Autor Tópico: Problema grave no ubuntu, unknown file system  (Lida 14425 vezes)

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Online: 07 de Maio de 2011, 12:12 »
Ola pessoal sou novo no linux, a alguns meses resolvi utilizar o ubuntu e simplesmente me apaixonei, ruimwindows nunca mais, porem de um dia pro outro meu computador nao mais inicia, da um problema de unknown file system grub rescue, se possivel me ajudem pois estou desesperado, pelo motivo do linux nao ter virus deixei os documentos, musicas e videos em suas respectivas pastas na falsa ilusao de nao perde-las.

Agradeco pela atencao

Ps: desculpem a falta de acento, pois estou pelo live-cd e meu teclado esta em padrao americano


Abracos!

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2011, 12:44 »
Saudações.

Primeiramente, você pode entrar nas pastas que contenham arquivos importantes e fazer backup em um pendrive.
Esse procedimento pode ser feito através do live cd mesmo.
Depois pode-se tentar recuperar o gub:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-Grub-do-seu-Ubuntu

Boa sorte
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2011, 12:50 »
ok, estou pelo live-cd e minhas pastas documentos,videos e musicas estao todas vazias, agradeco pela ajuda vou tentar aqui, so uma ultima pergunta, porque isso ocorre ? e comum? vou ter que recuperar o grub sempre? outras distros tambem tem este problema?

Abracos agradeco pela ajuda

===============EDIT======================================

Ao tentar montar pelo comando

sudo mount /dev/sdb6 /mnt

ocorre o seguinte erro

mount: can't find /dev/sdb6/mnt in /etc/fstab or /etc/mtab

=============================================================================================


Continuo com problemas ao digitar:
sudo fdisk -l

aparece isso:

 Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sdb1   *           1        1259    10110976   83  Linux
/dev/sdb2           13417       38914   204800000    7  HPFS/NTFS
/dev/sdb3            1260       13417    97654785    5  Extended
/dev/sdb5            1260       10986    78124032   83  Linux
/dev/sdb6           10986       13417    19529728   82  Linux swap / Solaris

sudo mount /dev/(devo colocar o que aqui) /mnt

obs: meu hd e sata

Abracos


« Última modificação: 07 de Maio de 2011, 13:17 por lokize »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2011, 13:25 »
Ola

Sdb6 no seu caso é uma partição swap, logo ela não monta mesmo.

O comando esta errado, uma vez que o Ubuntu usa a pasta /media para montagem

Como ja citado aqui, entre com o live cd, escolha testar sem instalar, localize na pasta => locais seu hd e monte por lá.

Use o gparted para verificar suas partições por erros, faça um back up do conteúdo.

Depois recupere o grub2 usando um dos varios tutoriais aqui do forum.

[]'s

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2011, 13:41 »
agradeco pela resposta, porem quero saber, isso e normal no universo linux, porque ocorre, nao consigo recupar o grub e ja nao sei o que fazer, nao consegui pelo explorador de arquivos encontrar os meus arquivos...

Quais os passos corretos a se seguir no meu caso para solucionar o problema?

no Gparted o sdb1 aparece como unknow, sdb3 como extended, sdb5 como unknow, e sdb6 como linux-swap!

Se possivel alguem me ajude, pois isso e desanimador...

so pra deixar claro, meu ubuntu e o 11.04


===============================================================================

Bom to meio desesperado pelos meus arquivos, to pensando em formatar ja que nao consigo solucao, este problema e muito grave no linux e precisa ser corrigido o mais rapido possivel!!!
================================================================================

Putz,  não acredito o linux me fez perder todos os arquivos ... :S

Ouvi dizer que a maior comunidade brasileira de linux era do ubuntu, porém não consigo a ajuda para este problema...

Desculpem pelo desabafo....

Abraços e nos vemos quando o linux consertar este problema do grub!

Até lá, tchau linux!
« Última modificação: 07 de Maio de 2011, 16:32 por lokize »

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2011, 17:19 »
Saudações.

Gostaria de dizer que todo início tem seus desafios.
Não, este tipo de problema não é comum no Ubuntu.
Suas partições estão um pouco confusas e posso ver que já testou outros S.O. antes do Ubuntu.
Já que a comunidade é formada por voluntários, devemos ter um pouco de paciência antes de cobrar por respostas imediatas.
Também penso que se procurar um pouco mais, no seu buscador favorito, certamente encontrará alguma resposta para seus problemas.
Lembro ainda que se está iniciando no Linux, deve ter em mente que existem coisas para aprender e conhecimento só se adquire com certo esforço e dedicação.
No mais, já ví muita gente perder arquivos importantes no S.O. das janelas e ainda ter de pagar $$$$, para o ¨técnico¨ formatar e reinstalar o sistema.
Portanto, sim o Ubuntu é um ótimo S.O. e dificilmente, tanto quanto os outros Sistemas, causa algum problema para seus usuários.
A diferença está na liberdade, gratuidade, colaboração e oportunidade do aprendizado, que existe apenas no Linux e em especial no Ubuntu.

Boa sote
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2011, 17:35 »
Warhead veja bem, minhas partiçoes nao estao confusas, utilizava antes o windows 7, concerteza o ubuntu e a melhor distro linux, porem fiquei realmente triste com este fato, estou utilizando o ubuntu em mais 2 computadores fora este, e, espero nao ter problemas, so que a perda de arquivos e inadmissivel, ainda nao formatei meu computador, mas, ja tentei de varias formas possiveis corrigir este problema, estou utilizando o ubuntu a 2 meses e ja aprendi muito, sei que todo comeco e cheio de desafios...

Bom de qualquer forma se alguem conseguir me ajudar a concertar este erro do grub por favor estou a disposicao no skype ou msn

Obs: desculpe pela falta de acentos!


Abraços!

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2011, 17:50 »
Vamos lá:

Como dito, é necessário estudar e se dedicar, isto traz em contrapartida o fato de o usuário poder resolver os próprios problemas, sem precisar pagar ou deixar seu equipamento em qualquer oficina.
A comunidade está a serviço dos que precisem mas devemos lembrar que estamos lidando com voluntários, que fazem um trabalho técnico e especializado gratuitamente, em nome da filozofia do software livre.
Bem, então tente esta dica aqui:
http://www.hardware.com.br/guias/ubuntu/livecd-recuperacao.html
Se seus problemas persistirem, continue informando os problemas que encontra, e vamos tentar ajudar.

Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2011, 18:06 »
Ok, agradeço pela atençao e solidariedade, continuo com o ubuntu e espero nao perder meus arquivos, pois ate o momento as particoes estao aqui, so que estao "unknow"


Bom vamos la, estou iniciando neste momento o ubuntu pelo livecd, pois esta dando o erro do unknown filesystem grub rescue..


Abraços
« Última modificação: 07 de Maio de 2011, 18:10 por lokize »

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2011, 18:29 »
ja pensou que pode ser problema no hardware? queda de energia ou que talvez você tenha instalado um programa de origem duvidosa ou executado algum comando sem nem saber o que ele fazia?
não precisa montar a partição "na unha", basta acessar essa partição, se a /home estava em uma partição separada, entre nela, se não, entre no seu disco, na pasta /home/seuusuario e tente ver o que ha la. caso ainda de erro o melhor é tentar recuperar os dados. como recuperar esses dados o google pode te dar uma ajuda.

talvez você não saiba, mas as pessoas que participam de fóruns como esse contribuem de forma voluntaria, todas trabalham, estudam, tem amigos, praticam esportes e por ai vai, então é necessário ter paciência para se ter ajuda!
caso não tenha como recuperar seus dados, aprenda e tenha o costume de fazer backup.

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2011, 18:41 »
Ok, sem problemas agradeço pela ajuda, mas a meu ver esta nao foi uma soluçao plausivel, sei que todos tem vida pessoal e que este e um forum de usuarios do ubuntu, se me exaltei foi porque realmente fiquei desesperado com meus arquivos, em todos estes anos de s.o , e a primeira vez que perco tudo e sei que a este acontecimento o unico culpado sou eu, pois, confiei fielmente e cegamente no linux, e pela primeira vez na vida deixei arquivos importantes junto com o sistema operacional, por este motivo fico triste com o ubuntu, sinto se em algum momento transpareci a revolta com o s.o livre.

Por fim a conclusao que tirei desta situaçao e de que nenhum sistema operacional e estavel, gosto do ubuntu, testei o linux quando surgiu e alguns anos depois, e a dois meses resolvi utilizar o ubuntu, peço novamente que se alguem saiba alguma forma de resolver meu problema, me ajude, sem links externos por favor...

Vou continuar com o ubuntu, mas nao ate que este problema do grub seja resolvido, pois ao pesquisar na internet descobri que isso ocorre com muitas pessoas, e nao consegui solucionar, sendo assim, ainda e muito arriscado utilizar o ubuntu para trabalho e estudo pois em meu computador ha documentos importantes do meu trabalho...

Agradeço pela atençao dedicada de todos neste topico!

Abraços
« Última modificação: 07 de Maio de 2011, 19:27 por lokize »

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2011, 02:04 »
Pessoal, se alguem souber ao menos uma forma de recuperar os arquivos de minha pasta documentos, downloads e musicas, ja iria resolver meu problema!


UPP! :D
« Última modificação: 08 de Maio de 2011, 14:36 por lokize »

Offline novubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2011, 18:07 »
Quando você inicia pelo cd, as pastas mostradas no menu locais são as criadas no momento em que você inicia. Para acessar as pastas existentes anteriormente, você tem que entrar no sistema de arquivos do hd. Lá você encontrará os arquivos já salvos.
Para evitar contratempos desse tipo, uso um hd para o sistema operacional, e outros para minhas pastas pessoais. Muito conveniente também é criar um pendrive de boot, pois o acesso é mais rápido e você pode salvar arquivos nele, inclusive configurações de sua preferência, como as de acesso bancário, para uma emergência em que o hd dê problemas. Desculpe, mas não sei como recuperar grub. Se soubesse explicaria aqui mesmo, sem mandar para outros locais.

Offline lokize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2011, 23:00 »
Ae cara, agora sim uma resposta exata e sem enrolacoes, so uma duvida exista a possibilidade pelo cd de boot iniciar meus arquivos, se sim, como fazer?

Minhas duas particoes linux estao unknown nao sei porque!

Foi derrepente, nao instalei nem executei nada, estava trabalhando em minha monografia, fui dormir e no outro dia o computador deu este problema!


Abracos

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problema grave no ubuntu, unknown file system
« Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2011, 01:45 »
Olá lokize,


Não formate, não particione e não sobrescreva (copiar sobre), pois enquanto não fizer formatação, particionamento ou sobrescrição, em princípio há a possibilidade de recuperar seus dados.

Pelo que se observa no resultado do comando fdisk que você postou, seu disco rígido possui algo como 400 GB e aparentemente os seus dados estão em sdb5, pelo tamanho da partição, cerca de 80 GB, sendo razoável supor que o sistema esteja instalado em sdb1, em torno de 10 GB, entretanto, quando você inicia o sistema pelo LiveCD isso na realidade não é primariamente importante do ponto de vista de recuperar os dados, já que será possível fazê-lo inteiramente em ambiente gráfico.

O LiveCD vai lhe propiciar um ambiente gráfico absolutamente funcional que permitirá automaticamente montar e acessar essas partições.

Tendo carregado o sistema por um LiveCD ou LiveUSB, tanto faz, o que v. tem a fazer é apenas clicar na barra superior em:

Locais/Computador


Ao fazer irá abrir uma janela mostrando icones de vários discos, pois cada partição é vista como se fosse um disco.

Deverá estar vendo em um desses ícones algo escrito assim:

Disco rígido de 400GB:Sistema de arquivos de 80GB

Esse números que estou mencionando são apenas aproximados, exemplificativos, é apenas para que você se direcione no que deve procurar.

Clicando sobre esse ícone (possivelmente duplo click) você terá acesso ao que há dentro dele, supostamente os seus arquivos.

Procure por uma pasta chamada Home, dentro dela deverá ter uma outra pasta com o nome de usuário (click nela) e dentro deverão estar suas pastas e documentos.

Se isto der certo, bastará então você se utilizar do copiar e colar (ou arrastar), colocando um pendrive na unidade e fazendo a cópia para lá, salvando os seus arquivos.

Qualquer ícone que você clicar nessa tela automaticamente ocorrerá a montagem e o acesso ao conteúdo, de forma transparente, sem necessidade de nenhum comando por terminal.

Tente fazer isto e retorne aqui o resultado.

Isso posto, agora mais alguns detalhes.

Você não transcreveu para cá a integridade da saída do comando fdisk -l pois está faltando a parte superior que tipicamente identifica o próprio disco e só depois as partições, além do que, verificando-se na saída que v. postou a identificação com sdb é possível imaginar que haja o sda, ou seja, eventualmente v. tem mais de um disco no seu sistema, informação importante de ser passada.

Exemplo típico de saída do comando fdisk -l, da parte que está faltando (é só usar o copiar e colar no terminal) :

Disco /dev/sdb: 1500.3 GB, 1500301910016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 182401 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x00024232

Bem, caso por qualquer razão não dê certo a recuperação dos seus dados da forma como descrevi acima, repita o comando fdisk -l e cole aqui o resultado ** integral ** da saída dele (veja exemplo no link que menciono abaixo).

sudo fdisk -l

Adicionalmente, estando em no terminal, execute o programa gparted.

No terminal, digite:

sudo gparted

O gparted é um programa gráfico, isto é, trabalha no ambiente gráfico, portanto você terá uma tela desse programa na qual é mostrado o disco existente e ainda as partições e sistemas de arquivos, formatações desse disco. Se houver mais de um disco, no canto superior direito faz a seleção de cada um dos discos que se quer mostrar.

Faça um screenshot (imagem, fotografia) dessa tela e copie aqui, o que auxiliará no sentido da compreensão do problema.

Veja nesse link um exemplo de como reportar aqui a tela do gparted:


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82371.0.html


Para capturar a tela do gparted você pode usar a tecla PrintScreen (PrtScn) do seu teclado. Ao acioná-la você verá que aparece uma janela "Save Screenshot" onde você pode dar um nome de arquivo e acionar o botão Save para completar a operação.

Como aqui no Forum existe uma limitação para o tamanho de imagens de até 40KB, procure deixar a imagem dentro desse limite (se necessário use um editor de imagem) ou fazer o upload dela para um serviço externo, onde o limite é maior (por exemplo, no ImageShack-media hosting, http://imageshack.us/ ), colocando aqui o link correspondente da imagem que v. subiu lá.

A partir da melhor descrição dessa realidade podemos, juntos, e com o indispensável auxílio da comunidade aqui presente, tentar melhor auxiliá-lo.

Lembre-se, não formate, não particione e não sobrescreva dados em seu disco rígido, para não dificultar a eventual recuperação dos dados.

Um aspecto importante a considerar é que as pessoas que estão do lado de cá não estão vendo o seu computador, não estão tendo acesso direto ao que está acontecendo, portanto, precisam formar uma imagem mental, uma abstração da situação real, pelo que é essencial a qualidade das informações que v. presta, tentando tornar o mais concreto possível a situação atual, descrevendo-a com o maior número de detalhes que possa.

Linux é um sistema absolutamente testado e seguro, operado há muitos anos por milhões de pessoas ao redor do planeta, entretanto, como todo sistema, em alguma medida depende do operador, já que sistema algum, por exemplo, resiste a uma tecla delete acionada incorretamente, além do que, evidentemente, não é imune a defeitos graves de hardware, como por exemplo uma pane elétrica, um curto-circuito num pente de memória ou a queima de um disco, razão pela qual, seja qual for o sistema operacional, prévio backup de dados é essencial para a manutenção da segurança e evitar aborrecimentos.

Boa sorte,

[]'s

« Última modificação: 09 de Maio de 2011, 11:02 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.