Autor Tópico: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?  (Lida 14345 vezes)

Offline pcgugu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Grande galera!
Bom me registrei á pouco, e pelo simples motivo de querer lhes fazer esta pergunta, desculpem-me se postei em um local errado, pois sou novo aki (como já foi citado).
Gostaria de saber como realizar a instalação do Ubuntu 11.04 após a instalação do windows 7, em que o seven já foi instalado e já está configurado, por que nunca fiz um dual boot usando o ubuntu juntamente com o windows, mas apenas windows e windows, se é que me entendem.
Se possível me mandem passo-a-passo, mas de qualquer forma já será de excelente ajuda!

Desde já, eu agradeço!

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2011, 14:04 »
Sabe o que irrita nesse tipo de tópico? Não é perguntar algo que já foi respondido e conta até com um tópico fixo, sobre instalação do Ubuntu 7.x/8.x, o que é conceitualmente o mesmo procedimento para o 11.04. É formular a pergunta de uma maneira tão genérica e óbvia, sem se quer ter o trabalho de usar o mecanismo de busca do site.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline pcgugu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2011, 14:23 »
Mesmo pela resposta, que foi um tanto ofensiva, eu lhe agradeço!
E pelo fato de eu não ter usado o campo de busca perdoe-me pois não foi encontrado resultado para a busca que fiz:
instalando o ubuntu 11.04 depois do seven
garanto que tomarei mais precauções antes de criar um novo tópico!

Atenciosamente, Gustavo Freitas
pcgugu.

Offline YAZID

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2011, 23:35 »
Incrível a falta de paciência com as pessoas! Mesmo estando errado não custa em nada dar uma explicação (sem ser ofensivo com o próximo) do erro de não ter procurado o tópico certo em outro lugar.
Mais compreensão com o próximo, só assim pra começar a mudar o caos que a sociedade está!!! :o
Sobre como instalar o S.O com o windows tem um jeito muito (mais muito fácil mesmo) procura um programa chamado de easybcd. Este programa configura a entrada do boot- por qual gerenciador de boot vc vai iniciar, acredite que ele funciona muito bem.
Faço uma recomendação: se o win 7 não for pra jogos, instalar uma maquina virtual no ubuntu pelo virtualbox é muito melhor, mais fácil, mais comodo..... flw!!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2011, 23:50 »
pcgugu, bem vindo ao fórum
te sugiro a leitura das apostilas aqui no link da minha assinatura
faça uns testes c/ o livecd do ubuntu antes de instalar, assim como é importante vc fazer um backup dos seus dados guardados no pc.
se tiveres dúvida, além da ferramenta de pesquisa do fórum vc pode perguntar
mas vá c/ calma, c/ o ubuntu, se informe melhor, antes de executar algo que lhe possa trazer dor de cabeça
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline lemont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Seja Feliz Sempre!!!
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2011, 15:50 »
Gostaria de saber como realizar a instalação do Ubuntu 11.04 após a instalação do windows 7, em que o seven já foi instalado e já está configurado, por que nunca fiz um dual boot usando o ubuntu juntamente com o windows, mas apenas windows e windows, se é que me entendem.
Se possível me mandem passo-a-passo, mas de qualquer forma já será de excelente ajuda!

Nobre pcgugu,

Vamos por partes.....

1º -É preciso saber se antes de instalar o Win7 vc particionou seu HD devidamente. Cada Sistema Operacional deverá ocupar partições diferentes e numa instalação padrão do Windows é comum que ele seja instalado ocupando todo o HD ou criando apenas uma partição de recuperação do Windows apenas.

Pois bem.... Caso tenha particionado seu HD devidamente, é simples demais, basta colocar o CD de instalação do Ubuntu escolhido, recomento sempre a versão mais nova 11.04, se certificar de que sua BIOS está devidamente configurada para que a inicialização aconteça pelo drive de CD e pronto.... Acompanhe passo a passo, preferencialmente se estiver com uma internet conectada, e quando vc menos perceber o próprio sistema lhe pedirá para ejetar o cd e reinicializar o computador.

Tenho o Ubuntu em todas as máquinas em que trabalho, sendo duas delas dois notes CCE, em um deles a instalação ocorreu tranquilamente como citado acima, no outro não consegui instalar na época o Ubuntu 10.10 via CD, dava pau de tudo quando era jeito. Recentemente tentei novamente e consegui via USB para a versão 11.04. Maiores detalhes sobre formas de instalação diferenciadas use a ferramenta de busca e encontrará vários tópicos interessantes.

2º - Caso não tenha feito um particionamento prévio para a instalação do Windows.

Nesse caso vc precisará reduzir a partição ativa do Windows e criar a partir daí uma nova partição, depois de criada a nova partição vc segue aquilo que apresentei no passo 1º acima escrito.

Para realizar a redução da partição ativa e a criação de uma nova partição eu sugiro os passos me sugeridos pelo usuário "hamtaro" no tópico: "Particionar HD sem formatá-lo, dá certo?? (Win7 x Ubuntu 11.04)", segue abaixo o link para que vc possa ler e segui-lo, se for o caso.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82351.0.html

Espero que tenha sido suficientemente claro na explicação e acredito que a partir desse ponto de partida vc conseguirá fazer a instalação do Ubuntu com sucesso.

Se houverem maiores problemas é só postar, tem sempre alguém disposto a ajudar neste Fórum.

Um abraço.
_______________________________________________________________________
Os grandes navegadores devem sua fama às tormentas e tempestades!
Seja feliz SEMPRE!

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2011, 16:03 »
Por um acaso eu fiz recentemente uma vídeo aula mostrando como instalar o ubuntu 10.10 em dual-boot com o windows 7, então o procedimento deve ser o mesmo com o Ubuntu 11.04, veja aqui:

Como instalar o Ubuntu 10.10 em dual-boot com o windows 7:
http://www.youtube.com/watch?v=z2SPFPXVdHE


Se quiser ver mais algumas vídeo aulas sobre o ubuntu, veja este tópico no fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,80944.0.html

Offline casebre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2011, 16:20 »
Uma maneira bem mais simples é instalar dentro do windows, pois assim ele fará quase tudo automaticamente, e se não gostar da versão, é só ir em (desinstalar programas e pronto) seu boot voltará ao normal sem problema nenhum.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2011, 22:50 »
Uma maneira bem mais simples é instalar dentro do windows, pois assim ele fará quase tudo automaticamente, e se não gostar da versão, é só ir em (desinstalar programas e pronto) seu boot voltará ao normal sem problema nenhum.

permita-me só p/ agregar - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79294.0.html
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

jubuntux

  • Visitante
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2011, 23:04 »

...
2º - Caso não tenha feito um particionamento prévio para a instalação do Windows.

Nesse caso vc precisará reduzir a partição ativa do Windows e criar a partir daí uma nova partição, depois de criada a nova partição vc segue aquilo que apresentei no passo 1º acima escrito.


Atenção a um pormenor lemont, convém referir que uma vez que o pcgugu à partida pretende manter o seu windows e penso que tal como é aconselhado, ele tenha criado pontos de restauro no sistema a fim de o salvaguardar em eventuais situações críticas no seu funcionamento e se o nosso amigo redimensionar a partição do windows, automaticamente os pontos de restauro previamente criados serão eliminados. A menos que o pcgugu tenha presentemente o windows a funcionar sem problemas, poderá obviamente redimensionar esta partição, de outro modo, o melhor é antes da instalação do ubuntu ir até ao último ponto de restauro saudável e só depois instalar o novo sistema, porque assim se se perderem os pontos de restauro, como o windows já se encontra num ponto estável não se perdeu nada de importante.


Uma maneira bem mais simples é instalar dentro do windows, pois assim ele fará quase tudo automaticamente, e se não gostar da versão, é só ir em (desinstalar programas e pronto) seu boot voltará ao normal sem problema nenhum.

Ao que tudo indica o pcgugu está mesmo interessado em instalar o ubuntu, pelo menos parece haver uma vontade real em usá-lo e não estar apenas sujeito ao janelinhas!

Offline lemont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Seja Feliz Sempre!!!
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2011, 23:24 »
É exatamente isso que me faz gostar desse fórum.

Quando pensamos que já existem respostas suficientes, sempre tem um amigo que demonstra um ponto de vista ainda não explorado em nosso raciocínio....

Boa observação jubuntux, mas pelo que tudo indica a instalação do Janelas 7 é recente e deve estar funcionando tudo muito bem. Acredito ser seguro para ele redimensionar a partição, e outra, se ele possuir um bom backup do que considera importante, mesmo que venha a ocorrer algum problema posterior no Janelas ele ainda poderá reinstalá-lo e utilizar dos backup para recuperar estes dados...

Penso que a instalação lado a lado é sempre mais vantajosa do que fazê-la na dependência do Win7, por isso reforço sua fala jubuntux, também concordo com a preferência da instalação lado a lado do que a no interior do Win7.
_______________________________________________________________________
Os grandes navegadores devem sua fama às tormentas e tempestades!
Seja feliz SEMPRE!

lcquerido

  • Visitante
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2011, 05:23 »
Tem um porém nisso tudo. O MEU 11.04 não perguntou se eu queria instalar lado a lado, e não me perguntem por quê pois eu não sei.

Offline lemont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Seja Feliz Sempre!!!
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2011, 14:54 »
Tem um porém nisso tudo. O MEU 11.04 não perguntou se eu queria instalar lado a lado, e não me perguntem por quê pois eu não sei.

Nas instalações que já fiz, o Ubuntu só não sugeria a instalação lado a lado quando não havia outras partições disponíveis, ou seja, quando só existia no HD a partição então ocupada pelo Janelas. Talvez seja esse o seu caso.

Por isso a minha sugestão de primeiramente reduzir a partição do Janelas para só depois tentar a instalação do Ubuntu.

_______________________________________________________________________
Os grandes navegadores devem sua fama às tormentas e tempestades!
Seja feliz SEMPRE!

jubuntux

  • Visitante
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2011, 17:27 »
No meu caso, antes de pensar em instalar o win7 no HD (é a velha história ou quiçá desculpa, para mim é o único motivo: em vista de uma urgência! Bom, depois de já decorrido muito tempo, não surgiu nenhuma... :P, mas ele não estorva e o pc nem inicia com ele, portanto...), já previa a instalação do Ubuntu por isso esse "problema" não se colocou, deve ser mesmo isso, diante da inexistência de espaço livre no disco o instalador assume o poder determinando que o mesmo lhe deve estar sujeito e sem direito a conversações! É, o conteúdo do HD precisa ser reestruturado com vista a uma optimização de espaço para receber o forasteiro...  ;D

lcquerido

  • Visitante
Re: Como instalar o ubuntu 11.04 depois da instalação do windows 7?
« Resposta #14 Online: 12 de Maio de 2011, 15:25 »
Tem um porém nisso tudo. O MEU 11.04 não perguntou se eu queria instalar lado a lado, e não me perguntem por quê pois eu não sei.

Nas instalações que já fiz, o Ubuntu só não sugeria a instalação lado a lado quando não havia outras partições disponíveis, ou seja, quando só existia no HD a partição então ocupada pelo Janelas. Talvez seja esse o seu caso.

Por isso a minha sugestão de primeiramente reduzir a partição do Janelas para só depois tentar a instalação do Ubuntu.



Estranho pois no 10.10 ele perguntou e depois ofereceu o gparted para ajustar o tamanho das partições. Mas pode ter isdo um bug da midia pois o Ubuntu que tentei neste caso foi o 14.04. Agora estou com o Kubuntu.