Autor Tópico: Como instalar pelo Wine o Msoffice 2007/2010 sem problemas, no Ubuntu 12.04  (Lida 56841 vezes)

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007/ 2010, sem problemas, no Ubuntu 10.10, 11.04, 12.04

Vá em Sistemas > Administração > Gerenciador de pacotes synaptic

(No Ubuntu 11.04 vá no botão do lado direito no menu ao desligar, no final,  Configurações do sistema > Sistema > Gerenciador de pacotes synaptic)

Na lupa, digite " wine " e clique nele e aplicar na barra de ferramentas e baixa e instala automaticamente.

Instalar o Winetricks baixando pelo Terminal do Ubuntu 10.10 após ter instalado o wine.

Abra o terminal (aplicativos>acessórios>terminal) (No Ubuntu 11.04 tecle Ctrl+Alt+T) e digite os seguintes comandos:

 8)  wget www.kegel.com/wine/winetricks
(No Ubuntu 11.04, já tem disponível o winetricks para instalar na central de programas do Ubuntu. caminho: vá no botão do lado direito no menu ao desligar, no final,  Configurações do sistema > Sistema > central de programas do Ubuntu e digite na lupa " winetricks " {sem as aspas} e procurar)

Logo a seguir a este comando terminar, digite:

 8)  sh winetricks msxml6 dotnet20 gdiplus riched20 riched30 vcrun2005sp1 allfonts

Este último comando tem muita coisa para fazer, por isso não se espante se o terminal ficar cheio de texto.

No Msxml 6.0 parser setup digite seu nome e a companhia next > install e finish

 ??? Atenção: Vão aparecer alguns instaladores em inglês. Fazer o habitual "Next, I agree, Next, Next". Vocês sabem.

Agora podem Instalar o Msoffice 2007 pelo cd (Para quem já tem o cd original como eu, que comprei o original e tenho quando a Microsoft lançou) direto no linux, sem problemas, clicando no setup, para quem necessita como eu, pois tenho planilhas de word com gráficos complexos que ao abrir no open office ou no broffice , ficam fora de esquadros até que efetuem essa correção, continuarei usando ele e temos livre arbítrio(significa: decisão dependente unicamente da vontade, opinião, faculdade de livre determinação da vontade humana).

 ::) Obs: oriento a instalar apenas o word e o excell no Ubuntu 10.10, quanto ao power point , instale o visualizador do PowerPoint Viewer no Aplicativos > Central de programas do Ubuntu > digite: " visualizador do PowerPoint " e instale e pronto, usufrua.

Disponível o CrossOver pro 7.0.0-1 i386 deb link para download: http://www.mediafire.com/download.php?gb734v2241cduxd

Disponível o CrossOver pro 9.0.0-1 i386 deb para as versões atuais 12.04 LTS adiante link para download: http://www.mediafire.com/?cc50o8e6zc2yk34
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Instalando o MS Office 2010 no Ubuntu 12.04

Emulador Windows?

Como todos sabemos o Wine (Wine Is Not Emulator) não é um emulador windows para linux, é a implementação de uma API do Microsoft Windows para UNIX, permitindo executar programas Windows nativamente por exemplo no Linux. Isso se deve ao fato de que as bibliotecas do Windows foram reimplementadas para UNIX, ou seja, Wine fundamentalmente é Windows para UNIX, porém não é emulador, muito menos é o Windows propriamente dito, é uma Camada de Compatibilidade, uma API desenvolvida para UNIX, é um tradutor que roda programas para Windows no UNIX. Uma curiosidade é que, nos seus antepassados, o Wine era chamado de WINdows Emulator, só depois foi incorporado o acrônimo recursivo

Ah, entendi! Mas como eu instalo o Wine?


Bom basta usar o terminal e deixar o linux fazer a magia acontecer:


$ sudo apt-get install wine

Ou então, procurar na Central de Programas do Ubuntu por “wine”, e clicar em instalar. ;)

Se por um acaso você não tem o repositório do Wine na sua máquina. Adicione usando o PPA e atualize o cache dos pacotes que você vai conseguir!

$ sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa

$ sudo apt-get update

Lembrando que para o MS Office Professional 2010 rodar, a versão do Wine precisa ser 1.3 ou superior. A atual versão do Wine é a 1.4. Após a instalação você pode verificar a versão através do comando:


$ wine --version


No meu caso mostrou no terminal “wine-1.4″.


Beleza! E agora, como eu instalo o Office 2010?

1. Bom para instalar o Office 2010, é necessário antes instalar 2 DLLs e um pacote de fontes. Então, procure no Dash e abra o “Winetricks“, escolha a opção “Select the default wineprefix” e depois a opção “Install a windows DLL or component“, marque e instale as seguintes DLLs: dotnet20 e msxml6. Depois de baixar e instalar, é necessário instalar o corefonts, através do caminho “Select the default wineprefix” e “install a font“.

2. Não basta só instalar, é necessário configurar o msxml6, procure no Dash o aplicativo “Configurar o Wine“. Seleciona a aba “Bibliotecas“, selecione o *msxml6, clique em [Editar...] selecione “Nativa (Windows)” e aplique as configurações.

3. Instale normalmente o Office 2010, como se estivesse instalando o Windows. Lembrando que você pode utilizar uma ISO ou CD, ou pode ter os arquivos de instalação, se não abrir o setup.exe, mude as permissões para “Permitir a execução do arquivo como um programa” e defina o programa padrão para abrir exe como o “Carregador de aplicativos Windows Wine“. E abra novamente.

4. Volte para o winecfg (Configurar o Wine), e vá em [Adicionar] as “Bibliotecas”, inclua o riched20 e o gdiplus, e não esqueça de [Editar...] ambos para ”Nativa (Windows)“.

5. Verifique se consegue abrir o Word, Excel e Powerpoint.


Site de referência: Vinícius Rodrigues, Dica visual


Espero ter ajudado o pessoal nesse Fórum que tem me ajudado em muito ao usar o Ubuntu, pois sou leigo nele ainda.

Atenciosamente,

abraço a todos e espero ter ajudado alguém.

Para os Iniciantes, como eu, links para solucionar problemas rapidamente.
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 17:26 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 16 de MAR?O de 2011, 19:14 »
O playonlinux ja vem todo configurado pra instalar o office no ubuntu

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #2 Online: 16 de MAR?O de 2011, 21:19 »
Não estou disposto a comprar uma licença do Office 2007, tendo o novo LibrOffice / BrOffice atendido todas as minhas necessidades até o momento.

Fico até triste quando encontram essas soluções, pois assim torna-se mais difícil a pessoa se livrar do software proprietário. Mas não condeno quem usa.

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #3 Online: 17 de MAR?O de 2011, 17:11 »
Não estou disposto a comprar uma licença do Office 2007, tendo o novo LibrOffice / BrOffice atendido todas as minhas necessidades até o momento.

Fico até triste quando encontram essas soluções, pois assim torna-se mais difícil a pessoa se livrar do software proprietário. Mas não condeno quem usa.

Amigo, a palavra liberdade se aplica ao uso de aplicativos também. Eu apoio o software livre sim mas seu eu quiser ou precisar de um soft proprietário pago em qualquer SO comprarei também. Isso se chama opção de escolha. Se vc não esta disposto a comprar alguma licença de algum programa isso serve pra voce, não quer dizer q todos deveriam seguir seu critério.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #4 Online: 18 de MAR?O de 2011, 00:42 »
Claro, a pessoa é livre para comprar. Eu disse que não condeno. Só não serei favorável ao uso do pirata. Quer usar software proprietário, use dentro da legalidade. Inclusive não adianta nada a pessoa dizer que usa Ubuntu, se usa um software pirata na sua máquina.

Mas o que eu costumo mostrar para todos é que há opções livres, que não custam nada, e que suprem as necessidades de 99% dos usuários.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #5 Online: 18 de MAR?O de 2011, 01:48 »
Claro, a pessoa é livre para comprar. Eu disse que não condeno. Só não serei favorável ao uso do pirata. Quer usar software proprietário, use dentro da legalidade. Inclusive não adianta nada a pessoa dizer que usa Ubuntu, se usa um software pirata na sua máquina.

Mas o que eu costumo mostrar para todos é que há opções livres, que não custam nada, e que suprem as necessidades de 99% dos usuários.

Nas minhas necessidades o LibreOffice Calc server perfeitamente. Só vejo que para algumas pessoas ele ainda fica atraz do MS Office.

Offline Deus Ex Machina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #6 Online: 21 de MAR?O de 2011, 11:08 »
Queria mesmo era uma solução para o office 2010, acabaria com o porre de máquina virtual.

Já catei tudo e nada ainda. A MS está decidida a não me deixar usar o office 2010 no linux. Saco!
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Offline thiaguinhonery

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Toda habilidade desenvolve-se com a pratica...
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #7 Online: 25 de MAR?O de 2011, 08:28 »
Uma duvida, o que é esse "Msxml 6.0" no tutorial??
Usuário do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot 32bits e satisfeito.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #8 Online: 31 de MAR?O de 2011, 20:11 »
Uma duvida, o que é esse "Msxml 6.0" no tutorial??

É o complemento indispensável para instalar o Ms Office, que é uma atualização de segurança.

Todos os Ms Office da microsoft são obrigados, de praxe, ter ele instalado no seu computador, senão o Ms Office não instala...Blz
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2011, 20:15 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline luabsilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2011, 09:58 »
Claro, a pessoa é livre para comprar. Eu disse que não condeno. Só não serei favorável ao uso do pirata. Quer usar software proprietário, use dentro da legalidade. Inclusive não adianta nada a pessoa dizer que usa Ubuntu, se usa um software pirata na sua máquina.

Mas o que eu costumo mostrar para todos é que há opções livres, que não custam nada, e que suprem as necessidades de 99% dos usuários.
Galera bom dia!!!
Estou estudando (muito) para trabalhar com programação e digo logo de cara: não é fácil fazer um software de qualidade!!! e não é barato também...
Acho que se você quer usar um software pago, tem todo direito desde que pague por ele... alguém ralou para cria-lo!

Offline Guilherme Schvarcz Franco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #10 Online: 13 de Abril de 2011, 13:12 »
Claro, a pessoa é livre para comprar. Eu disse que não condeno. Só não serei favorável ao uso do pirata. Quer usar software proprietário, use dentro da legalidade. Inclusive não adianta nada a pessoa dizer que usa Ubuntu, se usa um software pirata na sua máquina.

Mas o que eu costumo mostrar para todos é que há opções livres, que não custam nada, e que suprem as necessidades de 99% dos usuários.

40% das necessidades.....

Concordo em apoiar as iniciativas livres e tals, mas na minha opnião o OpenOffice está (muito) longe de superar o office. Com a versão libre, tu nao consegue fazer controle de alterações, desenhar formas mais complexas de maneira rápida, aplicar estilos legais pré-definidos para aquele trabalho de ultima hora, a navegação é bem mais "suja"(não digo complicada), os comentarios não ficam registrados por quem os fez..... N coisas.........

O ubuntu passa o windows em milhas, para mim, mas por exemplo: Estou fazendo um artigo em equipe. Como mais de uma pessoa poderia ter controle sobre o documento, saber o q cada um escreveu e o que esteve fazendo utilizando o openoffice???

A grande jogada nesse tipo de ferramenta é a cooperatividade, olhe o google docs, por exemplo. Uma iniciativa recente na  área e que logo expressa todos os ancios das ferramentas de escritório, totalmente cooperativo!! Você pode ver aonde outro usuário está trabalhando no mesmo documento no mesmo momento que o esta fazendo, ver o resultado das alterações e até conversar com ele para chegarem a um concenso do q está sendo feito!

O openoffice ainda está na era de trabalho individual e unitário, la no começo da informatica onde os computadores nao trabalhavam em redes e os documentos eram utilizados e revistos somente por um usuário.

O office está no meio termo e isso que me faz querer instala-lo no meu linux.

O googleDocs tem ótimas ferramentas de cooperatividade e é free,  no entanto as ferramentas de edição de fato deixam a desejar, tornando a solução anterior a melhor media do mercado...


PS: Ainda tentando instalar no linux...
-------------------------------------------------------
Guilherme Schvarcz Franco
   Severino da UNIFRA.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2011, 14:04 »
argumentar que o processador de texto do libreoffice ñ satisfaz p/ desenho
p/ mim é inaceitável, pois desde sempre lugar de desenho ñ é em processadores de textos

se eu tivesse um funcionário que que me viesse c/ tal peróla, eu o demitia na hora.

bem falou o colega jkmsjq - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,78590.msg448363.html#msg448363

qto a estilos de textos, o libreoffice dá muito bem conta do recado, e é bom lembrar que aplicação de estilo de texto, significa usar rotinas de programação especificas de um programa, dai a incompatibilidade.

se a microsoft usasse o formato aberto odf - isso poderia ser mudado, mas isso ñ vai acontecer.

o único adendo que faço sobre o libreoffice é sua ferramenta de banco de dados, aí sim ñ tem como comparar ao ms-access

mas no resto o libreoffice é superior em tudo desde os tempos em que ele era o staroffice, de uma empresa alemã.

ainda sobre o excelente google docs, outro dia notei uma franca evolução de fórmulas da sua planilha
o processador de texto, ainda acho cru em termos de configuração de estilos de textos

hj ms-office é outra coisa que dispenso e ñ recomendo.
« Última modificação: 13 de Abril de 2011, 14:08 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #12 Online: 13 de Abril de 2011, 21:40 »
argumentar que o processador de texto do libreoffice ñ satisfaz p/ desenho
p/ mim é inaceitável, pois desde sempre lugar de desenho ñ é em processadores de textos

se eu tivesse um funcionário que que me viesse c/ tal peróla, eu o demitia na hora.

bem falou o colega jkmsjq - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,78590.msg448363.html#msg448363

qto a estilos de textos, o libreoffice dá muito bem conta do recado, e é bom lembrar que aplicação de estilo de texto, significa usar rotinas de programação especificas de um programa, dai a incompatibilidade.

se a microsoft usasse o formato aberto odf - isso poderia ser mudado, mas isso ñ vai acontecer.

o único adendo que faço sobre o libreoffice é sua ferramenta de banco de dados, aí sim ñ tem como comparar ao ms-access

mas no resto o libreoffice é superior em tudo desde os tempos em que ele era o staroffice, de uma empresa alemã.

ainda sobre o excelente google docs, outro dia notei uma franca evolução de fórmulas da sua planilha
o processador de texto, ainda acho cru em termos de configuração de estilos de textos

hj ms-office é outra coisa que dispenso e ñ recomendo.

Cada um tem suas necessidades. É por isso que é um softwares livre. Todos tem o direito de serem livres e escolherem  o que lhe convem para melhor. Não se esqueça que software livre não foi feito para ser concorrente ou superior ou inferior, mas sim suprir as necessidades de cada um que precise ou você ainda não prestou atenção nesse vídeo do próprio autor  dizendo isso, naquela simples oração que se espalhou pelo mundo afora e continua até hoje em dia, hein !!!.......Link do vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=3sKkUSRhAAU

Fora o que diz o código de conduta dos Ubunteiros né, amigo.
« Última modificação: 13 de Abril de 2011, 22:42 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline cros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar outros, no Ubuntu 10.10
« Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2011, 11:28 »
Com relação ao Office eu prefiro o Open office até no windows...

Mas gostaria de umas informações sobre algum micro aplicativos para windows que quero rodar no Kubuntu 10.10
Quando instalei o wine foi barbada, então coloquei alguns micro-aplicativos que uso no windows dentro de um diretori, no caso escolhi o opt que estava vazio.

Uso facilmente o IrfanView, agora a pouco coloquei o SuperCat, mas não estou conseguindo usar o Bulk Rename e principalmente o 1by1, alguém tem alguma dica?
LinuxMint 14
CCE Core i3

Offline Guilherme Schvarcz Franco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
« Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2011, 09:07 »
Apenas para dar um retorno, já que vi alguns outros topicos abordando assuntos semelhantes, funcionou perfeitamente!

As primeiras vezes que estava instalando, utilizando a configuração default do instalador do office, estava dando problema. Entao resolvi configurar, retirei aquela pilha de programas q nunca utilizamos(griive, access e afins) e os demais, instalei na opção completa no computador(excel, powerpoint, word e firulas)

Sweet!!! Funcionando perfeitamente no meu ubuntu 10.10(ntebook) E no 10.04(um desktop).


Adeus dual boot!!!!!!

Muito obrigado Edvaldo Cruz!!!!


Abraço a todos.
-------------------------------------------------------
Guilherme Schvarcz Franco
   Severino da UNIFRA.