-less systems, the discrete card is solely for rendering, not display. At the moment the X server does not support rendering and display from different cards so the discrete card can not be used with MUX-less systems at the moment.

Talvez essa Radeon HD 6470M seja MUX-less e segundo este bug report, o suporte não chegará tão cedo, já que exige muitas mudanças no Xorg.

Um abraço.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #33 Online: 21 de Agosto de 2011, 18:51 »
interessante, nao tinha visto isso ainda, quem sabe no wayland o negocio ja venha funcionado.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Eek

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #34 Online: 22 de Agosto de 2011, 15:41 »
Eek, ola.

Em primeiro lugar, parabens pela mudança e por, mesmo sendo iniciante, conseguir ser tao claro nas suas duvidas e ja passar todas as informaçoes necessarias para resolve-las, vamos a suas questoes:

1 -  um script linux nada mais é do que um arquivo de texto puro (no mesmo estilo de um txt) com permissao de execuçao, para criar esse arquivo basta voce criar um arquivo de texto vazio e colar o conteudo (uso o gedit, o botao direito->novo arquivo ou o que vc achar melhor). uma vez criado o arquivo cole o conteudo e de permissao de execuçao (é explicado la na parte dos scripts como fazer).

2 - o script nao escolhe a placa por ele mesmo, ele é so uma forma de escolher, ao executa-lo ele ele abrira uma janelinha que lhe apresentara a opçao de usar uma placa diferente daquela que voce esta usando, ao ser executado ele também desliga a placa fora de uso (se voce apenas executa-lo e depois fechar a janela sem escolher mudar de placa).

Citar
Eu também coloquei radeon na blacklist, mas dá tela preta com fixa(caps lock) piscando  e eu tenho que iniciar umas 3 vezes pra entrar

isso ate ocorre comigo, mas é muito raro, e depois de algumas atualizaçoes (estou no kernel 3.0.7) nao aconteceu mais, se esta ocorrendo com muita frequencia com voce pode ser alguma problema a ser analisado. a minha pergunta é: antes de vc por o radeon na blacklist isso acontecia? o fato de ter posto na blacklist melhorou alguma coisa ou so piorou a situaçao?


Olá Kriador, muito obrigado pela sua atenção.

Já criei o script como você falou, mas não achei como dar permissão de execução. Você se referia ao fato de colocar sudo na frente? mas aí ele sendo um arquivo texto, "executá-lo" não simplesmente abriria o texto?  Eu teria que executá-lo via terminal todas as vezes que entrasse na interface gráfica para escolher uma placa e desligar a outra, ou tem como deixar isso automatico na inicialização?

De qualquer forma eu tentei desligar a discreta manualmente usando "echo OFF" como descrito (depois de subir a radeon) e quando vou conferir com "cat" ambas continuam com "Pwr" na frente.

Quanto à sua pergunta, se eu não estiver enganado, colocar na blacklist não mudou nada porque eu acho que resolvi colocar exatamente para que o sistema parasse de travar, mas continua dando essa tela preta com "fixa" piscando em 50% das vezes que ligo o note. E quando ele resolve dar isso, tem que ligar a desligar umas 3 vezes.

Acho que posso tentar atualizar meu kernel pra versão do seu para ver se para, mas como faço isso? Quando uso a atualização do sistema ele apenas muda o número depois do "-", ou seja do 2.6.38-8 para 2.6.38-10 e agora pro -11. Ele não muda o kernel, mas atualiza a versão que já tenho.

As coisas não estão boas pro meu lado, mas agradeço caso ainda tenha sugestões para isso parar.

Offline wiltave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #35 Online: 23 de Agosto de 2011, 14:06 »
Seria interessante colaborar com este bug report (siga as instruções). Este grupo está trabalhando para fazer com que essas placas funcionem no Linux.
Um abraço.

Offline wiltave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #36 Online: 23 de Agosto de 2011, 14:08 »
Já criei o script como você falou, mas não achei como dar permissão de execução.

Digite:
Código: [Selecionar]
chmod +x nomedoscript.sh
Um abraço.

Offline Eek

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #37 Online: 23 de Agosto de 2011, 16:38 »
Obrigado wiltave

Só que é o seguinte: digitei isso no terminal e voltou "arquivo ou diretório não encontrado", então pensei que deveria estar na pasta onde ele se encontrava, nesse caso no desktop, entao acessei a pasta, dei um "dir" pra garantir que tava ali, repeti o comando e deu a mesma coisa. Mas reparei que ao criar no gedit como o kriador me ensinou, o ícone com o nome do arquivo no desktop não possui extensão alguma, diferente por exemplo de um pdf que eu baixei. Nesse caso repeti o comando sem colocar o .sh no final, e aí não voltou mensagem alguma. Isso significa que deu certo?

Abraço

Offline wiltave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #38 Online: 23 de Agosto de 2011, 16:54 »
"nomedoscript.sh" deve ser substituído pelo nome do seu script.
Sim, esse comando é "silencioso", provavelmente deu certo.
Um abraço.

Offline juliofilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #39 Online: 24 de Agosto de 2011, 10:30 »
Olá novamente pessoal.
Bem, lendo tudo o que já foi postado até agora me ocorreu uma ideia... mas vou precisar do conhecimento de vocês para me ajudar nesse teste.
considerando que talvez essas placas radeon hd 6xxxM series sejam do tipo mux-less e por isso não se consegue fazer a troca eu pensei:
cara, se meu notebook tivesse só a radeon, sem essa intel, com certeza ia funcionar de boa.
e se antes de eu subir o modulo radeon, tivesse um jeito de desabilitar a intel? nesse caso eu não usaria o switcheroo, pois o linux não enxergaria duas placas de video, e sim só uma
a minha ideia é a seguinte:
retirar a radeon da blacklist e passar algum parâmetro na inicialização, no grub mesmo, que fizesse a mesma função
assim eu poderia criar duas entradas no grub para o mesmo sistema com a diferença que em uma eu entro com a intel e a outra, com a radeon
e aí gente, tem como?

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #40 Online: 25 de Agosto de 2011, 08:11 »
juliofilho...

cara, infelizmente a logica nao é bem essa, pelo o que pude entender através do link postado pelo amigo wiltave seria o seguinte:

Muxed - seriam realmente duas placas em separado, cada uma com todas as capacidades d euma palca de video e, portanto, podendo ser alternadas e usadas individualmente.

Mux-less - seria uma placa integrada com um hardware de "extra render" que pode ser ativado ou desativado, mas ha apenas uma placa (a integrada) e por isso nao ha como usar o recurso de "extra render" (o que poderiamos comprar a uma placa discreta) individualmente por ele nao ter todos os componentes de uma placa de video (nao tem capacidade de exibir imagem, apenas tem a capacidade de contribuir na renderizaçao de conteudos).

O switcheroo (e o X-server, talvez ate os drivers de video) ainda nao tem suporte para ativar/desativar o "extra render" das Mux-less, (pelo visto ele permanece sempre ativo, mas nao usado) , creio que isso tera que ser resolvido pelo Linus e o pessoal do kernel, é um nivel muito baixo de recursos pra gente tentar fazer alguma coisa infelizmente.
Ubuntu Linux 10.10

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #41 Online: 25 de Agosto de 2011, 15:10 »
Ola amigos, o Hamaker publicou no blog um artigo relacionado que pode ser de utilidade, estou deixando o link;

http://hamacker.wordpress.com/2011/08/24/para-os-que-possuem-placas-de-video-hibridas-uma-luz-no-final-do-tunel/
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline proveyourselfthom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #42 Online: 25 de Agosto de 2011, 15:29 »
Ola amigos, o Hamaker publicou no blog um artigo relacionado que pode ser de utilidade, estou deixando o link;

http://hamacker.wordpress.com/2011/08/24/para-os-que-possuem-placas-de-video-hibridas-uma-luz-no-final-do-tunel/
Você sabe dizer se funciona para placas da AMD? Ali fala de Nvidia.
Valeu.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivohttp://www.martin-juhl.dk/2011/05/optimus-o
« Resposta #43 Online: 25 de Agosto de 2011, 19:53 »
pelo o que pude apurar é so nvidia...
Ubuntu Linux 10.10

Offline juliofilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #44 Online: 26 de Agosto de 2011, 09:58 »
Olá kriator.
Bem, parece que é isso mesmo. Mesmo no windows, ao executar uma aplicação gráfica com a radeon, a placa que é reconhecida pela aplicação é a intel, o que prova que é mux-less.
Mesmo assim fiz meus testes, desabilitei a intel e forcei o sistema a iniciar somente com a radeon no linux; sem sucesso.
Em fóruns internacionais verifiquei que esse notebook vostro 3550, o vostro 3500 (que alguém mencionou em postagens anteriores) e uma lista de notebooks HP com hybrid graphics não são suportados para o switch gráfico usando o swicheroo. A única utilidade do swicheroo para estes, atualmente, seria a desabilitação da placa dedicada para poupar energia (o que já está sendo feito, no meu caso).
Em outros fóruns vi que algumas pessoas tinham conseguido aplicar o switch gráfico em computadores com placas nVidia usando o Bumblebee https://wiki.archlinux.org/index.php/Bumblebee como já foi falado. Então acho que é uma boa idéia tentar usá-lo em vez do switcheroo.

Abraço.