Autor Tópico: KDE e GNOME. Qual a diferença?  (Lida 6576 vezes)

Offline Manuela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • orkut
KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Online: 15 de Julho de 2006, 17:47 »
Olá  :D

Gostaria de saber qual a principal diferença entre os dois.
Uso o Ubuntu (há poucos dias) e o que me faria mudar para o kUbuntu?


Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2006, 17:56 »
Olá Manuela!

Bom, você acaba de cair no velho dilema (que já deu muito o que falar) sobre Gnome e KDE. Os dois são Desktops Environments, ou seja, além da "decoração" eles te oferecem uma gama de programas próprios que realizam diferentes funções. Os dois são muito bons e é por isso mesmo que dividem as opiniões na comunidade linux.

Resumidamente eu posso te dizer que o gnome é mais "simplificado", ele segue uma filosofia de "quanto menos melhor". Isto é o inverso do KDE, que te oferece várias opções de personalização, muitas mesmo. Cada um usa uma biblioteca diferente, o KDE utiliza o Qt e o Gnome o GTK. E o que isso importa? Dependendo das aplicações que você mais gosta você acaba optando por um deles. Para isso é bom testar os dois.

Minha opinião. De cara eu recomendo você usar o Gnome, além de mais simples o suporte em relação à ele é maior. A "customização" feita pela Canonical é perfeita. Use o Gnome por um tempo, depois teste o KDE. Aí é com você.

Acho que me enrolei um pouco na explicação mas é isso aí.  ;)
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2006, 19:56 »
A meu ver o Gnome tem um funcionamento melhor, porém o KDE tem a usabilidade e interface mais intuitiva (parecendo um pouco com o Windows). Se pudesse unir as duas coisas sem carregar muito seria uma maravilha.

Essa é apenas minha opinião. Não estou querendo dizer qual o melhor. Prefiro o visual do KDE, porém o Gnome funciona melhor (ao menos no Ubuntu).

Piras

  • Visitante
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2006, 03:56 »
Há ainda mais variedade de aplicativos utilizando a biblioteca GTK2, base do Gnome, que a Qt, base do KDE. O KDE dispõe de alguns aplicativos campões, como o gravador de CDs e DVDs K3b e o reprodutor de músicas amaroK. Em contrapartida, outros sucessos absolutos no Linux, como o navegador Firefox,  o cliente de e-mail Thunderbird e a suíte de escritório OpenOffice, se integram melhor ao Gnome.

Até dois anos atrás o KDE era uma espécie de campeão absoluto. Tanto assim, que quase toda distribuição nascida no Brasil, a começar pela velha Conectiva, o adotaram como padrão. Mas, desde a versão 2.10 que o Gnome recuperou o velho prestígio e tem evoluído um pouco mais rápido. O fato de ter sido adotado como ambiente padrão por algumas das distribuições de maior prestígio, como o Ubuntu, Debian, Fedora e Novell não é indiferente a este progresso.

Também contribui para o sucesso do Gnome o fato dele ter ganho um "irmão caçula" de inquestionável sucesso, o Xfce, que pode ser definido como um Gnome light, bem mais leve e rápido que o original, mas muito semelhante em aparência.

No que diz respeito à aparência, o KDE parece ainda fiel ao velho modelo do Windows 98, enquanto que o Gnome parece buscar inspiração no modelo do Mac OSX. Mas, sem muito trabalho, você pode facilmente inverter esta ordem, fazendo o seu Gnome parecido com o Windows e o KDE muito semelhante a um Mac.

Quanto a mim, prefiro mesmo um Gnome parecido com Gnome.

Offline link

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • caminhos
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2006, 07:39 »
Bem... acho que só resta acrescentar que, optando pelo Gnome, pode sempre instalar e executar aplicativos do KDE, como o Amarok ou o K3b (no fundo, acho que só estes dois justificam instalação, de resto...)

A propósito de Amarok, temos uma nova opção que substitui muito bem este programa, chama-se Listen, e é um espectáculo!
A home page é em http://listengnome.free.fr/ e para instalar basta fazer
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install listen
Não se arrependerão de o instalar.
//DD
http://link.homelinux.net

Os sábios são os que procuram a sabedoria; os tolos julgam já a ter encontrado.
A experiência não tem qualquer valor ético, é simplesmente o nome que damos aos nossos erros.

** linux user #397555 **

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2006, 11:26 »
Eu não vou mentir, entre o KDE e o Gnome eu prefiro de longe o KDE... As aplicações do KDE são muito superiores as aplicações do Gnome (K3B VS GonmeBaker; Amarok Vs Rhytmbox; etc.. etc.. etc..), alem disso o Gnome simplifica tanto que as vezes acaba por complicar..

Por exemplo, no KDE é facilimo defenir o tempo ao fim do qual o sistema deve desligar o monitor para poupar energia. No Gnome não faço ideia como se faz isso.. Porque os menus relativos ao ambiente de trabalho só permitem mudar duas ou tres opções.  E depois, como nos menus de configuração não estão as opções, para mudar as coisas muitas vezes temos que andar a editar ficheiros de configuração e afins. Outro exemplo é mudar o splash screen do Gnome e do KDE.. No KDE é 1000x mais simples e intuitivo..


Alem disso o KDE parece-me mais consistente entre todas as suas aplicações, os manus têm sempre o mesmo estilo, enquanto que no Gnome é um pouco menos consistente..


MAS, e há sempre um mas... No caso do Ubuntu, quer queiramos que não, o Kubuntu continua a receber pouca atenção. O KDE praticamente não está personalizado e integrado no Kubuntu.. Por isso, eu acabo por usar o Ubuntu e não o Kubuntu, mas estou só à espera que nas futuras distribuições o Kubuntu atinja um nivel de qualidade semelhante ao Ubuntu, para mudar para o Kubuntu.


E já agora, o KDE 4, se cumprir tudo o que promete vai ser um passo de gigante por parte do KDE..

Offline Manuela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • orkut
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2006, 15:13 »
Obrigada pelas respostas...

eu só queria saber o que fazem esses aplicativos tãaaaoooo úteis do KDE!!!
Estou perdendo tanto assim  usando gnome?


Já usei KDE, mas já faz algum tempo, quando eu usava Red Hat 7 no meu laboratório hehehe
Mas nem cheguei a me aprofundar muito nao, quase nada....

Ubuntu é mais animador rs...  8)

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2006, 17:34 »
Os aplicativos são para as mesmas coisas que os aplicativos que existem para o Gnome, mas na sua generalidade são melhores..

Por exemplo, o Amarok é um excelente music player, ao nivel do Winamp ou melhor até.. Já o Rythmbox é um player do mais basico que existe.

Com o K3B VS Gnome Baker é a mesma coisa, ambos servem para gravar CD's e DVD's, só que o K3B é muito superior..


Mas no fundo, o que fazes no KDE podes fazer no Gnome... E se não der, podes instalar as aplicações do KDE no Gnome sem problema nenhum.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2006, 18:15 »
Os aplicativos são para as mesmas coisas que os aplicativos que existem para o Gnome, mas na sua generalidade são melhores.. 
Mas no fundo, o que fazes no KDE podes fazer no Gnome... E se não der, podes instalar as aplicações do KDE no Gnome sem problema nenhum.
Falou! Eu uso o Ubuntu e nem porisso deixo de usar o k3b.
O que acontece é que embora prefira a interface KDE quando uso um outro Linux, o Suse por exemplo, mas, ao usar o SO da Canonical, eu prefiro o Gnome por achar mais bem resolvido.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2006, 18:34 »
Wikipedia: Gnome e KDE.

Tem uma explicação de cada ambiente desktop e umas imagens. Não dá para levar com base em uma ou duas imagens, o ideal é experimentar cada um deles e então ver o que você se adapta melhor. Se tiver espaço livre no seu HD, instale o KDE e faça suas próprias análises e conclusões. Na minha opinião, acho o KDE melhor. Mas isso varia de uma pessoa para outra.

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2006, 18:47 »
Só lembrando que as aplicações do KDE instaladas no Gnome ou vice versa ocupam bem mais espaço do que se fossem instaladas na sua interface gráfica nativa. Uma observação simples que pode ser útil para iniciantes.

Eu particularmente gosto mais do Gnome, mas uso vários programas destinados ao KDE (K3b, Ktorrent, ...) porque não gosto dos seus correspondentes no Gnome. GNU / Linux é sobretudo liberdade. Sinta-se livre para instalar a interface que mais lhe agrada. Mas não deixe de testá-las por preguiça ou comodismo. Outro fator que no meu ponto de vista pesa bastante no Ubuntu é que o Kubuntu é muito pouco documentado. Na verdade é bem documentado, mas ainda assim a documentação é pobre comparada à do Ubuntu.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2006, 18:51 »
Citar
Só lembrando que as aplicações do KDE instaladas no Gnome ou vice versa ocupam bem mais espaço do que se fossem instaladas na sua interface gráfica nativa. Uma observação simples que pode ser útil para iniciantes.
Mais espaço ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2006, 01:16 »
Sim. Mais espaço no HD, pois quando instala o programa tem que instalar junto as bibliotecas não-nativas.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2006, 05:15 »
Mas isso não é "em mais espaço do que se fossem instaladas na sua interface gráfica nativa", os programas pópriamente ditos ocupam o mesmo, as bibliotecas adicionais são as mesmas que seriam instaladas no KDE, por isso não percebi a lógica da observação.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: KDE e GNOME. Qual a diferença?
« Resposta #14 Online: 17 de Julho de 2006, 10:24 »
Se você, de fato, estiver interessada em conhecer a diferença entre os dois, eu te aconselharia a instalar o Ubuntu e Kubuntu na mesma máquina e testá-los por si mesma.

Se eu fosse me basear nas opiniões dos demais usuários para escolher entre Gnome e KDE, por certo teria ficado com o Gnome, mas não foi o que aconteceu, após testar os dois, tanto instalados juntos, como em instalações independentes.

Tive problemas de configuração em ambos e tudo foi resolvido em ambos. Hoje, após testar os dois (Ubuntu 4.10, 5.04 e 5.10 e Kubuntu 5.10 e 6.06) decidi, baseado no meu próprio feeling, pelo Kubuntu, por causa do KDE que, para mim , é bem superior ao Gnome. Isso é opinião pessoal e instransferível. Teste os dois e decida com base na sua própria experiência com cada um. :D

Os problemas que enfrentei foram todos por falta de conhecimento do sistema e estão todos resolvidos, à excessão da minha impressora, cujo modelo não tem suporte no Ubuntu e seus derivados. O resto funciona com total estabilidade. 8)

Há nessa história toda, paixões que dividem os usuários das duas interfaces, tal como acontece no mundo da fotografia com os usuários de Canon e Nikon, no futebol entre Corínthians e Palmeiras, loiras e morenas, e por aí vai...  ::)