Autor Tópico: [Resolvido] Permissão HD com backups no VirtualBox ou instalação de anti-virus  (Lida 11284 vezes)

Offline rafeldi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Vivendo e aprendendo
    • Ver perfil
Boas galera!
Galera tenho no meu computador de trabalho instalado o ubuntu 9.10 ao qual quero atualizar para o 10.10 ate final da semana mais este não é o problema.
Bom tenho um HD de 80G ao qual está instalado o sistema, um de 250G e um de 320G ambos para backup's.
Pois bem, como no Ubuntu não tem anti-vírus tenho que fazer um escaneamento nestes backup's antes de voltar com eles para seus devidos computadores. Então criei uma maquina virtual usando o virtualbox rodando o WinXP aonde instalei o  anti-vírus, instalei o pacote samba e compartilhei o HD de 250G no Ubuntu, na maquina virtual fiz as atualizações e instalação dos programas necessários para fazer o acesso ao HD de 250G, ele acessa, tenho permissões para ler, modificar e gravar normalmente.
Só que agora preciso de fazer o mesmo com o HD de 320G, fiz os mesmos procedimentos do HD de 250G no de 320G e não funcionou, da uma mensagem dizendo que não tenho permissão para acessar o mesmo, na maquina virtual.
O que tenho que fazer para poder fazer o acesso ao HD de 320G?
Abraço!
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2010, 09:34 por rafeldi »
Não desanime vendo outras pessoas que sabem mais do que você. Lembre-se ninguem nasce sabendo. :)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Permissão em HD
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2010, 16:22 »
Citar
Pois bem, como no Ubuntu não tem anti-vírus tenho que fazer um escaneamento nestes backup's antes de voltar com eles para seus devidos computadores. Então criei uma maquina virtual usando o virtualbox rodando o WinXP aonde instalei o  anti-vírus, ...

Deixa eu ver se entendi ...

Você instalou uma máquina virtual apenas porque seu Ubuntu não tem antivírus?
Não seria mais prático instalar algum nele?  ::)

Vou até te dar algumas sugestões gratuitas e esperar porrada da negada que não gosta de antivírus aqui. (rsrs)

avast! Linux Home Edition
AVG Free Edition for Linux
BitDefender for UNICES
NOD32 for Linux (é de graça porque é uma versão beta. Usei por um tempo, mas depois ficou com algumas frescuras e troquei pelo BitDefender)
Panda for Linux (não tenho certeza, parece que roda sem interface gráfica)
ClamAV com interface gráfica: sudo apt-get install clamtk
KlamAV (ClamAV para KDE): sudo apt-get install klamav

Agora quanto as permissões nesse seu HD de 320 GB, não sei como fazer por ser numa máquina virtual e eu nunca usei isso.
Nem sei se muda alguma coisa!

De qualquer forma, eu entraria nele normalmente pelo Ubuntu e tentaria usar essa sugestão aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,75454.msg420650.html#msg420650
« Última modificação: 17 de Novembro de 2010, 16:34 por fatecano »

Offline rafeldi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Vivendo e aprendendo
    • Ver perfil
Re: Permissão em HD
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2010, 16:40 »
Citar
Você instalou uma máquina virtual apenas porque seu Ubuntu não tem antivírus?
Não seria mais prático instalar algum nele?  Virando os olhos

Eu ate instalei o avast. clamav, avg, só que ele não estava rastreando direito ou sei lá o que, e quando voltava o backup para o computador normal ele apitava vírus na mesma hora e era dentro do backup, por isso coloquei a maquina virtual, mais mesmo assim obrigado pela dica.

Bom a dica de permitir acesso ai do link tambem não deu certo  :( mais pelo menos fiz as partições iniciarem automaticamente.

Abraço.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2010, 16:55 por rafeldi »
Não desanime vendo outras pessoas que sabem mais do que você. Lembre-se ninguem nasce sabendo. :)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Permissão em HD
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2010, 16:45 »
Citar
Eu ate instalei o avast nele amigo, só que ele não estava rastreando direito ou sei lá o que, que quando voltava o backup para o computador normal ele apitava vírus na mesma hora e era dentro do backup, por isso coloquei a maquina virtual, mais mesmo assim obrigado pela dica.

Realmente, já li em algum lugar que o avast! não escanea outras partições.
Acho que foi no Twitter do Ubuntu Dicas, nem lembro mais ...

Mas o BitDefender faz isso numa boa!
Foi até uma recomendação deles!

Eu faço isso com o pen drive, HD externo, partição do Windows, etc.

Edit:
Citar
Eu ate instalei o avast. clamav, avg, só que ele não estava rastreando direito ou sei lá o que ...
Pode ser por causa das permissões também.

Tentou a sugestão para alterar as permissões desse HD que não funciona direito?
« Última modificação: 17 de Novembro de 2010, 16:52 por fatecano »

Offline rafeldi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Vivendo e aprendendo
    • Ver perfil
Re: Permissão em HD
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2010, 17:21 »
Citar
Mas o BitDefender faz isso numa boa!
Foi até uma recomendação deles!
Para te ser sincero eu nem sabia desse BitDefender, mais vou fazer um teste com ele.

Citar
Tentou a sugestão para alterar as permissões desse HD que não funciona direito?
O HD funciona perfeitamente, eu não estou conseguindo dar a permissão de acesso a ele na maquina virtual, quando citei os anti-vírus acima os mesmos foram instalados no ubuntu, não na maquina virtual.
Não desanime vendo outras pessoas que sabem mais do que você. Lembre-se ninguem nasce sabendo. :)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Permissão em HD
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2010, 17:35 »
Citar
O HD funciona perfeitamente, eu não estou conseguindo dar a permissão de acesso a ele na maquina virtual, quando citei os anti-vírus acima os mesmos foram instalados no ubuntu, não na maquina virtual.

Foi por isso que disse que uma possível falha no escaneamento de algum desses antivirus que você testou tenha sido porque ele não tinha permissões nesse HD.

Quanto a dar permissão de acesso ao HD na máquina virtual, imaginei que por ela estar dentro do Ubuntu, as permissões você poderia fazer ao entrar no terminal com sudo nautillus e acessar esse HD com direitos de root para alterar os privilégios.

Mas se você tentou isso e não deu certo, então vamos ver se alguém te passa alguma sugestão ai.
Ok?

Não tenho e nunca tive máquina virtual por aqui.


Abraço e boa sorte!  ;)

Offline rafeldi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Vivendo e aprendendo
    • Ver perfil
Re: Permissão em HD
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2010, 17:42 »
Citar
O HD funciona perfeitamente, eu não estou conseguindo dar a permissão de acesso a ele na maquina virtual, quando citei os anti-vírus acima os mesmos foram instalados no ubuntu, não na maquina virtual.

Foi por isso que disse que uma possível falha no escaneamento de algum desses antivirus que você testou tenha sido porque ele não tinha permissões nesse HD.

Quanto a dar permissão de acesso ao HD na máquina virtual, imaginei que por ela estar dentro do Ubuntu, as permissões você poderia fazer ao entrar no terminal com sudo nautillus e acessar esse HD com direitos de root para alterar os privilégios.

Mas se você tentou isso e não deu certo, então vamos ver se alguém te passa alguma sugestão ai.
Ok?

Não tenho e nunca tive máquina virtual por aqui.


Abraço e boa sorte!  ;)

Sem problema amigo, agora estou tentando instalar o BitDefender pelo site que você deixo no poste acima, quando vou adicionar a chave no repositorio apt da a mensagem:

Código: [Selecionar]
gpg: impossível abrir `bd.key.asc': Arquivo ou diretório não encontrado
Creio que esteja faltando algo, ou estou errado?
Abraço.
Não desanime vendo outras pessoas que sabem mais do que você. Lembre-se ninguem nasce sabendo. :)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Permissão em HD
« Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2010, 18:09 »
Sem problema amigo, agora estou tentando instalar o BitDefender pelo site que você deixo no poste acima, quando vou adicionar a chave no repositorio apt da a mensagem:

Código: [Selecionar]
gpg: impossível abrir `bd.key.asc': Arquivo ou diretório não encontrado
Creio que esteja faltando algo, ou estou errado?

Se eu não me engano, quando instalei o BitDefender eu comecei pelo passo número 2 que o site ensinou.
Ignorei o primeiro!

Entrei na Central de Programas do Ubuntu > Canais de software > Editar > Outro software e adicionei essa linha:
Código: [Selecionar]
deb http://download.bitdefender.com/repos/deb/ bitdefender non-freePedi para atualizar e em seguida digitei BitDefender no campo de busca e ele apareceu lá nos resultados!  ;)

De qualquer forma, tenho minhas dúvidas se ele instalado no seu Ubuntu conseguiria fazer um escaneamento num HD que não tem permissões.


Edit:

Mais um detalhe ...

Quando você digita BitDefender lá na Central de software, aparecem algumas opções.
Se você sair tentando todas, verá que vai dar alguns erros e nem vai instalar.

Acho que a opção que eu escolhi na época foi a Antivirus solution (gui virus scanner) OU Antivirus solution (Command line virus scanner).

Deve ter sido uma dessas duas!
Não me lembro agora.  :-\
« Última modificação: 17 de Novembro de 2010, 18:38 por fatecano »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Permissão em HD
« Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2010, 19:33 »
Para compartilhar pastas no virtualbox, você precisa instalar os "adicionais para convidados".

Offline rafeldi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Vivendo e aprendendo
    • Ver perfil
Re: Permissão em HD
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2010, 09:42 »
Citar
De qualquer forma, tenho minhas dúvidas se ele instalado no seu Ubuntu conseguiria fazer um escaneamento num HD que não tem permissões.
Acho que você está entendendo errado amigo, quando vou acessar o HD pelo ubuntu eu acesso normalmente, faço leitura, escrita e salvo normalmente. Só não consigo fazer isso pela maquina virtual.

Citar
Entrei na Central de Programas do Ubuntu > Canais de software > Editar > Outro software e adicionei essa linha:
Código:

deb http://download.bitdefender.com/repos/deb/ bitdefender non-free

Pedi para atualizar e em seguida digitei BitDefender no campo de busca e ele apareceu lá nos resultados!  Piscada

De qualquer forma, tenho minhas dúvidas se ele instalado no seu Ubuntu conseguiria fazer um escaneamento num HD que não tem permissões.

Mais um detalhe ...

Quando você digita BitDefender lá na Central de software, aparecem algumas opções.
Se você sair tentando todas, verá que vai dar alguns erros e nem vai instalar.

Acho que a opção que eu escolhi na época foi a Antivirus solution (gui virus scanner) OU Antivirus solution (Command line virus scanner).

Deve ter sido uma dessas duas!
Não me lembro agora.  Indeciso
To batendo cabeça com o BitDefender aqui mais pra todo lado que vou da erro, fiz como você disse na Central de Programas, mais não deu certo tambem não. Poxa que pinguim temperamental esse meu :P.

Citar
Para compartilhar pastas no virtualbox, você precisa instalar os "adicionais para convidados".
Já fiz isso tambem, no HD de 250G funciona com esses procedimentos, mais no de 320G faço as mesmas configurações e não acessa por nada.

Abraço a todos, obrigado pelas dicas.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2010, 10:27 por rafeldi »
Não desanime vendo outras pessoas que sabem mais do que você. Lembre-se ninguem nasce sabendo. :)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Permissão em HD
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2010, 11:52 »
Citar
Acho que você está entendendo errado amigo, quando vou acessar o HD pelo ubuntu eu acesso normalmente, faço leitura, escrita e salvo normalmente. Só não consigo fazer isso pela maquina virtual.

Entendi só depois que o irtigor falou dos "adicionais para convidados".

Citar
To batendo cabeça com o BitDefender aqui mais pra todo lado que vou da erro, fiz como você disse na Central de Programas, mais não deu certo tambem não.

Qual o erro que apareceu?


Off topic:

Caso o tópico saia muito do título "permissão em HD", depois você poderia alterá-lo quando tudo estiver resolvido.
Assim facilita para os próximos que precisarem dele.
Ok?

Offline rafeldi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Vivendo e aprendendo
    • Ver perfil
Re: Permissão em HD
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2010, 13:51 »
Citar
Qual o erro que apareceu?

Código: [Selecionar]
apt-get install bitdefender-mail
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote bitdefender-mail

Está ai o erro que aconteçe.
Não desanime vendo outras pessoas que sabem mais do que você. Lembre-se ninguem nasce sabendo. :)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Permissão em HD
« Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2010, 15:18 »
Citar
Código: [Selecionar]
apt-get install bitdefender-mail
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote bitdefender-mail

Está ai o erro que aconteçe.

Parece que está fácil agora.

Dessa vez a gente não vai usar o terminal.
Vamos no modo gráfico pela Central de programas.

Entre na Central de Programas do Ubuntu > Canais de software > Editar > Outro software e observe se aparece essa linha destacada abaixo.
Repare que o "quadradinho" dela está ativado.



Acho que já vai aparecer tudo certo.

Depois disso, feche essa janela e, dentro da janela principal da Central de programas, faça uma busca por BitDefender.
Vai ficar igual a está outra imagem:



Observe que apareceram várias opções para BitDefender, mas você irá usar apenas a última ou penúltima.
Não me lembro qual foi que usei na época, mas é uma dessas duas!

Faça isso e depois nos conte o que aconteceu.   ;)

Offline rafeldi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Vivendo e aprendendo
    • Ver perfil
Re: Permissão HD com backups no VirtualBox ou instalação de anti-virus
« Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2010, 16:21 »
Amigo fatecano, aqui está a Tela aonde se coloca o link para o donwload do BitDefender

Está é a tela aonde se faz a busca pelo programa.

Coloquei os prints pra ver se você vê algo de errado.
Abraço
Não desanime vendo outras pessoas que sabem mais do que você. Lembre-se ninguem nasce sabendo. :)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Permissão HD com backups no VirtualBox ou instalação de anti-virus
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2010, 17:32 »
Engraçado, achei que já iria aparecer no seu.

Vou te mostrar a minha tela então:



Dentro da central de programas, deixei o menu Exibir com a opção Todos os programas marcado.