Iniciar primeiro do ubuntu

Iniciado por coelhobravo, 30 de Novembro de 2010, 13:21

tópico anterior - próximo tópico

coelhobravo

boas tenho aqui uma duvida formatei o pc tenho win xp e através do wubi instalei ubuntu 10.04, a minha duvida e no arranque do pc que arranca sempre pelo xp não a maneira de trocar e arrancar pelo ubuntu?  Instalei o startupmanager meti ubuntu por defeito mas o problema e que no inicio tenho sempre de escolher xp ou ubuntu como trocar isso a maneira?

agente100gelo

O Wubi instala o Ubuntu dentro do Windows.
Tem que mexer com algum gerenciador de boot do Windows.

Você não prefere instalar da forma mais tradicional não? Ou seja, Windows e Ubuntu em partições diferentes.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

coelhobravo

então tenho de formar novamente e isso tenho um disco de 320g instalo wind xp depois meto o cd do ubuntu e divido o disco metade xp e metadade ubuntu e isso ?

agente100gelo

Citação de: coelhobravo online 30 de Novembro de 2010, 14:40
então tenho de formar novamente e isso tenho um disco de 320g instalo wind xp depois meto o cd do ubuntu e divido o disco metade xp e metadade ubuntu e isso ?

A divisão, depende das suas necessidades.
Mas a sequência tá correta. Primeiro Windows, depois o Ubuntu.

coelhobravo

ok la vou entao fazer isso obrigada pela ajuda mais uma vez

Cálcio

Você pode tentar fazer algo mais prático...

Desinstale esse Ubuntu que vc instalou pelo wubi, se tiver como copie seus dados mais importantes.

Após isso, recomendo que vc instale o MVRegclean e o CCleaner. Com eles faça uma limpeza geral no Windows, após esse passo, desfragmente seu HD e pronto.
De boot pelo CD do Linux e qnd chegar na parte de instalação basta seguir como descrito no Link: http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-04-lucid-lynx.
Esse link é bem detalhado.

Interessante é vc usar a opção testar (é a primeira opção do menu no boot do CD), pois enquanto vc instala vc pode usar o sistema, navegando na internet, jogando.

Espero ter ajudado.

jfulber

Citação de: coelhobravo online 30 de Novembro de 2010, 13:21
boas tenho aqui uma duvida formatei o pc tenho win xp e através do wubi instalei ubuntu 10.04, a minha duvida e no arranque do pc que arranca sempre pelo xp não a maneira de trocar e arrancar pelo ubuntu?  Instalei o startupmanager meti ubuntu por defeito mas o problema e que no inicio tenho sempre de escolher xp ou ubuntu como trocar isso a maneira?

Caro amigo, longe de mim querer corrigi-lo, mas apenas como forma de passar o significado da palavra que vc no meu entender tentou passar aí pra galera, seria default e que na informática significa algo como padrão, ou seja deixar algo como default é o mesmo que deixar estabelecido aquilo como o padrão a ser seguido. Ex: quando diz-se que colocou o ubuntu como default , é o mesmo que dizer que o colocou como padrão, o primeiro, etc.
Grande abraço!!!
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

agente100gelo

Citação de: jfulber online 02 de Dezembro de 2010, 14:06

Caro amigo, longe de mim querer corrigi-lo, mas apenas como forma de passar o significado da palavra que vc no meu entender tentou passar aí pra galera, seria default e que na informática significa algo como padrão, ou seja deixar algo como default é o mesmo que deixar estabelecido aquilo como o padrão a ser seguido. Ex: quando diz-se que colocou o ubuntu como default , é o mesmo que dizer que o colocou como padrão, o primeiro, etc.
Grande abraço!!!

"Por defeito" é o termo utilizado no português de portugal. Para brasileiros soa estranho, mas está correto.

jfulber

Citação de: agente100gelo online 02 de Dezembro de 2010, 14:16
Citação de: jfulber online 02 de Dezembro de 2010, 14:06

Grande abraço!!!

"Por defeito" é o termo utilizado no português de portugal. Para brasileiros soa estranho, mas está correto.

Boa cara.....então eu é que aprendi mais uma....essa eu não sabia....mas como pode ter algum iniciante que visite o tópico, matará uma curiosidade também.....ou melhor 2....
As vezes esqueço das diferenças entre nosso portugues e o de Portugal.....Vivendo e aprendendo....
Mas é como vc disse pra nós soa meio estranho....assim como muitos dos nossos termos devem ser esquisitos para eles.....Abraços.
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits