Autor Tópico: KDE e GNOME. Qual a diferença?  (Lida 6577 vezes)

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #15 Online: 17 de Julho de 2006, 10:49 »
Os CD's do Ubuntu/Kubuntu agora até são todos Live, porque não meter o CD no leitor e experimentar? Simples e facil...


É claro que há pormenores que só se percebem no dia a dia e depois de muito tempo de uso, mas dá para ter uma ideia do feeling de cada um dos ambientes..

Piras

  • Visitante
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #16 Online: 18 de Julho de 2006, 02:42 »
O problema de usar aplicativos do KDE no Gnome e vice-versa é o seguinte: para ter instalado apenas um ou dois aplicativos do KDE é instalada toda a base deste ambiente gráfico, o que, em termos de espaço, talvez não seja muito compensador.

Só um exemplo; se eu quisesse instalar o k3b em meu sistema, que tem o Gnome como desktop, seriam instalados com ele os seguintes pacotes:

Citar
sudo apt-get install k3b
Password:
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
Os pacotes extra a seguir serão instalados:
  kcontrol kdebase-bin kdebase-data kdelibs-bin kdelibs-data kdelibs4c2a
  kicker libarts1c2a libavahi-qt3-1 libdbus-qt-1-1c2 libflac++5c2 libk3b2
  libkonq4 libopenexr2c2a libpcre3 libxcomposite1 menu-xdg

Francamente, por mais que o Graveman, Nautilus ou Serpentine sejam inferiores ao k3b, não penso que valha a pena tanta bilblioteca subutilizada num disco rígido de apenas 10 GB e pouco, como e o meu caso.

Além disso, antes de exagerar a inferioridade de alguns aplicativos do Gnome (alguns, não todos!) é preciso lembrar que KDE e Gnome adotam filosofias nitidamente distintas no que tante a relação entre programa e tarefas. O KDE tende a acumular várias tarefas distintas no mesmo aplicativo, como faz com o amaroK, enquanto que o pessoal do Gnome prefere dividir as funcionalidades do sistema entre vários programas distintos, mas, no geral, mais leves que seus similares do KDE.

Por fim, durante os anos em que o KDE predominava de longe no gosto do usuário muitos projetos independentes surgiram para incrementar aquele desktop. Hoje, contudo, eu vejo muito mais progresso no campo do Gnome, até pelo fato de que a biblioteca GTK2 continua mais fácil de lidar que a Qt.

Faço tais observações apenas para não passar a impressão enganosa de que há um verdadeiro abismo entre os ambientes gráficos e que, portanto, o Ubuntu e a Fedora só adotassem o Gnome como seu ambiente preferencial por capricho. Quanto a decisão da Novell de fazer do Gnome o seu ambiente default no lugar do KDE, seria quase que uma excentricidade suicida! Não é bem assim.

Certamente, todos têm motivos racionais para preferir este ou aquele, mas o elemento subjetivo (puro gosto estético, por exemplo) não deve ser ignorado. Tanto assim, que aconselho todo novo usuário do Linux "a passar uma boa temporada" com cada um deles, inclusive o Xfce, Enlightnment e WindowMaker. Assim, depois de algum tempo, cada qual fará a sua própria escolha.


Offline reinaldo1962

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #17 Online: 22 de Abril de 2009, 13:56 »

No ubuntu 9.04 gnome como eu faço pra colocar a barra tarefa de cima pra baixo ou seja junto com o painel de baixo não consigo trabalhar assim? Nas versões anteriores dava agora não tem jeito não consigo.

Me ajuda ai.
Ubuntu é 10

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #18 Online: 22 de Abril de 2009, 18:38 »

No ubuntu 9.04 gnome como eu faço pra colocar a barra tarefa de cima pra baixo ou seja junto com o painel de baixo não consigo trabalhar assim? Nas versões anteriores dava agora não tem jeito não consigo.

Me ajuda ai.

Alt+Clique e arraste, do mesmo modo que se movimenta outras janelas. Coisas do GNOME 2.26.

E... Parabéns, você foi premiado!


Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #19 Online: 22 de Abril de 2009, 21:02 »
Opte pelo Gnome, pois na minha opinião é mais simples mais funciona melhor e tem melhor suporte da Canonical.

O Kubuntu é mais bunitinho mas como usei por um tempo não acho usável, com o tempo eu acabei voltando para o Gnome e ainda mais agora com a promessa da versão 3 do Gnome acredito que ficará ainda melhor e quem sabe mais bunitinho.


Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #20 Online: 22 de Abril de 2009, 21:52 »
Comigo foi justamente o contrario, não me acostumo com o Gnome de jeito nenhum! Gosto de personalizar tudo, até mesmo a resolução e tipo de monitor que o Gnome nunca acerta (uso 2 monitores de 19 ligados na mesma placa de video Nvidia)!
Mas o fato é que se tem um HD com mais de 40G, então instala os dois, ou melhor uns 4 ou 5 ambientes que esta desculpa de ocupar muito espaço no HD é para quem tem HD de 10Gigas!!! Não deixe se experimentar o FluxBox, OpenBox, XFCE, JWN e até o Enlightenment!
Todos tem seus prós e contras, mas no mundo do Linux dá para instalar todos e escolher no seu GDM, KDM ou outro xDM qualquer e nem ocupam tanto espaço assim, considerando que hoje o menor HD que vi para vender é de 80Gigas!

Todos os gerenciadores instalados juntos e mais os aplicativos mais comuns do Linux, ocupam menos do que uma simples instalação do vista sem absolutamente nada!!!

De uma olhada em http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciador_de_janela é opção que não acaba mais!!!




Offline ErickSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 209
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #21 Online: 24 de Abril de 2009, 01:33 »

De uma olhada em http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciador_de_janela é opção que não acaba mais!!!



achei o enlightenment mto bonito :D

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Enlightenment_milkytheme.png

como faço pra substituir o gnome por ele, pra testar? devo instalar uma propria pra 64 bits?