Autor Tópico: o cd não roda  (Lida 8872 vezes)

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
o cd não roda
« Online: 26 de Dezembro de 2010, 18:46 »
Meu pc tem o windows xp 1.50GHs - 1.96GB de RAM. Coloco o CD e reinicio o pc e nada. Vou em meu computador, abro o cd e nenhuma opção funciona. Tento instalar dentro do windows e vem uma mensagem dizendo que tem uma instalação interior que precisa ser desinstalada. Clico sim para desinstalar e recomeço tudo de novo e dá permissão negada. O que eu faço? Obrigada.

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2010, 18:53 »
O que eu consegui concluir é que vc esta tentando rodar/instalar o ubuntu, é isso?
Se for, para o cd rodar quando vc reinicia ou liga o computador, vc precisa primeiro entrar no setup (bios), e mudar a configuração para ele bootar primeiro pelo cd.
Bem acho que esse é o primeiro passo, tenta aí e se não conseguir posta aí pra gente poder te ajudar.
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2010, 19:04 »
Abri a pasta mas não sei onde entrar para mudar a configuração. Ou o diretório esta no meu computador e não no cd?

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2010, 19:10 »
Abri a pasta mas não sei onde entrar para mudar a configuração. Ou o diretório esta no meu computador e não no cd?
Para entrar no setup vc precisa pressionar uma determinada tecla durante a inicialização do computador.

Em alguns é a tecla <del> em outros é <f1> ou <f2>

quando vc ligar ele observe no canto inferior esquerdo da tela que ele te informa qual é a tecla a ser pressionada, depois que vc entrar no setup vai ter que procurar a opção que muda a ordem do boot, mas se vc nunca mexeu nisso ou não sabe como fazer, aconselho procurar por algum tutorial no google, pra poder fazer a coisa certa

vai no google e digita : como mudar opções de boot , por exemplo
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2010, 19:19 »
Eu fui no google mas é muito complicado mexer no bios. Se isto for apenas para que o pc reconheça o driver, acho que não precisa porque já fiz boot no windows com cd e deu certo.
Mas agradeço sua atenção. É que eu quero aprender na marra e daí fica difícil. Só me diz uma coisa, por favor: se eu tentar um linux mais antigo vc acha que pode dar certo? Nem sei fazer essas partições que dizem que precisa fazer às vezes. Talvez uma versão mais antiga não vá exigir muito. Que site é mais confiável para o download?

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2010, 19:36 »
Desisti. Vou dar um tempo. Obrigada pela ajuda, jfulber.

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2010, 19:42 »
Eu fui no google mas é muito complicado mexer no bios. Se isto for apenas para que o pc reconheça o driver, acho que não precisa porque já fiz boot no windows com cd e deu certo.
Mas agradeço sua atenção. É que eu quero aprender na marra e daí fica difícil. Só me diz uma coisa, por favor: se eu tentar um linux mais antigo vc acha que pode dar certo? Nem sei fazer essas partições que dizem que precisa fazer às vezes. Talvez uma versão mais antiga não vá exigir muito. Que site é mais confiável para o download?

Amiga vc esta misturando muito as coisas. Não tem nada a ver com driver, outra coisa que não entendi é vc dizer que já fez boot pelo windows, toda ves que vc inicia o computador vc faz boot , a questão é que vc inicia pelo hd e para fazer o computador iniciar pelo live cd vc precisa alterar no setup, não é dificil é só fazer direito seguindo um passo a passo de algum tutorial.

Ou vc pode instalar pelo wubi, que é uma forma de instala-lo dentro do windows, se vc fez isso e não deu certo , a primeira coisa é saber se este cd que vc esta usando esta bom e não com dados corrompidos.

Vai no site oficial : http://www.ubuntu-br.org/
ou então baixa o 10.04 nesse site: http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/download
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2010, 20:54 »
Laurici, não sei porque tanta confusão, pois no ubuntu tem a opção de particionar automaticamente. na hora de particionar o HD tem assim
instalar o sistema operacional lado a lado. aí depois de avançar, vc clica na barra e controla quanto vc quer o ubuntu reserve para sua instalação.
do jeito que vc colocou pra iniciar do cd do windows com o linux é igual. ele inicia e pede que escolha entre iniciar ou instalar.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2010, 22:45 »
cajaboy, alguma está errada aqui. Gravei outro CD do link que recebi do  jfulber. Reiniciei a máquina com a gaveta do driver aberta, ela fechou, apertei a tecla C (que foi a que apareceu no inicio do lado esquerdo inferior da tela negra) no inicio do sistema, mas nada aconteceu. O windows abriu normalmente e nem sinal do linux.
Mas o meu anti-virus Avira popped up informando que impediu o autorun para proteger meu pc. Só que eu não consigo desligar o anti-virus, porque ele se ativa quando o windows abre. Será que o problema está está sendo causado pelo anti-virus? Se for, vou ter que desinstalar e só reinstalar depois de resolver esta parte do linux, mas para isso tenho que ter a certeza de que ele é o causador de toda esta confusão.

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2010, 13:10 »
cajaboy, alguma está errada aqui. Gravei outro CD do link que recebi do  jfulber. Reiniciei a máquina com a gaveta do driver aberta, ela fechou, apertei a tecla C (que foi a que apareceu no inicio do lado esquerdo inferior da tela negra) no inicio do sistema, mas nada aconteceu. O windows abriu normalmente e nem sinal do linux.
Mas o meu anti-virus Avira popped up informando que impediu o autorun para proteger meu pc. Só que eu não consigo desligar o anti-virus, porque ele se ativa quando o windows abre. Será que o problema está está sendo causado pelo anti-virus? Se for, vou ter que desinstalar e só reinstalar depois de resolver esta parte do linux, mas para isso tenho que ter a certeza de que ele é o causador de toda esta confusão.


Laurici, este "C" que vc viu ao iniciar o computador provavelmente não é o que eu tinha falado antes, quando vc liga a maquina ainda enquanto ela esta fazendo aquela contagem de memória na tal "tela preta", aparece uma mensagem mais ou menos assim: <Press del to enter setup> ou <Press F2 to enter setup>, lembrando que essa mensagem pode variar de acordo com o fornecedor do seu bios.

Então quando vc ligar repare alguma mensagem parecida com isso que eu escrevi, dái vc aperta imediatamente a tecla em questão, se passar do tempo e ele começar carregar o windows, vc vai ter que reiniciar e começar de novo.

Esse é o primeiro passo para vc entar no setup , alterar a ordem de boot e finalmente conseguir dar boot pelo live cd.

Agora me tire uma dúvida: Como vc esta gravando no cd esse arquivo que vc baixou? (com qual programa e de que forma?)
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2010, 16:09 »
Gravei com o Nero. Aliás, eu nem precisei acessar o Nero. Ele apareceu em uma versão que eu não conhecia. Foi acionado assim que eu cliquei no Ubuntu. Agora, depois de tanto esforço, encontrei um tal de VM Virtual Box 4.0.0 setup para particionar o HD, mas quando tento instalar, a Microsoft alerta que o software que estou tentando instalar não passou no teste do logotipo da Microsoft...e mais baboseiras, e diz que vai desestabilizar o sistema.

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2010, 16:24 »
consegui parar a tela preta e está assim:
DEL=setup
F8=BOOT MENU
F12=NETWORBOOT
TAB=logo
O comando é DEL para a modificação ou vou direto no BOOT MENU?

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2010, 16:30 »
Gravei com o Nero. Aliás, eu nem precisei acessar o Nero. Ele apareceu em uma versão que eu não conhecia. Foi acionado assim que eu cliquei no Ubuntu. Agora, depois de tanto esforço, encontrei um tal de VM Virtual Box 4.0.0 setup para particionar o HD, mas quando tento instalar, a Microsoft alerta que o software que estou tentando instalar não passou no teste do logotipo da Microsoft...e mais baboseiras, e diz que vai desestabilizar o sistema.

Laurici, estamos tentando te ajudar da melhor maneira possível, mas como já disse antes vc esta misturando muito as coisas.

1) Vc precisa gravar ele com " imagem " de cd (mas acho que isso o nero já deve ter feito automaticamente, pelo que vc postou)

2) Virtual Box é uma forma de criar uma máquina virtual dentro do seu sistema atual, onde vc pode instalar outro sistema. Isso diminui a velocidade do computador principalmente se for meio antiguinho, e particularmente não recomendo que faça se não souber realmente como fazer.

Tudo se aprende, a internet esta aí para nos auxiliar, o google é nosso amigo basta fazer uma simples pesquisa que vc encontra "quase" tudo que esta procurando, existem ótimos tutoriais, video aulas, posts e matérias de praticamente tudo que quiser, basta ter disposição para ler e boa vontade para aprender que tudo é possível.

Todos nós precisamos constantemente pesquisar para resolvermos nossos problemas, até mesmo os mais experientes.

Mas no seu caso, vc esta deixando de lado a pesquisa e tentando fazer por conta própria algo que não sabe, queremos muito que vc use o ubuntu e goste dele, afinal ele é realmente muito bom, mas vc precisa começar um pouco mais de trás...

Tente fazer o que eu disse, siga um tutorial pra mudar a ordem de boot, aí vc vai conseguir iniciar pelo ubuntu direto do cd, poderá testar e ver se ele reconhece todos os seu hardware (placas de som, video, rede, modem,web cam, etc)

Feito isso vc poderá decidir por instala-lo no seu computador, sozinho ou em dual boot (que é o termo usado quando tem mais de um sistema operacional no mesmo disco rígido), com o windows

Mas para instala-lo vc tambem vai ter que seguir algum tutorial.

Lembre-se é mais fácil fazer do jeito que alguém que já fez esta ensinando, do que ficar quebrando a cabeça sozinha.
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2010, 16:33 »
consegui parar a tela preta e está assim:
DEL=setup
F8=BOOT MENU
F12=NETWORBOOT
TAB=logo
O comando é DEL para a modificação ou vou direto no BOOT MENU?

pode ir no boot menu.............é um atalho
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2010, 16:37 »

Ok, jfulber. Obrigada pelo puxão de orelha. Vou deixar dessa de querer por o carro na frente dos bois. Vou postar aqui cada coisa que eu fizer. Vou começar pela tela preta e o DEL.