Autor Tópico: Seria esse o caminho para uma "rede Linux"  (Lida 2060 vezes)

Paulo Correa

  • Visitante
Seria esse o caminho para uma "rede Linux"
« Online: 16 de Junho de 2011, 21:07 »
Conexão do  modem com a rede local:

Código: [Selecionar]
# modprobe iptable_nat
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
#  echo 1 >  /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Para compartilhar uma conexão via ADSL ou cabo instalada eth0:

Código: [Selecionar]
# modprobe iptable_nat
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Para desativar o compartilhamento, você deve usar o comando:
Código: [Selecionar]
# iptables -t nat -F
Isso mesmo, é só isso...!!!
O compartilhamento é ativado ou desativado imediatamente sem que seja necessário reiniciar a conexão. Rápido, pratico e confiável.

As três linhas respectivamente ativam o modulo nat do iptables, responsável pela tradução de endereços, avisam para o iptables que ele deve direcionar todas as conexões recebidas para a interface ppp0 (o modem) ou eth0 (a primeira placa de rede) e devolver as respostas para os clientes e ativar a confirmação no arquivo de configuração do TCP/IP.

Esse é um trecho que extrai do “Manual de Sobrevivência”, de Tales Araujo Mendonça e gostaria que o pessoal com a vasta experiência que tem me dissesse se é isso mesmo que devo fazer para a fazer a configuração de uma rede “totalmente Linux”.

Ou se pelo menos esse é o começo.


Valeu pessoal vocês estão sendo muito gentis.


Obrigado.

Paulo Corrêa.
« Última modificação: 18 de Junho de 2011, 06:32 por Paulo Correa »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Seria esse o caminho para uma "rede Linux"
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2011, 09:46 »
A base é essa mesmo. A única coisa que eu faço diferente é usar o comando "sysctl net.ipv4.ip_forward=1" em vez de "echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward". É exatamente a mesma coisa, mas feita com comandos diferentes.

Pq eu faço diferente? Pq da forma como eu faço, eu posso usar o sudo pra executar o comando, enquanto com o "echo > arquivo" o comando não funciona, tenho que executar o comando dentro de uma shell de root.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Seria esse o caminho para uma "rede Linux"
« Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2011, 09:50 »
A base é essa mesmo. A única coisa que eu faço diferente é usar o comando "sysctl net.ipv4.ip_forward=1" em vez de "echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward". É exatamente a mesma coisa, mas feita com comandos diferentes.

Pq eu faço diferente? Pq da forma como eu faço, eu posso usar o sudo pra executar o comando, enquanto com o "echo > arquivo" o comando não funciona, tenho que executar o comando dentro de uma shell de root.

Então o caminho ficaria assim:
Código: [Selecionar]
sudo sysctl net.ipv4.ip_forward=1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Seria esse o caminho para uma "rede Linux"
« Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2011, 10:15 »
Sim, e é exatamente o mesmo efeito; vc pode usar de uma forma ou da outra, sem diferença no resultado. A diferença é só na conveniência de poder usar o sudo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Seria esse o caminho para uma "rede Linux"
« Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2011, 10:32 »
Sim, e é exatamente o mesmo efeito; vc pode usar de uma forma ou da outra, sem diferença no resultado. A diferença é só na conveniência de poder usar o sudo.
Estive pensando, os dois comandos anteriores ao que você sugeriu com o sudo, estão com # de root; então para eu fazer o ultimo comando com o sudo eu teria que deslogar de root correto?

E como você me sugeriu também em outro tópico eu instalei o VMWare no windows para fazer esses teste.

E fica outras duvidas que não sei se seria correto eu relatar neste tópico, que por exemplo de na maquina virtual eu terei que fazer os procedimentos de atualização do sistema, desconectar a rede do windows, essas coisas.

Se eu estiver perguntando demais por favor peço um pouco de paciência, pois preciso do inicio que também vou estudando por aqui como acho que deu para perceber que estou estudando as apostilas correspondentes ao assunto.

Obrigado principalmente pela paciência, usuário final é uma dose. (kakak)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Seria esse o caminho para uma "rede Linux"
« Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2011, 11:16 »
Citar
então para eu fazer o ultimo comando com o sudo eu teria que deslogar de root correto?
Na verdade não, o sudo normalmente é configurado pra aceitar ser executado pelo root. Só não precisa, afinal, vc usa o sudo pra virar root, se vc já é, pra que usar o sudo? Só que eu mesmo volta e meia me pego chamando o sudo por reflexo, mesmo já estando como root...

Citar
E fica outras duvidas que não sei se seria correto eu relatar neste tópico, que por exemplo de na maquina virtual eu terei que fazer os procedimentos de atualização do sistema, desconectar a rede do windows, essas coisas.
Atualizar o sistema é sempre essencial. Só ficar atento pq às vezes uma atualização de kernel pode vir meio incompleta e dar problema. Nessa hora, poder voltar pro kernel anterior e manter a rede funcionando não tem preço...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Seria esse o caminho para uma "rede Linux"
« Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2011, 11:25 »
Atualizar o sistema é sempre essencial. Só ficar atento pq às vezes uma atualização de kernel pode vir meio incompleta e dar problema. Nessa hora, poder voltar pro kernel anterior e manter a rede funcionando não tem preço...
Mas essa atualização será a primeira no sistema instalado no vmware, pois prefiro ele, já que não sou muito adepto a maquinas virtuais essa é apenas para fazer o teste e se tudo der certo pretendo instalar o ubuntu definitivamente no hd.

E como disse é preciso fazer essa atualização mesmo estando o ubuntu em mv?

E preciso desconectar  a conexão do windows e deixar apenas a do ubuntu em mv?

Obrigado zekkerj.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Seria esse o caminho para uma "rede Linux"
« Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2011, 12:55 »
Citar
E como disse é preciso fazer essa atualização mesmo estando o ubuntu em mv?
É bom, até pra vc avaliar o comportamento do sistema depois de atualizar. Afinal, quando instalar vc vai querer manter o sistema atualizado, não?

Citar
E preciso desconectar  a conexão do windows e deixar apenas a do ubuntu em mv?
Olha, depende muito de como vc fez a conexão, cada caso é um caso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Seria esse o caminho para uma "rede Linux"
« Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2011, 13:26 »
Citar
E preciso desconectar  a conexão do windows e deixar apenas a do ubuntu em mv?
Olha, depende muito de como vc fez a conexão, cada caso é um caso.
zekkerj, não vou ser muito técnico especificando minha rede, pois conheço pouco de rede, mas é mais ou menos assim:

1º - Básica, a primeira maquina roda o windows como já deu para perceber (na qual instalei o ubuntu na mv), a segunda maquina o ubuntu 10.04 lts, a terceira, quarta, quinta o BigLinux, a sexta o ubuntu 11.04 e por final a sétima rodando o windows denovo (por causa de impressora).

2º Fiz a rede pelo básico como tem essas duas maquinas windows na rede fiz a conexão na primeira e na última coloquei o cd do windows para assim ativar a rede. "As maquinas que rodam o Linux reconheceram a conexão sem maiores problemas".

E é essa a minha rede feita como os cursos ensinam (kakak), é o basico mesmo zekkerj; daqui por diante é que quero tentar com tudo ok na maquina virtual e as outras maquinas conectando sem problema mudar tudo (quase a última maquina ficaria ainda com o windows por causa da dita impressora).

Se quiser mais detalhes com comandos, é só dizer quais. Estou atualizando o ubuntu da mv.

Editando

Enquanto aguardo a total atualização do sistema em mv e dei o comando
Código: [Selecionar]
lsusbSumiu a conexão wireles

Edit

Depois de terminada a instalação na mv o ubuntu não reconheceu mais o minha conexão wireless.

Vou estudar mais um pouco a apostila, fazer um backup e mandar a distro pro hd e bater o coco pra fazer esse bicho funcionar.

Minha antena é uma usb o driver (tenho o cd com opções para linux, MAC e windows) parece ser RT2070

Se depois de instalado houver o problema de o ubuntu não reconhecer a antena usb, se alguém tiver a dica de como instalar o driver direto do cd que tenho, agradeceria a sugestão.

Grato.
« Última modificação: 17 de Junho de 2011, 17:16 por Paulo Correa »

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Seria esse o caminho para uma "rede Linux"
« Resposta #9 Online: 18 de Junho de 2011, 06:31 »
Solucionei a rede, não sei como mas simplesmente ela funcionou rodando em mv.
Citar
Exemplo
Foi assim:
Em uma rede de três maquinas particulares que tenho no meu quarto, que uso-as para testar distros Linux; já que depois de ter conhecido, não penso mais em largar e estava com a duvida se conseguiria fazer a rede funcionar usando o Ubuntu 11.04 Desktop Edition como servidor. Então vamos lá:

A rede é assim: Antena Aquario Usb de 20 dbi conectada ao PC1, Ubuntu 11.04 Natty; switch intelbrás SF 800 Q de 8 portas; PC2, Fedora 15; PC3 Linux Mint 11 Katya.

No Ubuntu apenas clicar no gerenciador de conexão e editar conexões>sem fio, apenas marcar conectar automaticamente se ainda não estiver marcado por padrão e marcar também disponível para todos os usuários, salvar vai pedir senha.
Com fio>Auto eth0>editar>Configuraçoes IPv4>Metodo>Compartilhado com outros computadores>salvar, também irá lhe pedir senha.

(Vale lembrar que isso pode ser feito ao clicar no lado superior direito, no ícone de conexões)

Nas outras maquinas da rede ir ao mesmo local, editar conexões com fio>marcar conectar automaticamente>marcar disponível para todos os usuários.

Pronto feita uma rede básica Linux.

Por um bom tempo eu pensei ser o bicho de sete cabeças que sempre ouvia falar.


zekkerj obrigado.
« Última modificação: 21 de Junho de 2011, 09:51 por Paulo Correa »