Autor Tópico: Microsoft poderá sair da Venezuela graças ao Linux  (Lida 2259 vezes)

Offline Serinus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Microsoft poderá sair da Venezuela graças ao Linux
« Online: 14 de Maio de 2011, 15:36 »
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=44&id_news=510343

Venezuela: saída da Microsoft ligada a portáteis portugueses

O software usado nos portáteis que Portugal vende à Venezuela, conhecidos pelo nome de Canaima, é apontado como uma das razões que levam a norte-americana Microsoft a ponderar abandonar o país, revela hoje a imprensa venezuelana.

Com o título de capa "Microsoft deixa a Venezuela, [Hugo] Chávez não quer receber Bill Gates", o semanário venezuelano As Verdades de Miguel (AVM) explica que a não inclusão do sistema operacional Windows nos portáteis comprados a Portugal "significa um revés na expansão da célebre empresa norte-americana".

"O projecto Canaima. Este é um acordo assinado com Portugal em função do software livre, que será usado nos computadores que se comprarão mediante esse tratado com os lusitanos, o que significa que um milhão de computadores não virão com o sistema operacional que vende [Bill] Gates", diz".

Segundo o AVM, desde que em 2002 a Venezuela implementou um sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de divisas estrangeiras no país, a Microsoft "tem depositado na banca, sem poder repatriar, mais de 38 milhões de dólares (26,57 milhões de euros), algo similar ao que ocorre com o resto das transnacionais no país".

No entanto, o semanário precisa que "a Venezuela é para o senhor Gates um erro de redondeio numérico, porque a sua capacidade é infinitamente maior e além disso o seu interesse na área regional continua em países como o Brasil e México" e que representantes da empresa "têm tentado, sem sucesso, contactar o alto Governo" venezuelano.

O jornal aponta ainda como razão para a Microsoft ponderar abandonar o país o decreto governamental 3.390, "que veta o uso de software comercial nos organismos do Estado".

Por outro lado, o decreto "só se cumpre parcialmente, porque a banca do Estado e a [petrolífera estatal] Pdvsa continuam a funcionar com aplicações de software comercial", explica.

Conhecidos na Venezuela pelo nome de Canaima, os portáteis portugueses são distribuídos pelo governo venezuelano com o sistema operativo livre também chamado Canaima, baseado no Debian Linux.

Diário Digital / Lusa

Offline fabiorumor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 244
    • Ver perfil
Re: Microsoft poderá sair da Venezuela graças ao Linux
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2011, 16:57 »
Cá em Portugal o Magalhães (Canaima), trás por omissão Caixa Mágica, Baseado em Mandriva e Windows Xp.
Pensava que os que iam para a Venezuela fossem com os dois sistemas, mas enganei-me. ::)
Abraços.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Microsoft poderá sair da Venezuela graças ao Linux
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2011, 17:45 »
A M$ deve estar muuuuito preocupada com isso, pra sair sem lutar, deve ter coisa no meio. Mas isso é normal com grandes empresas, a Coca-Cola não está na Índia pq os caras lá queriam que a empresa mostrasse a fórmula da bebida e a Coca preferiu desprezar um mercado de mais de 1 bilhão de pessoas a revelar a sua preciosidade, diferente da Geyse Arruda, que se deu bem com isso, hehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Microsoft poderá sair da Venezuela graças ao Linux
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2011, 18:04 »
Muitas corporações perderam o interesse na Venezuela já faz algum tempo, por conta dos desmandos do Chaves, mas mesmo assim, podemos observar como a coisa vai evoluir.
Eu acredito que a microsoft acabou líder absoluta no mercado de software para desktops por uma razão simples: o ser humano é preguiçoso por natureza.
Como 99% dos computadores já vem com windows instalado, todo mundo acha mais fácil usar windows do que mudar o sistema e aprender a mexer no novo OS.
Se os computadores viessem com algum software livre e voce precisasse comprar windows e formatar a máquina, configurar tudo na mão, etc, muitos achariam mais fácil aprender a mexer no sistema que veio instalado a fazer essa troca.
É a lei do minimo esforço. Tanto é verdade que a Microsoft percebeu isso há muito tempo, quando colocou o Internet Explorer no sistema, quebrando o Netscape. Mesmo hoje em dia, apesar do Chrome e Firefox serem melhores que o IE (na minha opinião), o IE ainda é bastante usado, e basicamente por inércia, porque já vem instalado.
Agora, será possível avaliar quantos computadores venezuelanos trocarão seu sistema pra windows, e quantos vão ficar com o software pré-instalado.