Autor Tópico: Problema grave no ubuntu, unknown file system  (Lida 14426 vezes)

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #15 Online: 09 de Maio de 2011, 01:58 »
Estou sem palavras para descrever sua resposta muito obrigado mesmo, agradeco novamente a todos que tentaram ajudar, fiquei emocionado com a sua paciencia e dedicacao em escrever todo este excelente post, bom, vamos a questao, primeiro segue a foto de meu gparted

http://img197.imageshack.us/img197/7414/capturadetelaup.png
Imagem com 411.50 KB. Usuário foi avisado por MP, postou no tópico e ignorou solicitação para corrigir. Editado.


Volto a dizer, derrepente ocorreu este problema, ao instalar o ubuntu, deixei 2gb para swap, 10gb para / (no qual seria o sistema) e 80 gb para o /home, nao sei se fiz certo porem estava a funcionar perfeitamente por estes quase 3 meses...

Quanto a acessar meu hd de 320 gb, este nao possui pasta home e sim meus arquivos, esta unidade e ntfs pois utilizava a mesma como d: no windows, consigo visualizar tambem um sistema de arquivos e ao acessa-lo tem a pasta home, porem nao tem meu nome de usuario e sim o nome ubuntu dentro dela nao tem nada...

Ainda, segue abaixo relatorio completo do comando fdisk -I

Disco /dev/sda: 1000.2 GB, 1000203804160 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 121601 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xbe53a11a

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1               1      121602   976759808    c  W95 FAT32 (LBA)

Disco /dev/sdb: 320.1 GB, 320071851520 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 38913 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x7415312f

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1   *           1        1259    10111893+  83  Linux
/dev/sdb2           13417       38914   204800000    7  HPFS ou NTFS
/dev/sdb3            1260       13417    97654785    5  Estendida
/dev/sdb5            1260       10986    78124032   83  Linux
/dev/sdb6           10986       13417    19529728   82  Linux swap / Solaris

Partições lógicas fora da ordem do disco

Disco /dev/sdc: 8036 MB, 8036286464 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 977 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x055796c8

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdc1   *           1         978     7847904+   c  W95 FAT32 (LBA)
A partição 1 possui fins físico/lógico diferentes:
     fís. = (976, 254, 63) lógico = (977, 5, 52)

Disco /dev/sdh: 2031 MB, 2031091712 bytes
63 heads, 62 sectors/track, 1015 cylinders
Unidades = cilindros de 3906 * 512 = 1999872 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x00000000

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdh1   *           1        1015     1982264    c  W95 FAT32 (LBA)



Abracos e agradeco novamente pela atencao de toda a comunidade, e desculpe pela falta de acentos!

« Última modificação: 09 de Maio de 2011, 17:14 por clcampos »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #16 Online: 09 de Maio de 2011, 02:19 »
Oi lokize,

O screenshot do gparted está mostrando a sdb1 e bem assim a sdb5 como ** vazias **, e pelo seu relato entendo que é ali que deveriam estar, respectivamente, o sistema e os seus dados, sendo de notar que a sbd2, montada em /media/Arquivos, possui um espaço grande ocupado.

O que é que tem dentro dessa sdb2, você verificou?

Outro ponto importante: por acaso você usou ou estava usando qualquer sistema de criptografia de dados?

Informe, por favor, para melhorar o entendimento, os dados do seu computador, tais como marca, processador, memória ram, placa de vídeo e se está em dual-boot, isto é, se há algum outro sistema operacional instalado.

[]'s

 
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #17 Online: 09 de Maio de 2011, 02:27 »
sdb2 e meu hd de 320gb ele esta particionado em diversas unidades dentre elas as descritas acima, no sdb2 esta minha particao ntfs com diversos arquivos de grande valia, porem o linux creio eu foi instalado no sdb1 e no sdb5 ficariam meu arquivos (penso ser)...

nao, nao estava, meu computador e um core 2 dua e4600 com 2 gb de ram placa de video onboard s9 graphics...

nao, somente o ubuntu instalado, deixo abaixo uma screen do que me aparece em locais/computador/

http://i51.tinypic.com/11lpv6b.jpg
Imagem com 95.85 KB. Usuário foi avisado por MP, postou no tópico e ignorou solicitação para corrigir. Editado.


Agradeco novamente pela ajuda!
« Última modificação: 09 de Maio de 2011, 17:14 por clcampos »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #18 Online: 09 de Maio de 2011, 02:48 »
Olá lokize,


Bem, já temos uma quantidade bem melhor de informações para poder elaborar à respeito.

Se o sistema está com um único sistema operacional (ou seja, não tem Windows), não entendi a lógica de usar uma partição ntfs única para armazenar os documentos, pois que isso tipicamente é feito quando existem Linux e Windows em dual-boot, pois que, nessa hipótese, quando estivesse no Windows v. teria acesso integral aos documentos, já que Windows não 'enxerga' partição Linux, porém sempre Linux enxerga partição Windows. Se puder, elabore sobre este ponto.

Desse último screenshot, quando você click ali no terceiro icone de disco "Disco rígido de 320GB-Arquivos" e ele se abre na janela, o que mais exatamente aparece dentro?
O que estou vendo nessa tela não está correspondendo ao que estou vendo no screenshot do gparted.

Pelo adiantado da hora, e em se tratando de um domingo, existem muito poucas pessoas logadas nesse momento aqui no Forum (parece-me que somos somente 4), razão pela qual não deve ter mais ninguém acompanhando o problema.

Já agora com mais esclarecimentos postados, penso que seria adequado você complementar com os questionamentos que fiz acima e deixarmos o post paralisado neste ponto para ser retomado amanhã ao longo do dia, com um número maior de usuários logados e principalmente, os mais experientes, como por exemplo o Tota, os quais podem ser de grande valia na solução do problema, adicionando perspectivas mais seguras para a recuperação dos dados.

[]'s


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #19 Online: 09 de Maio de 2011, 02:53 »
Ok, concordo com a ideia tenho que dormir para conseguir trabalhar amanha, no mais, o que aparece ao executa-lo sao meus arquivos normais da particao (tambem ntfs) o que fiz para instalar o linux foi o seguinte, apaguei minha particao que utilizava no windows com c: e dividi em 3 pedacos, 2gb para swap, 10 gb para o / (onde vai o linux) e 80 gb para o /home (arquivos do linux)

nao entendo o porque minhas particoes sumiram e ocorreu todo este problema, no mais sei que nao e problema de memoria e nem de hd, visto que consigo acessar as demais particoes do mesmo hd.

Obs: aparece ai na imagem outro hd, este e de 1 terabyte, ao qual utilizo para armazenar arquivos e ele continua a ser ntfs


Agradeco a todos e em especial a voce....

Abracos e ate amanha!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2011, 03:04 »
Oi lokize,

Click (talvez duplamente) no terceiro disco, aquele referido como "Disco rígido de 320GB-Arquivos" no segundo screenshot, ele tem que abrir na janela.

Capture a imagem e deixe postada aqui para prosseguirmos amanhã e o restante do pessoal já possa ver.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #21 Online: 09 de Maio de 2011, 15:51 »
Oi lokize,


O gparted está claramente identificando que as partições sdb1 e sdb5 estão vazias, onde supostamente deveriam estar, segundo seu relato, respectivamente, o sistema operacional e os arquivos de dados.

Entretanto, se vê a partição sdb2, formatada em ntfs, com uma quantidade expressiva de ocupação. Como v. não afirma com absoluta certeza que eram realmente essas as partições utilizadas quando da instalação (sb1 e sb5), o primeiro e mais óbvio passo é verificar de forma extensiva se os seus dados não estariam mesmo armazenados nessa partição sdb2.

Enquanto se procura identificar mais precisamente o problema e o que é que veio a ocasionar isso, me preocupa especialmente o seu grau de familiaridade operacional com a solução de problemas dessa espécie, vez que qualquer passo errado pode agravar o problema, levando a dificultar ou até mesmo impossibilitar a recuperação dos dados.

Se os dados desaparecidos são realmente muito importantes, creio que a primeira coisa a se fazer, antes de tentar qualquer procedimento. é obter uma imagem binária desse disco identificado como sdb. Isso dá a possibilidade de que qualquer passo errado possa ser revertido.

Apenas que para obter essa imagem binária é necessário que esteja disponível um outro disco de ** igual ou superior tamanho ** (nunca menor) para o qual se irá copiar uma imagem de sdb. Um bom técnico, creio eu, faria dessa forma antes de tentar qualquer coisa, sempre, claro, na suposição da imprescindibilidade dos dados desaparecidos.

É importante perceber que, nessa hipótese, o disco destino será inteiramente apagado, ou mais precisamente, sobre ele será gravada a imagem de sdb, portanto, você **não** pode usar um disco ativo com outros dados, sob pena de perdê-los também.

Se for viável conseguir plugar um outro disco no sistema para essa cópia binária, de baixo nível, então você poderá usar o recurso do programa "dd", que é um utilitário padrão do Linux.

Não há a mais absoluta certeza que o dd vá funcionar, pois podem ocorrer erros que impeçam o processamento, mas penso ser uma boa primeira alternativa de cópia de segurança da imagem.

Ao plugar um outro hd no sistema com essa específica finalidade ele passará a ser identificado por uma letra adicional, provavelmente sdd, mas enfim, uma vez plugado basta entrar no sistema via liveCD e verificar pelo fdisk -l acompanhado do gparted, como já vimos. Daqui em diante vou referenciar como sdd, porém lembrando que isso deve ser adequado ao caso concreto.

Note que para fazer essa cópia binária, de baixo nível, ambos os discos, o de origem e o de destino, precisam estar desmontados. Isso significa que, estando no ambiente gráfico, v. *não pode* clicar sobre os icones respectivos, pois ao fazer isso ocorre a montagem. De toda forma, se estiverem aparecendo como montados, basta clicar no botão direito do mouse e mandar desmontar, ou ainda dentro da janela Locais/Computador acionar o botão de ejetar, para ocorrer o desmonte.

A imagem binária do hd vai resultar em uma cópia bit a bit do hd, incluindo trilha MBR, tabela de partições e tudo o mais que tiver lá dentro, exatamente do jeito que está. É uma imagem mesmo, idêntica, ou seja, vai clonar o hd, e essa é a vantagem, por permitir restauração posterior, no caso de alguma coisa dar errado, além de permitir que se faça as tentivas nessa cópia da hd gerada (sdd) ao invés da hd original (sbd).

Se conseguir plugar esse hd adicional para essa finalidade de criar uma imagem, o comando a ser utilizado é:

sudo dd if=/dev/sdb of=/dev/sdd

Nota importante: outra vez, ***não use*** esse comando tendo como destino um disco ativo, pois vai destruir o conteúdo do destino, sobrescrevendo os dados.

A primeira parte do comando é a origem (sdb) e a segunda parte o destino (sdd), lembrando novamente que o sdd destino aqui é hipotético, devendo ser substituído pela letra concreta que aparecer quando se plugar a nova hd.

Se por qualquer razão não estiver disponível ou não for possível obter um hd adicional para essa específica finalidade (que é a opção preferida), é possível criar a imagem em um hd existente desde que haja espaço suficiente para isso.

Não gosto muito dessa alternativa, porque aumenta a possibilidade de que v. cometa um erro aí e agrave o problema, além do que vai mexer em um outro disco ativo, o que não é bom, mas enfim.

Nesse caso, o que se observa pelo fdisk é que v. possui um disco de 1 Terabyte, que está em sda1, no qual talvez seja possível criar um espaço para copiar a imagem do disco problemático (sdb).

Nesse disco de 1TB é necessário ter um espaço livre de pelo menos 400GB, só assim dará para fazer.

Diferentemente do procedimento anterior, v. terá que montar o disco sda, o disco de destino, para o que basta clicar no icone correspondente e a montagem é feita automaticamente.

O Ubuntu usa como ponto de montagem o diretorio /media, então é isso que será usado para copiar a imagem.

Supondo o disco de destino montado (sda montado), o que se vai fazer é copiar o disco sdb problemático como um arquivo de imagem em sda, de tal forma que se der algum erro na tentativa posterior de consertar o sdb, sempre será possível retornar a imagem gravada em sda para sdb, retornando ao status quo ante.

Só que aqui temos uma especificidade do Ubuntu, pois ele usa o conceito de uuid (universally unique identifier) para identificar os dispositivos quando montados.

UUID, só para entender, é a atribuição de um número único a um dispositivo de armazenagem, calculado segundo certos parâmetros, facilitando a identificação do dispositivo mesmo quando ele é mudado de porta dentro do sistema, por exemplo, nos conectores SATA da motherboard, tira da porta 0 e passa para a porta 1 e assim por diante, mesmo com a mudança o Ubuntu consegue identificar o disco a partir desse uuid, grosso modo é isso.

Assim sendo, creio que não será possível usar no comando dd a identificação que v. vê no gparted (sda1) e sim substituir isso pelo específico uuid que aparece quando o disco de destino está montado.

O caminho que me parece mais fácil aqui, para achar esse uuid do sda1 estando no sistema pelo liveCD, é montar o sda (clicando no ícone corresponde), ir para o terminal e usar o blkid através do seguinte comando:


sudo blkid | grep sda

Vai obter uma saída semelhante a isso:

/dev/sda1: UUID="884E62CB4E62B21C" TYPE="ntfs"

Navegue para o diretório /media e confirme.

cd /media
ls

Você deverá estar vendo sob o diretório /media exatamente esse mesmo uuid, algo assim como saída do ls:

0792-881A  884E62CB4E62B21C  apt  cdrom  fat32

Então, agora que já temos o uuid do disco de destino, vamos retornar à geração da imagem propriamente dita.

O comando a ser utilizado para gravar a imagem deveria ser esse:

sudo dd if=/dev/sdb of=/media/sda1/sdb.img

Esse comando está dizendo para pegar o disco sdb e copiar como imagem, com o nome sdb.img na partição sda1, o que vai acontecer na raiz da partição.

Mas como disse, creio que isso não vai funcionar no Ubuntu, por causa do uso do uuid, então onde estiver sda1 v. vai substituir pelo uuid anteriormente obtido.

sudo dd if=/dev/sdb of=/media/uuid_obtido_antes/sdb.img

uuid_obtido_antes você substitui pelo número real obtido.

No exemplo aqui hipotético ficaria assim (no seu computador terá um outro número de uuid para sda1, específico):

sudo dd if=/dev/sdb of=/media/884E62CB4E62B21C/sdb.img

Essa cópia da imagem de sdb para sda1 vai demorar muito tempo para ser realizada, já que estamos falando em copiar algo como 360GB ou mais e o programa dd, que é muito simples, em linha de comando, não dá nenhuma indicação de andamento, fica apenas piscando o cursor até ele terminar.

Existem outras formas e outros programas para fazer isso, mas o que acho simples nesse procedimento é que ele usa apenas o que está imediatamente disponível no Ubuntu.

Se antes de tentar essa maratona v. quiser melhor se familiarizar com isso tudo, faça um teste, um pequeno experimento, com o uso dos comandos até aqui descritos usando coisas mais simples e menos demoradas.

Por exemplo, teste copiar um cd-rom qualquer (formato até 700MB para ser mais rápido, ou seja, melhor não usar um dvd, que vai demorar mais) e o copie para um pendrive qualquer colocado no seu computador.

Apenas note que o Ubuntu monta o cd-rom colocado na gaveta em /dev/sr0 (aqui é zero e não letra O, de Orlando!).

Então, como experimento de familiarização:

1) plugue um pendrive vazio ou não, nada impede que haja arquivo dentro dele, porém com capacidade de pelo menos 1GB de espaço livre no seu computador (porque o cd-rom tem 700MB), sistema carregado pelo liveCD, o sistema vai atribuir a ele uma letra, possivelmente sdd;

2) coloque o cd-rom que se quer copiar na gaveta;

3) monte o pendrive clicando no ícone correspondente;

4) obtenha pelo gparted a letra que foi atribuída ao pendrive (no terminal sudo gparted, canto direito superior, alterne os discos para ver o pendrive, vamos supor aqui no exemplo que tenha sido sdd);

5) Obtenha no terminal o uuid do pendrive

sudo blkid | grep sdd

Como exemplo de saída: /dev/sdd1: UUID="0792-881A" TYPE="vfat"

6) Execute o comando de geração da imagem (aqui uuid exemplificativo):

dd if=/dev/sr0 of=/media/0792-881A/sr0.img

7) Ao final do processamento você verá algo semelhante a isso:

52148+0 registros de entrada
52148+0 registros de saída
26699776 bytes (27 MB) copiados, 16,3921 s, 1,6 MB/s

8) No seu pendrive de destino tem agora um arquivo com o nome sr0.img, que corresponde à imagem do cd-rom fonte.


Mais uma vez, note, por favor, que nada disso resolveu realmente o seu problema, que é achar os seus arquivos. Tudo o que fizemos até aqui foi gerar uma cópia imagem do seu disco problemático com a intenção de melhorar a segurança, como boa técnica, para o caso de algum passo errado na tentativa de recuperação, permitindo retornar.

No momento creio que seja isso, esperando que os experts existentes aqui no Fórum nos auxiliem nessa tarefa de identificar e resolver o problema.

[]'s


« Última modificação: 09 de Maio de 2011, 15:59 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #22 Online: 09 de Maio de 2011, 16:29 »
ok, agradeço novamente mas estou pra desistir dos arquivos...

Suas dicas foram perfeitamente compreensiveis e bem elaboradas, sou muito grato, gostaria de uma opinião sua, normalmente utilizo computador para trabalho e estudo, porém as vezes gosto de jogar algo, por esta forma gostaria de saber na sua opinião quais é o melhor linux para jogos?

E quais são as cinco melhores distros?

Vou aguardar até domingo por uma solução para meus arquivos porém se não achá-la irei refazer estas partições, só gostaria de entender o porque tudo isto aconteceu!??

Abraços!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #23 Online: 09 de Maio de 2011, 17:15 »
Favor verificar suas Mensagens Pessoais (MP's) quando entrar no fórum, ou mesmo o aviso que é enviado por email.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #24 Online: 09 de Maio de 2011, 18:16 »
Olá lokize,


Pois é, sem gerar previamente uma imagem de segurança do disco problemático será uma temeridade tentar corrigir o seu disco e recuperar seus arquivos.
Sem experiência concreta para fazer isso são enormes as chances de erro e colocar tudo a perder.

Como disse no post anterior, eu começaria por aí, gerando essa imagem do disco problemático, porque se algo der errado - e as chances que dê errado são grandes, até pela sua pouca experiência nesse assunto específico -, dá para retornar, só depois pensando em atacar o problema em si.

O esforço disso tudo depende, claro, da real relevância dos dados a serem recuperados, entretanto, sempre é uma oportunidade de aprendizado. :-)

Acredito que o problema esteja relacionado ao fato de v. ter usado uma mesma partição em comum entre o Windows e o Linux, alguma coisa por aí.
Sem saber exatamente os passos que v. deu ao transformar a unidade d: do windows em partições linux, fica difícil precisar o que aconteceu.

O problema, talvez esteja relacionado àquela mensagem evidenciada pelo fdisk: "Partições lógicas fora da ordem do disco", mas não tenho certeza disso, espero que o pessoal mais experiente aqui do Fórum possa ajudar nesse sentido.

Feita a cópia imagem de segurança, começaria por ordenar as partições para ver o que dá.

Existem várias possibilidades a serem testadas para recuperação dos dados, como o uso do Testdisk e outros, mas sem a cópia-imagem complica, pois que a primeira que não der certo já vai te impossibilitar de continuar tentando, daí a essencialidade daquele procedimento de segurança.

Em princípio dados sempre são recuperáveis, mesmo quando apagados, mesmo quando deletadas partições, entretanto, o que praticamente impossbilita é quando são sobrescritos, aí já começa a entrar em uma área de grande dificuldade, muito especializada.

O apagamento de um arquivo (o delete) é apenas o apagamento da primeira posição do nome do arquivo; o delete de uma partição é apenas o apagamento de uma determinada tabela que estava lá, quer dizer, os dados em si, os bits de gravação real continuam no disco físico.

Apenas como curiosidade: uma norma do governo americano manda sobrescrever por 3 vezes os dados tidos como secretos, o que, penso, deverá querer dizer que até antes disso talvez dê para recuperar, se tiver acesso à técnica adequada. :-)

Na verdade ainda não consegui entender perfeitamente a lógica por detrás do problema, o que certamente atiça a curiosidade intelectual. :-)

De toda sorte, fica a seu critério e conveniência, claro, o dispêndio de tempo e esforço a ser dedicado a isso.

Quanto a opinião sobre jogos, não conheço absolutamente nada sobre isso, não tenho nenhum, em nenhuma plataforma, infelizmente nada posso ajudar nesse sentido.

Distribuições Linux dependem do caso pessoal que se quer resolver, não tenho maiores experiências com outras distribuições.

Para minha necessidade específica o Ubuntu é simplesmente imbatível, agora com o Unity, então, nem se fala, ficou sensacional, moderna, elegante, usável, mas isso é apenas uma opinião. :-)

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #25 Online: 09 de Maio de 2011, 18:41 »
Agradeço novamente, gostei de você, se possível me adicione no msn, podemos ser amigos!

Irei tentar recuperar os dados

Abraços

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #26 Online: 09 de Maio de 2011, 22:56 »
ola,

use o e2fsck ( em terminal digite=> man e2fsck)

é o manual com as opções de uso

por ex.: e2fsck /dev/sda1

ou fsck-ntfs /dev/sda1

faça uma a uma a checagem das partições.

procure aqui no forum por fsck e e2fsck para se familiarizar com os comandos.

após  passar o "scandisk" do Linux em seus hd's e caso ainda não acesse seus dados, existe o pacote para recuperação de dados chamado testdisk.

entre com um live cd, digte em terminal
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install testdisk
recupere seus dados para uma midia externa mesmo que tenha aoagado ou formatado sua partição, o testdisk recupera.

[]'s

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #27 Online: 10 de Maio de 2011, 22:55 »
Pessoal, resolvi o problema, reinstalei outra plataforma linux para fazer alguns testes, mas após a instalação deu o mesmo erro, ai busquei mais o assunto e descobri que não sei porque meu computador esta mudando automaticamente a ordem do boot, ou seja, meu segundo hd estava em primeiro lugar  :o

Perdi tudoooo... por uma besteira dessa...  :-\

Fica ai a dica pra quem tiver o mesmo problema!

Abraços

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #28 Online: 11 de Maio de 2011, 01:28 »
Oi lokize,

Lamentável isso. :-(
Mesmo assim está um pouco estranho, computadores não mudam "automaticamente" a ordem do boot. Curioso isso.
A sequência primária de boot é um parâmetro que está gravado no BIOS.
Uma hipótese é que a ordem normal estivesse alterada, como por exemplo tenho aqui, fazer boot pelo hdd1, ao invés do padrão que é pelo hdd0, e então se ocorrer uma pane elétrica que faça perder momentaneamente o BIOS, será recarregado, ai sim automaticamente, o setup do BIOS, ou seja, ficaria na ordem normal hdd0/hdd1, só se for isso que ocorreu.

[]'s
« Última modificação: 11 de Maio de 2011, 01:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline luizmarins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #29 Online: 17 de Maio de 2011, 21:46 »
Se perdeu a tabela de partição, seria bom tentar o testdisk, é meio chatinho e tem que prestar muita atenção:
http://www.hardware.com.br/livros/ferramentas-linux/usando-testdisk.html

Se for este o caso, e conseguir recuperar as partições, siga as dicas dos colegas para copiar seus dados para o pendrive.
Após isto, não perca tempo, faça a formatação novamente.



Ae cara, agora sim uma resposta exata e sem enrolacoes, so uma duvida exista a possibilidade pelo cd de boot iniciar meus arquivos, se sim, como fazer?

Minhas duas particoes linux estao unknown nao sei porque!

Foi derrepente, nao instalei nem executei nada, estava trabalhando em minha monografia, fui dormir e no outro dia o computador deu este problema!


Abracos