Autor Tópico: Ubuntu ou Debian?  (Lida 10147 vezes)

Luiz Carlos Querido

  • Visitante
Ubuntu ou Debian?
« Online: 08 de Maio de 2011, 18:39 »
Calma, longe de querer fazer comparativos deste melhor qu aquele, mas quero tentar esclarecer algumas coisas, aliás, quero que a comunidade possa se esclarecer e me esclarecer.

O Ubuntu tem base Debian, isso todos sabem.

E no Debian, por padrão, não é distribuido software nem hardware proprietário. O Mandriva One (ou será Spin) também. Certo.

A pergunta é: Eu consigo fazer com o Debian TUDO o que eu consigo fazer com o Ubuntu, onde TUDO é literal (hardware, software, gerenciadores de janela, configuraçoes (todas) e etc?


Já estou passando um chá de camomila e assando algumas torradas para nosso café com Ubuntu


Abraços

Offline edson_spbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2011, 19:39 »
Instalei a última versão do Debian e está muito rápida também, porém algumas coisas você tem que configurar na mão mesmo, por exemplo a internet.

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2011, 19:56 »
Atualmente uso o debian (squeeze) e consigo configurá-lo e deixá-lo tal qual o ubuntu.
Computador para mim é para trabalho e não me ligo muito nas fantasias dessa ou daquela distro.
O ubuntu é mais fácil de se configurar, mas graças aos fóruns e wikis, consegui deixar meu debian funcional e "bonitão".
Acho que a grande questão não é a facilidade ou dificuldade de configurar a distro e sim sua qualidade, estabilidade etc.
Debian e Ubuntu são duas excelentes distros. As duas fazem a mesma coisa.
O diferencial é quanto esta ou aquela distro se adequa ao seu perfil.
Uso debian porque não gosta de ficar mexendo muito (atualizando versões) minha máquina "oficial", mas no ubuntu também posso ter essa realidade, desde que trabalhe com lts.
Agora se você é um cara que gosta de novidades e tem tempo para ficar testando distros, qualquer uma serve.
Meu desktop, que é para uso doméstico, é minha pista de testes já teve de tudo lá. Atualmente está com o ubuntu 11.04
Tudo vai depender do seu perfil...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2011, 09:35 »
Olá

Sugiro uma olhada no Linux Mint LMDE.   http://www.linuxmint.com/

É baseada em Debian Testing, mas lapidada pelo pessoal do Mint.

Então fica mais amigável, digamos assim.

Estou usando há vários meses e tudo funciona bem.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2011, 09:54 »
Pois é, sou usuário de Debian e digo de cadeira que o Ubuntu já vem pronto pra uso depois de instalado, enqto que o Debian vc tem que fazer o "pós-instalatório", mas depois disso é tudo igual, apenas as versões dos programas podem ser (e são, com certeza) diferentes. O Ubuntu é mais "vanguarda", tem opções mais avançadas e que às vezes não agradam muito; já o Debian é mais conservador mas sem se desmerecer na funcionalidade.

Basicamente a escolha só pode ser feita por comparação pelo usuário e não ir "na onda" dos usuários, pois logicamente cada um vai "puxar a brasa para a sardinha que come", hehehe... :)
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Luiz Carlos Querido

  • Visitante
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2011, 10:34 »
Pois é, sou usuário de Debian e digo de cadeira que o Ubuntu já vem pronto pra uso depois de instalado, enqto que o Debian vc tem que fazer o "pós-instalatório", mas depois disso é tudo igual, apenas as versões dos programas podem ser (e são, com certeza) diferentes. O Ubuntu é mais "vanguarda", tem opções mais avançadas e que às vezes não agradam muito; já o Debian é mais conservador mas sem se desmerecer na funcionalidade.

Basicamente a escolha só pode ser feita por comparação pelo usuário e não ir "na onda" dos usuários, pois logicamente cada um vai "puxar a brasa para a sardinha que come", hehehe... :)

Isso eu já havia lido. Minha dúvida é: Se eu instalar (na verdade já esotu baixando via torrent o DVD e estou rezando para o md5 estar ok...) o Debina e tudo funcionar (tudo= não literal e sim entrar na internet via modem roteado, reconhecer o básico e ficar estável para eu poder pelo menos procurar depois).

Depois eu pretenderia instalar o KDE e outras janelas, instalar o HPlip, etc como tenho no Kubuntu. Na teoria era para eu poder fazer isso e mais, correto? Mesmo os programas proprietários usando as mesmas listas dos parceiros Canonical, ou não?

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2011, 10:37 »
Sim para todas as perguntas...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Darcamo

  • Visitante
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2011, 01:34 »
Como Ubuntu e Debian são parentes então muita coisa que funciona em um funciona no outro. Mesmo assim não é garantido que pacotes .deb compilados para um funcionem para o outro (embora isso seja comum), visto que versões das bibliotecas das quais esses pacotes dependem, por exemplo, podem ser diferentes entre os sistemas.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2011, 02:46 »
Camarada, baixei o debian 6 e confesso que não nada nele que me pareceu atratativo.
Queria testá-lo no meu net, (dizem que ele é mas rápido) mas teria que fazer um mini curso para colocá-lo no pendrive, resultado testei no notbook, no entanto, com um processdor mais robusto não vi deferenças.
Uso o Ubuntu 10.04 e tenho um sistema muito estável, porém, com as facilidades e beleza do Ubuntu.
Eu não entendo o argumento que defende o uso de aplicativos "antigos" sob a alegação que são mais estáveis, vejamos:

a 1ª versão do libreoffice é muito melhor que todas as versões do openoffice.
a versão 1.3 do openshot é melhor que a 1.1 (não lembro o número exato)

Notem que a mais antiga não é necessariamente a melhor.

De qualquer forma são decisões difíceis. :-\
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2011, 03:47 »

Notem que a mais antiga não é necessariamente a melhor.

De qualquer forma são decisões difíceis. :-\
Mas não é que seja melhor e sim mais estável.
Pois foi passado por testes por um bom tempo.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2011, 10:09 »
Adriano, ninguém está dizendo que por ser mais antiga é a melhor; no exemplo do Debian, os caras tem a política de só lançar pacotes ou o sistema depois de extensamente testados, por isso o desenvolvimento das distros do Debian levam em média 20 meses.

O Ubuntu ter esse mesmo "intervalo" de lançamento entre suas versões para cada 6 meses, "vanguardeando" (se é que esse verbo existe, hehehe...) vários recursos que pouco depois podem ser "adaptados" por outras versões de Linux. O Gnome 2.6.30 do 10.04 funciona tão bem qto o Gnome 2.6.26 do Debian Lenny. Há quem prefira ainda o Windows XP do que o Seven, ou o Office 2003 ao Office 2007. Tudo é questão de gosto, funcionalidade, "disponibilidade técnica" ou "safeza" no uso e escolha do sistema ou distro preferida. No meu exemplo, por exemplo, parei de usar Ubuntu qdo minha impressora não tinha mais suporte no 9.10 e como já usava Debian, fiquei e "fixei moradia" nele; só que agora a minha impressora também não funciona mais no Squeeze, mas funciona no Lenny E no Seven, então só compro outra caso a impressora também perca o seu uso no Windows Seven que é original no meu notebook... Mas comprando ou não a impressora, a minha distro É o Debian... :)


Camarada, baixei o debian 6 e confesso que não nada nele que me pareceu atratativo.
Queria testá-lo no meu net, (dizem que ele é mas rápido) mas teria que fazer um mini curso para colocá-lo no pendrive, resultado testei no notbook, no entanto, com um processdor mais robusto não vi deferenças.
Uso o Ubuntu 10.04 e tenho um sistema muito estável, porém, com as facilidades e beleza do Ubuntu.
Eu não entendo o argumento que defende o uso de aplicativos "antigos" sob a alegação que são mais estáveis, vejamos:

a 1ª versão do libreoffice é muito melhor que todas as versões do openoffice.
a versão 1.3 do openshot é melhor que a 1.1 (não lembro o número exato)

Notem que a mais antiga não é necessariamente a melhor.

De qualquer forma são decisões difíceis. :-\
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

lcquerido

  • Visitante
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #11 Online: 10 de Maio de 2011, 11:00 »
No meu exemplo, por exemplo, parei de usar Ubuntu qdo minha impressora não tinha mais suporte no 9.10 e como já usava Debian, fiquei e "fixei moradia" nele; só que agora a minha impressora também não funciona mais no Squeeze, mas funciona no Lenny E no Seven, então só compro outra caso a impressora também perca o seu uso no Windows Seven que é original no meu notebook... Mas comprando ou não a impressora, a minha distro É o Debian... :)


Isto sim é uma coisa preocupante para um SO. Nem sei se isto ocorre no ambiente MS, mas se ocorrer, creio que a saída seria a virtualização mesmo.

Mas que é preocupante, é.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #12 Online: 10 de Maio de 2011, 11:50 »
Ok! Talvez o termo "melhor" não seja o mais adequado, mesmo assim, não muda meus argumentos e exemplos citados.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2011, 06:40 »
Acontece no Win também, só que eles são mais incisivos, nego fala pra vc, qdo pede suporte lá para, por exemplo, a impressora ou placa de som não funciona no Seven, pra vc comprar um micro novo compatível com o Seven e não falam para comprar só a impressora ou só a placa de som. E o engraçado é que ninguém reclama disso, mas se disser pra fazer isso no Linux, ou seja, comprar uma impressora ou placa de som compatíveis, o mundo vem abaixo e ainda falam que "nu Uíndôus num têim dissu", heheheheh...


No meu exemplo, por exemplo, parei de usar Ubuntu qdo minha impressora não tinha mais suporte no 9.10 e como já usava Debian, fiquei e "fixei moradia" nele; só que agora a minha impressora também não funciona mais no Squeeze, mas funciona no Lenny E no Seven, então só compro outra caso a impressora também perca o seu uso no Windows Seven que é original no meu notebook... Mas comprando ou não a impressora, a minha distro É o Debian... :)


Isto sim é uma coisa preocupante para um SO. Nem sei se isto ocorre no ambiente MS, mas se ocorrer, creio que a saída seria a virtualização mesmo.

Mas que é preocupante, é.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

lcquerido

  • Visitante
Re: Ubuntu ou Debian?
« Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2011, 06:55 »
Acontece no Win também, só que eles são mais incisivos, nego fala pra vc, qdo pede suporte lá para, por exemplo, a impressora ou placa de som não funciona no Seven, pra vc comprar um micro novo compatível com o Seven e não falam para comprar só a impressora ou só a placa de som. E o engraçado é que ninguém reclama disso, mas se disser pra fazer isso no Linux, ou seja, comprar uma impressora ou placa de som compatíveis, o mundo vem abaixo e ainda falam que "nu Uíndôus num têim dissu", heheheheh...


No meu exemplo, por exemplo, parei de usar Ubuntu qdo minha impressora não tinha mais suporte no 9.10 e como já usava Debian, fiquei e "fixei moradia" nele; só que agora a minha impressora também não funciona mais no Squeeze, mas funciona no Lenny E no Seven, então só compro outra caso a impressora também perca o seu uso no Windows Seven que é original no meu notebook... Mas comprando ou não a impressora, a minha distro É o Debian... :)


Isto sim é uma coisa preocupante para um SO. Nem sei se isto ocorre no ambiente MS, mas se ocorrer, creio que a saída seria a virtualização mesmo.

Mas que é preocupante, é.

Como eu disse, então o jeito é virtualizar. Aliás, achjo a melhor coisa que existe. Mas tem seu custo como processador capaz e no mínimo 4 g de ram. E para manusear 4G de ram, só um sistema bom também e preferencialmente em 64 bits.