Autor Tópico: Problemas com Resolução de Tela (SIS 671, 672 e 771) (Resolvido)  (Lida 4591 vezes)

Offline -InuYasha-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Problemas com Resolução de Tela (SIS 671, 672 e 771) (Resolvido)
« Online: 16 de Outubro de 2010, 16:58 »
Olá, Boa Tarde Ubunteiros,

Venho até vós pois estou com um problema na Resolução da Tela do Notebook da minha noiva, que fica no máximo em 800x600, o que acabar prejudicando muito o uso do Note pois as janelas ficam muito grandes, dificultando as vezes de clicar em alguns botôes, etc.

Isso vem ocorrendo desde o Ubuntu 10.04. Já usei, além do Ubuntu 10.04, o Linux Mint 9, que é uma variação do Ubuntu que vem com alguns pacotes proprietários direto da instalação. Atualmente estou usando o novo Ubuntu 10.10, porém infelizmente este problema persiste.

Minha noiva prefere mil vezes o Ubuntu ao XP, acha mais seguro, rápido e fácil de mexer, porém ela me pediu que se eu não conseguisse arrumar essa resolução, que instalasse novamente o XP pra ela novamente (no XP a resolução funcionava normalmente à 1024x768).

No Menu Preferências > Monitores, só aparecem disponíveis as Resoluções 800x600 (4x3) e 640x480 (4x3). Gostaria que ficasse 1024x768 ou 1280x800 ou 1366x768, qualquer uma serve.

Informações do Notebook: CCE de 14' Intel Celeron CPU 540 de 1.86GHz com 1GB de Memória Ram (128MB reservada para Memória de Vídeo), HD de 80GB.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2010, 21:23 por -InuYasha- »

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Problemas com Resolução de Tela
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2010, 17:00 »
Olá amigo ,

Veja com o comando abaixo qual sua placa de video:
Código: [Selecionar]
lspci | grep VGA
Procure pelo driver do modelo e instale.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline phophollety

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Problemas com Resolução de Tela
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2010, 18:34 »
Eu tinha um problema de video com o 10.04, quando conectava o monitor no notebook para usar dois, o conectado ( que tinha resolução maior ), ficava com um pedaço inativo quando eu alterava de direta para esquerda ( uso o monitor extra, na direita ), ai eu tinha que abaixar a resolução. aplicar, subir e aplicar novamente. No 10.10 este problema não ocorre mais

Offline -InuYasha-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Problemas com Resolução de Tela
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2010, 14:08 »
Pessoal, eu fiz o procedimento descrito nessa página ( http://www.vivaolinux.com.br/dica/Driver-SIS-671-771-+-Xorg-no-Ubuntu-10.04-Lucid-Lynx ) e estava funcionando no Ubuntu 10.04, porém, fui inventar de atualizar pra 10.10 e fiz o mesmo procedimento, só que desta vez o PC inicia em modo texto, pedindo pra fazer Login.

Alguém sabe o porquê ? Tenho que modificar algo nesses arquivos (xorg.conf, etc) ou os drivers ?

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Problemas com Resolução de Tela
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2010, 21:10 »
Pessoal, eu fiz o procedimento descrito nessa página ( http://www.vivaolinux.com.br/dica/Driver-SIS-671-771-+-Xorg-no-Ubuntu-10.04-Lucid-Lynx ) e estava funcionando no Ubuntu 10.04, porém, fui inventar de atualizar pra 10.10 e fiz o mesmo procedimento, só que desta vez o PC inicia em modo texto, pedindo pra fazer Login.

Alguém sabe o porquê ? Tenho que modificar algo nesses arquivos (xorg.conf, etc) ou os drivers ?
Não sei o porquê disto ter acontecido colega.

Enquanto vc acha uma solução para entrar no modo gráfico digite startx no terminal.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline -InuYasha-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Problemas com Resolução de Tela
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2010, 21:22 »
Pessoal, consegui encontrar a solução, graças a uma boa alma e vim trazer para vocês, caso algum de vocês tenha a mesma Placa de Vídeo que eu.

Para quem usa Ubuntu 10.04 ou anteriores (para anteriores não é certeza), siga os procedimentos do link abaixo:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Driver-SIS-671-771-+-Xorg-no-Ubuntu-10.04-Lucid-Lynx

Para quem usa Ubuntu 10.10, siga os procedimentos do link abaixo:

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/10/sis-671-no-ubuntu-maverick-1010-32-bits.html

Só lembrando que estes procedimentos são para as Placas da SIS 671, 672 e 771.

Assim como vocês sempre me ajudaram, espero que eu possa ajudar alguém.

Abraços grande comunidade.

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Problemas com Resolução de Tela
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2010, 21:23 »
Vlw Inu ,

Falta só colocar o resolvido no título para facilitar a pesquisa de outros companheiros.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."