Autor Tópico: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64  (Lida 8005 vezes)

Offline Douglasddr8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Online: 27 de Fevereiro de 2011, 23:22 »
Olá pessoal, estou tendo um problema simples com o Ubuntu 10.10 e o seus anteriores(10.04/9.10) é que eu uso internet via rádio, tenho uma antena conectada por meio do cabo coaxial a um adaptador com chipset ralink ta aqui o link do produto: http://www.oiwtech.com.br/produtos/equipamentos/oiw_2402usg/ . Bom o problema é que no Windows q eu usava, a navegação é mais rapida e no Ubuntu isso nao acontece, ele fica se amarrando, péssima mesmo, mas o adaptador é reconhecido normalmente. Como eu disse ele até conecta e navega normal so que lenta, é assim em todas as versoes q tenho 9.10/10.04/10.10amd64 fica ruim abandonar o windows se a navegação é lenta desse jeito. Alguem sabe o que pode ser, algum problema de configuraçao ou semelhante?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 09:20 »
Há vários tópicos aqui no fórum sobre lentidão de navegação. Chegou a ler algum?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 09:49 »
Essa sua internet via rádio é direta ou tem algum tipo de autenticação? Ou é pppoe?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Douglasddr8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 09:54 »
Há vários tópicos aqui no fórum sobre lentidão de navegação. Chegou a ler algum?
Sim, sim. Só que eles diferenciam um pouco do meu problema, às vezes é o hardware nao reconhecido, configuração errada...e no meu caso nao, o adaptador funciona normalmente só que a navegação é muito lenta, e diferencia entre os access points porque em alguns eu consigo navegar de forma lenta mas consigo, em outros recebo o erro-Time Out- e nenhuma página carrega. To achando que é o provedor.

Offline Douglasddr8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 09:57 »
Essa sua internet via rádio é direta ou tem algum tipo de autenticação? Ou é pppoe?
Olha tem uma autenticação sim, no inicio era por chave de criptografia, depois eles implementaram uma pagina de login, que vc so tem acesso a rede depois de colocar Login e senha, essa pagina registra seus dados de trafego alem de mudança de senha e serviços relacionados ao provedor, como pagamento por exemplo. Em relação a pppoe, eu não tenho ideia do que seja. >:]

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 10:11 »
Vc pode estar com problemas de DNS, dá uma olhada aqui:

Citar
http://sidserra.phpnet.us/dns.htm

ou aqui:

Citar
http://sidserra.blogspot.com/2011/01/usando-o-namebench.html

Vc pode também estar com problemas de MTU, aí é "outros quinhentos", hehehehe...

Essa sua internet via rádio é direta ou tem algum tipo de autenticação? Ou é pppoe?
Olha tem uma autenticação sim, no inicio era por chave de criptografia, depois eles implementaram uma pagina de login, que vc so tem acesso a rede depois de colocar Login e senha, essa pagina registra seus dados de trafego alem de mudança de senha e serviços relacionados ao provedor, como pagamento por exemplo. Em relação a pppoe, eu não tenho ideia do que seja. >:]
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 10:20 »
Ou ainda com problema por conta de IPv6 indevidamente ativado...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 10:23 »
também tem esse lance do ipv6, posta aqui o conteúdo que aparecer do comando "sudo ifconfig" digitado no Terminal.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Douglasddr8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 10:51 »
haushuashuas o que quer dizer "outros quinhentos" ?

Offline Douglasddr8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 11:03 »
também tem esse lance do ipv6, posta aqui o conteúdo que aparecer do comando "sudo ifconfig" digitado no Terminal.
Aqui está:

eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:1d:7d:e1:f5:4f 
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
          IRQ:43 Endereço de E/S:0x6000

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:68 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:68 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:4426 (4.4 KB) TX bytes:4426 (4.4 KB)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:08:9f:82:91:a3 
          inet end.: 175.0.0.37  Bcast:175.0.0.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::208:9fff:fe82:91a3/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:2533 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:1574 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:986966 (986.9 KB) TX bytes:253613 (253.6 KB)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 11:21 »
haushuashuas o que quer dizer "outros quinhentos" ?
Quer dizer que se for o MTU, o problema não está no seu computador, mas vc vai ter que se virar pra contornar.

Citar
wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:08:9f:82:91:a3
          inet end.: 175.0.0.37  Bcast:175.0.0.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::208:9fff:fe82:91a3/64 Escopo:Link
Eu sou capaz de botar dinheiro em afirmar que esse endereço "175.0.0.37" não é registrado. Mas não deve ser por isso, a lentidão.

Tente desativar o IPv6 no navegador, abrindo a janela "about:config" (prometa que será cuidadoso) e ativando o controle "network.dns.disableIPv6".

Desative também no sistema, com o comando

sudo sysctl net.ipv6.conf.all.disable_ipv6=1

Não reinicie o sistema antes de testar, pois este último comando não é permanente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Douglasddr8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #11 Online: 02 de MAR?O de 2011, 20:13 »
Sim testei isso também, e consegui um pequeno aumento quando inseri o DNS na configuração da rede, mas nao vi nenhuma melhora na desabilitação do ipv6.
o DNS eu  mudei pra "somente para dhcp automatico" e coloquei "dns primario:8.8.8.8, secundario: 8.8.8.4" consegui um pouco de velocidade assim. Mas aproposito, as vezes a velocidade fica incrivel, tem paginas q carregar quase instantaneamente e minha net é de 300k e que na verdade nao chega á isso, mas depois de alguns minutos começa a ficar meio que travado e volta à lentidão novamente, demora pra conectar, mas quando conecta a pagina carrega rapido, isso nem sempre acontece so a maioria das vezes. No windows fica normal algumas vezes demora pra carregar mas a resposta mostrada da barra de status no windows mostram que a pagina esta chegando e no ubuntu fica só localizando www.______.com.br.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #12 Online: 03 de MAR?O de 2011, 00:09 »
Vc tem problemas com figuras ou downloads grandes?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Douglasddr8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #13 Online: 05 de MAR?O de 2011, 00:46 »
Vc tem problemas com figuras ou downloads grandes?

Com downloads sim, com figuras não muito. Os downloads mesmo sendo a partir de 2mb começam estranhos, eles começam com aquele fôlego e depois começa a cair e travar, isso acontece tanto com downloads pelo navegador como também pelo apt-get. No caso do apt chega a aparecer inúmeros erros justamente pela lentidão na conexão que começa a travar, em grande parte downloads ficam à 2000/4000B/s (no apt), pelo navegador vai aos 30Kbp/s e depois caem pra 20 e travam levando horas pra baixar um simples arquivo de 5/10mb somente. No Windows tem aquela queda mas nunca trava e a queda nunca é de menos que 20Kbp/s. Alias se isso servir, quando eu clico nas informações de conexão do windows aparece como 54Mbp/s no Ubuntu 36Mbp/s e 24Mbp/s direto.



PS: Desculpa a demora pra responder, é que nao tinha requerido a notificação por email, lembrei de fazer isto.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Navegação muito lenta no Ubuntu 10.10 x64
« Resposta #14 Online: 05 de MAR?O de 2011, 01:10 »
Então pode ser o MTU.  Tente ajustar o MTU pra 1492, veja se melhora.

Sobre a taxa de conexão, é normal que ela mude conforme a qualidade do sinal. E o driver linux tem desempenho diferente do driver windows, então essas diferenças são esperadas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D