Autor Tópico: Tentando entender Gnome 3 e Unity.  (Lida 111440 vezes)

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #30 Online: 21 de MAR?O de 2011, 08:27 »
Pintinho

excelente sua comparação entre os 3 desktops,
ainda não testei o gnome3/shell e o unity muito pouco quando instalei o ubuntu 10.10 no netbook, não me acostumei e tirei ele rapidinho, mas por tudo que tinha lido achava que o unity seria realmente  a melhor escolha, porem lendo o tópico me parece que não será bem assim pois o gnome3/shell tem suas qualidades, ou seja duvida instalada em minha cabeça.

agora a pergunta que não quer calar

qual o consumo de ram nestes 3 desktops [gnome2 x gnome3/shell x unity]
no gnome 2 sabemos que com 512mb dá para trabalhar bem e nos outros dois como é a coisa?

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #31 Online: 23 de MAR?O de 2011, 19:48 »
Oi abdo,

Ainda não fiz essa comparação.
No momento estou em viagem de trabalho mas assim que for possível farei o teste.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #32 Online: 31 de MAR?O de 2011, 13:08 »
Tô botando fé nesse gnome 3, vai ficar muito bom!!!!! mas me diga uma coisa, pq o video q eu vi está mt diferente do seu? o video eh esse:
http://www.youtube.com/watch?v=-tIJv3OHpjs
se souber me responda pf ok
Rafael


Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #33 Online: 31 de MAR?O de 2011, 20:14 »
Muito boa a análise do Pintinho, mas eu não concordo com ele sobre a facilidade de se acessar as janelas no gnome-shell. Acho que ele está comparando coisas heterogêneas. Se é possível visualizar 20 janelas no gnome-shell, por outro lado não é possível trabalhar com os aplicativos dessa maneira, de tal modo que você tem que escolher uma e esconder todas as outras. Isso não ocorre nas outras duas interfaces, nas quais é possível trabalhar com um aplicativo e não perder de vista todos os outros que estão abertos, ainda que não seja com miniaturas, mas com botões. Aliás, não poder visualizar os outros aplicativos enquanto trabalha em um é o que me afasta já de início do gnome-shell.

De qualquer forma, foi muito esclarecedora a explicação.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #34 Online: 01 de Abril de 2011, 07:14 »
Tô botando fé nesse gnome 3, vai ficar muito bom!!!!! mas me diga uma coisa, pq o video q eu vi está mt diferente do seu? o video eh esse:
http://www.youtube.com/watch?v=-tIJv3OHpjs
se souber me responda pf ok
Rafael

Não tenho a menor idéia sobre eese vídeo que vc mostrou.
O Gnome 3 aqui é o do Fedora que já adotou o mesmo na versão 15.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #35 Online: 01 de Abril de 2011, 07:41 »
Muito boa a análise do Pintinho, mas eu não concordo com ele sobre a facilidade de se acessar as janelas no gnome-shell. Acho que ele está comparando coisas heterogêneas. Se é possível visualizar 20 janelas no gnome-shell, por outro lado não é possível trabalhar com os aplicativos dessa maneira, de tal modo que você tem que escolher uma e esconder todas as outras. Isso não ocorre nas outras duas interfaces, nas quais é possível trabalhar com um aplicativo e não perder de vista todos os outros que estão abertos, ainda que não seja com miniaturas, mas com botões. Aliás, não poder visualizar os outros aplicativos enquanto trabalha em um é o que me afasta já de início do gnome-shell.

De qualquer forma, foi muito esclarecedora a explicação.

Concordo em parte porque no Unity para visualizar os outro aplicativos é preciso levar o mouse até o canto superior esquerdo da tela, o que é o mesmo que tem de ser feito no Gnome 3.
Na verdade a minha implicância com  Unity é pela barra lateral (dock).
Acho ela muito grande com ícones exagerados e aparentemente não tem como mudar. A do Gnome 3 me agrada mais.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #36 Online: 01 de Abril de 2011, 08:07 »
"Na verdade a minha implicância com  Unity é pela barra lateral (dock).
Acho ela muito grande com ícones exagerados e aparentemente não tem como mudar. A do Gnome 3 me agrada mais."

Também não gosto, mas vou deixar no modo oculto.

obs : Dá para configurar a barra, vi neste vídeo:   
http://www.youtube.com/watch?v=oFCnNs8jbgw
« Última modificação: 01 de Abril de 2011, 14:52 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #37 Online: 01 de Abril de 2011, 14:29 »
Muito boa a análise do Pintinho, mas eu não concordo com ele sobre a facilidade de se acessar as janelas no gnome-shell. Acho que ele está comparando coisas heterogêneas. Se é possível visualizar 20 janelas no gnome-shell, por outro lado não é possível trabalhar com os aplicativos dessa maneira, de tal modo que você tem que escolher uma e esconder todas as outras. Isso não ocorre nas outras duas interfaces, nas quais é possível trabalhar com um aplicativo e não perder de vista todos os outros que estão abertos, ainda que não seja com miniaturas, mas com botões. Aliás, não poder visualizar os outros aplicativos enquanto trabalha em um é o que me afasta já de início do gnome-shell.

De qualquer forma, foi muito esclarecedora a explicação.

Concordo em parte porque no Unity para visualizar os outro aplicativos é preciso levar o mouse até o canto superior esquerdo da tela, o que é o mesmo que tem de ser feito no Gnome 3.

Na verdade a minha implicância com  Unity é pela barra lateral (dock).
Acho ela muito grande com ícones exagerados e aparentemente não tem como mudar. A do Gnome 3 me agrada mais.

Ué, mas na barra lateral não ficam os aplicativos abertos, ou eu entendi errado?

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #38 Online: 01 de Abril de 2011, 23:25 »
Muito boa a análise do Pintinho, mas eu não concordo com ele sobre a facilidade de se acessar as janelas no gnome-shell. Acho que ele está comparando coisas heterogêneas. Se é possível visualizar 20 janelas no gnome-shell, por outro lado não é possível trabalhar com os aplicativos dessa maneira, de tal modo que você tem que escolher uma e esconder todas as outras. Isso não ocorre nas outras duas interfaces, nas quais é possível trabalhar com um aplicativo e não perder de vista todos os outros que estão abertos, ainda que não seja com miniaturas, mas com botões. Aliás, não poder visualizar os outros aplicativos enquanto trabalha em um é o que me afasta já de início do gnome-shell.

De qualquer forma, foi muito esclarecedora a explicação.

Concordo em parte porque no Unity para visualizar os outro aplicativos é preciso levar o mouse até o canto superior esquerdo da tela, o que é o mesmo que tem de ser feito no Gnome 3.

Na verdade a minha implicância com  Unity é pela barra lateral (dock).
Acho ela muito grande com ícones exagerados e aparentemente não tem como mudar. A do Gnome 3 me agrada mais.

Ué, mas na barra lateral não ficam os aplicativos abertos, ou eu entendi errado?

Vinicius,
Como bem lembra o velho deitado : da discussão nasce a luz...e, como a intenção é apenas comparar :
Tanto no Unity quanto no Gnome 3 (como tbém no Gnome 2) se há janelas abertas mas não maximizadas e alguém trabalha com elas assim, é preciso organizá-las dentro da área de trabalho, do contrário vira uma verdadeira zorra.
No caso do Unity se não há nenhuma janela maximizada ou sobreposta à barra lateral esta permanece visível ( no Gnome 3, não).
Quando há uma janela maximizada, tanto no Unity quanto no Gnome 3, as barras se ocultam e para acessar um determinado aplicativo é preciso em ambos levar o mouse até o canto superior esquerdo da tela para que reapareçam a barra do Unity e/ou as janelas do Gnome 3.
Como a moda agora é vídeo fiz outros dois para recapitular essa questão.
O vídeo do Unity mostra tbém como modificar a opacidade do painel superior e alterar o tamanho dos ícones da barra - obrigado ao Ioca100 pela dica.  
Agora fiquei mais satisfeito e só falta descobrir um meio de levar a barra para a parte inferior do desktop que na minha opinião é onde ela deve ficar.  
Unity
Gnome 3
« Última modificação: 01 de Abril de 2011, 23:33 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #39 Online: 01 de Abril de 2011, 23:46 »
Muito obrigado pelos esclarecimentos, Pintinho. Bom, mesmo ambos escondendo o que está aberto com as janelas maximizadas, acho que prefiro o Unity por você poder configurar para não ocultar a barra lateral nunca.

Offline knightofgod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #40 Online: 02 de Abril de 2011, 08:01 »
Parabéns pintinho muito esclarecedor sua comparação, eu achei o gnome 3 muito mais bonito que o unity e as funcionalidades achei muito parecidas, vocês acham que esta chegando o fim dos docks ou eles vão continuar usuais nesses sistemas?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #41 Online: 02 de Abril de 2011, 08:34 »
Parabéns pintinho muito esclarecedor sua comparação, eu achei o gnome 3 muito mais bonito que o unity e as funcionalidades achei muito parecidas, vocês acham que esta chegando o fim dos docks ou eles vão continuar usuais nesses sistemas?
Dock tipo Mac(inferior) não precisa , a barra do Unity já é um dock.
Usuário Linux- 449417

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #42 Online: 02 de Abril de 2011, 12:21 »
Parabéns pintinho muito esclarecedor sua comparação, eu achei o gnome 3 muito mais bonito que o unity e as funcionalidades achei muito parecidas, vocês acham que esta chegando o fim dos docks ou eles vão continuar usuais nesses sistemas?

Obrigado!
No presente momento o Unity está largando na frente devido a sua maior facilidade de personalização (vídeo mais atual aqui do tópico)
Eu não acredito que o Gnome 3 fique para trás. Estou testando aqui o do Fedora 15 alfa e a cada atualização tem sempre uma novidade.
Vou esperar um pouco mais para fazer um novo vídeo do Gnome 3.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #43 Online: 02 de Abril de 2011, 13:44 »
Uma dúvida que tenho, o correto não seria:

Tentando entender Gnome Shell e Unity ao invés de Tentando entender Gnome 3 e Unity?

Gnome 3 não seria a nova versão do gnome, ou seja, uma atualização do gtk para uma versão 3 ou algo assim e tanto o Gnome Shell e o Unity usariam Gnome 3?
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #44 Online: 03 de Abril de 2011, 00:13 »
Uma dúvida que tenho, o correto não seria:

Tentando entender Gnome Shell e Unity ao invés de Tentando entender Gnome 3 e Unity?

Gnome 3 não seria a nova versão do gnome, ou seja, uma atualização do gtk para uma versão 3 ou algo assim e tanto o Gnome Shell e o Unity usariam Gnome 3?

Para tentar responder :
Instalei o Gnome Shell no Ubuntu 10.10 e fiz dois vídeos  : o primeiro com o Gnome Shell ainda pelo Terminal e o segundo com ele como padrão do Maverick.
Vídeo 1.
Vídeo 2.

Aproveito para incluir um   outro vídeo do Gnome 3 do Fedora com algumas novidades que encontrei pricipalmente sobre os botões das janelas.
« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 00:33 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog