Autor Tópico: Como instalar um jogo através de um cd utilizando o Wine?  (Lida 9326 vezes)

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Tenta a sorte que o azar é certo!
    • Ver perfil
Como instalar um jogo através de um cd utilizando o Wine?
« Online: 14 de Maio de 2011, 14:52 »
 >:(Olá galera do ubuntuforum, venho aqui para que vcs me ajudem a não abandonar o Linux! Gostaria de dizer que antes de criar este topico, ja procurei em toda a net um tutorial que ensinasse a instalar um jogo de Windows atraves de um cd do jogo, mas que fosse voltado para iniciantes, de maneira clara. Acabei de comprar meu notebook Megaware Intel core i5, 6 Gb de ram, placa de video 1024, e este veio com o ubuntu 10.10. No principio, queria retirar o linux por causa que sempre utilizei windows, mas começei a aprender lidar com o ubuntu e estou gostando muito ate agora, se não fosse pelo fato de ter tanta dificuldade em instalar jogos feitos para windows. o negocio é o seguinte, baixei o wine e o playonlinux. baixei o jogo Red alert 1 da net que estava compactado. descompactei e apareceu a imagem iso. gravei a imagem iso num cd. ate ai beleza. rodei o cd e copiei seus arquivos para uma pasta que criei no desktop. entrei nas configurações do wine e alterei para simular o windows 95, pois o jogo é para windows 95. entrei na pasta com os arquivos que copiei do cd e procurei o arquivo .exe de instalação. achei varios arquivos com extensao .exe . beleza, achei o arquivo de instalação setup.exe, fui nas propriedades do arquivo e hailitei a opçao permitir a execuçao do arquivo como um programa. dei um duplo clique no arquivo. abriu uma pequena tela preta no canto superior esquerdo da tela e uma tela de instalação do jogo. aqui que complica tudo. aparece uma barra e começa a  instalar. ao chegar em 100% da barra, aparece a seguinte mensagem: "setup warning! unable to locate necessary files. please, run setup.exe from the cd rom disc." ai dou ok e a tela fecha, e nada acontece. Por favor, se alguem souber o q eu posso fazer para que isso seja resolvido, ou onde estou errando, pois fiz tudo como achei em tutoriais na net. Caso nao consiga, vou ser obrigado a voltar pro windows. Por favor ajudem!!!
Notebbok Intel Core I5, 6 Gb de Ram, HD 500 Gb, Placa de vídeo 1 Gb, Ubuntu 11.04 64 bits.

Offline Warhead

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: Como instalar um jogo através de um cd utilizando o Wine?
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2011, 11:10 »
Saudações.

Sendo objetivo, os jogos instalados via Wine não terão o desempenho máximo.
Jogos são reconhecidamente o ponto fraco do GNU/Linux e portanto do Ubuntu também.
Então o melhor a fazer, se quer um micro para jogos é ter dual boot. Fiz isso por um bom período e fui feliz. Mas acredite, para jogos, nada se compara a um bom console!!!
Voltando ao assunto, instale o "Janelas" de sua preferência, coloque os drivers, codecs e direct X, instale e configure os jogos, configure o rWin para desempenho (nada de melhor visual), pois o intuito aqui será ganhar frames por segundo.
Depois instale o Ubuntu, o Gub existe para facilitar sua vida, faça do GNU/Linux sua distro preferencial para uso geral e deixe o "resto" para os momentos de lazer (brinquedo), assim vai ter o melhor dos dois mundos e acredito que vai ganhar tempo e ter melhores experiências nos jogos.
Mas ainda quero recomendar fortemente que use computador para trabalhos de computação e consoles para jogos. É como dizem: "...cada um no seu quadrado..."

Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline phaleixo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2011, 12:04 »
ola voce nao precisa gravar cd use o programa gmountiso( tem na central de programas)ele vai montar um drive virtual com a imagem iso (de preferencia monte a imagem na pasta media dai e so ir pelo navegador de arquivos em sistema de arquivos>media)
com relação a instalação e so fazer o que foi pedido:run setup.exe from the cd rom disc ou em pt
execute setup.exe a partir do disco CD-ROM
vc nao deve copiar o conteudo do cd para uma pasta é só dar dois cliques no setup.exe do cd rom ( se não funcionar pelo cd pois precisar dar previlegios de execução tente pelo gmountiso)
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2011, 16:40 »
Cara, primeiramente obrigado pela informação! Segundo, concordo com vc no que tange a rodar jogos em pc, não importa qual sistema operacional esteja usando, computador não foi feito para jogos! video games foram feitos para jogos! Aliás, sinto falta do meu xbox 360, nenhum pc chega aos pés de um bom video game! Em breve estarei comprando outro. O problema é q queria jogar um pouco o velho e bom red alert 1, na época lançado para playsattion 1. passava o dia inteiro jogando esse jogo. como não tenho mais o meu play 1, achei que poderia jogá-lo no pc. mas não entendi bem o vc quis dizer. é possivel entao joga-lo pelo cd utilizando o wine? poderia ser um pouco mais claro! tipo, passo a passo?
Notebbok Intel Core I5, 6 Gb de Ram, HD 500 Gb, Placa de vídeo 1 Gb, Ubuntu 11.04 64 bits.

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2011, 16:47 »
ola voce nao precisa gravar cd use o programa gmountiso( tem na central de programas)ele vai montar um drive virtual com a imagem iso (de preferencia monte a imagem na pasta media dai e so ir pelo navegador de arquivos em sistema de arquivos>media)
com relação a instalação e so fazer o que foi pedido:run setup.exe from the cd rom disc ou em pt
execute setup.exe a partir do disco CD-ROM
vc nao deve copiar o conteudo do cd para uma pasta é só dar dois cliques no setup.exe do cd rom ( se não funcionar pelo cd pois precisar dar previlegios de execução tente pelo gmountiso)
Entendi! mas como ja gravei o cd, gostaria de tentar pelo cd. eu tentei dar dois cliques no setup.exe do cd rom, mas os arquivos do cd rom não podem ser alterados, e no linux, temos que dar permissao aos arquivos executaveis. vc disse para fazer o q foi pedido run setup.exe from the cd rom disc, beleza, mas faço pelo terminal? qual seria o comando exato?

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2011, 16:51 »
Ola

Se o problema é playstation

=> http://www.hardware.com.br/artigos/epsxe/
 => http://www.prefirolinux.com.br/aplicativos/185-gravando-cds-de-playstation-no-linux-.html

[]'s
Olá tota! Percebi que vc tem muita experiência com o Linux. pois bem, mas o cd que estou tentando executar não é de play station, mas um cd de pc, baixei o jogo no site do baixaki. o jogo é de pc, foi feito para windows 95! se puder me ensinar a executar este cd no ubuntu, fico muito grato! sera tambem de muita valia para outros usuários do fórum!

clodoaldops

• Visitante
« Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2011, 16:54 »
Como não sou radical , eu deixei meu desktop em dual-boot: seven + ubuntu.
Qdo quero jogar entro no seven.
Todas as outras tarefas faço no linux.

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2011, 16:59 »
mas como ja gravei o cd, gostaria de tentar pelo cd

Voce pode colocar em terminal o endereço completo

wine /media/cdrom(se este for o nome dele)/setup.exe

Já posso adiantar que é provável que dê erro de instalação, pois via wine, muitas bibliotecas tem que ser transferidas "no braço" para a pasta de dll do wine.

Dê uma lida nos tutoriais do winehq => http://www.winehq.org/

Veja se o jogo que baixou esta suportado pelo wine e eles devem dar dicas de como instalar.

[]'s

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2011, 17:07 »
mas como ja gravei o cd, gostaria de tentar pelo cd

Voce pode colocar em terminal o endereço completo

wine /media/cdrom(se este for o nome dele)/setup.exe

Já posso adiantar que é provável que dê erro de instalação, pois via wine, muitas bibliotecas tem que ser transferidas "no braço" para a pasta de dll do wine.

Dê uma lida nos tutoriais do winehq => http://www.winehq.org/

Veja se o jogo que baixou esta suportado pelo wine e eles devem dar dicas de como instalar.

[]'s
vou dar uma lida com mais calma nesse site q vc me passou. mas como sei se o drive de cdrom do meu pc realmente chama-se cdrom? como faço isso?eu acho que o wine suporta sim este jogo que falei, porque da forma que eu descrevi no tópico, o jo abriu a tela de inicialização, mas quando eu apertava start, para começa o jogo, ai aparecia aquela mensagem!

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2011, 17:11 »
Como não sou radical , eu deixei meu desktop em dual-boot: seven + ubuntu.
Qdo quero jogar entro no seven.
Todas as outras tarefas faço no linux.

Estou pensando em fazer isso! mas tenho medo do meu pc perder desempenho. meu ubuntu aqui é 32 bits, meu processador é intel core i5, com 6gbde ram, seria melhor eu instalar o windows 7 e o ubuntu em dual boot, todos dois 64 bits? ou a diferença do 32 bits para o 64 não é relevante?

Offline platao

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2011, 17:16 »
Ola Kira, se vc gosta de games pode ir de 64bits sem duvida no Windows, no Ubuntu ainda nao ha games muito pesados nativos, mas se a sua intençao e rodar com o Wine e testar, o Ubuntu 64bits e uma boa pedida.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2011, 17:24 »
Ola Kira, se vc gosta de games pode ir de 64bits sem duvida no Windows, no Ubuntu ainda nao ha games muito pesados nativos, mas se a sua intençao e rodar com o Wine e testar, o Ubuntu 64bits e uma boa pedida.
Olá Platão! Não pretendo usar meu PC para jogos, apenas para conexão a internet! Mas gostaria de saber se vou ganhar desempenho considerável se migrar para o ubuntu 64 bits. o q acho estranho é q o sistema não esta reconhecendo a capacidade máxima do meu hd e nem da ram! reconhece penas 441gb de hd e 5,7 gb de ram1 é normal isso?

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2011, 17:31 »
Ola

441 gigas do hd de 500 é normal. Alguns fabricantes vendem o hd com 500 gigas nominal, mas depois de formatado ( ocupa espaço ) ele fica com menos.

já 5,7 de ram se tem 6 gigas instalados, 300 estão sendo usados provavelmente pela placa de video

[]'s

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 16 de Maio de 2011, 17:34 »
eu acho que o wine suporta sim este jogo que falei, porque da forma que eu descrevi no tópico, o jo abriu a tela de inicialização, mas quando eu apertava start, para começa o jogo, ai aparecia aquela mensagem!

Sim, são bibliotecas do Windows ( .dll ) que não estão no wine, voce precisa de um cd do win95 para pegar de lá e copiar para a pasta system do wine.

[]'s