Autor Tópico: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo  (Lida 134184 vezes)

Offline proveyourselfthom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #45 Online: 05 de Outubro de 2011, 11:09 »
O problema é que o Bumblebee só funciona com NVidia :(
Eu comecei a estudar o shell script do Bumblebee para portar para a Radeon (segundo os desenvolvedores, não é complicado, é bem simples). Desisti, teria que estudar shell script antes ...
Valeu.

Offline diogonb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #46 Online: 06 de Outubro de 2011, 02:33 »
bom, não sei se esse tópico ainda está apto a postagens, então se não puder mais postar, peço desculpas, é que o kriator achou exatamente qual era o meu problema, e então resolvi testá-lo, e gostaria de perguntar para alguém que entende o que está acontecendo no meu ubuntu:
seguinte, eu estou usando a versão 2.6.32-34 do kernel, ao tentar iniciar o computador com uma versão mais recente do kernel, só obtenho a bendita da tela preta, coloquei a radeon na blacklist na versão mais antiga do kernel, isso seria suficiente para colocar a radeon na blacklist do kernel mais novo? se for, meu computador continua dando a tela preta, mesmo depois de colocar a radeon na blacklist, apesar de ter conseguido 1 única vez entrar no kernel mais novo, nunca mais consegui, ah sim, o modo de recuperação também está dando tela preta :(

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #47 Online: 06 de Outubro de 2011, 16:43 »
pode postar sim :) o topico esta aqui pra isso.

quanto a questao de tela preta, teoricamente ela nao deveria acontecer com o radeon na blacklist, a nao ser quando um driver proprietario esteja instalado ou algum parametro esteja sendo passado ao kernel durante a inicializaçao (principalmente o nomodeset, usado em correçoes do playmounth e outras coisas), que versao do ubuntu vc usa? isso pode fazer diferença também.

ps: vou da ruma olhada no script do Bumblebee, dependendo do meu tempo de quao "simples" seja essa adaptaçao talvez eu possa fazer :)
Ubuntu Linux 10.10

Offline diogonb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #48 Online: 06 de Outubro de 2011, 22:48 »
então, dps de ler de novo o tópico, eu resolvi atualizar meu ubuntu pra 11.4, e ai após colocar a radeon na blacklist o problema da tela preta foi resolvido :) agora fica fácil, só preciso ativar a placa de video pelo script, e tá tudo feito :) muito obrigado pelo tópico, finalmente posso usar o ubuntu!

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #49 Online: 14 de Outubro de 2011, 08:36 »
Novidades, o user gilmas cabral acabou de me dizer aqui pelo gtalk que o driver proprietario ati do 11.10 aparentemente possui um alternador de placas de video embutido, vou instalar a versao hj a noite e fazer testes, mas é um boa novidade.
Ubuntu Linux 10.10

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #50 Online: 14 de Outubro de 2011, 14:10 »
Citar
Novidades, o user gilmas cabral acabou de me dizer aqui pelo gtalk que o driver proprietario ati do 11.10 aparentemente possui um alternador de placas de video embutido, vou instalar a versao hj a noite e fazer testes, mas é um boa novidade.

Eu istalei o 11.10, ele me pediu pra instalar o driver como sembre fez mas eu continuei usando a solução deste topico. Tive medo.

Por favor, se alguem comprovar q realmente este driver funciona nos deixe saber.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #51 Online: 14 de Outubro de 2011, 19:59 »
Agora fu*** tudo, fui tentar instalar os drivers proprietarios, nao consegui, e de quebra (nao sei se ja estava pois so olhei depois) perdi minha aceleraçao 3d na discreta, se alguem souber como instalar os drivers ou que m**** fiz pra perder a aceleraçao eu agradeço.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #52 Online: 15 de Outubro de 2011, 09:45 »
pessoal, confirmado, relamente a mudança existe no driver, mas aqu nao consegui instalar e ao tentar perdi a aceleraçao 3d, tive que formatar pra obtela de volta pois mesmo removend o driver nao voltou (tenho minhas suspeitas do que possa ser ...), por tanto, tentem por sua propria conta e risco a instalaçao do driver proprietario.
Ubuntu Linux 10.10

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #53 Online: 15 de Outubro de 2011, 12:45 »
Estou instalando os drivers no meu note com placa Radeon e Intel... Seja o que Deus quiser!
Daqui a pouco conto como foi.

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #54 Online: 15 de Outubro de 2011, 16:01 »
Me parece que tive o mesmo destino que vc, kriador. Instalei os drivers mas quando reiniciei la se havia ido minha aceleracao grafica. Tentei desinstalar tudo que parecia contribuir para aquilo inutilmente. Por fim ate minha barra do Unity havia sumido. Tive que reinstalar tudo de novo.

Ps. Nao sei o que houve mas meu teclado nao esta aceitando acentos, por isso a grafia engracada. Eles aparecem quando eu aperto a tecla do acendo, nao quando aperto a tecla da letra subsequente.

Offline Darman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #55 Online: 15 de Outubro de 2011, 18:20 »
Comigo aconteceu o mesmo, quando instalo os drivers oficiais fico sem aceleração 3d, depois de desinstalar fico sem unity, é uma pena porque estou a gostar deste novo ubuntu.

Offline ShowbolMaster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #56 Online: 16 de Outubro de 2011, 14:13 »
Olá. Bem eu não segui o tutorial daqui, mas acho que estou no mesmo problema que vocês.

Tenho um vostro 3450 que possui uma placa de video dessas switchable, uma ATI 6630. Instalei o ubuntu 11.10 e tudo ok. Fui tentar instalar o driver proprietário e parece que a acelereção 3d morreu (o alt+tab nao ficava mais com os icones grandes). Depois de muito brigar pra instalar na mão ao ler varios foruns por ae, acabei desistindo. Aparentemente consegui instalar o fglrx, pois antes, apos cada tentativa, eu dava um aticonfig --install e o ubuntu dizia que não havia nenhuma placa reconhecida. Na última vez, ao seguir este link, ele listou um componente. Mas, ao reiniciar pc, o ubuntu não conseguiu levantar a interface gráfica. Desisto.

Segui este outro tutorial pra remover completamente o driver da ATI e ficar só no padrão mesmo. Agora estou com os efeitos gráficos, mas o PC esquentando muito! O cooler da cpu/gpu ligado direto. Daí cheguei nesse tópico e acho que consegui pelo menos desligar a placa discreta e ficar só na integrada, mas o cooler continua em rotação. Depois de alguns testes, acho que agora está parecido com o windows 7 no modo idle.

No site do ubuntu tem como pesquisar o suporte a esse notebook e lá diz que no ubuntu 11.04 eles só tem suporte para a placa integrada, nada de driver para a da ATI... Deve ser a mesma coisa no 11.10.

Acho uma pena isso, parece que a ATI não está nem aí pra quem tem esse chipset 6600. Fui tentar preencher um survey no site deles pedindo uma solução, mas nas opções de placa de notebook nem listava esse chipset (mandei a reclamação como se fosse outro chipset, mas dentro disse que era um 6600 :P). Parece que esse fglrx não tem suporte, mas posso estar enganado. Esse ubuntu está incrivel, mas as empresas ao redor precisam suportar melhor.

Edit: fiz algumas comparações e me parece agora que o win 7 e ub 11.10 estão com temperaturas do pc similares, talvez um pouco melhor no win 7. Não sei dizer sobre o consumo de bateria. 
« Última modificação: 16 de Outubro de 2011, 17:16 por ShowbolMaster »

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #57 Online: 16 de Outubro de 2011, 17:47 »
Instalei o driver proprietário mas no meu caso não adiantou nada. A opção realmente existe, mas minha saída HDMI continua não funcionando.

Offline luisfelpslnx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #58 Online: 20 de Outubro de 2011, 11:49 »
Vou relatar o meu drama...rsrsrs.

Eu comprei um envy 15 na época do lançamento da versão 10.04 LTS. O meu problema sempre foi com a placa de vídeo ATI 4830. Eu ja tentei fazer de tudo, quando eu digo tudo realmente não estou exagerando...

Toda versão nova do ubuntu eu tento seguir os passos descritos no wiki não oficial da ATI

http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu

Ja fui para versões mais antigas do ubuntu como a 9.10, a 9.04....e também sempre tentei alguns tutos que eu encontro na internet. Sempre tento com a instalação zerada, maquina formatada e quando tenho saco de reinstalar tudo novamente.

Apois instalar os drivers proprietários eu fico preso em uma tela roxa (na 11.10) e uma tela preta na (10.04), simplesmente não acontece nada.

Agora, antes de meter o pau no ubuntu eu percebi que o único driver para a minha placa que funciona no windows 7 é o driver que a HP disponibiliza no site: Windows 7 x86/x64 versão 8.712.0.0, se eu tento instalar um driver mais recente (site da ati), o windows nem carrega.

Quando eu percebi isso, atualizei a BIOS, para a versão mais recente mas não teve efeito algum. (e nem sei se isso ajudaria)

Logo na primeira parte desse tudo eu ja esbarro com o retorno no primeiro comando:
cat: /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch: Arquivo ou diretório não encontrado

Alguém tem alguma ideia qual o caminho eu posso seguir?

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #59 Online: 20 de Outubro de 2011, 15:24 »
*Minha interface grafica esta iniciando mas o diretorio /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo nao esta visivel.
Isso pode ocorrer em mais comumente nas seguintes situaçoes:

1)    Sua versao do kernel é anterior a 2.6.35.
2)    modulo VGAswitcheroo nao esta habilitado nas configuraçoes do kernel.
3)    Ha um driver proprietario de GPU instalado no seu sistema.
4)    Um dos modulos, seja o da GPU discreta ou do integrada, nao esta carregado.
5)    durante o boot, os parametros “nomodeset” ou “vga=775” foram passados ao kernel.
6)    Outros procedimentos afetaram o funcionamento do modulo.


Os casos mais comuns sao nº 3 e o nº 5, tambem sao os mais simples de solucionar, basta, respectivamente, desistalar o driver proprietario e retirar os parametros da inicializaçao no arquivo /boot/grub/menu.ls. Nos outros casos citados sera necessario uma melhor analise
Ubuntu Linux 10.10