Autor Tópico: o cd não roda  (Lida 8875 vezes)

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #15 Online: 27 de Dezembro de 2010, 16:45 »

Ok, jfulber. Obrigada pelo puxão de orelha. Vou deixar dessa de querer por o carro na frente dos bois. Vou postar aqui cada coisa que eu fizer. Vou começar pela tela preta e o DEL.

já que sua bios te dá a opção de boot menu, vai direto lá
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #16 Online: 27 de Dezembro de 2010, 19:26 »
jfulber, nem acredito...estou teclando do linux Ubuntu. Consegui com sua ajuda. Entrei no Boot Menu, selecionei cd/dvd, coloquei o CD gravado na gaveta e dei "enter". Pronto! Mas até eu entender que devia fazer tudo isso "simultâneamente" levou um tempo.
Agora estou com um problemão: Resolvi instalar o Ubuntu junto com o windows e agora não vejo onde está a opção de iniciar pelo windows. Pensei que haveriam dois ícones na área de trabalho e eu poderia optar por um, mas estou completamente perdida. Entrei na ajuda, mas está muito complicado. Parece que eu tenho que entrar no gnome (não sei onde fica) e digitar uns comandos. Achei tão complicado que resolvi voltar aqui e pedir mais um pouco da sua paciência para me ensinar um modo prático de iniciar pelo windows quando eu quiser.

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #17 Online: 27 de Dezembro de 2010, 21:27 »
jfulber, nem acredito...estou teclando do linux Ubuntu. Consegui com sua ajuda. Entrei no Boot Menu, selecionei cd/dvd, coloquei o CD gravado na gaveta e dei "enter". Pronto! Mas até eu entender que devia fazer tudo isso "simultâneamente" levou um tempo.
Agora estou com um problemão: Resolvi instalar o Ubuntu junto com o windows e agora não vejo onde está a opção de iniciar pelo windows. Pensei que haveriam dois ícones na área de trabalho e eu poderia optar por um, mas estou completamente perdida. Entrei na ajuda, mas está muito complicado. Parece que eu tenho que entrar no gnome (não sei onde fica) e digitar uns comandos. Achei tão complicado que resolvi voltar aqui e pedir mais um pouco da sua paciência para me ensinar um modo prático de iniciar pelo windows quando eu quiser.

Ufa!!! Que alívio, vc esta no ubuntu !!! Parabens.

Mas acho que vc instalou rápido demais...hehehe

Se vc tiver instalado de forma a ter um dual boot corretamente, quando vc ligar o micro logo após aquela terrível tela preta que vc usou pra ir pro boot menu, teria que aparecer a tela do grub, que é o gerenciador de boot do ubuntu.
É ele que te dá a ooção de escolher o sistema a ser usado, antes de vc entrar em qualquer um deles, entende?

Depois que vc já esta com o sistema rodando não tem como "pular" de um para o outro, vc precisaria reiniciar e escolher de novo qual sistema usar na tela do grub.

De dentro do ubuntu vc consegue acessar suas pastas do windows, desde que vc não tenha formatado a partição onde ele estava instalado...hehehe.... e não sei porque to com a impressão que vc fez isso!!!

Faz o seguinte: no canto de cima da sua tela tem um lugar escrito "locais" .
Clica nele que vai aparecer uma lista com todos os locais no seu disco, inclusive o windows se ele ainda estiver lá. Mas caso durante a instalação vc tenha usado as opções "padrão" e só clicando em avançar, tem uma grande chance de vc ter escolhido "usar o disco inteiro" e aí.....bye bye windows....só reinstalando ele de novo. Por isso que eu falei dos tais tutoriais, a instalação de um sistema é extremamente simples, porém extremamente complexa ao mesmo tempo, coisa de doido né? Depois que vc fizer uma vez nunca mais esquece, mas no começo é bravo mesmo....vc tá no caminho.

Se a tela do grub não tá aparecendo e nos "locais" vc não achou nada referente as suas pastas do windows, provavelmente terá que reinstalar ele, mas calma, pois se vc reinstala-lo do jeito certo, sem formatar a partição windows ( se é que vc deixou alguma partição livre, lembra dos tutoriais??? ), ele (windows), vai apagar o grub, daí vc já não vai mais ter acesso ao linux, mas tem como recupera-lo....mas vai ter que seguir as dicas de alguns colegas do fórum, tem alguns posts de como fazer isso aqui no fórum. Mas vamos por partes, primeiro descobre se o windows ainda ta aí ou se vc mandou ele pras cucuias...posta aí as novidades.
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #18 Online: 27 de Dezembro de 2010, 22:07 »
É....acho que apaguei mesmo.
Entrei em "locais" "computador" e não tem nada lá que lembre o windows.
Mas quando instalei o Ubuntu tinham duas opções: espaço da tarição ou espaço do disco e eu escolhi da partição pensando que ele iria dividir o espaço.
O pior é que eu não tenho o CD do windows. Meu pc foi formatado e o windows era pirata.
Não vai ter jeito mesmo, não é?
Postei outra pergunta pedindo ajuda porque não consegui desligar o Ubuntu. Ele pediu uma senha que eu esqueci e tive que desligar o pc da tomada.
Agora parece que vou ter que pagar para colocar o windows no pc. Tomara que o técnico instale tambem o linux, porque essa diversão está saindo muito cara rsrsrs.
Pelo menos vc me ajudou no que pode e teve muita paciência comigo. Só tenho que agradecer. Valeu!

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2010, 22:20 »
É....acho que apaguei mesmo.
Entrei em "locais" "computador" e não tem nada lá que lembre o windows.
Mas quando instalei o Ubuntu tinham duas opções: espaço da tarição ou espaço do disco e eu escolhi da partição pensando que ele iria dividir o espaço.
O pior é que eu não tenho o CD do windows. Meu pc foi formatado e o windows era pirata.
Não vai ter jeito mesmo, não é?
Postei outra pergunta pedindo ajuda porque não consegui desligar o Ubuntu. Ele pediu uma senha que eu esqueci e tive que desligar o pc da tomada.
Agora parece que vou ter que pagar para colocar o windows no pc. Tomara que o técnico instale tambem o linux, porque essa diversão está saindo muito cara rsrsrs.
Pelo menos vc me ajudou no que pode e teve muita paciência comigo. Só tenho que agradecer. Valeu!

Se vc tiver realmente formatado o windows, porque não experimenta brincar um pouquinho com o linux antes de gastar dinheiro pra colocar um windows pirata de novo?

Tudo que se faz no windows se faz no ubuntu também, e vc já mostrou que tem jeito pra fuçar.

Fuça um pouquinho que vc aprende bastante coisa, depois se infelizmente vc quiser colocar um windows pirata de novo, nem precisa pagar ninguém, na net tem como vc fazer o download do $$piratão$$...

Pra desligar ele dá uma olhada se acha um botão no canto de cima da tela que tem o desenho de um botão desligar, aí vc clica nele que vai aparecer a opção para desligar.

Se não tiver...vc posiciona o cursor do mouse em alguma area vazia desse canto superior da tela, que na verdade se chama painel, e clica com o botão direito do mouse vai aparecer algumas opções e vc clica em:
<adicionar ao painel> depois procura por <desligar> clica nele e depois em adicionar, pronto o botão desligar vai estar lá para facilitar pra vc
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #20 Online: 28 de Dezembro de 2010, 01:49 »
Oi jfulber, eu não quero pegar no seu pé, mas é que eu uso a impressora no meu trabalho e procurar em tutoriais vai ser desgastante. Vc poderia me dar as instruções de como fazer isso? São duas impressoras: uma HP deskjet all-in-one F4180 e uma lexmark x2690. Tenho os CDs de instalação.
Fico no aguardo de uma resposta sua.

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #21 Online: 28 de Dezembro de 2010, 02:32 »
Experimenta ligar a impressora com o Ubuntu inicializado. Ele não as reconheceu?

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #22 Online: 28 de Dezembro de 2010, 07:10 »
Experimenta ligar a impressora com o Ubuntu inicializado. Ele não as reconheceu?

Tenta isso que o colega disse e posta aí o que aconteceu

Oi jfulber, eu não quero pegar no seu pé, mas é que eu uso a impressora no meu trabalho e procurar em tutoriais vai ser desgastante. Vc poderia me dar as instruções de como fazer isso? São duas impressoras: uma HP deskjet all-in-one F4180 e uma lexmark x2690. Tenho os CDs de instalação.
Fico no aguardo de uma resposta sua.
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #23 Online: 28 de Dezembro de 2010, 21:36 »
Experimenta ligar a impressora com o Ubuntu inicializado. Ele não as reconheceu?

Não tive tempo para ligar as impressoras, Yarminish.
Até o Ubuntu pifou no meu pc. Hoje de manhã, qdo liguei o pc, o Ubuntu estava esquisito, com duas meias telas enormes, e como sempre, pediu uma senha que nunca lembro (não sei por que esta senha!). Daí, acabei estragando tudo porque tentei reinstalar o Ubuntu por cima do que já tinha e a instalação nunca se completava. Então alguém me emprestou um CD pirata do windows e eu tbm ão consegui instalar. Parece que ele formatou o hd, mas não sei porque razão a instalação não deu certo. Saí e comprei um laptop (antigo desejo). No laptop tem o windows seven. Amanhã vou tentar o Linux no pc.

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #24 Online: 29 de Dezembro de 2010, 22:22 »
dessa vez pede ajuda aqui passo a passo que a gente te ajuda, não var fazer nada precipitado não.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #25 Online: 03 de Janeiro de 2011, 20:30 »
Bem...resolvi mais um vez tentar instalar o ubuntu. Consegui chegar na fase "espaço da unidade alocada", onde se lê:
/dev/sda       
/dev/sda1       39374 MB   desconhecido
/dev/sda5        1731MB     0MB

Tem a opção "nova tabela de partição"  e "instalar"

Tem como alguém me ajudar a continuar? Aqui mesmo ou onde?
Obrigada.

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #26 Online: 03 de Janeiro de 2011, 21:28 »
"Nenhum sistema de raiz foi definido. Por favor corrija essa situação a partir do menu de particionamento"
Como definir?

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #27 Online: 04 de Janeiro de 2011, 08:20 »
Bom dia, baixa o livro ubuntu guia prático no link: http://www.baixaki.com.br/linux/download/ubuntu-guia-do-iniciante.htm

É pequeno com poucas páginas e bastante ilustração, ainda tem uma parte com tudo que vc precisa para particionar e instalar o ubuntu corretamente.

Em um primeiro momento não precisa ler inteiro (apesar de ser extremamente importante e ainda por cima é bem curtinho), procura a parte que mostra como instalar e manda ver...

até!!!
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #28 Online: 04 de Janeiro de 2011, 16:33 »
Fiz tudo direitinho, mas como aconteceu das outras vezes, a instalação pára e do lado de cima da barra de instalação está escrito "Pronto quando você..." (não aparece o restante da frase).
Não vou mexer até obter alguma ajuda. Vou esperar pelo menos uma hora.

Offline laurici

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: o cd não roda
« Resposta #29 Online: 04 de Janeiro de 2011, 16:42 »
Pronto. So faltava digitar uma senha que eu pensei que não ia precisar, porque tinha escolhido a opção"iniciar automáticamente" sem senha.