Autor Tópico: Gnome-Shell X Unity  (Lida 9669 vezes)

Offline Donkei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Gnome-Shell X Unity
« Online: 16 de Dezembro de 2010, 01:49 »
Enquanto rola a polêmica, ambas as interfaces estão sendo testadas na versão 10.10 pelos usuários e a pergunta que fica é... qual você acha melhor?

Eu particularmente não sei qual das duas demanda mais recursos e prejudica mais o desempenho como um todo, mas no quesito interface, o Unity parece ser mais objetivo, mais simples e menos poluído que o Gnome-Shell. Na verdade eu fiquei pouco tempo com o Gnome-Shell, para ser sincero achei aquilo horrível. Já no Unity, a queixa fica pela dificuldade de compatibilidade com os efeitos do Compiz e também por não possuir opções de customização. Quando o usuário puder customizar, colocando inclusive efeitos de transparência naquela barra cinza, ae as coisas vão ficar mais interessante.

Por enquanto estou preferindo o Unity mesmo e aprovo a escolha da Canonical. Agora é ver como as duas interfaces se desenvolvem.

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2010, 02:38 »
O verdadeiro problema da Canonical nos últimos tempos é pôr nos ubuntus, sistemas de uso diário, softwares ainda extremamente verdes, novos. Ora disto resulta que esses softwares sejam pobres em opções, em personalizações. o unity é um deles, mas não é único, basta olhar por exemplo para o Grub2 que não há uma interface completa para manipulação completa da lista; ou então para o GDM2 que, tal como no grub2, nas versões anteriores existiam interfaces bastante boas para manipulação visual e agora não há algo estável, confiável e completo em termos de personalização.

A canonical devia ter cuidado com estas experiências pois isto faz com que utilizadores com menos paciência encostem logo de lado o Ubuntu.

PS: o ubuntu para netbooks é o auge desses problemas, de utilização de software demasiado novo, sem sentido.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2010, 09:02 »
Em ambos, existem mais firulas, mas a produtividade diminui.
Antes da "buniteza" precisa-se se focar na facilidade do usuário.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2010, 09:07 »
.........
Antes da "buniteza" precisa-se se focar na facilidade do usuário.

vc falou tudo, sempre pensei assim
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Donkei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2010, 12:00 »
Em ambos, existem mais firulas, mas a produtividade diminui.
Antes da "buniteza" precisa-se se focar na facilidade do usuário.

Ué... mas é disso que estou falando  :-\

Torci o nariz para o Gnome-shell pq tem muita informação, muito poluído. Já o Unity me pareceu bem simples, bem objetivo. Do ponto de vista de um iniciante, parece algo mais fácil de se pegar que o próprio painel do Gnome.

Infelizmente os efeitos ainda não estão funcionando aqui.  :(
Pelo que eu entendi, devido o fato dele ainda estar baseado num tal de mutter e que até a versão 11.04 deverá ser migrado por completo para o Compiz, o que é ruim para quem tem máquinas meio antigas.

Na verdade para quem já está acostumado com o Gnome o Unity pode parecer um atraso, pelo menos no começo, no processo de adaptação. Mas do ponto de vista de um usuário leigo, é bem mais intuitivo e menos traumatizante (minha opinião).

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2010, 12:04 »
Em ambos, existem mais firulas, mas a produtividade diminui.
Antes da "buniteza" precisa-se se focar na facilidade do usuário.

Ué... mas é disso que estou falando  :-\

Torci o nariz para o Gnome-shell pq tem muita informação, muito poluído. Já o Unity me pareceu bem simples, bem objetivo. Do ponto de vista de um iniciante, parece algo mais fácil de se pegar que o próprio painel do Gnome.

Infelizmente os efeitos ainda não estão funcionando aqui.  :(
Pelo que eu entendi, devido o fato dele ainda estar baseado num tal de mutter e que até a versão 11.04 deverá ser migrado por completo para o Compiz, o que é ruim para quem tem máquinas meio antigas.

Na verdade para quem já está acostumado com o Gnome o Unity pode parecer um atraso, pelo menos no começo, no processo de adaptação. Mas do ponto de vista de um usuário leigo, é bem mais intuitivo e menos traumatizante (minha opinião).

Eu não acho que o Unity tenha esta vantagem toda em relação ao Gnome-Shell, apesar de concordar que seja um pouco mais intuitivo.
Mas ainda acho a interface padrão do Gnome atual mais fácil para leigos. Este é o ponto.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2010, 12:22 »
Exacto! Eu quando disse o que disse  no início do tópico referia-me aos dois. Tanto um como o outro ainda não têm interfaces prontas para o utilizador comum, ainda é para o utilizador aventureiro!

Basta olhar para a microsoft e apple, que demoram a apresentar os seus produtos pois querem que eles sejam sensíveis a qualquer utilizador (não, não quero que venham falar que é de bugs ou outra coisa qualquer.). Sendo assim, porquê aplicar softwares destes ainda em fase, na minha opinião, prematura? Que façam um edição do Ubuntu alternativa, uma espécie de ExperimentalUbuntu e quem quiser estar na ponta do iceberg instala esse Ubuntu em vez do normal.

Para mim, um sistema tem de ser o máximo estável e cada versão de cada programa deve ser a versão final de uma etapa estipulada anteriormente. Ora, pelo menos o Unity ainda não está nessa fase. Certamente que ainda estão a trabalhar na primeira etapa que deverá contemplar um bom sistema de personalização/configuração.

Offline Donkei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2010, 18:11 »
Exacto! Eu quando disse o que disse  no início do tópico referia-me aos dois. Tanto um como o outro ainda não têm interfaces prontas para o utilizador comum, ainda é para o utilizador aventureiro!

Basta olhar para a microsoft e apple, que demoram a apresentar os seus produtos pois querem que eles sejam sensíveis a qualquer utilizador (não, não quero que venham falar que é de bugs ou outra coisa qualquer.). Sendo assim, porquê aplicar softwares destes ainda em fase, na minha opinião, prematura? Que façam um edição do Ubuntu alternativa, uma espécie de ExperimentalUbuntu e quem quiser estar na ponta do iceberg instala esse Ubuntu em vez do normal.

Para mim, um sistema tem de ser o máximo estável e cada versão de cada programa deve ser a versão final de uma etapa estipulada anteriormente. Ora, pelo menos o Unity ainda não está nessa fase. Certamente que ainda estão a trabalhar na primeira etapa que deverá contemplar um bom sistema de personalização/configuração.

Compreendo... mas atentamos para o fato que nem o Gnome-shell e nem o Unity estão oficializados na versão final. Por hora, quem está lidando com eles são justamente os hardcores users para já irem testando e se familiarizando com a ferramenta.

Acho até que pode estar havendo uma confusão de conceitos ae que talvez vocês estejam se perdendo. A Canonical e o Ubuntu estão inseridos numa comunidade aberta, de colaboração mutua. Antes da versão final chegar muita coisa é testada e os desenvolvedores recebem muitas sugestões justamente dos usuários que estão experimentando as novidades. Um usuário casual obviamente vai passar longe dessa fase, quando ele pegar essas novidades, já será na versão final, com tudo rodando redondinho  ;D

Agora... se estas falando da adoção unity nos netbooks ae eu concordo. Realmente aquilo não estava pronto o suficiente para ser entregue, principalmente, para o público em questão. Mas no que se refere aos desktops a história é/ou está sendo outra.

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 21:53 »
olha estou tentando os 2 no meu ubuntu 10.10 e por enquanto fico com o gnome shell, achei o unity muito complicado, muito diferente do original...


Offline Donkei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #9 Online: 07 de MAR?O de 2011, 23:26 »
Bom... depois de usar o Unity por um certo tempo eu cheguei a conclusão que ele é "fraco"!!!

Primeiro que ele toma uma parte considerável da tela e segundo que tem sido uma jornada chegar às configurações e preferências do sistema com ele. Os ícones ficam todos bagunçados no menu aplicativos e isso é chato pq não tem uma posição fixa como no gnome (antigo) que você ia em sistema e tava tudo lá, no mesmo lugar que vc tinha deixado.

No gnome-shell fica tudo na central de controle (já conhecida que você aciona clicando no botão da sua conta que fica na barra. E a vantagem dele é que a janela, a exemplo do gnome anterior, fica limpa só pra sua janela.

Aos poucos eu vou conhecendo um pouco mais de ambas e vou trazendo aqui as minhas opiniões, mas por incrível que pareça eu mudei a minha opinião e estou mais pendente para o gnome-shell.

Offline wviana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #10 Online: 10 de MAR?O de 2011, 23:22 »
Pessoal, faz aproximadamente uma semana que formatei meu note e instalei o ubuntu novamente,
Estou a usar a versão 10.10, instalado o gnome-shell,
a principio senti uma grande falta de uma barra com as janelas abertas, então instalei um dock chamado docky,
hoje, não lembro porque, eu desinstalei o docky e instalei o AWN,
Cara, ficou perfeito, estou achando o gnome-shell muito produtivo,
até agora acho o único problema é que a performance não esta tão rápido quanto o gnome normal,

Não cheguei a mexer no Unit, mais pesquisei um pouco e após ver os print dele, e aquela barra fixa do lado esquerdo, realmente percebi que o
gnome-shell ficou muito bom,

Senti falta so de duas coisas,
A primeira e que tive que instalar o AWN, para render mais,
E a segunda e que Não consigo ativar efeitos do compiz, como a janela gelatina, e outras bobagens, mas, isso não é de grande importancia,

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #11 Online: 20 de MAR?O de 2011, 20:35 »
Uso linux há menos de um ano e ainda estou me habituando ao sistema.
Mesmo assim, achava simples e intuitivo mexer no 10.04 (primeiro ubuntu que testei)
Não testei o gnome-shell/gnome3, então nâo posso falar sobre ele.
Mas como o ubuntu 11.04 vai mudar a interface, instalei o unity no 10.10 pra testar.
Acho que o Unity tem potencial, mas ainda não chegou lá.
Vendo os vídeos na internet parece incrível, mas ao usar, fiquei bem perdida.
Não me acostumo com o menu integrado na barra superior, (aliás, é uma das coisas que mais detesto no Mac e é uma pena que o ubuntu esteja tão ávido para copiar o sistema da apple).
Outro fator ruim é que os ícones da barra lateral estão jogados aleatoriamente, e facilitaria MUITO poder reagrupá-los da forma que eu preferir, como na docky ou AWN.
Como uso meu note em dual boot e tenho as pastas de dados compartilhadas numa partição separada, o lançador de pastas também se tornou pouco prático pra mim, pois não deixa a mão as pastas que mais uso.
Não sei se é possível personalizar a cor das barras, mas espero que o 11.04 permita, pois eu gosto de temas claros e fica bem estranho ter janelas claras com barras escuras, entao serei obrigada a usar um tema escuro (bléééééée)
Por fim, achei dificil acessar as configurações de sistema.
Talvez fosse mais fácil trabalhar com o menu nessa forma: http://bestopensource.info/wp-content/uploads/2010/11/Canonical-Unveils-Unity-Interface-for-Netbooks-and-Ubuntu-Light-2.jpg mas não tenho idéia de como deixá-lo assim ;p
Minha opinião: o unity pode ficar ótimo, mas deveria ser melhorado e trabalhado por mais tempo antes de virar padrão.
è inegável que ele é bonito (e me desculpem, mas beleza É SIM fundamental pra popularizar um sistema), e acho que se tornará muito prático quando permitir que se personalize tudo de forma simples pela interface.
Mas até lá, vou me ater ao ubuntu 10.04 mesmo.
Uma das coisas que mais gosto no linux (a razão para eu migrar, inclusive) foi a possibilidade de personalizar o sistema a meu gosto. Tirar isso do usuário é um tiro no pé, na minha opinião.
Como sugestão, acho que seria útil ter um lançador com um menu no estilo mintmenu (ou até mesmo gnomenu, embora o mint combinaria mais com a proposta do unity)  para pastas, preferencias de sistema, etc, e manter a barra lateral para aplicativos apenas.

PS- se algum dos "problemas"  que postei aqui pode ser resolvido, agradeço a ajuda :)
« Última modificação: 20 de MAR?O de 2011, 20:46 por evil_queen »

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #12 Online: 21 de MAR?O de 2011, 01:21 »
Estou com os dois instalados aqui: gnome-shell numa versão mais defesada, e o unity 2D mais recente.

Gosto de ambos. A interface tradicional me parece mais "ágil" pra trabalhar porque certamente já estou acostumado a ela. Não vejo nenhum deles como atraso, ou criando problema de usabilidade, pelo menos no comp. aqui.

Não tive problemas com o menu no Unity. Está invisível a princípio, é só passar com o mouse por cima para ele aparecer, ou pressionar "Alt".  Tinha uns lags horríveis pra buscar aplicativos e uma falta de organização - que ainda tem - mas isso creio que se resolve. Só me decepciona, por ora, a impossibilidade de customizar. Mas isso também vem com o tempo, acredito. @evil_queen: customização também me é importantíssimo. É a contraparte design da liberdade do linux.

Também gostei muito do gnome-shell. Honestamente, usaria ele muito mais. Gostei da unificação entre lista de janelas, menu de aplicativos e buscador do tipo gnome-do. Mas essa versão que tenho instalada aqui, até agora, não visualiza programas emulados pelo wine. Deve ser um bug já resolvido nas versões mais novas.

Quero testá-los com a versão 11.04. Mas só instalarei quando chegar no beta, no mínimo. Ou esperar os primeiros dias de instalação pra saber se tem problemas.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #13 Online: 21 de MAR?O de 2011, 16:30 »
Eu ja tentei usar os dois... Mas eu achei tudo tão estranho que decidi mudar para KDE e estou a gostar.

Entre o Unity e o Gnome-Shell, a meu ver estão em pé de igualdade e penso que andam a arriscar de mais no ubuntu. O lançamento do Unity para os netbooks foi um desastre total, com Bugs e extremamente pesado para um netbook.

Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Gnome-Shell X Unity
« Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2011, 17:16 »
Eu ainda tenho em uso o 10.04 com o Gnome 2.3 (foi um dos motivos para abandonar a M%$#@&* do Vista e Cia.) e gosto da forma como está trabalhando. Não posso dizer que gostei do design do Unity que virá no 11.04 e por isso vou ficando com o 10.04 até acabar o suporte. Minha dúvida é se eu quiser continuar com minha área de trabalho 'clean' vou poder tirar a Unity (ou a Gnome-Shell, whatever!) e ficar com algo parecido com o Gnome 2.3...? :-\