Bem, não tem muito motivo pra sua rede não estar funcionando.
Vc consegue pegar a rede, consegue pegar IP por DHCP. Tá certo que eu ainda não entendi pq vc tem esse PC antes do roteador, mas se as outras máquinas funcionam nas mesmas condições, sua máquina também teria que funcionar.
Já tentou resetar o roteador?
que não tem motivo eu sei... isso tá fritando a cabeça...
não resetei e vou falar com o cunhado pra ver se isso vai afetar alguma conf.
a máquina servidora será usada pro envio de e-mails e foi essa configuração que eles criaram lá... creio que seja pra facilitar o acesso remoto do servidor! mas sei que dá pra configurar o roteador pra abrir IPs pra acesso remoto definindo porta e IP, só não quero mexer nisso... o q mata é o Win7 e o Mac funcionam sem fio na boa... o ubuntu deveria também... afnal ele configura mais fácil!
Eu queria só mexer no roteador e/ou no note pra conseguir acesso normalmente e nao me preocupar mais em ligar via cabo!
o IP por DHCP funciona via cabo e o roteador manda um IP na faixa de x.x.x.100 a x.x.x.199 pra usar via cabo.
Quando ligo no note com ubuntu por wi-fi ele pega um IP tipo x.x.x.165, gateway 192.168.0.1 (que é o mesmo usado no Win7 e no Mac) só que mesmo não sendo o ideal, ele não conecta sem fio.
Pelo pouco que entendo, penso que podem ser duas coisas:
1- conflito do IP do Roteador (192.168.0.1) com o IP da placa de rede do servidor que sai pro roteador (192.168.0.1)
quando acesso do meu quarto via wireless, entro no config do roteador ao digitar esse endereço, quando acesso via cabo direto no roteador o mesmo IP, ele acessa um texto em HTML criado pra teste no servidor... e a internet funciona normal.
2- ou eu preciso mudar as configurações pra o roteador aceitar um IP via wi-fi mesmo que ele esteja na faixa de IPs via cabo (talvez deixar do 100 a 150) ou até tentar colocar um IP manual fora do range da LAN, tipo x.x.x.85 por exemplo? considerando que o Win7 que acessa via wi-fi é 192.168.0.2 IP Fixo e o Mac via wi-fi nunca olhei...
se eu mudar o IP do Roteador pra 192.168.
1.1deixar a máquina servidora como 192.168.
0.1definir o gateway dos notes que não conectarem automaticamente sem fio como 192.168.1.1
todos terão acesso e vai parar o conflito?