Autor Tópico: Dúvidas Começando no Linux  (Lida 4513 vezes)

Offline danielpt

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Dúvidas Começando no Linux
« Online: 15 de Fevereiro de 2011, 16:12 »
Pessoal é o seguinte, a um tempo atrás um amigo me falou do linux e tal, só que todos nós sabemos como o linux tem uma má fama entre os noobs,
emfim, demorei em por, pois eu estava com medo de ser aquilo que o pessoal sempre falava.

Quando botei, eu vi que o Linux (Ubuntu), foi o melhor Sistema Operacional que já usei, a janela dele, é muito bunita, o sistema de terminal, da pra
fazer muitas coisas legais lá, emfim fui usando, descobrindo várias coisas legais.
Só que tive que voltar para o Windows, pois meu irmão tinha acabado de chegar com o cd do GTA IV original, e ele queria porque queria jogar
e eu não concegui rodar no Wine, tentei com tudo, playonlinux, wine...

Certo, quando voltei para o Windows, eu realmente percebi que o Windows é um lixo perto do Linux mais tive que usa-lo para rodar o GTA IV.
Beleza, meu irmão zerou o GTA depois de algum tempo e eu botei o Linux denovo, usei, usei...
Quando eu entrei de férias comecei a ter tempo para jogar, foi ai que eu vi a incompatibilidade do Linux.
Grande parte do meus jogos não funcionavam que eu gostava de jogar, só que eu via videos no youtube, de pessoas que usam o Linux,
e conceguiram rodar, então eu acho que faltava algum bom tutorial pra executar jogos.

Alguns jogos que eu tentei rodar com o Linux, e não concegui, mais eu vi várias pesssoas que rodaram:
FarCry 2 (esse jogo eu fiquei meio brabo, porque no playonlinux tinha só o farcry 1, e no vídeo que eu vi, no playonlinux do cara tinha o 2,
mais a minha versão era a mais recente e não sei porque não tinha); GTA IV; Alguns jogos da LevelUp devido ao GameGuard.

Emfim tou querendo ir mais fundo dessa vez no Linux, e queria saber de vocês que são mais experientes, qual é  melhor linux para baixar,
e quais programas são essenciais para baixar logo depois de instalar o Linux, e a questão de jogos, que que eu posso fazer tem algum bom tutorial
para instalação de games?

Abraço.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2011, 17:41 por danielpt »
Yours, Dan.

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Dúvidas Começando no Linux
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 16:21 »
1) Melhor Linux: Ubuntu :P
2) Programas essenciais? Instale o pacote ubuntu-restricted-extras. O resto depende do uso.
3) Sobre jogos: Deixe o Windows em dualboot só pra jogos. Não adianta perder tempo para emular esses jogos mais modernos feito para Windows no Linux.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

bawlaw

• Visitante
« Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 16:30 »
1) Melhor Linux: Ubuntu :P
2) Programas essenciais? Instale o pacote ubuntu-restricted-extras. O resto depende do uso.
3) Sobre jogos: Deixe o Windows em dualboot só pra jogos. Não adianta perder tempo para emular esses jogos mais modernos feito para Windows no Linux.

boa..
hehe estava escrevendo um texto imenso para explicar a mesma coisa

o ubuntu é o melhor, simplicidade e inovação

Offline danielpt

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 16:56 »
é vou instalar o Ubuntu mesmo, na nova versão 10.10...
e criar um dual boot com o windows 7, vamo ver no que da :D

esse pacote ubuntu-restricted-extras ele instala quais programas?
Yours, Dan.

bawlaw

• Visitante
« Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 16:59 »
é vou instalar o Ubuntu mesmo, na nova versão 10.10...
e criar um dual boot com o windows 7, vamo ver no que da :D

nota: instale primeiro o windows e depois o ubuntu.. pra nao dar rolo :D

o windows pensa que é tudo pra ele e acaba com o Grub

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 17:01 »

Suporte à flash, mp3, java, fontes da microsoft, etc.

Offline danielpt

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 17:10 »

fontes da microsoft? eu perderia minha fonte do ubuntu? é a fonte mais perfeita que existe o

e como eu faço para instalar o windows e depois o linux sem dar rolo? tem algum tutorial bom aqui?
pois não posso perder meu d:, então no caso eu tenho que formatar o c: que é o atual windows, vou reinstala-lo porq
já ta com virus, manter a d: e criar mais uma pro linux, como eu fasso?
pois na hora da instalação do linux tem as partições e tem um negocio pra escolher que eu me perco, nfts algo assim tem várias..
Yours, Dan.

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 17:16 »

fontes da microsoft? eu perderia minha fonte do ubuntu? é a fonte mais perfeita que existe o

As fontes são as arial, verdana, etc.
São extremamente úteis para ver sites onde o desenvolvedor não estipulou uma fonte universal.

Offline danielpt

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 17:22 »
mais irá interferir na fonte do ubuntu no desktop e/ou em páginas com fonte "universal"?
Yours, Dan.

bawlaw

• Visitante
« Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 17:27 »
e como eu faço para instalar o windows e depois o linux sem dar rolo? tem algum tutorial bom aqui?
pois não posso perder meu d:, então no caso eu tenho que formatar o c: que é o atual windows, vou reinstala-lo porq
já ta com virus, manter a d: e criar mais uma pro linux, como eu fasso?
pois na hora da instalação do linux tem as partições e tem um negocio pra escolher que eu me perco, nfts algo assim tem várias..

1º - voce deve formatar a partição C, e instalar o windows nesta partição.

2º - instale o ubuntu (dei uma rapída pesquisada no forum a achei este topico que pode ajudar.. http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19226.0.html)

nesta hora que voce se confunde, voce escolha o EXT4   (NTFS é o padrao do windows)

bawlaw

• Visitante
« Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 17:29 »
mais irá interferir na fonte do ubuntu no desktop e/ou em páginas com fonte "universal"?

vai interferia apenas em algumas paginas da web,
e voce poderá escrever textos com letras como arial e times new roman.. o que é melhor para trabalhos.

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 17:31 »
Daniel, dá uma olhada aqui:

http://sidserra.phpnet.us

Se não abrir, vai aqui:

http://sidserra.blogspot.com

E parabéns pelo texto bem escrito, se não fossem os "emfim", "conceguiram" e "concegui" seria nota 10, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline danielpt

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 17:41 »
E parabéns pelo texto bem escrito, se não fossem os "emfim", "conceguiram" e "concegui" seria nota 10, hehehehe...

Hehe, valew...
Tenho essa mania do "emfim" mesmo rsrs...

Valew galera, todas minhas dúvidas foram sanadas, agradeço pelas respostas bem informativas, e rapidas hehe.

Abraço.
Yours, Dan.

Offline gustavopaulinno

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 15:54 »
Caro daniel,  é o seguinte... Sou novo com o Linux tbm e tenho dualboot aqui em casa Windows 7 e Ubuntu10.10 e fiz tudo só com um tutorial que não vai te deixar na mão se vc seguir conforme diz nele. No começo fiquei meio assustado, mas correu tudo bem.

Só pra te dizer, ainda não saí do Windows por conta da filha e esposa, mas em breve darei adeus ao Windows.

Esse é o link do tutorial
http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-10-maverick-meerkat

posta aqui se deu tudo certo.
gustavopaulinno